Commons:Esplanada/Arquivo7

Eliminação de ficheiros intermédios

Vou fazer um pedido mas não sei se é contra alguma norma. As versões intermédias deste ficheiro podem ser eliminadas deixando só a versão actual? Pergunto isto porque carreguei duas versões do ficheiro devido a umas alterações mal feitas e isso pode estar a pesar escusadamente nos servidores, não sei. Penso que talvez se possa apagar todas as versões anteriores, que não servem para nada, e deixar apenas o último carregamento. Mesmo os comentários de edição não interessam para nada, pois o ficheiro é apenas uma bandeira minha. Aguardo resposta. --Bluedenim (talk) 02:58, 18 March 2011 (UTC)

  • Como é o criador e único usuário, use {{speedydelete|reason (Newcategoryname)}}.
Eu não quero mudar o nome do ficheiro nem apagá-lo do Commons. É isto que eu pretendo (ver o histórico das miniaturas). Eu vou contactar o utilizador que executou aquela acção. Mas obrigado, Jo. --Bluedenim (talk) 17:46, 18 March 2011 (UTC)
Não vejo como possa pesar nos servidores, carregar versões novas é absolutamente normal. É assim na wikipedia com os textos. E não sei se no commons é igual, mas na wikipedia nada é apagado dos servidores de fato, apenas fica oculto, a não ser se não me engano em casos de oversight (eliminação de informações sigilosas). Leandro Rocha (talk) 02:05, 21 March 2011 (UTC)

Leandro, eu só perguntei se se pode apagar porque o histórico da imagem está ali para nada e ainda por cima poderia estar a causar lentidão nalgum lado. Se o histórico não causa nenhum problema, tanto me faz que fique como não fique. --Bluedenim (talk) 15:42, 21 March 2011 (UTC)

"Pra nada" não, o histórico na verdade faz parte do processo de construção. Vou te dar um exemplo [1] veja que a segunda versão é completamente diferente da primeira, embora mostre as mesmas pessoas. Eu poderia ter carregado outra foto, mas preferi fazer isso logo. Não gostei daquela foto antiga, mas tb não posso simplesmente remover a primeira, ja que ja houve a doação do trabalho, e a doação é irrevogável. Leandro Rocha (talk) 21:05, 21 March 2011 (UTC)

Ok. Eu digo que não interessa porque não é um ficheiro para o projecto (Wikipédia). É um ficheiro para uma página de utilizador. --Bluedenim (talk) 22:44, 21 March 2011 (UTC)
Não é pq ninguém escolheu uma página pra colocar, mas poderia estar. Assim como esta [2]. Leandro Rocha (talk) 02:59, 22 March 2011 (UTC)

The cc-by-2.5-br at the ABR websites is gone. Possibly their content is not longer under that free license, the website now only contains a copyright notice. Anyone knows what happens or if there is any indication of a free licensing hidden in their terms of use or anywhere else? Is it unfree now :( ? Input please at COMT:L, maybe someone of our Portuguese speakers can ask ABr? --Martin H. (talk) 09:42, 18 March 2011 (UTC)

Eliminação de 2 imagens iguais

Tem duas imagens que eu carreguei, iguais no Commons. Uma é a foto muito clara. E a outra, a melhorada no PhotoScape (PhotoShop).

Seria bom, só 1 eliminação. A eliminação só da foto muito clara. Eduardo P (talk) 20:30, 22 March 2011 (UTC)

A Category:Morro da Providência fica feia com 2 imagens iguais. Eduardo P (talk) 20:31, 22 March 2011 (UTC)

Eu permitir? Ou outro Leandro? Leandro Rocha (talk) 20:49, 29 March 2011 (UTC)

Direitos Autorais de Imagem

Como posso saber realmente se uma imagem no Flickr pode ser enviada os Commons?

Mesmo confirmando que a imagem estava liberada (CC-BY — Em "Informação Adicional" no Flickr) a imagem foi excluida por "infração de copyright (direitos autorais)".

File:3300157346_6db78001ce.jpg — Preceding unsigned comment added by Jrsk2009 (talk • contribs) 00:08, 26 March 2011 (UTC)

O Flickr permite que os usuários carreguem imagens e as marquem com uma das quatro licenças Creative Commons. Normalmente imagens publicadas sob uma licença do tipo Creative Commons Attribution (CC-BY) ou Creative Commons Attribution Share-Alike (CC-BY-SA) podem ser carregadas no Wikimedia Commons. O Flickr não verifica se os usuários possuem os direitos autorais a elas associados, mas por outro lado o Commons não aceita imagens que não tenham sido licenciadas pelos seus legítimos proprietários. O imagem Mitch Hewer não publicado pelo detentor dos direitos autorais. --Martin H. (talk) 00:46, 26 March 2011 (UTC)

Bandeiras e brasões de municipios

Como aplicar o tipo de licença adequado para a inserção de brasões e bandeiras de municipios brasileiros? Grato, Luiz— Preceding unsigned comment added by Lrcampos (talk • contribs) 10:54, 2 April 2011 (UTC) (UTC)

Escudos de times de futebol

Como aplicar o tipo de licença adequado para a inserção de escudos de times de futebol? Grato, Luiz— Preceding unsigned comment added by Lrcampos (talk • contribs) 10:54, 2 April 2011 (UTC) (UTC)

  • Escudos de times de futebol não são imagens livres, não pode carregar no Commons. Existe, no entanto a possibilidade de carregamento na própria Wikipédia PT, sob o argumento do Uso Restrito de Conteúdo, verifique o link, mas as regras são rígidas e bloqueadas a novatos (registrados+mínimo de 500 edições+30 dias), procure conversar com um usuário de lá.Jo Lorib (talk) 10:47, 2 April 2011 (UTC)

PS: Estive observando suas contribuições, não tente carregar no Commons imagens que copia da Internet, não é permitido e as violações de copyrights são deletadas e vão para o seu histórico. Dá trabalho a você e a nós. Só imagens permitidas, ok?

Hi folks. We have 104,860,034 as you read this. Could you help us with this press release? My en-2 level is too weak to write good 'Commons story'. Przykuta[edit] 06:54, 14 April 2011 (UTC)

"Own work"

  • Já foi eliminada. O correto nesses casos é marcar diretamente {{copyvio|source=URL}}. (Psst, MC, why you wrote in english ? here is pt-esplanada) Jo Lorib (talk) 21:16, 16 April 2011 (UTC)

Backstage de videoclipe

Olá, qual licença e onde devo carregar imagens do backstage de um vídeoclipe da cantora Beyoncé? Obrigado!JonathasDG (talk) 00:43, 22 April 2011 (UTC)

Publishing wikimedia images in scientific articles

Hi!


My name is Camilo and I am a scientist from University of São Paulo. During the process of writing and publishing a scientific article we use to be asked to drawn schemes to explain our theories. My doubt is: Can I use images from wikimedia commons on my papers?

All images I search are public domain, but I would like to know how I can reference it.


The following address corresponds to one image I would like to use.


http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vertebrate-brain-regions.png


Thank you very much for your attemption.


Sincerely yours

--201.52.86.112 14:19, 1 May 2011 (UTC) Camilo 05.01.11

  • Tá escrevendo em inglês por quê? Como a licença explica, o material é de uma publicação de 1920, PD, pode usar a vontade, obrigatório apenas citar o Wikimedia Commons como origem da imagem modificada, o Looie496 como autor da obra derivada e o livro da imagem original. O seu trabalho seguira a licença que lhe aprouver, mas a imagem não, seguirá sempre PD. Jo Lorib (talk) 23:04, 1 May 2011 (UTC)

Imagem apagada por um bot

Boa noite! Não estou ainda habituado a andar por aqui e a tratar de assuntos respeitantes a imagens.

Um bot apagou uma imagem de uma das minhas páginas vigiadas. É a página Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa.

