Commons:Esplanada/Arquivo4

Utilização de logotipos

Criei um artigo relacionado com o tema imobiliário, sobre uma empresa de referência nesta área e gostaria de saber se é permitido inserir uma imagem do logotipo. A empresa autoriza a utilização do mesmo. Como devo proceder? the preceding unsigned comment is by Aleinad Santana (talk • contribs)

Se a empresa autoriza a utilização do logotipo para qualquer fim, incluindo a sua reprodução para fins comerciais, por favor peça para que alguém ligado a essa empresa envie uma autorização de uso conforme este modelo. Nem todos os logotipos estão protegidos por direitos autorais, mas esta situação depende não só de legislações nacionais mas também da existência de registo oficial de tais logos como marcas registadas. Cumprimentos, PatríciaR msg 15:59, 12 July 2007 (UTC)

Imagens de governos e mapas

Prezados (as), segue abaixo algumas de minhas dúvidas já transmitidas a alguns administradores que não quero sobrecarregar:

  • 'Arquivos de governos: Nem todas as fotos utilizadas em sites do governo brasileiro, de suas autarquias (ex: Infraero), empresas (Eletrobrás), fundações (FUNAI), agências (ANAC), instâncias (federal, estadual, municipal ou distrital) ou poderes (executivo, legislativo, judiciário) ou ministério público está na Agência Brasil. Aliás uma minoria está. No entanto, apenas nos muito raros casos em que isto está explicitado, essas imagens são de domínio público, nos mesmos moldes que as da agência Brasil. Na maioria dos casos isto é tão evidente que sequer é mencionado o autor da foto. Da mesma forma, vários sites ligados ao governo (sobretudo museus e universidades) disponibilizam mídias em outros formatos,como filmes e arquivos de áudio, algumas bastante educativas, como cantos de pássaros, vida em sociedades indígenas ou quilombolas, pequenos documentários sobre a natureza ou de interersse antropológico. A questão que coloco é: de alguma forma, estes arquivos podem ser carregados na Commons? Se sim, como, sob que tag? Se não, sob que justificativa, já que são públicos? E no caso de governos estrangeiros, em seus mais variados níveis? O governo e autarquias dos EUA, Suíça, Japão e as Juntas espanholas, para ficar apenas em alguns exemplos, disponibilizam um sem número de arquivos de mídia sob domínio público. Como carregá-las?
  • Mapas: Como categorizar um mapa ou imagem cartográfica? Este é um problema importante por que a autoria de um mapa é uma questão complexa, por que em tese, qualquer um pode fazer um mapa. Suponhamos um exemplo real: eu retirei umas imagens de satélite disponíveis no site da Embrapa. No site fic bastante claro que se pode fazer quaisquer uso das imagens, desde que citada a fonte. Ou seja: a única restrição de uso é que se deve citar que a fonte é um griupo de pesquisa da Embrapa. Pois bem, eu peguei estas imagens de satélite e remontei de forma que destacassem um município de que escrevi um artigo na Wikipedia. Carreguei o mapa (que foi feito por MIM, mas a partir de imagens que a EMBRAPA disponibilizou a partir de um banco PÚBLICO de imagens do IBGE (basta ir no site: há milhares de fotografias aéreas, imagens de satélite e de levantamentos radiométricos a disposição de quem queira, sob nenhuma restrição (em alguns casos, deve-se apenas CITAR A FONTE).No entanto, apesar do mapa ser de minha autoria, resolvi considerar a fonte (não do mapa, mas da imagem) como sendo o arquivo da Embrapa e fui (devo acrescentar, de maneira muito educada) convidado a reverter a imagem. Ora, quando um mapa deixa de ser autoria da pessoa e passa a ser de autoria de outra instituição só por que as imagens que tornaram possível fazê-lo vieram desta instituição? Se há algum geógrafo ou eng. cartográfico aqui saberá que FONTE quando se trata de mapas ou cartas, não é quem fez o referido mapa ou carta (a não ser que seja o caso de citá-lo ipsis literis) mas sim QUEM DISPONIBILIZOU AS INFORMAÇÕES QUE TORNARAM POSSÍVEL CONFECCIONÁ-LO. Neste sentido, cabem duas perguntas: a primeira: o que é fonte, quando estivermos falando de mapas ou cartas? A segunda Pode-se carregar imagens públicas de sites do governo (não apenas brasileiro, já que os governos dos EUA, França, Japão, Espnha, Suíça... também disponibilizam aerofotrafias e imagens radiométricas e de satélites ao públicoo) na Commons? Se sim, como? Se não, sob qual a justificativa? LeiderSó 13:29, 16 July 2007 (UTC)
Comecemos pelo mais fácil: o mapa dos países produtores de urânio continua no mesmo lugar em que você deixou. Não sei como você viu que ele foi apagado. Agora a questão das imagens: só podem ser marcadas com {{Agência Brasil}} as imagens produzidas ou pelo menos publicadas pela Agência Brasil. Ponto pacífico. O resto de imagens por órgãos governamentais brasileiros (em todas as esferas: federal, estadual ou municipal) NÃO está em domínio público, salvo em casos isolados e expressamente identificados, que devem ser tratados caso a caso. Portanto, imagens de ministérios, autarquias etc. etc. NÃO estão em domínio público a não em obras expressamente identificadas como tal.
Resumindo: se for possível provar tim-tim por tim-tim que tal imagem está em domínio público, carregue-a e demonstre onde está a indicação de licença. Não carregue imagens do governo e marque com {{Agência Brasil}}, pois é um licenciamento incorreto. A Agência Brasil é apenas um órgão do governo federal e não abrange obras produzidas por qualquer outra entidade governamental, em qualquer nível. A perspectiva é simples: obras de governos (incluídas as de outros países) não estão automaticamente em domínio público, ao menos que isto esteja expressamente indicado, como faz o governo dos Estados Unidos, estes capitalistas malvados que põem tudo em domínio público. Para finalizar: obra disponíveis para o público não é o mesmo que obra em domínio público. Dantadd 13:50, 16 July 2007 (UTC)

Qual seria a licença mais correta? --Edu Salgado 13:27, 19 July 2007 (UTC)

Com a intenção de contribuir mais, principalmente com imagens, me deparei com uma dúvida. Estou editando e tentando melhorar o artigo Bad Religion, e nisso estou inserindo algumas imagens mínimas, de certa forma necessárias. Como não encontrei uma imagem mais atualizada da banda, busquei a mesma no Press Kit, disponível no website da gravadora (Epitaph Records).

