Category:Statue of Pedro V of Portugal in Braga

<nowiki>Statue of Peter V of Portugal in Braga; Estátua de Dom Pedro V; Statue in Braga Portugal; تمثال في البرتغال; Estátua em Braga Portugal</nowiki>
Statue of Peter V of Portugal in Braga 
Statue in Braga Portugal
Upload media
Instance of
DepictsPedro V of Portugal
Location
Creator
Inception
  • 1879
Map41° 33′ 12.79″ N, 8° 25′ 14.42″ W
Authority file
Wikidata Q103903598
OpenStreetMap node ID: 2957151684
Edit infobox data on Wikidata
Português: Estátua de D. Pedro V, no Campo Novo, Braga, Portugal

O Barão da Gramosa, que foi Presidente da Câmara de Braga, era fervoroso monárquico e admirador do Jovem Rei, que visitou Braga, nos anos de 50 do século XIX, tendo deixado a marca da sua passagem pela cidade, por exemplo, com inauguração da Biblioteca Pública, nos Congregados. O Barão da Gramosa, Joaquim José da Costa Rebelo, juntamente com os seus irmãos, destinaram no seu testamento umas quantias para melhoramentos em Braga, como no miradouro de Guadalupe. Entre as disposições testamentárias, existia uma que era de obrigação erigir, em frente da sua casa, na Alameda de Santa Ana, um monumento ao infausto rei. Nessas disposições havia a obrigação de a estátua, colocada em plinto alto, ser protegida por um gradeamento.

A estátua no Campo de Sant’Ana (Av. Central) foi levantada, em 1879, replica da existente no Porto, na Praça da Batalha, da autoria do escultor Teixeira Lopes, pai.

Por razões urbanísticas, em 1915, foi transladado para o Campo Novo ou Praça Mouzinho de Albuquerque.

Media in category "Statue of Pedro V of Portugal in Braga"

The following 18 files are in this category, out of 18 total.