Não percebi muito bem a situação. Pode alguem, por favor, ver o que se passou? Copiei, do histórico, a referência da edição; é a seguinte:

"17h22min de 30 de abril de 2011 CommonsDelinker (discussão | contribs) m (3 850 bytes) (Removendo "FAUTL.jpg", por ter sido apagado no Commons por EugeneZelenko: University logo. Not text only)".

Obrigado e cumprimentos Quiiiz (talk) 02:16, 1 May 2011 (UTC)

  • A justificativa apresentada pelo bot CommonsDelinker é que o User:EugeneZelenko apagou a que carregou (uma imagem do logo da faculdade) por não ter permissão para isso. Como não consigo ver a imagem apagada, solicito mais detalhes do que era, onde a conseguiu e qual licença usou. Não sei se contatar o usuário será produtivo, pela Babel de sua página sua língua materna é bem exótica, mas é outra opção que pode tentar.Jo Lorib (talk) 23:15, 1 May 2011 (UTC)
  • Olá Quiiiz, presumo que o logo seja este ou algo semelhante. Esse é um daqueles casos duvidosos, em que a imagem pode eventualmente não ultrapassar o limiar de originalidade, e portanto não estar sujeita a copyright. Eu no teu lugar fazia uma de três coisas: 1) Pedia o restauro da imagem (não aconselho, pois geralmente são as discussões mais complicadas, além de que a imagem estando apagada só os administradores a podem ver); 2) recarregava a imagem com uma lógica de não exceder o limiar de originalidade, e nomeava para delecção, para seguir o processo normal; 3) colocava a dúvida no Village Pump, que regra geral é muito frequentado, e onde se conseguem normalmente asopiniões mais qualificadas. Pessoalmente recomendo a 3ª opção, embora a 2ª também possa dar bom resultado, talvez.-- Darwin Ahoy! 03:45, 5 May 2011 (UTC)

OLA

Ola. Que tipo de licença usar para postar uma foto de 1903. Não sei o autor, nem a origem. Ela chegou ate minhas mãos por um parente.

  • Se não sabe nem o autor nem a origem, como sabe que é de 1903? Por favor forneça mais informações e não tente usar PD para burlar o sistema, imagens com pouca informação são fortes candidatas a deleção.Jo Lorib (talk) 14:13, 2 May 2011 (UTC)
    • Há também que se cogitar qual a utilidade da imagem; carregar algo só por carregar, não tendo qualquer uso, pode ser perda de tempo... Mas vai aqui uma dica: fotografias dessa época em geral trazem o nome do fotógrafo (quer como relevo, marca d'água, carimbo, tanto na frente quanto no verso); se ela estiver legível, uma busca pelo google pode lhe dar alguma resposta; se não, a autoria é incerta, e cai em domínio público pela data de edição. André Koehne TALK TO ME 03:29, 5 May 2011 (UTC)
  • Realmente são necessárias mais informações, mas se o autor é desconhecido e a foto é de 1903 (isto pode saber-se por elementos da foto, ou alguma data que esteja escrita no verso, não é necessário saber a origem nem o autor para datar uma foto, em muitos casos) pode usar a licença {{PD-Old}}.-- Darwin Ahoy! 03:34, 5 May 2011 (UTC)

Como criar uma galeria?

Paz e bem!

Minha primeira vez na Esplanada.

Uma dúvida básica, mas procurei em Perguntas freqüentes e Help:Conteúdo e não encontrei resposta:

Estou querendo criar uma galeria com as minhas contribuições. Tentei a ferramenta Galeria mas não meu nome de usuário é grande.

Por isto como faço para criar uma galeria?

Eugenio Hansen, OFS (talk) 09:19, 5 May 2011 (UTC)

Podes criar uma página semelhante a User:Beria/gallery, usando as tags <gallery></gallery>. É isso que querias? Béria Lima msg 09:37, 5 May 2011 (UTC)

User:Eugenio Hansen, OFS/gallery ou User:Eugenio Hansen, OFS/galeria. <gallery> foto aqui </gallery> É isso? Leandro Rocha (talk) 23:10, 6 May 2011 (UTC)

Visita da WMF ao Brasil em Junho de 2011

Wikimedia Foundation Visita o Brasil em Junho de 2011!
Em junho de 2011, Barry Newstead, a Jessie´Wild e Carolina Rossini estarao no Brasil para uma serie de atividades do Brazil Catalyst Project, reuniões, palestras e eventos. Começamos a construir a minuta da agenda nesta pagina e gostaríamos de contar com a colaboracão de vocês do Commons!

As cidades a serem visitadas serão São Paulo (de 22 a 25 de Junho), Porto Alegre (de 28 a 30 de junho) e uma terceira (de 26 a 28 de junho) que ainda esta por decidir. A ideia era ir para Salvador, mas em funcão dos feriados para festas juninas, decidimos cancelar essa cidade e pensar em outra. Desta forma, a cidade em vista – em funcão de prováveis reuniões por la’ - e’ Curitiba, ainda por confirmar.

Desta forma, este anuncio/chamada tem o objetivo de:

  1. CONTRIBUA COM A AGENDA: Pedir sugestões para a nossa agenda. Tais sugestões podem ser dadas na pagina de discussão da agenda
  2. ENCONTROS COM A COMUNIDADE: Começar a organizar encontros com a comunidade de Wikipedistas e Wikimedias das cidades que vamos visitar;
  3. WIKIPEDIA NO FISL: Pedir a ajuda de voluntários para as atividades que vamos realizar no FISL, em Porto Alegre. Alem de uma serie de palestras que estamos organizando com os coordenadores do FISL, conseguimos agendar algumas horas por dia nos computadores do FISL para dar treinamento de como editar e contribuir com a Wikipedia.

Os interessados em contribuir com os itens “ENCONTROS COM A COMUNIDADE” e “WIKIPEDIA NO FISL” podem escrever para mim no carolrossiniatwiki [at] gmail [dot] com c/c para a Jessie no jwild [at] wikimedia [dot] org e colocar seu nome, contato e disponibilidade de tempo nesta pagina.

Tais encontros com a comunidade também servirão para discutir programas na área de educacao, como dos embaixadores, e os futuros planos para o Brasil, inclusive na area de offline e mobile.

Também peco ajuda para que compartilhem essa mensagem com outros wikipedistas e com comunidades “irmas” (cultura livre, software livre, etc etc etc). Acompanhe esta pagina para futuros detalhes.--Carolrossiniatwiki (talk) 23:15, 11 May 2011 (UTC)

Image translation request

Would you be interested in making Brazilian Portuguese versions of these images?

They have the same content, but one is in SVG, one is in PNG Thanks, WhisperToMe (talk) 12:32, 11 May 2011 (UTC)

Every one can edit a SVG easily. If you give the translation I can do it and extract a png from ths SVG. Otourly (talk) 19:57, 11 May 2011 (UTC)
Alright - If you want to add German ones too... Let me get Portuguese and German vocabulary terms....
Portuguese
Exit = Saída
Toilet = Banheiro
Gallery = Cozinha(?)
Storage = ?
Recovered = ?
Unrecovered = ?
German
Exit = Ausgang
Toilet = Toilette
Galley = Kombüse
Storage = Stauraum
Recovered = Leiche geborgen
Unrecovered = nicht geborgen
WhisperToMe (talk) 00:03, 12 May 2011 (UTC)
Could you resolve the license issue first ? Otourly (talk) 17:17, 13 May 2011 (UTC)
Before tagging a file with no-license one should look at the revision-history- -- RE rillke questions? 19:55, 13 May 2011 (UTC)
Yes, sorry : File:Airfrance447diag-de.png, File:Af447diag-de.svg the licence tags should never been removed. Otourly (talk) 20:55, 13 May 2011 (UTC)

One more thing about the German versions - the original English was "Galley/Storage" so the German should be "Kombüse/(Storage)" WhisperToMe (talk) 18:10, 16 May 2011 (UTC)

Vocab question

Hi! What would be the Brazilian Portuguese words for "Recovered" and "Unrecovered" as in the recovery or lack of recovery of a human corpse? Thanks WhisperToMe (talk) 21:57, 15 May 2011 (UTC)

Carregar arquivos/ficheiros públicos.