Na busca de informações, encontrei como exemplo esta imagem aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Bad_Religion_old.jpg. Não sei se a mesma realmente faz parte de um press kit (desconheço, principalmnete por ter relações com a própria banda e ser o produtor do website brasileiro oficial da mesma). Nisso, acabei subindo uma imagem do press kit citado (o da Epitaph - http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:New_Maps_Of_Hell_BW_Promo_Photo.jpg).

Aí vai minha dúvida: que licença eu teria de citar afinal, já que não encontrei uma compatível na Wikimedia em português.

--Riotbr 20:15, 18 July 2007 (UTC)

Eu acho que não existe licença compatível para o Commons. A imagem deve ter uso na wiki em inglês devido ao licenciamento fair use que lá existe.---- OS2Warp discussão 21:23, 18 July 2007 (UTC)
  • Pois... Não havendo uma licensa compatível no Commons, como fica a utilização dela aqui? Que licensa eu usaria, ou seria melhor inserir a mesma na wiki em inglês para utilizá-la em português? --Edu Salgado 12:53, 19 July 2007 (UTC)
Você não entendeu. A imagem está na Wikipédia em inglês sob fair use, que não é aceito aqui e tampouco é aceito na Wikipédia em português. Portanto, a imagem não pode ser utilizada. Dantadd 13:17, 19 July 2007 (UTC)
A imagem tem o aviso e será apagada em breve. Fique tranqüilo. Dantadd 15:45, 19 July 2007 (UTC)

Notas

O site do Banco Central do Brasil restringe as imagens a uso não-comercial. Certo?

Era só por causa disto: Special:Contributions/Piatas. Lijealso 17:36, 23 July 2007 (UTC)

Estarei eliminando por conta desta discussão que resultou que, mesmo se o BCB liberasse sob outros termos, as imagens seriam de copyright desconhecido. Lugusto 20:12, 23 July 2007 (UTC)

Capa de um álbum

Posso fazer o upload de uma imagem da capa de um álbum? A imagem é essa aqui e está na página do produto no Wal-Mart. JohnBiancato 23:59, 27 July 2007 (UTC)

Olá JohnBiancato
Infelizmente não existe nenhuma licença disponível para esta imagem. A imagem do álbum possui direitos autorais e aqui se exige que a imagem seja livre. A wikipédia em inglês possui seu fair use por isso eles poderiam fazer uso desta imagem. Porém eles guardam essas imagens no site deles e não aqui no Commons. Abraços.---- OS2Warp discussão 00:16, 28 July 2007 (UTC)

Imagens

Eu precisava de uma imagem pra completar meu artigo... Encontrei uma fotu da persolidade que estou escrevendo na busca do google... mas como posso saber quem eh o autor? e se essa imagem de repete em varios sites naum pode ser considerada uma imagem livre?the preceding unsigned comment was added by Jaqcke kotto (talk • contribs) ---- OS2Warp discussão 01:05, 28 July 2007 (UTC)

Infelizmente muitos sites fazem o uso de imagens que na realidade não são suas. Se a imagem for de um site, teria que perguntar a eles se a imagem é livre. Geralmente nos rodapés dos sites existe a expressão Todos os direitos reservados e isso implica que as imagens não são livres. Confira se por acaso aqui no Commons não exista a imagem da pessoa que procura. Veja nas interwikis de seu artigo, se alguma outra wiki tem uma imagem. Lembrando que na wiki em inglês eles guardam imagens fair use no site deles e não aqui no Commons. ---- OS2Warp discussão 01:05, 28 July 2007 (UTC)

Novamente sobre o Flickr

Olá. Sou novato e gostaria de entender melhor sobre o carregamento de imagens a partir do Flickr. Não entendo direito a questão de coyrights e não gostaria de carregar nada que não fosse permitido. É possível carregar qualquer imagem do Flickr sendo o usuário de qualquer língua? Ou também se faz necessário pedir a permissão dos autores da foto antes de carrega-lá aqui para o Commons? the preceding unsigned comment was added by Celoei (talk • contribs) 16:04, 31 July 2007 (UTC)

Veja as instruções em inglês aqui: http://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=Special:Upload&uselang=fromflickr . Se ainda tiver dificuldades, estamos aqui para ajudar. Dantadd 16:04, 31 July 2007 (UTC)

Pelo que entendi, posso carregar somente fotos com os símbolos contidos nas duas duas últimas linhas da tabela, é isso? Obrigado pela ajuda. the preceding unsigned comment was added by Celoei (talk • contribs)

Sobre a Agência Brasil

Melhor perguntar antes do que ter a foto apagada ou ter que pedir para apagarem a foto: qualquer foto da Agência Brasil pode ser carregada desde que fornecidos os créditos? E se a foto for de alguém importante como atleta, celebridade ou político (vi várias do Lula e até do Papa já carregadas)? É possível editá-las, também fornecendo o crédito? the preceding unsigned comment was added by Celoei (talk • contribs) Dantadd 15:20, 1 August 2007 (UTC)

Sim, 99% das imagens da Agência Brasil podem ser carregadas e e modificadas. Dantadd 15:20, 1 August 2007 (UTC)

Fotos de Divulgação

Olá. Queria saber se imagens de divulgação são aceitas aqui no Commons, por exemplo, se carregar uma imagem de divulgação de um disco ou de LP aqui é permitido.

Agradeço desde já. --Popoto 20:40, 4 August 2007 (UTC)

Olá Popoto.
Infelizmente mesmo as imagens de divulgação, seja de veículos, capas de CDs ou DVDs elas possuem copyright e não temos aqui um tipo de licença para este tipo de situação. Abraços. ---- OS2Warp discussão 20:47, 4 August 2007 (UTC)

Página de utilizador

O que se pode fazer na página de utilizador? Spw2007 03:50, 5 August 2007 (UTC)

Em Commons:Community Portal e depois em Help:Contents, não achei nada sobre algum tipo de normalização para o conteúdo de página de usuário. A página de discussão se destina a troca de mensagens. Mas ela também pode receber algum tipo de edição, como caixas de avisos, ícones, etc.---- OS2Warp discussão 15:54, 5 August 2007 (UTC)

Fotos de CDs

Tenho um CD dos Ramones. Se tirar uma foto desse CD posso carrega-la no commons ?

--Popoto 17:11, 8 August 2007 (UTC)

Infelizmente o Commons não poderá receber esta imagem, pois esta capa possui copyright. Se subir teria que indicar uma licença compatível. Não vai achar nenhuma licença e a imagem receberá a marca de apagamento. Abraços.---- OS2Warp discussão 18:04, 8 August 2007 (UTC)
Movi o texto para Image talk:600px Bianco e Rosso con aquila.png para que a questão fique lá registrada. Outro comentários podem ser lá editados. Dantadd 20:21, 18 August 2007 (UTC)

Imagem "sem licença"??