Olá! Tenho duas dúvidas a respeito do upload de arquivos para o Commons:

  1. Posso fazer upload de arquivos no formato PDF?
  2. Posso fazer upload de arquivos públicos que não podem ser modificados?

Faço tais perguntas porque colaboro com a Wikipédia lusófona e recentemente criei e estou atualizando esta lista de abreviaturas. Como necessito citar fontes bibliográficas (para dar respaldo ao que eu afirmo a respeito do significado de cada abreviatura), estou selecionando algumas fontes.

O problema é que tais fontes estão praticamente todas disponíveis somente dentro de um domínio que se encontra fora da internet, portanto não tenho como colocar um link para elas, os leitores não as conseguirão acessar. Como tenho acesso às tais fontes (que são arquivos PDF de publicações normativas brasileiras, de caráter ostensivo, expedidas por uma entidade pública do Brasil), comecei a considerar a possibilidade de carregar os PDF para dentro do Commons.

Eu sei que, de acordo com a legislação brasileira, não há problema nisto, porque aquelas publicações são documentos públicos ostensivos, e a legislação brasileira diz que o acesso a elas é irrestrito, já que não lhes cabe proteção de direitos autorais. No entanto, não é permitido alterar o conteúdo, apenas criar trabalhos derivativos. Por exemplo: existe uma publicação chamada "MCA 53-2". Eu posso distribuir quantas cópias eu quiser do MCA 53-2, posso transcrever trechos dele, citar passagens etc. Eu também posso criar uma publicação baseada no MCA 53-2 (isto seria um trabalho derivativo), porém, neste caso, não posso afirmar que a publicação que eu criei é o MCA 53-2, porque não é, é apenas um trabalho derivativo. Vide este extrato da legislação brasileira:

  • Lei nº 9.610, Artigo 7º, § 3º:
No domínio das ciências, a proteção recairá sobre a forma literária ou artística, não abrangendo o seu conteúdo científico ou técnico, sem prejuízo dos direitos que protegem os demais campos da propriedade imaterial.
  • Lei nº 9.610, Artigo 8º:
Não são objeto de proteção como direitos autorais de que trata esta Lei:
I - as idéias, procedimentos normativos, sistemas, métodos, projetos ou conceitos matemáticos como tais;
(…)
IV - os textos de tratados ou convenções, leis, decretos, regulamentos, decisões judiciais e demais atos oficiais;
  • Lei nº 9.610, Artigo 46º:
Não constitui ofensa aos direitos autorais:
III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra;

Daí a dúvida: eu posso fazer upload do PDF de uma publicação dessas? A publicação em si é de acesso público e não tem proteção de direitos autorais, mas se eu modificar alguma coisa da publicação, ela deixa de ser a publicação (é a mesma lógica das leis e dos decretos, cujo conteúdo eu posso utilizar à vontade, mas nunca vou poder dizer que eu sou o autor daquela lei ou decreto...). Não é como um artigo da Wikipédia, que eu posso modificar sem que o artigo perca o "nome".

Sampayu msg 16:29, 12 May 2011 (UTC)

  • Acredito que está fazendo uma pequena confusão, para usar um documento como fonte de artigos na Wikipédia, por exemplo, é necessário que ele seja verificável, não que esteja na Internet. Basta citar onde encontrar, e que isso seja possível de um modo mais ou menos fácil(claro que tem que ser num lugar acessível e público, como uma biblioteca de uma capital, não vale informar que está na estante lá de casa ou num mosteiro no Tibet em sânscrito medieval, usar muito bom senso aqui), o editor, ano de publicação. Livros são o exemplo mais visível disso. Então não precisa colocar o arquivo na Internet para usar como fonte. Se por outro lado acha que esses documentos podem ser úteis para outras coisas se estiverem na Internet, considere colocá-los não aqui no Commons, que é mais para imagens e tem esse problema da obra derivada, mas no pt:Wikisource, que existe exatamente para isso, guardar textos prontos, desde que compatíveis com CCbySA3.0. E também pode usar textos no Source para referenciar na Wikipédia, acho que sim.Jo Lorib (talk) 21:53, 12 May 2011 (UTC)
    • Jo, o problema é que, como eu havia comentado, algumas publicações (aparentemente) não estão disponíveis em lugar nenhum da internet -- e tampouco possuem uma referência bibliográfica universal (como um número de ISBN, por exemplo), que permita que pessoas as consultem. Tratam-se de documentos públicos (portanto de livre consulta e sem proteção de direitos autorais, porque a legislação brasileira confere esta concessão), porém a autoridade pública que expediu aquelas publicações não as disponibilizou na internet, embora elas sejam públicas e ostensivas. Daí a necessidade de eu fazer upload delas para algum domínio da internet, got it?  
      Mas eu não havia parado para pensar nos outros projetos (principalmente porque não participo deles. Eu contribuo basicamente só com os projetos Wikipédia e o Wikcionário). Vou dar uma olhada naqueles projetos, acho (imagino) que o tal do Wikisource será a solução. Obrigado pela dica!  
      Sampayu msg 22:15, 12 May 2011 (UTC)
      • Eu não estou certo que o wikisource seja o sítio apropriado para meter PDFs, pois pelo que percebo aquilo é para texto em domínio público, mas em formato wiki, e não para os documentos em si. No entanto já vi por lá pautas de música, por vezes repetidas aqui, por isso creio que não há um limite claro entre o que cabe num lado e o que cabe noutro. Por outro lado, tenho visto muitas vezes PDFs em domínio público carregados aqui sem qualquer problema, pelo que presumo que este seja o local apropriado para esse tipo de formato. Em relação ao impedimento de alterar o conteúdo, creio que isso não afecta o estadp de free do documento. Os símbolos municipais brasileiros, bandeiras e brasões, por exemplo, também não podem ser desvirtuados, e nem por isso deixam de estar em domínio público. Apenas é necessário escolher a licença apropriada, e caso não exista colocar uma por medida.-- Darwin Ahoy! 19:44, 21 May 2011 (UTC)
  • O problema não é estar no formato pdf, doc ou HTML(o wiki é um tipo de HTML), é muito fácil transformar um no outro, inclusive o pdf, o problema é que o material proposto pelo Sampayu é um texto, não uma imagem, e textos vão melhor no Wikisource e imagens vão melhor aqui no Commons, só isso.Jo Lorib (talk) 00:28, 22 May 2011 (UTC)
Tanto quanto sei, não existe qualquer impedimento, restrição ou sequer recomendação em relação ao carregamento de PDFs de texto aqui. A diferença entre o Commons e o Wikisource reside principalmente no primeiro ser um repositório central, enquanto que o segundo é um projecto regional e direccionado para um idioma. Eu diria que se há uma boa probabilidade desse ficheiro ser usado fora da comunidade lusófona, ele deve ser carregado aqui também, além do wikisource.-- Darwin Ahoy! 00:59, 22 May 2011 (UTC)

O anúncio de que todos estavam à espera!

(*knock knock*) Viva!

Vocês já devem ter ouvido falar deste projecto incrível, o Wiki Loves Monuments <http://wikilovesmonuments.eu/>. É um concurso pan-Europeu, destinado à recolha de fotografias de todos os monumentos em mais de dez países, desde Portugal à Estónia!

O concurso vai ter início entre 1 de Setembro e 30 de Setembro, coincidindo com as celebrações dos Dias do Património Europeu.

As regras são simples. Vocês tiram as fotos, transferem-nas em Setembro para o Wikimedia Commons, e habilitam-se a ganhar um prémio. Ou mesmo vários prémios! E não só: as melhores dez fotografias de cada país serão também candidatas ao concurso Europeu.

O projecto conta já com o apoio de várias organizações europeias, incluindo o Conselho da Europa, bem como instituições locais e capítulos Wikimedia. Ainda estamos à procura de parceiros -- se tiverem ideias partilha-as connosco!

Assim sendo, caros Wikipedistas entusiastas do Património, espalhem a palavra para as vossas famílias e amigos! Lembrem-se disto durante as vossas férias! Visitem os monumentos e não se esqueçam de levar a câmera convosco!

Enquanto tiram fotografias, estaremos a fazer o nosso melhor para tornar a participação de todos mais fácil, pelo que não deixem de consultar Commons:Wiki Loves Monuments 2011 para mais informações sobre como ajudar!

Lusitana (talk) 10:46, 18 May 2011 (UTC)

Hmm... Eu tenho andado entretido a fotografar tudo quanto é coisa antiga aqui na terrinha, e inclusive estou a tentar uma espécie de protocolo com a Câmara Municipal daqui para poder carregar o espólio de fotos antigas deles aqui no Commons. No Arquivo Municipal de Loures foram extremamente gentis, e dispuseram-se a fornecer o material que necessitássemos, como plantas de edifícios, mapas e outra documentação. Mas só em Setembro é que o carregamento dá brinde? :S Acho que não tenho paciência para esperar por isso... É que são milhares de fotos que tenho aqui para geolocalizar, descrever e carregar, só contando as da minha autoria... :S -- Darwin Ahoy! 19:37, 21 May 2011 (UTC) Lusitana, se por acaso falares com o Nuno, diz-lhe que estou em contacto com a Câmara de Loures, e que eles manifestaram bastante entusiasmo em participar no projecto.

Ex plataf

Encontrei um possível caso de violação dos direitos de autor, mas que não consigo provar. O utilizador Xfparreira colocou na Wikimédia vários ficheiros de imagem, que consegui provar que foram retirados - a maior parte já foram marcados e eliminados. Só falta um, o Ex_plataf.JPG. Uma vez que todas as outras imagens do utilizador foram retiradas de fontes não livres, e mesmo pelas características desta imagem, dá-me uma suspeita bem grande que esta imagem foi retirada de algum lado; infelizmente, não consigo encontrar a original nas páginas da Internet, nem nos documentos online. Assim, não consigo provar, mas continuo a acreditar que esta imagem foi retirada de algures, e não criada pelo utilizador Xfparreira. Por favor, digam-me o que se deve fazer nestes casos. Ajpvalente (talk) 14:25, 18 May 2011 (UTC)

Dúvida

Essa imagem está em domínio público, como podem ver.Criei um SVG dessa mesma imagem.O SVG, eu tenho que colocar que é de minha autoria ({{Own}}) ou então devo colocar como derivada dessa imagem? Agradecerei pelos esclarecimentos. Pedroca cerebral Talk-Up 22:28, 30 May 2011 (UTC)

Mais rápido que o Flash, hehe.Então devo colocar esse SVG em domínio público, isso? Pedroca cerebral Talk-Up 22:35, 30 May 2011 (UTC)

Apagar categoria

Estação Dedoro, está errada, é Estação Deodoro. Já movi pra correta, mas não sei como apagar, alguém poderia por favor apagar essa aí? Leandro Rocha (talk) 15:10, 2 June 2011 (UTC)

Podes meter-lhe um {{Speedy}} como num ficheiro, funciona igual.-- Darwin Ahoy! 15:33, 2 June 2011 (UTC)
Ok valeu, feito. Leandro Rocha (talk) 02:42, 3 June 2011 (UTC)

Outra dúvida

Esse ficheiro e esse não entram no limiar da originalidade, já que é só letras e formas geométricas?Obrigado quem responder. Pedroca cerebral Talk-Up 22:03, 4 June 2011 (UTC)

Penso que não, pois incluem efeitos 3D, e nesses casos geralmente o logo é considerado como elegível para copyright.-- Darwin Ahoy! 19:46, 6 June 2011 (UTC)

Quase certo ser VDA. Fonte google, autor é o usuário. Só pq está no Flick pode ficar no commons? Rjclaudio (talk) 16:25, 3 June 2011 (UTC)

Se houver suspeita da conta do Flickr estar a ser usada para "lavagem de licenças" não pode, não. Vou ver o que se passa com essa imagem e já te digo alguma coisa.-- Darwin Ahoy! 16:32, 3 June 2011 (UTC)
Mandei para eliminação por copyvio, se perceberes por lá que ele continua a carregar este tipo de material, avisa, ok? -- Darwin Ahoy! 16:39, 3 June 2011 (UTC)
Este já não chateia por uns tempos. O Mattbuck acabou de bloquea-lo por um mês. ;)-- Darwin Ahoy! 16:56, 3 June 2011 (UTC)
outro copyvio. Hyju (talk) 03:30, 8 June 2011 (UTC)
  Done, marcado como copyvio, será apagado em breve.-- Darwin Ahoy! 12:03, 8 June 2011 (UTC)

Repositório do Commons

Bom dia. É meu primeiro dia aqui na Wikimedia Commons e estou com bastantes dúvidas, algumas já consegui sana-las nas 'perguntas frequentes' e outros locais, mais ainda tenho umas várias dúvidas: o repositório (base de dados) de todos os conteúdos do Commons é unificado ou é (são) independente(s) (igual as Wikipédias de cada idioma )? Questiono isso porque estou traduzindo este artigo (um álbum de música) baseando-me nos artigos em espanhol e inglês, e vi que no artigo em inglês é utilizado a imagem da capa do CD, porém esta imagem não se encontra aqui no Commons. O que preciso fazer para carregar e utilizar a imagem do artigo em inglês? Roger Otoni (talk) 14:37, 13 June 2011 (UTC)

Olá Roger, esse artigo da wiki-en está ilustrado com uma imagem sem licença de utilização livre, e sob uma lógica fair use, e como tal o seu carregamento está vedado no Commons, que apenas aceita conteúdo livre. Para suprimir os problemas causados por esta limitação na ilustração dos artigos, vários projectos permitem o carregamento local de conteúdo, sujeito a regras e restrições próprias, como é o caso da wiki-en com o fair-use e da wiki-pt com as suas próprias regras, mais restritas que a wiki-en. No caso em apreço, recomendo que carregues a imagem da wiki-en localmente na wiki-pt seguindo a mesma lógica de uso da wiki-en, que no caso coincide com as regras da wiki-pt (o que nem sempre é verdade).
Como nota final, convém referir que devido a estes carregamentos locais muito conteúdo livre está neste momento disperso pelos vários projectos wikimedia, em particular várias wikipédias, pelo que encontrarás milhares de imagens livres que neste momento só estão acessíveis na wiki-en, por exemplo. Esse conteúdo pode e deve ser transferido aqui para o Commons, usando esta ferramenta, por exemplo, de modo a que possa ser acessível a todos. Claro que isto não se aplica ao conteúdo de utilização restrita, como já ficou dito atrás.-- Darwin Ahoy! 16:37, 13 June 2011 (UTC)

Pergunta besta

Qual é a diferença entre GFDL e cc-by-sa?Não vejo nenhuma diferença visível entre os dois.Sempre coloco cc-by-sa sem o GFDL.O que seria melhor, sendo que quero apenas que nas minhas imagens, cite a autoria e que distribua sob a mesma licença? Pedroca cerebral Talk-Up 00:11, 15 June 2011 (UTC)

Há uma tabela de comparação no meta:Licensing update/License comparison. Helder 13:02, 15 June 2011 (UTC)
  • Na essência ambas permitem o uso livre e são provenientes de movimentos que visam facilitar o compartilhamento, a diferença é de formatos e particularidades jurídicas, o GFDL é melhor para software, o CC é mais adaptado a imagens e textos. Quando a Wikipédia começou, há dez anos, acho que ainda não se falava muito em pt:Creative Commons e não havia opção, hoje em dia para o nosso material a CC é melhor, então a Fundação Wikimedia, o pt:Richard Stallman e o pessoal do Commons se reuniram, fizeram um acordo e toparam mudar em junho de 2009. Use só CCby(by Pedroca)SA(share alike=redistribuir pela mesma licença e trabalho derivado)3.0.Jo Lorib (talk) 15:44, 15 June 2011 (UTC)
  • Uma das razões que faz com que a GFDL seja desaconselhada em imagens é a obrigatoriedade de fazer acompanhar cada reprodução por um cópia integral da licença, o que não é nada prático. Evita usar a GDFL nessas situações.-- Darwin Ahoy! 02:17, 21 June 2011 (UTC)