Acabei de colocar duas imagem no Commons, porém eis q aparece um usuário q me diz não ter licença as minhas imagens... eu só quero mostrar q eu usei a tecla "print screen" no meio do jogo "Battle for Middle Earth", e colei-a no Paint... daí eu coloquei-a no commons...

então eu vi o exemplo da imagem do dia, onde aparecia uma parte em q o autor mostra como e da onde foi tirada a imagem... aonde eu posso escrever algo povando q não há direitos autorais protegendo a minha imagem?? MartinsIV 22:31, 18 August 2007 (UTC)

Existem direitos autorais nas duas imagens que subiu. Elas pertecem ao desenvolvedor do jogo. Não existe licença que garanta que as imagens sejam suas. Imagens de jogos não são permitidas no Commons. Colocaram a marca sem licença, mas poderiam ter colocado a marca Copyright e daria na mesma. Infelizmente nada pode ser feito para resgatar estas imagens. Abraços.---- OS2Warp discussão 00:22, 19 August 2007 (UTC)

Abu badali

Ver Wikipedia:Requests for arbitration/Abu badaliSlade 04:19, 19 August 2007 (UTC)

Isso já passou à história, julgo eu. Acompanhei por alto o caso. Levou uma reprimenda. Lijealso 20:15, 19 August 2007 (UTC)

Sim, sim. Só pra constar nos arquivos ;) Slade 21:31, 19 August 2007 (UTC)
Mas é um case study. Recomenda-se a leitura. Lijealso 22:54, 19 August 2007 (UTC)

Desembargador Manuel de Melo Godinho Manso

  • Lisboa 19-8-07
  • Olà amigos, gostava de enviar documentação, sobre personagem historica do reinado de D. JoãoV
Leia Commons:OTRS/pt. Terá que enviar um e-mail com a informação que cede os direitos das fotos sob GNU Free Documentation License. Siga os procedimentos descritos neste último link. Abraços.---- OS2Warp discussão 18:46, 19 August 2007 (UTC)

Flickr

Uma dúvida sobre imagens do Flickr: São todas as imagens do flickr que podem ser carregadas ou apenas algumas ?

Popoto 21:12, 19 August 2007 (UTC)

Você só pode carregar imagens do Flickr que estejam licenciadas sob licenças aceites no Commons, como as CC-by ou CC-by-SA. Imagens marcadas com "All rights reserved" ou CC-by-NC (não uso comercial), CC-by-ND (não obra derivada) ou CC-by-NC-ND (combinação das duas anteriores) não podem ser carregadas no Commons. Veja em Commons:Licenciamento as licenças permitidas no Commons. Você não pode modificar as licenças das imagens, ou seja, pegar em imagens protegidas e dar-lhes uma licença livre.

PatríciaR msg 21:17, 19 August 2007 (UTC)

Mas como vou saber se está sob esta licença ? a imagem e nem a página mostra qual é a licença da imagem.
Mostra sim, veja na coluna de texto da direita, por debaixo das tags. Quando não mostra, assume-se que o conteúdo está protegido por copyright e não pode ser carregado de modo nenhum no Commons. Só porque a imagem está disponível na Internet não significa que seja livre de usar para qualquer fim. PatríciaR msg 21:29, 19 August 2007 (UTC)

Fontes de imagens livres

Alguém tem alguma fonte que se possa retirar imagens de artistas, mas com licença livre ? Agradeço muito a quem me me passar essa fonte.

--Popoto 21:50, 19 August 2007 (UTC)

Jornais

Olá. Tenho uma dúvida. É permitido tirar fotos de jornais e carrega-las no commons ??

Popoto 19:01, 26 August 2007 (UTC)

Tenha esta como uma regra geral: é proibido tirar fotos de material que esteja sob copyright, desde que esse material seja o foco principal da foto. Ou seja, uma foto de um jornal recente não é ok, mas uma foto de uma pessoa que esteja a ler um jornal já o poderá ser. Se o material estiver sob uma licença livre ou em domínio público, aí já poderá carregar a foto. PatríciaR msg 20:20, 26 August 2007 (UTC)

Diversas dúvidas

Primeira dúvida:

Carrego um arquivo que atualmente não tem copyright. Daqui a dois ou três anos o autor decide colocar direitos autorais no ficheiro. O ficheiro continhua aqui ou é apagado ?

Segunda dúvida:

Se sou realmente dono de um trabalho com copyright, poderei carregar esse arquivo aqui, se sou eu mesmo o dono desde trabalho, ou presciso mandar um e-mail para o commons dizendo que autorizo o uso da minha própria imagen ? --Popoto 18:21, 23 September 2007 (UTC)

  1. Uma obra intelectual (criativa) é protegida por direitos autorais por default, ou seja, já nasce protegida. Somente o autor pode liberar seus direitos. Não é possível liberá-la e depois voltar atrás: licenças são irrevogáveis.
  2. Se você é o fotógrafo, ou seja, autor de uma obra criativa, você mesmo pode liberar as imagens. Lembre-se que sempre é possível verificar a autoria, portanto, os usuários ficam avisados para não burlar a relação de confiança estabelecida a priori no Commons.

Dantadd 18:35, 23 September 2007 (UTC)

Imagem Especial

Quis fazer uma nomeação para uma imagem especial, aqui. Não sei se fiz certo, quase não ando por essas paradas... Alex Pereiradisc 02:02, 25 September 2007 (UTC)

Faltou alguns pormenores. O mais simples é usar a caixa para fazer uma nova nomeação em Commons:Featured picture candidates de modo a que fique com a formatação requerida (cabeçalho de nível três e nome correcto da subpágina de votação). Também é necessário fazer a "transclusão" da subpágina de votação na página em que é feita a listagem completa dos candidatos (um pouco como acontece nas PE na Wikipédia). Completei os passos em falta. PatríciaR msg 09:43, 25 September 2007 (UTC)
Obrigado, Patrícia. Sempre tenho receio em colaborar aqui... Alex Pereiradisc 11:56, 25 September 2007 (UTC)
Desde que não se façam violações de copyright, editar aqui é muito fácil :P! Basta ser audaz, como em qualquer wiki. De resto, estamos aqui para ajudar no que for necessário. PatríciaR msg 12:17, 25 September 2007 (UTC)

Imagens sobre domínio público

Uma dúvida que eu tenho. Achei fotos em um site datadas do Século XIX eu posso colocá-las no Commons como "Domínio público"? Ou os direitos das fotos pertecem ao site que colocou? Abraços! Rafael Max 21:41, 25 September 2007 (UTC)

A resposta é: depende! Em geral: se são conhecidos os autores das fotos, é necessário verificar se esses faleceram há mais de 70 anos, pois existe um tempo mínimo para que as suas obras se encontrem em domínio público. É perfeitamente possível fotos do final do século XIX não estarem ainda em domínio público. Se não são conhecidos os autores, ou seja, se se declara que o autor é desconhecido, é necessário verificar qual foi a data da sua publicação; se as fotos já eram conhecidas no século XIX, então não há problema. Existem muitas excepções, porque também depende do país em que foram publicadas, etc (basta ver Commons:Licenciamento para perceber a extensão do assunto). O melhor mesmo seria dizer qual é o site e nós poderíamos todos opinar sobre o assunto... PatríciaR msg 22:07, 25 September 2007 (UTC)
A questão não depende apenas da data da morte do autor, mas também do local de publicação. Se uma foto foi publicada nos Estados Unidos antes de 1923 ou no Brasil antes de 1936 ela já está em domínio público, mesmo que o autor tenha morrido em 1980. Noutros países a lei é ainda menos restrita, como na Argentina, onde todas as fotos publicadas há mais de 25 anos (se não falho) já vão para domínio público. Dantadd 23:38, 25 September 2007 (UTC)
É desse site aqui pelo o que me parece são fotos do final do século XIX e do início do século XX [1]. Dêem uma analizada. Abraços Rafael Max 23:41, 25 September 2007 (UTC)
Em minha opinião, será difícil carregar essas imagens no Commons sem ter datas mais precisas e sem saber quem é o autor das fotos. O melhor mesmo seria tentar entrar em contacto com o pesquisador citado na página e indagar sobre estas questões. PatríciaR msg 13:24, 1 October 2007 (UTC)

Qual é a licença que pode dar para esta imagem? Parintins Amazonas 23h05min de 11 de Outubro de 2007 (UTC)

Nenhuma. Esse logo está protegido por copyright e não pode ser carregado no Commons. PatríciaR msg 15:35, 12 October 2007 (UTC)

Estádio Nacional (do Jamor)

Alguém tem uma imagem do Estádio do Jamor? (livre, claro) Faz falta na ptWiki (e nas outras também).
Já andei à procura no flickr mas nenhuma delas, a mostrar relva e que dê para comprovar que é mesmo o Jamor, pode vir para aqui!   Estou a melhorar os estádios Portugueses e queria começar pelo Estádio Nacional.
Lericommons 00:56, 13 October 2007 (UTC)

Só encontrei o campo de treinos :( Posso tentar ir lá da próxima vez que for a Portugal... PatríciaR msg 17:21, 13 October 2007 (UTC)

Licença das Cédulas

Qual é a linceça que pode usar das cédulas? Parintins Amazonas 03h35min de 13 de Outubro de 2007 (UTC)

Ver resposta abaixo :) PatríciaR msg 17:22, 13 October 2007 (UTC)

Imagem

O PatriciaR como é que cria imagem livre que eu estou carregando imagem com problema que também todo mundo está deixando de eliminar.
A licença de Atribuição aceita em todas as imagens? Parintins Amazonas 15h54min de 13 de Outubro de 2007 (UTC)

Bom, vamos por partes.
As imagens das cédulas foram eliminadas porque foram retiradas do site do Banco Central do Brasil, que declare ter todo o seu conteúdo sob copyright. Nesse caso, imagens que sejam produzidas pelo banco não podem ser carregadas no Commons.
Outra coisa totalmente diferente é você produzir imagens das cédulas (por exemplo, escanear ou tirar fotos). Aí, você detém os direitos das imagens que você produz. Há uma complicação adicional aqui, e essa parte eu não sei ainda responder: se as cédulas podem ser de todo reproduzidas sob licenças livres, independentemente de quem faz as imagens. Em princípio, não podem ser, inclusivamente muitas (de outros países) foram eliminadas do Commons por não haver certezas. É um assunto aberto a discussão, penso (provavelmente alguém sabe mais sobre isto que eu).
Regra geral, imagens na internet estão protegidas por direitos autorais e não podem ser carregadas no Commons; ainda por cima, não pode reclamar que você detém o copyright quando nem sequer fez as imagens (como foi o caso das cédulas).
Mas imagens que você faça, usando qualquer software para desenho, ou fotos que você tire, aí você pode carregar com uma das licenças livres aceites no Commons. Pode publicar em domínio público, ou pode conceder para qualquer uso sem atribuição ou pode usar a GFDL ou ainda uma licença Creative Commons (veja quais em Commons:Licenciamento). Também há muitas fotos no Flickr publicadas sob licenças aceites no Commons, mas cuidado com estas: por vezes há quem carregue imagens no Flickr sob licenças livres, quando na realidade foram retiradas de outros sites protegidos por copyright.
Diga se continuar com dúvidas :). PatríciaR msg 17:16, 13 October 2007 (UTC)

O PatriciaR eu enviei imagem no Commos que não foi feita na internet. Parintins Amazonas 19h56min de 13 de Outubro de 2007 (UTC)

VDA

Olá amigos,

gostaria de saber como deve se agir no seguinte caso: encontrei várias fotos do usuário Thiago Temer numa página de usuário do PhotoBucket (ver: http://s34.photobucket.com/albums/d141/lucasluzmg/?start=all). Qual atitude deve ser tomada neste caso? O usuário é um costumaz violador de direitos autorais tanto aqui quanto na Wikipedia porém algumas imagens apresentam metadata, além de uma proximidade entre a data de geração da foto e o upload nos servidores do Commons. Mas outras realmente não me parecem nem um pouco originais. Desde já, agradeço. Talk2lurch 22:04, 23 October 2007 (UTC)

Aquelas que você crer que são suspeitas podem ser listadas num mesmo pedido de eliminação. Assim outros usuários podem opinar sobre cada uma delas. Eu, como já te disse diretamente, sempre desconfio da má-fé desse usuário, comprovada diversas vezes. Dantadd 23:51, 23 October 2007 (UTC)
Ok Dantadd! O pedido de eliminação das fotos baixadas que encontrei os links na internet já foi feito na página de pedidos de eliminação(http://commons.wikimedia.org/wiki/Commons:Deletion_requests#Images_uploaded_by_user_Thiago_Temer). Obrigado pela ajuda. Talk2lurch 15:34, 25 October 2007 (UTC)

Márcia Qualio

Gostaria de saber se depois que eu incluo o texto junto com a foto como faço para salvar meu trabalho? pois não estou conseguindo salval

Help

Sorry I don't speak Portuguese. Cold anyone check this translation (translated from that)? Because I used an automatic translator. Thank you. --TwoWings (jraf) * Wanna talk? ;-) 09:48, 25 October 2007 (UTC)

  Done Dantadd 11:53, 25 October 2007 (UTC)

Tradução

Traduzi um gráfico do Commons em inglês para português e queria postar aqui... Que licença eu uso? O autor não deu nenhuma condição de uso... Aqui tá o original: Image:Worldpopulationgrowth-billions.jpg Obrigada! the preceding unsigned comment was added by Talt (talk • contribs) 00:19, 4 November 2007 (UTC)

O autor deu a imagem ao domínio público, portanto você pode fazer o mesmo com a sua tradução. Dantadd 00:19, 4 November 2007 (UTC)

República das Berlengas

A República das Berlengas existe o não ?? República das Berlengas é Berlengas ? 77bcr77 10:09, 4 November 2007 (UTC)

A República das Berlengas é imaginária, não existe. Patrícia msg 21:47, 10 November 2007 (UTC)

Fotos de Parentes escaneadas do Álbum de Família

Fotos de parentes nos álbuns de família foram feitas por fotógrafos contratados e pagos, portanto assumo que as fotos são de propriedade da família.