Fanart

estou com dúvidas em relação a essas imagens:

Hyju (talk) 22:48, 20 June 2011 (UTC)

Creio que nenhuma delas é problemática. A primeira já foi inclusive enviada para eliminação (por ti próprio) e foi aprovada, a segunda contem a aplicação de uma ideia, mas o trabalho em si é original.-- Darwin Ahoy! 02:14, 21 June 2011 (UTC)

Bots

como faço para conseguir bots como esses:User:File Upload Bot (Magnus Manske) e User:Bayo/Newpages CVG Commons (só que usando a Category:Comics). Hyju (talk) 03:06, 22 June 2011 (UTC)

anexar imagens em jpg

Estou abrindo uma pagina na wikipédia sobre meu pai que era artista plastico e faleceu em 1980, como tenho jormais e revistas da epoca e declarações da Camera Municipal de Juiz de Fora e de outras Cidades, bem como livros sobre pintores brasileiros em que ele é citado e gostaria de saber como devo anexar essa documentação já que a mesma se encontra como fotos jpg. A minha intenção e primeiramente de comprovar com dados confiaveis o conteudo da pagina e segundo para comprovar o que está escrito na pagina e também para não ser eliminada como foi das outras vezes que tentei construir a pagina. grato Amacarvalho

  • Me parece que trazer essas imagens ao Commons configuraria Violação de Direito Autoral, se esses livros e revistas não estiverem em domínio público. Não sei se este é o método correto de manipular fontes, poderia ter citado diretamente o livro, jornal ou revista (nome, editora, número, página). As fontes são muito obscuras?Jo Lorib (talk) 16:57, 24 June 2011 (UTC)


Me parece que é a única forma da página sobre meu pai que era artista plástico, não seja removida, já que construi várias vezes, mencionando referencias do livro, jornal ou revista com nome, editora, número, página e mesmo assim a página foram removidas, como alguns exemplo *Jornal O Globo dia 2-5-72 - 3ªFeira Pag 4 ou Jornal Diario Mercantil de Juiz de Fora Domingo 12-11-78 Pag.11 ou ainda Jornal Diario da Região de São José do Rio Preto Domingo 27 de junho de 1976ou então Jornal do Brasil 12/07/1978 quarta feira caderno B pagina 6 ou Jornal Diário da Noite S.P. 8/10/1966 1º caderno pag 10, ou ... . Minha última tentativa é de mostrar através da imagem escaniada das revistas e jornais que ainda possua, além das páginas também escaniadas dos livros em que ele é citado, que não é nenhuma brincadeira que estou tentando fazer, minha única intenção e preservar e perpetuar a imagem dele como Artista Plastico/Pintor como inúmeros de seus amigos, também pintores, já o fizeram, abrindo suas respectivas paginas na wikipédia. Desta forma não vejo como Violação de Direito Autoral, já que os jornais, revistas são referentes exclusivamente as reportagens e citações em que o meu pai era o protagonista. Mas como você mesmo menciona" As fontes são muito obscuras?" Me parece que a boa vontade do adminstrador em pelo menos checar as informações referenciadas nas outras vezes que tentei abrir uma página aqui e que foi eliminada, evitaria de tentar pela última vez, mostrar através das imagens que meu pai foi na decada de 60 e 70, bem conhecido, tendo nesse periodo participado de inúmeras reportagens e citações tanto nos jornis de Juiz de Fora, sua cidade Natal, bem com Rio de Janeiro, São Paulo e Minas. Os administradores da wikipédia são muito obscuros? AmaCarvalho 16:12, 25 June 2011

  • O pior modo de conseguir ajuda é agredindo quem tenta ajudar. O WikimédiaCommons é um repositório de mídias livres, as fontes que indicou estão cobertas por direitos autorais vigentes e não podem ser carregadas aqui, lamento.Jo Lorib (talk) 01:24, 26 June 2011 (UTC)

Não vejo agressão nenhuma, em primeiro lugar porque revistas e jornais são de domonio público, segundo só a verdade agride, estou tentando colocar uma pagina desde 2007, e é sempre colocada para eliminação logo após ser editada, sem um mínimo de respeito, sem uma verificação de dados, enquanto que outras paginas sem qualquer conteudo, falando por exemplo da comquinta do tri pelo santos é logo vinculada, é ou não é obscuros? Não sei se é vc que faz essa eliminação, entretanto alguem o faz de forma leviana e sem criterio. AmaCarvalho 00:15 Horario de Brasilia, 26 June 2011

Olá Amacarvalho. Vamos por partes:
1 - Creio que está mal informada sobre o que é domínio público. Uma publicação dos anos 60 ou 70 jamais poderá estar em domínio público automaticamente. O carregmento desse material aqui constituiria violação de direitos autorais, como informou o Jo Lorib;
2 - Compreendo perfeitamente a sua vontade de demonstrar com documentação aquilo que afirma. Teoricamente isso nem deveria ser necessário, e bastaria citar o material, mas infelizmente alguns usuários têm tendência a pensar que tudo o que não tem link na web e que não pode ser confirmado sem levantar o rabo da cadeira e ir a uma biblioteca, não existe. Se o seu desejo é mostrar essa documentação a quem duvida dela, pode usar serviços como o imageshack para carregar as imagens, mas não o pode fazer aqui pois só aceitamos material com licença livre.
3 - Se quiser, diga qual o nome do artigo que tem sido sempre eliminado na wiki-pt, que eu vejo qual o problema dele. Este não é propriamente o lugar certo para discutir isso, mas posso informa-la na sua discussão, se tem conta de usuário cá.
4 - Caso queira carregar aqui imagens dos trabalhos do seu pai, certifique-se que é a detentora dos direitos autorais, e envie a permissão de publicação segundo o exposto em COM:OTRS.
Espero ter sido de algum ajuda, -- Darwin Ahoy! 11:09, 26 June 2011 (UTC)

Bom dia DarwIn, Agradeço a sua intenção de me ajudar, e me desculpe pelo desabafo, pois estava muito triste por não conseguir colocar a página do meu pai na Wikipédia. O nome do arquivo que foi por ultimo eliminado era Renato de Almeida, lá constava como fontes de referencia todas as publicações sobre ele que eu possuo, entretanto se isso não for suficiente, posso complementar com folders de algumas exposições feitas por ele ou, anexar fotos ou o que você achar necessário para esta comprovação. Inclusive posso anexar fotos de quadros dele que são de minha propriedade. A intenção de colocar as imagens das publicações era somente para comprovar o que estava descrito na pagina e evitar a eliminação da mesma. Caso não haja necessidade desta comprovação, não colocarei as imagens para não violar os direitos autorais. Desde já lhe fico grata pela sua boa vontade. Aguardo novas orientações. AmaCarvalho 15:03 Horario de Brasilia, 26 June 2011