Exemplificando: o meu bisavô, que morreu em 1947, foi deputado, o texto já está na Wikipedia, gostaria de colocar na Wikipedia uma foto escaneada do álbum de família.

Como definir o "Source", "Author", "Permission", etc. para carregar a foto no Commons?

As fotos são fisicamente propriedade da sua família, porque as adquiriu contra um pagamento. Entretanto, há uma complicação adicional que é a de não existir no Brasil transferência de copyright. O fotógrafo, como autor da obra fotográfica, e incluindo-se obras fotográficas como passíveis de detenção de direitos autorais, detém o copyright da fotografia. O copyright desta expira setenta anos após a publicação das fotos. A licença adequada seria {{PD-Brazil-media}}.
Como o seu bisavô faleceu em 1947, presumo que as fotos sejam anteriores a 1947. Acabaram os setenta anos? Há também o pormenor de saber se as fotos foram formalmente publicadas; honestamente, não sei se o simples facto de serem parte de um album de família conta como publicação ou não. Pessoalmente, não vejo problemas em ter essas fotos no Commons, desde que sejam anteriores a 1936, mas seria bom ouvir uma segunda opinião (sim, copyright é complicado ;)). Patrícia msg 22:13, 10 November 2007 (UTC)

Asturianu

Please I would like to include our language (Asturianu) (Code "ast") in the following navigation bar (click here to edit). The template is blocked and only can be edited by Administrators.

Template:PD-self/lang


Alemannisch  asturianu  Boarisch  български  Cebuano  Cymraeg  euskara  estremeñu  हिन्दी  հայերեն  Ido  íslenska  ქართული  ភាសាខ្មែរ  kurdî  Latina  latviešu  文言  မြန်မာဘာသာ  Plattdüütsch  српски / srpski  ไทย  татарча/tatarça  oʻzbekcha/ўзбекча  +/−

It's needed to insert the following text: [[Template:PD-self/ast|{{lang|ast|Asturianu}}]] |

Thanks, --Astur1 16:37, 9 November 2007 (UTC)

Done, Patrícia msg 22:15, 10 November 2007 (UTC)

Source e Lincença

Eu estou pensandoem colocar no Commons uma imagem que eu sou o detentor dos direitos Autorais. Eu queria saber que Souce e lincensa eu boto.{the preceding unsigned comment was added by Gabriel19sylar (talk • contribs) ---- OS2Warp discussão 20:27, 19 November 2007 (UTC)

Informe que a imagem é sua escolhendo a opção: It is entirely my own work e depois escolha talvez a licença GFDL CC-BY-SA 3.0.---- OS2Warp discussão 20:27, 19 November 2007 (UTC)

tintas naturais

OI

estou procurando meios para se fazer as minhas proprias tintas, atraveis de pigmentos da natureza, gostaria de aprender!

e como aplicar em diversos tipos de materiais!

obrigado

pela ajuda!

um abraço

Dassunçãothe preceding unsigned comment was added by Dassuncao unb (talk • contribs) ---- OS2Warp discussão 02:40, 22 November 2007 (UTC)

Caro usuário, não dispomos deste tipo de informação. Este site é um depósito de mídias, apenas isso. ---- OS2Warp discussão 02:40, 22 November 2007 (UTC)

Apagar imagem

Gostaria de saber como faço para apagar uma imagem que postei. Grata!the preceding unsigned comment was added by Olgacsm (talk • contribs) ---- OS2Warp discussão 22:33, 22 November 2007 (UTC)

Olá. Deixe suas imagens sem licença e na falta delas, as imagens serão apagadas.---- OS2Warp discussão 22:33, 22 November 2007 (UTC)

Commons:Picture of the Year/2007: Translations requested!

Hello! The Picture of the Year competition 2007 is drawing closer and we want to have the software and wiki pages available is as many languages as possible. See Commons:Picture of the Year/2007/Translations for more information. We are also looking for committee members. Committee members should be the first contact is case of problems and are responsible for making sure that the competition is properly advertised among Wikimedia projects. thankyou, pfctdayelise (说什么?) 12:47, 28 November 2007 (UTC)

Fotos de pessoas famosas podem ser carregadas?

As fotos de pessoas famosas, que eu saiba são de domínio público. Alguém pode me responder? Qual licença é a correta? the preceding unsigned comment was added by Rodrigofera (talk • contribs)

As fotos de pessoas famosas (e quaisquer fotos em geral) não se encontram em domínio público, a não ser ser que o declarem especificamente ou tenham caído em domínio público por causa da sua antiguidade. "Domínio público" não é o mesmo que "estar disponível por ter sido publicada num sítio qualquer". Fotos em domínio público que sejam provenientes do Brasil, só 70 anos após a sua publicação; na maioria dos países, só 70 anos após a morte do seu autor. Patrícia msg 12:29, 29 November 2007 (UTC)

Posso carregar imagens de filmes ou seriados

Eu queria saber se eu posso carregar imagens de filmes, seriados, novelas e outras do gênero.{the preceding unsigned comment was added by Gabriel19sylar (talk • contribs) ---- OS2Warp discussão 16:32, 3 December 2007 (UTC)

Não. Porque as imagens pertencem aos produtores dos vídeos e o seu uso sem a autorização deles não é permitida aqui no Commons. ---- OS2Warp discussão 16:32, 3 December 2007 (UTC)

E como eu consigo a autorização? Gabriel19sylar 16:47, 3 December 2007 (UTC)

Terá que entrar em contado com o ou os produtores e obter deles uma autorização que a imagem será colocada aqui segundo uma das licenças que estão listadas no seguinte link Commons:Marcas de direitos autorais.---- OS2Warp discussão 17:13, 3 December 2007 (UTC)

Coca Cola pode, Mesbla, não

Eu amo a wikimedia porque aqui cada administrador fixa suas próprias regras. Uniformizar procedimentos, para que? Por isso a wikimedia virou uma zona. Tive apagada a imagem do logotipo da Mesbla por violar supostos direitos autorais, embora a empresa esteja falida há uma década e a marca ter caído em domínio público, segundo a lei brasileira (ora, a lei brasileira, grande m., dirão os administradores). Pois vejo agora que o logotipo da Coca-Cola que tem características idênticas ao da Mesbla (mero símbolo gráfico com o nome da firma) continua aqui sem problema. Ou apagam os dois, ou mantém os dois, por uma questão de coerência, se é que aqui na wikimedia alguém sabe o que significa coerência. Luiz Fernando Moraes{the preceding unsigned comment was added by 189.61.56.27 (talk • contribs)

A imagem não foi apagada de forma definitiva. É visível para usuários administradores do Commons. Não existe uma linha definida do que pode e do que não pode aqui ficar. Existe aqui no Commons uma página específica para requisitar o retorno da imagem. Estamos no final de ano e as atividades caem um pouco de produção. ---- OS2Warp discussão 16:35, 9 December 2007 (UTC)
      • Não vou pedir o retorno. Levantei todos os argumentos possíveis para que a imagem não fosse apagada, mas não adiantou: aqui ninguém volta atrás, todo mundo quer ser O CARA rigoroso que apaga mais imagens que os outros. Só voltei aqui para fazer este desabafo, sem ter qualquer esperança que isso aqui mude. Eu já me fui.{the preceding unsigned comment was added by 189.61.56.27 (talk • contribs) .

Video Game

Eu posso carregar fotos de jogos de computador, game boy, Xbox ou de qualquer outro? Gabriel19sylar 12:07, 10 December 2007 (UTC)

Não, pois tais jogos estão protegidos por copyright e fotos de imagens dos jogos são consideradas obra derivada, estando também então sob copyright. Em geral, só é possível carregar tais imagens se os jogos estiverem sob alguma licença compatível com o Commons, como a GPL. Patrícia msg 14:28, 10 December 2007 (UTC)

Solicito ajuda

Recentemente eu coloquei está imagem no Wikimedia Commons: http://commons.wikimedia.org/wiki/Image:World_skills.jpg. Entretanto, eu violei algumas regras, e a imagem será deletada. Não sei se a mesma possui copyright. Copiei ela do site http://www.worldskills.org. Aos senhores da Esplanada eu pergunto, como posso salvar minha imagem, caso a mesma for livre de copyright?

--Usuário:Horto91 9h33min 13 Dez 2007

Se reparar na página de onde retirou a imagem, está lá no fundo: "(c) WorldSkills International", ou seja, o conteúdo da página, incluindo eventuais imagens por eles produzidas, está sob copyright da organização. Lamento, mas tal imagem não pode permanecer então no Commons. Poderá sim pedir à organização que libere a imagem sob alguma licença livre aceite no Commons. Por vezes, os detentores do copyright aceitam fazê-lo, nem que seja para imagens de menor resolução. Patrícia msg 12:02, 13 December 2007 (UTC)

Preciso de ajuda c/categorias

Alguém pode me ajudar a colocar na categoria certa algumas imagens do IX Jogos dos Povos Indígenas (Olinda PE) coloquei todas como People of Brazil mas a primeira delas não tem pessoas é do começo da festa   e outras que estão na minha página User:Jurema Oliveira sobre II Conferência de Intelectuais da África e da Diáspora algumas não sei em que categoria colocar. Agradeço se alguém puder me ajudar. Jurema Oliveira 12:14, 18 December 2007 (UTC)

Eu colocaria as imagens numa categoria específica dos Jogos (se forem mais de dez). Depois colocaria na categoria criada as seguintes categorias: [[Category:Ethnic groups of Brazil]] [[Category:Sports in Brazil]]. Dantadd 22:09, 20 December 2007 (UTC)

Wikimedia Portugal

No WikiNorte 2, debateu-se a possibilidade de criar uma filial da Wikimedia em Portugal. A Wikimedia Portugal seria um instrumento valioso para consciencializar as pessoas que o Commons e projectos relacionados são fontes de conhecimento que todos podem consultar e editar.

A opinião de todos os membros da comunidade sobre este tema é muito importante. Deste modo, pedia o vosso parecer em relação a isto. Se estiverem interessados em fazer parte da Wikimedia Portugal, peço-vos que assinem aqui (não assumindo nenhum compromisso). Gil 11:52, 23 December 2007 (UTC)

Licenciar

Olá a todos. Gostaria que alguém me explicasse qual o procedimento para carregar uma imagem, coisa que eu ainda não percebi. Agradeço ajuda. Nuno Arala 14:03, 28 December 2007 (UTC)

Para subir uma imagem basta clicar aqui. Vai aparecer um menu em português, que vai exigir que indique um tipo de licença. O Commons apenas recebe imagens (mídia) livre, ou com algum tipo de restrição desde que seja uma pequena restrição. Poderá saber mais sobre os tipos existentes de licenças em Commons:Licenciamento.
Resumindo. Apenas imagens que sejam de sua propriedade e que você concorde em libera-la para outros usos, inclusive para fins comerciais. Se subir uma imagem e não indicar algum tipo de licença (ao fazer o upload, aparecem uma tabela de licenças a escolher) a imagem será apagada em sete dias, por suspeita que ela possua algum tipo de copyright. Os sete dias é um tempo dado ao usuário para que ele acerte a licença. OS2Warp discussão 18:16, 28 December 2007 (UTC)

Wikimedia Portugal - Estatutos

O projecto m:Wikimedia Portugal deu o seu primeiro passo. Agora, estamos na fase de elaboração dos estatutos. O Lijealso está a redigir um esboço que em princípio será apresentado dentro de uma semana.

Criar uma associação é um processo que exige alguns conhecimentos de Direito. A ajuda de um advogado português ou de algum entendido em Direito na redacção/revisão dos estatutos e no registo da associação seria muito valiosa. Lanço aqui o apelo a quem puder prestar auxílio de alguma maneira nesta área.