Ama, como este não é o projecto próprio para falarmos disto, vou tentar ser sucinto: Vi que desde 2007 este artigo tem vindo a ser criado na wiki-pt. Das outras vezes foi apagado porque aparentemente era cópia de um site. Se esse site era seu, podia ter evitado isso enviando uma permissão para COM:OTRS (mas o da wiki-pt), o que suponho que não sabia. Desta vez os problemas, pelo que vi, eram a má formatação, o que é compreensível, e partes do texto bastante parciais (o que é natural, pois estava a escrever sobre o seu pai, e por isso mesmo recomenda-se um cuidado redobrado com a parcialidade a quem está próximo da figura do biografado). Creio que resolvi esses problemas, compare o artigo que fez com a minha versão para perceber onde eles estavam.
Quanto a mim não precisa de colocar prova de fonte nenhuma aqui no Commons, um princípio básico da Wikipédia é a confiança e a assumpção de boa fé. De resto, nem o poderia fazer, pois a colocação dessas fontes seria violação de direitos autorais. Se puder, agradeço que melhore o artigo acrescentando informação das publicações que refere, seguidas da respectiva fonte, e colocando fonte no resto do texto (especialmente para os prémios e homenagens).
Se lhe for possível colocar fotos de alguns dos trabalhos da autoria do seu pai aqui no Commons por forma a ilustrar o artigo, isso seria excelente. Devo informa-la, no entanto, que isso implica publicar essas obras com uma licença livre (à sua escolha) que permite o uso comercial das mesmas por terceiros. Dependendo da licença que escolher, a obrigação de citar a autoria das obras e preservar a mesma licença em usos posteriores fica salvaguardada. Se tiver alguma dúvida sobre o artigo, sinta-se livre para me contactar na minha página de discussão da Wikipédia lusófona.-- Darwin Ahoy! 20:48, 26 June 2011 (UTC)

Boa noite, DarwIn Olhei a pagina, e te agradeço muito por formatar para mim, ficou otimo! Vou providenciar as fotos dos quadros dele. Obrigada mais uma vez pela sua boa vontade e gentileza. AmaCarvalho 19:37 Horario de Brasilia, 26 June 2011

Não tem que agradecer, foi um prazer. Se tiver qualquer dúvida ou problema com o upload das imagens pode contactar-me na minha discussão aqui do Commons (ou aqui na Esplanada, como preferir).-- Darwin Ahoy! 04:41, 28 June 2011 (UTC)

Uploading from IPad

Hi, is there a way to upload images from iPad to commons? Thanks,--Nevinho (talk) 19:14, 26 June 2011 (UTC)

Good evening sir, I feel it's my uttermost obligation to inform you that there is not the least need to use His Majesty the Queen idiom on this board, pelo que pode perguntar em português à sua vontade. Mas infelizmente não faço ideia qual a resposta à sua pergunta, e cmo é muito específica, talvez seja melhor tentar o Village Pump (e aí sim, deve perguntar em inglês).-- Darwin Ahoy! 19:54, 26 June 2011 (UTC)

Convite para o referendo sobre o filtro de imagem

A Wikimedia Foundation, sob a direção do Conselho diretivo, organizará uma votação para determinar se membros da comunidade apoiam a criação e uso de um filtro de imagem pessoal opcional, que permitiria a leitores esconder voluntariamente certos tipos de imagens apenas para as próprias contas.

Mais detalhes e material informativo estará disponível em breve. O referendo está agendado para ocorrer de 12 a 27 de agosto deste ano e será conduzido em servidores hospedados por terceiros. Detalhes sobre o referendo, funcionários, requerimentos para o voto e material de suporte serão postados em m:Image filter referendum em breve.

Pelo comitê de coordenação,
Philippe (WMF)
Cbrown1023
Risker
Mardetanha
PeterSymonds
Robert Harris

Se é uma coisa realmente opcional, para a própria conta, nem vejo pq alguém poderia ser contra isso. Leandro Rocha (talk) 21:53, 4 July 2011 (UTC)
Existe uma série de problemas com isso, o principal é a forma como a selecção de conteúdo a ser filtrado será feita. Se usarem categorias ou tags, a consequência óbvia é que teremos guerras de edição sobre isso aqui no Commons, e realmente não precisamos desse tipo de situações. Já bastam as guerrinhas que chegam aqui importadas das Wikipedias.-- Darwin Ahoy! 23:35, 4 July 2011 (UTC)
Consegue imaginar um exemplo concreto? Leandro Rocha (talk) 03:56, 5 July 2011 (UTC)
De quê? -- Darwin Ahoy! 05:18, 5 July 2011 (UTC)
De uma guerra de edições por causa de uma coisa que só a pessoa consegue ver, sei la... To tentando imaginar isso ainda, como seria. To perguntando pra vc aqui pq a discussão sobre isso muito provavelmente será em Inglês, e cheio de gírias e expressões idiomáticas, que é pra não ter nem como usar o tradutor do Google, ou seja, a única chance de entender isso direito é aqui. Leandro Rocha (talk) 19:33, 7 July 2011 (UTC)
O problema de fundo não é nem nunca foi o que a pessoa quer ver, mas sim o que não quer que os outros vejam. Desse modo, aquelas seitas americanas que acham que dinossauro é coisa do Diabo vão tentar tabelar esse tipo de conteúdo como potencialmente ofensivo para cristãos. A foto que você tem na sua PU, por exemplo, poderia ser tabelada como obscena por alguém mais puritano. É aí que entram as guerras de edição.-- Darwin Ahoy! 21:04, 7 July 2011 (UTC)

Estado do Rio versus cidade; Of versus in

Faz algum tempo que tenho essa dúvida.

Aqui temos Category:Samba schools of Rio de Janeiro (referente à cidade do Rio), dentro da Category:Samba schools of State of Rio de Janeiro.

Aqui temos a Category:Buses in Rio de Janeiro, por enquanto sem definição quanto a ser uma categoria estadual ou municipal, porém as categorias de Nilópolis e Nova Iguaçu, criadas por mim, na dúvida foram colocadas[6][7] na categoria "Buses in Brazil".

Em relação aos bairros, existe a Category:Neighborhoods in Rio de Janeiro city, dentro da Category:Neighborhoods in Rio de Janeiro.

Ou seja, parece que não há um padrão definido, tem horas que o normal seria "Rio de Janeiro" representar a cidade, tem horas que o padrão seria representar o Estado. Tem horas que o padrão é usar a preposição in e tem horas que o padrão é utilizar o of.

Alguma solução? Leandro Rocha (talk) 19:33, 7 July 2011 (UTC)

O in e o of não tente perceber, isso é coisa que só os gringos sabem e mesmo eles não conseguem explicar. A única solução é ver o que já existe e copiar. Quanto ao estado vs. cidade, geralmente copia-se o uso da wiki-en, mas no caso você pode guiar-se pela wiki-pt também.-- Darwin Ahoy! 21:09, 7 July 2011 (UTC)

Carreguei uma nova versão da imagem acima, mas na página do ficheiro aparece a versão original. Tentei carregar novamente, purgar o navegador, dar um Ctrl+F5, mas não deu certo. Alguém me ajuda? --HélioVL (talk) 15:28, 20 July 2011 (UTC)

Há um problema nos servers, embora aqui eu esteja vendo direito (acho eu). Mas porque você fez aquilo com a imagem? A versão original parece bem melhor, a actual tem as cores demasiado saturadas. Ou é impressão minha?-- Darwin Ahoy! 15:57, 20 July 2011 (UTC)
  • Fui verificar e para mim aparece que a versão atual foi carregada em 12h22min de 20 de Julho de 2011, então acho que já foi resolvido. Eu concordo com o Darwin, parece que foi colorido com aquarela, a anterior parecia melhor.Jo Lorib (talk) 16:04, 20 July 2011 (UTC)

Em meu computador continuo a vizualizar a primeira versão (21h54min de 14 de janeiro de 2011). Quis carregar uma nova pois, pelo menos ao meu ver, a versão original praticamente não tem cor e brilho, se a compararmos com outros ficheiros que mostram arco-íris. --HélioVL (talk) 16:29, 20 July 2011 (UTC)

A versão original está perfeita nos níveis de cores, e não deve ser retocada desse modo, uma vez que efectivamente ficou prejudicada com as alterações, e ainda para mais levou um crop. Se você quer realmente realçar as cores do arco-iris e/ou cortar a imagem, deve carrega-la com um novo nome e como imagem derivada, em vez e sobrepor a versão original. Para mais informação veja Commons:Avoid overwriting images with new uploads.-- Darwin Ahoy! 17:07, 20 July 2011 (UTC)
Mesmo assim essa versão não deve ser carregada sobre esta, pois na prática seria uma falsificação da imagem original, que mostra um arco-iris algo desvanecido (que era mesmo o que estava lá na altura em que a foto foi tirada, muito provavelmente, já que as cores do resto da imagem não apresentam qualquer problema).-- Darwin Ahoy! 17:28, 20 July 2011 (UTC)
Tudo bem, ok. Mantenha na versão original. É que achei a imagem muito "branca" em comparação a outras. --HélioVL (talk) 19:21, 20 July 2011 (UTC)
Não vi as outras, mas esta imagem de facto não parece ter nenhum problema. De qualquer modo se você quiser mesmo colocar a outra versão aqui, pode carrega-la como derivada desta.-- Darwin Ahoy! 19:34, 20 July 2011 (UTC)

Como fazer?