O projecto continua a precisar da ajuda de todos. Aconselho os interessados em fazer parte da Wikimedia Portugal a visitar a página da Wikimedia Portugal no Meta e a assinar a lista. Gil 23:50, 28 December 2007 (UTC)

Imagens do Rio de Janeiro

Boa noite, gostaria de saber como adiciono fotos às páginas que são de meu interesse, como fotos de minha cidade e de outras de meu Estado.Eu adicionei duas fotos no wikipedia,mas elas não foram para as páginas condizentes.Por exemplo, adicionei uma foto de um lugar no Centro da cidade do Rio de Janeiro, mas a foto não se encontra na página da cidade.... Necessito saber como posso reorganizar as imagens.the preceding unsigned comment was added by Vladhillrj (talk • contribs)

Olá. Inicialmente volte a editar Image:Av. Presidente Vargas.jpg e Image:Maracanã 024.jpg e complete o gabarito que colei lá. Assine a sua autoria, fazendo o uso dos ~~~~.
As imagens que subiu, deverão ainda serem categorizadas. Não faço isso pois não estou ao par das classes aqui existentes. Para fazer uso delas, deverá retornar a wikipédia em português e inserir as imagens nos artigos correspondentes. Solicito que tente ilustrar artigos que ainda não possuam uma imagem, pois se as colocar em páginas já muito ilustradas, alguém poderá remover por excesso de imagens em um artigo. Abraços.---- OS2Warp discussão 18:10, 31 December 2007 (UTC)

Escrever

Olá a todos. No procedimento do carregamento de imagens, é necessário escrever o nome do ficheiro de destino. Ora a pergunta era como devo fazer?

  1. Image:exemplo.svg
  2. exemplo.svg
  3. [[Image:exemplo.svg]]
  4. exemplo

O que eu gostava de saber era: qual destas opções deverei escrever? Se é que é uma destas, claro!

Obrigado, Nuno Arala 12:49, 2 January 2008 (UTC)

Olá Nuno.
Suba a imagem, vai aparecer um gabarito. O mais acertado seria já escrever algum dado. Mas poderá editar depois se subir a imagem.
Ao subir uma imagem pode usar o mesmo nome da fonte. Basta copiar no campo acima e depois colar no campo abaixo. Se por acaso já existir uma imagem com o mmesmo nome e o sistema avisar, então mude o nome.
Eu prefiro usar nomes que fornece a imagem algum tipo de informação. Outros usam siglas indecifráveis. Abraços.---- OS2Warp discussão 17:05, 2 January 2008 (UTC)

Abusive sockpuppet of Merdalhão

Ola cariocas,

there's a dude who is evading his block and is uploading unfree images Evasconcellos 12:58, 4 January 2008 (UTC)

Commons:Imagem do Ano de 2007 - anúncio

Caros Wikimedianos,

O Wikimedia Commons está feliz em anunciar que o concurso para escolha da Imagem do Ano de 2007 terá início no dia 10 de janeiro de 2008. Qualquer um que esteja registrado em alguma wiki da Wikimedia e tenha mais de 200 edições está convidado a votar.

O concurso se dá entre as 515 imagens que foram escolhidas como Imagens Especiais no Wikimedia Commons entre 1 de janeiro de 2007 e 31 de dezembro de 2007. Há literalmente centenas de belas imagens de elevada qualidade... Por favor, ajude-nos a escolher a melhor!

A votação será conduzida através de uma ferramenta no servidor (para tornar a apuração mais fácil do que se fosse feita em uma wiki). Os usuários podem verificar se podem votar e solicitar uma permissão em http://commons.wikimedia.org/wiki/Commons:Imagem_do_Ano/2007/Votação. Será preciso ter o e-mail habilitado na conta com a qual pretende votar. Só é permitido votar uma vez, mesmo se tiver várias contas que alcancem o número de edições necessárias. O registro do eleitor será público ainda que os votos sejam secretos.

A votação tem dois turnos (ou voltas). No primeiro, poderá votar em quantas imagens quiser, independente da categoria. No final (28), poderá votar apenas em uma imagem.

Obrigado, Comissão da Imagem do Ano Wikimedia Commons http://commons.wikimedia.org/wiki/Commons:Imagem_do_Ano/2007

Patrícia msg 15:59, 8 January 2008 (UTC)

Commons:Imagem do Ano de 2007 - primeiro turno iniciado

Caros Wikimedianos,

O concurso para escolha da Imagem Wikimedia Commons do Ano de 2007 teve início!

Por favor, visite esta página para ver se pode votar e obter uma permissão: http://commons.wikimedia.org/wiki/Commons:Picture_of_the_Year/2007/Voting

As imagens são apresentadas em categorias, mas poderá votar em quantas quiser e em quaisquer categorias que queria (as categorias evitam que tenha-se que olhar para centenas de imagens de uma vez). Apenas 28 imagens irão para a final.

Antes de votar, poderá vê-las em http://commons.wikimedia.org/wiki/Commons:Picture_of_the_Year/2007/Galleries . A votação será entre 10 e 17 de janeiro, então não tenha pressa para escolher!

Obrigado,

Comissão da Imagem do Ano Wikimedia Commons http://commons.wikimedia.org/wiki/Commons:Imagem_do_Ano/2007

Patrícia msg 11:23, 10 January 2008 (UTC)

Porque a imagem não está aparecendo na galeria? (aqui e aqui)

Ou é alguma configuração errada? — Jhn* 19:13, 10 January 2008 (UTC)

Comentário

Procurei fotos do Brasil nas que estavam em votação, hehe só achei uma, a do Lula. :(( Jurema Oliveira 22:36, 13 January 2008 (UTC)

Xi Jurema... é um problema de longa data. As fotos em destaque são escolhidas por votação, mas os votantes são sempre os mesmos e raramente votam para destaque imagens que não sejam de bichos ou de localidades norte-americanas, européias e japonesas. O resto do mundo fica de fora. Eles dizem que são razões "técnicas". Eu tenho cá minhas dúvidas. Dantadd 01:45, 16 January 2008 (UTC)

Commons:Imagem do Ano de 2007 - segundo turno iniciado (finalistas)

Caros Wikimedianos,

A final para a escolha da Imagem Wikimedia Commons do Ano de 2007 está aberta!

As 28 imagens finalistas foram escolhidas no primeiro turno (volta). Agora, só poderá votar uma vez para ajudar-nos a escolher a melhor Imagem do Ano. As finalistas estão listadas aqui: http://commons.wikimedia.org/wiki/Commons:Picture_of_the_Year/2007/Finalists

Se tiver direito a voto poderá votar na final mesmo não tendo votado no primeiro turno. Por favor, visite aqui para ver se tem direito a voto e para conseguir uma permissão: http://commons.wikimedia.org/wiki/Commons:Imagem_do_Ano/2007/Votação

A votação final só durará 5 dias então seja rápido!