Como eu faço para fazer uploads de imagens do site amazon (Capa de Cd) para wikimedia commons? Ex : [8]. Com a mesma copyright! Alguem poderia me ajudar dando umas dicas. Pablodiego15 (talk) 21:01, 20 July 2011 (UTC)

Não tem como fazer isso aqui, pois só aceitamos conteúdo que esteja publicado com uma licença livre, que não é o caso desse material. No entanto algum desse material pode ser carregado localmente na wiki-pt, com algumas condições. Veja aqui para mais informações.-- Darwin Ahoy! 21:06, 20 July 2011 (UTC)
Como assim esta foto upada da capa do LMFAO não foi upada aqui no Wikimedia Commons? E sim no Wikipédia? Pablodiego15 (talk) 21:36, 20 July 2011 (UTC)
foundation:Resolution:Licensing policy/pt, #1 & #2. --Martin H. (talk) 00:10, 27 July 2011 (UTC)

Vila Lobos

Boa noite, eu quero enviar 2 fotos relacionadas com o artigoVila Lobos mas não se bem como fazer, se alguem me poder ajudar agradeço (Vilalobos (talk) 23:46, 26 July 2011 (UTC))

Leia as páginas básicas de informação. Uma boa ideia seria clicar em "Ajuda" no menu lateral. --MisterSanderson (talk) 17:35, 27 July 2011 (UTC)

penso que já carreguei uma foto mas como sou muito leigo nisto não sei se esta bem ou não digam alguma coisa por favor(Vilalobos (talk) 23:52, 27 July 2011 (UTC))

Você não carregou nada ainda. Por favor, leia as páginas de ajuda do Commons antes de carregar. --MisterSanderson (talk) 02:55, 28 July 2011 (UTC)

Gostava muito de contribuir, mas já li e li e não consigo enviar as fotos, deixo o mail, se poder deixar um formolário como fazer, agradecia e-mail ocultado (Vilalobos (talk) 14:46, 28 July 2011 (UTC))

Não divulgue e-mails. Todas as informações de que você precisa estão nas páginas de ajuda do commons. --MisterSanderson (talk) 18:45, 28 July 2011 (UTC)

Jorge Valdivia

Quero adicionar algumas fotos no artigo, porém eu não sei postá-las, já fui ao Commnons; li os primeiros passos; e tentei postar no Upload, mas não consegui, para conseguir uma licença no Creative Commons fui ao site, adicionei algumas fotos com as informações pedidas, mas na hora de colocar no artigo não se alterava. Já li muitas coisas por aqui, mas não consegui aprender, pedi para alguns usuários postarem para mim, mas nem isso consegui. Achava que era preciso apenas ir até ao Creative Commons e postar a foto, mas tem o OTRS pending, fiquei bem confuso. Como eu posso aprender isso? Minha grande dificuldade está na obteção da licença. Gabriel Prestes Cardoso (talk) 05:24, 31 July 2011 (UTC)

Você não tem que conseguir uma licença, basta liberar o seu trabalho nesta licença. Qual página de ajuda o disse para obtê-la no site do Creative Commons? --MisterSanderson (talk) 01:25, 1 August 2011 (UTC)
Fui até a página Upload, lá cliquei na opção É uma obra de outra origem, e fui postar a foto, e me atrapalhei na parte de permissão e licença, ai fui ler alguns artigos aí vi que tinha que ir até o Creative Commons, mais quais páginas eu já não sei. Mais como eu conseguirei postar? Gabriel Prestes Cardoso (talk) 02:26, 1 August 2011 (UTC)
Se for trabalho próprio seu, basta carregar e selecionar a licença. Não precisa ir no Creative Commons. --MisterSanderson (talk) 14:05, 1 August 2011 (UTC)
O que devo colocar em 'Fonte de origem'? Gabriel Prestes Cardoso (talk) 23:38, 1 August 2011 (UTC)
Eu consegui postar algumas fotos, porém eu não adicionei a categoria. Como eu faço para adicionar a categoria na foto já postada? Gabriel Prestes Cardoso (talk) 22:57, 6 August 2011 (UTC)
Leia as páginas de ajuda. Por exemplo, w:Ajuda:Categoria... --MisterSanderson (talk) 02:49, 7 August 2011 (UTC)

Imagem: Nelsinho Piquet NASCAR.jpg

Um usuário denunciou minha imagem como protegida por Copyright porém a imagem foi tirada por mim na camera sony 12.1 mpx quando estive nos Estados Unidos acompanhando a NASCAR. Eu coloquei a imagem pra poder atualizar a página Nelsinho Piquet no wikipedia pois a imagem antiga era com ele na F1. Como faço pra provar que a imagem é minha e poder utiliza-la no wikipedia? Qualquer um pode denunciar e vocês nem verificam, simplesmente tiram do ar a imagem?— Preceding unsigned comment added by Liviacastrioto (talk • contribs) 14h04min of 16 august 2011 (UTC)

Você leu as páginas de ajuda e introdução antes de realizar o carregamento? --MisterSanderson (talk) 16:23, 16 August 2011 (UTC)

Fotos de usuária removidas

Reparem na User talk:Nataliasubtil, diversas imagens foram marcadas para eliminação por suposta falta de indicação da autoria, e portanto VDA. Porém quem tiver acesso ao conteúdo eliminado poderá ver que na verdade a garota que carregou é a dona dos trabalhos, e portanto, pode doá-los para o Commons, como de fato fez. Peço restauro destas fotos. Leandro Rocha (talk) 16:11, 4 August 2011 (UTC)

Quem garante que ela é dona? Mesmo se for (o que definitivamente não é o caso para uma das imagens) o procedimento não é esse, como os arquivos já foram eliminados por VDA a permissão deve ser enviada via OTRS. Por fim, não entendi o estadalhaço, já que as imagens foram carregadas para uma biografia sem relevo enciclopédico que deve ser eliminada da pt.wiki em breve. --viniciusmc (talk) 16:33, 7 August 2011 (UTC)
Peraí Vinícius, como assim quem garante que ela é a dona?? Quem garante que eu sou o dono de todas essas imagens [9], o que o Junius é o dono dessas [10]? Ou o Bianez é dono dessas[11]? Até onde eu sei o Commons se baseia na boa-fé e na auto-declaração de autoria, claro que exisem programas pra detectar em muitos casos, o Darwin é que sabe explicar isso melhor. Claro também que em alguns casos é possível detectar que a declaração é mentira, diria até que na maioria dos casos... Mas nesse caso específico não há nada que se duvidar sobre a validade dessa auto declaração, inclusive isso foi objeto de indagação e aconslhamento no seu pedido de eliminador. O fato da pessoa ser não notória não quer dizer que as fotos dela não sejam pertinentes ao commons, os escopos dos projetos são diferentes. Não se pode concluir que a auto declaração sobre a foto no commons é inválida pq a pessoa criou um artigo para BSRE na Wikipédia. Espero que todos gastem um pouco de seu tempo nessa discussão pq a questão é séria. Leandro Rocha (talk) 01:39, 18 August 2011 (UTC)
A reposta do Vini não foi das mais pacientes, mas vamos lá: é claro que se assume a boa fé de quem carrega as fotos, a menos que haja motivos para desconfiança. Fotos carregadas com máquinas diferentes; fotos em miniatura; fotos de qualidade sem metadados; fotos de pessoas famosas carregadas por usuários recém registrados.... Se não estou enganado, eu cheguei a ver uma ou outra foto dessa usuária, que incluía ela mesma na foto, o que levava a crer que a foto havia sido batida por terceiros -- o que em geral já é motivo solicitar autorização por OTRS. Quando de contas com nomes de pessoas públicas, ou quando o metadado aponta uma pessoa mas o username é diferente, é costume solicitar permissão via OTRS para confirmação de que se trata da pessoa em si, e não de alguém se passando por ela (vide User talk:MichaelPhelpsFoundation para exemplo). De todo modo, pode-se pedir a algum administrador que confirme o que eu disse acima (da foto ter sido batida por terceiros). Então, se confirmada a informação, ainda assim precisaremos do e-mail confirmando o fotógrafo e de que ele concorda em liberar o trabalho com alguma licença livre. A rigor. não importa quem carregou a foto (a própria pessoa, fã, pessoal de marketing, etc); o importante é conhecer o autor da image e obter dele uma licença livre para as fotos. Giro720 (talk) 07:05, 20 August 2011 (UTC)