Obrigado,

Comissão da Imagem do Ano 2007 Wikimedia Commons http://commons.wikimedia.org/wiki/Commons:Imagem_do_Ano/2007

Patrícia msg 23:15, 19 January 2008 (UTC)

logo de tv

olá, trabalho em uma emissora de tv, aonde me deram uma imagem para que coloque no artigo. gostaria de saber que licensa devo escolher já que esta imagem pertence à tv e é de uso público. também gostaria de saber como preencher os campos, date, source, etc obrigada. M.integracion 11:58, 24 January 2008 (UTC)

Para saber preencher o formulário. Ver --> Commons:Primeiros passos/Formulário de carregamento de arquivos.
Para saber qual licença escolher. Ver --> Commons:Primeiros passos/Seleção de licença
Mas adianto que não poderá colocar aqui a sua imagem no Commons, pois isso significaria ceder todos ou parte de seus direitos a comunidade. Use talvez uma imagem da sede da empresa, como por exemplo a imagem que ilustra a sede do w:pt:SBT.---- OS2Warp discussão 16:46, 24 January 2008 (UTC)

Commons:Imagem do Ano 2007 - anúncio da vencedora

Caros Wikimedianos,

O concurso para eleição da Imagem do Ano de 2007 terminou e estamos felizes de poder anunciar os resultados:

Vencedora: A Torre Broadway em Cotswolds, Inglaterra. (Image:Broadway tower edit.jpg) por Newton2. 84 votos

Segundo lugar: Nova Iorque de noite, EUA. (Image:New York City at night HDR.jpg) por Paulo Barcellos Jr.. 67 votos

Terceiro lugar: Esquilo-vermelho no Hofgarten em Düsseldorf (Image:Eichhörnchen Düsseldorf Hofgarten edit.jpg) por Ray eye. 66 votos

No primeiro turno houve 665 votantes para a escolha de 514 imagens. As 28 finalistas chegaram à votação em que 919 votantes elegeram as imagens acima. Parabéns a todos os que ajudaram a criar estas belas obras e as tornaram disponíveis para o mundo como conteúdo livre.

Uma lista completa de todos os votantes, juntamente com alguns comentários escolhidos, está disponível em http://commons.wikimedia.org/wiki/Commons:Picture_of_the_Year/2007/Results .

Obrigado a todos os votantes pela participação e esperamos fazer tudo de novo em 2008. :)

Obrigado,

Comissão Wikimedia Commons Imagem do Ano http://commons.wikimedia.org/wiki/Commons:Picture_of_the_Year/2007

Patrícia msg 22:09, 25 January 2008 (UTC)

Licença

Olá, boa noite a todos.

Eu fiz recentemente o upload de uma foto para o wikimedia que me foi dada pelo autor da foto para actualizar a pagina dele na wikipédia. Acontece que não sei qual será a licença que hei-de dar. Qual será a melhor licença? Claro que tem de meter os créditos da foto.

A foto está aqui.

Image:Carlos Macedo.jpg

Os melhores cumprimentos.the preceding unsigned comment was added by Valdispert (talk • contribs) . Sobre: Image:Carlos Macedo.jpg

Ajuda

Sou novato no commons, carreguei duas imagens com esse tipo de licença [2], as imagens são do site Flick, entretanto recebi mensagens que as licenças não são válidas, o que fazer? Burmeister 16:15, 9 February 2008 (UTC)

As fotos não podem ter uso comercial, logo não podem ficar no Commons.---- OS2Warp discussão 01:23, 11 February 2008 (UTC)
Veja Commons:Flickr. Licenças Creative Commons que contenham "NC" e/ou "ND" (que significa respectivamente "non-commercial" e "non-derivative") não são aceites no Commons porque impossibilitam a redistribuição comercial e/ou modificação da imagem, não podendo ser então utilizada para qualquer fim. Recomendo utilizar a ferramenta Flinfo para ajudar no upload de imagens a partir do Flickr. Patrícia msg 11:41, 11 February 2008 (UTC)

Email

Ouvi dizer que se o autor me enviar uma autorização por email poderei carregar a foto, isto é verdade? --Rodrigofera 23:15, 9 February 2008 (UTC)

O autor da foto deve enviar via Commons:OTRS uma licença de uso.---- OS2Warp discussão 01:22, 11 February 2008 (UTC)

Logradouro público

Um museu localizado em uma praça pode ser considerado um logradouro público? A liberade de paisagem (pela lei 9.610) permite a reprodução de obras localizadas em logradouros públicos no Brasil. O museu é de entrada gratuita e permite fotografias de obras da década de 80. - Jota 21:17, 20 February 2008 (UTC)

Em princípio, um museu, seja de entrada gratuita ou não, não é um logradouro público, embora haja quem discorde. Mas mesmo que seja, obras da década de 80 ainda estarão certamente protegidas por copyright e fotografias dessas obras são consideradas obra derivada. Patrícia msg 10:29, 21 February 2008 (UTC)
Obrigado Patrícia. É que se for logradouro público a reprodução da obra é livre no Brasil segundo deves saber, mesmo com copyright. Sei que não és do direito, mas entretanto surgiu-me outra questão: e o Congresso Nacional é logradouro público? Tem lá uma obra de Di Cavalcanti, por exemplo, de 1960 além de algumas esculturas. - Jota 17:21, 21 February 2008 (UTC)

Não havia me dado conta, mas se logradouro se limitar a ruas, jardins e praças públicas e não englobar o sentido de espaço público — que me parece ter sido o que ficou na tradução da lei para o inglês — algumas imagens terão que ser apagadas, pelo menos na categoria Brasília onde estive trabalhando. Exemplos: cópia de uma cópia de obra em museu, esculturas da década de 80... Deve haver mais em outras categorias.Lembrei do Museu da Língua Portuguesa... - Jota 18:18, 21 February 2008 (UTC)

A liberdade de panorama não abrange obras localizadas dentro de museus, pinacotecas ou prédios, mesmo que sejam públicos. Dantadd 03:33, 22 February 2008 (UTC)

Print Screen

Apertei o botão PRINT SCREEN no teclado para conseguir a imagem de um jogo da Microsoft que vem no computador (Pinball Space Cadet), que licensa eu devo usar? Yuri Dutra 23:33, 21 February 2008 (UTC)

Nenhuma licensa poderá ser selecionada. A imagem obtida não pode ser utilizada comercialmente.---- OS2Warp discussão 00:38, 22 February 2008 (UTC)

IMAGENS COM EXTENSÃO .SVG

É horrível tentar baixar arquivos de imagens com a extensão .SVG. Por que não coloca as imagens todas com a extensão .jpg, .bmp ou .wmf. Dá vontade de puxar as orelhas do imbecil que criou esta extensão porque simplesmente você não consegue abrir a visualização deste tipo de arquivo a não ser diretamente no site. Alguém faça a gentileza que colocar um link com o download do visualizador desta droga de extensão.the preceding unsigned comment was added by 201.32.65.133 (talk • contribs)

Caro usuário esta forma de compactação das imagens foi adotada porque é um formato aberto, não sendo propriedade de nenhuma empresa, como diz em. Não tenho encontrado problemas em baixar e gerenciar este tipo de imagem.---- OS2Warp discussão 17:37, 26 February 2008 (UTC)