File:Beyonce NYC.jpg

Colocaram uma tag de eliminação rápida em http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Beyonce_NYC.jpg Mas o motivo não procede já que a permissão já foi enviada para a OTRS. O que devo fazer? Obrigado. Jonathas Davi (talk) 01:42, 20 August 2011 (UTC)

Qual o ticket (número) do OTRS que lhe foi enviado? Por vezes o assunto não foi analisado e é possível que você tenha recebido apenas a mensagem automática. Outra coisa: você conseguiu a autorização do Claudio Mariotto para utilizar a imagem? Giro720 (talk) 06:38, 20 August 2011 (UTC)

Renomear foto

Na pressa, coloquei File:Lago de Maro Leitão2.jpg, quando na verdade era Mato Leitão2. Alguém pode renomear? E já aproveitando, onde posso pedir a renomeação? Pedroca cerebral Talk-Up 14:20, 23 August 2011 (UTC)

  • Não dá para mover imagens. Apenas recarregue o arquivo com o nome correto e peça para que o arquivo anterior seja apagado, colocando um aviso na página de descrição do arquivo antigo, como por exemplo: {{badname|Image:Mato Leitão2.jpeg}}.Jo Lorib (talk) 16:34, 23 August 2011 (UTC)
Sim, antes não existia a renomeação de arquivos/ficheiros, mas agora isso é possível xP. Você só precisa adicionar na página {{rename|Mato Leitão2.jpeg|reason for new name}}, que algum dos usuários com tal privilégio fará essa alteração. Giro720 (talk) 20:32, 23 August 2011 (UTC)

No final sim xP. Mas parece que após o ficheiro ser movido, o "redirect" funciona efetivamente, mesmo que se use na wiki o nome antigo da imagem. Creio que eles passam um bot atualizando o nome do ficheiro posteriormente. Essa é a única diferença. Giro720 (talk) 03:48, 31 August 2011 (UTC)

Logo da Desciclopédia

Eu queria carregar o Novo Logo da Desciclopédia mas não sei qual licença é a correta, o Logo é esse: Wiki.png. nos registros de eliminação do arquido foi apagado por Violação de Copywrong como eu faço pra carregar o arquivo? sem violação de Copywrong, alem de ter afetado as páginas afluentes afetou também o Artigo sobre a Desciclopédia.
Alysson Zero (talk) 15:21, 27 August 2011 (UTC)

  • Não pode carregar este logo no Commons pois nas páginas da Desciclopédia a licença indicada é CC2.5 SA NC, aqui não aceitamos imagens com restrição NC (Não comercial). Jo Lorib (talk) 20:27, 27 August 2011 (UTC)
Alysson, o que você pode fazer é encontrar o autor da última versão do logo e pedir para ele escreva uma autorização liberando o arquivo com uma licença Commons Creative compatível, como foi feito aqui para o logo da Uncyclopedia. Giro720 (talk) 03:55, 31 August 2011 (UTC)

pontes de berlim

a pesquisa do site permite a visualização de todas as pontes de berlim? a minha sugestão é associar a cada ponte o mapa de localização. e se possivel juntar alguns dados históricos em relação a cada uma delas


Wiki Loves Monuments - Portugal

Olá, como já muitos devem ter reparado, o Wiki Loves Monuments 2011 já começou e vai estar aberto até ao fim do mês de Setembro de 2011. Estão todos convidados a participar com fotografias de monumentos europeus. Vejam mais detalhes em www.wikilovesmonuments.eu, ou caso só estejam interessados em Portugal, www.wikilovesmonuments.org.pt. Também podem ir directamente a Commons:Wiki Loves Monuments upload, caso já saibam o número de identificação do monumento.

Vinha também pedir ajuda na verificação das imagens entradas a concurso. O Nuno Tavares desenvolveu umas ferramentas que ajudam na manutenção. Basta irem a Special:Preferences#preftab-1 e colar o texto presente em User:GoEThe/common.css no vosso common.css (funciona com as skins Monobook e vector, pelo menos). Depois, basta escolher uma das fotografias em Category:Images from Wiki Loves Monuments 2011 in Portugal in need of revision. Em baixo da página aparece uma predefinição com o símbolo do IGESPAR com o número de identificação. Se tudo estiver correcto, deve aparecer do lado direito um link que diz review. Se carregarem ali, irão dar a uma página que dará sugestões sobre o que incluir na página e se é necessário criar uma categoria, o texto a incluir na categoria. Após verificarem a imagem coloquem |yes ou |reviewed=yes dentro da predefinição {{WLP-PT}}. GoEThe (talk) 11:47, 6 September 2011 (UTC)

Foto removida de uma biografia

Olá! Fiz a biografia do Sweller http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Sweller ,traduzindo a versão inglesa, e ilustrei-a com uma foto retirada da Universidade onde trabalha http://education.arts.unsw.edu.au/staff/john-sweller-726.html Referi isso na discussão, mas responderam que faltava uma sigla qualquer do Governo dos EUA e apagaram a imagem John_Sweller.jpg. Posso fazer alguma coisa para repor a foto na biografia?

Provavelmente foi eliminado por não haver uma licença livre. A página na Universidade comenta que há tanto conteúdo livro como protegido por direitos de autor, mas não é possível obter informações sobre tal a imagem do professor. Na internet, também não consegui encontrar nenhuma imagem livre. Sugiro que você tente entrar em contato com o Sr. Sweller e solicitar que ele libere uma imagem dele, se possível com uma licença Creative Commons (para que seja possível carregá-la aqui). Giro720 (talk) 22:19, 14 September 2011 (UTC)

Rodar fotos carregadas

Boa tarde. Fiz o upload de algumas fotos para o Wiki Loves Monuments, no entanto esqueci-me de rodar as fotos antes de as enviar. Há forma de as rodar para a posição correcta sem ter de apagar as fotografias, ou vou ter de pedir a eliminação e enviar as fotos correctamente rodadas a partir do meu PC? Obrigada. --Celia Ascenso (talk) 13:33, 12 September 2011 (UTC)

Pode incluir a predefinição {{Rotate}}. Veja as instruções no link. GoEThe (talk) 13:42, 12 September 2011 (UTC)

obrigada, ficou correcto --Celia Ascenso (talk) 13:20, 14 September 2011 (UTC)

Criação de Categorias

Estive a acrescentar umas categorias nesta categoria: http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Pillories_in_Portugal

Foram os pelourinhos de Maiorga, Alpedriz e Aljubarrota. O problema é que no índice, em vez de irem para os seus lugares por ordem alfabética, foram tratados como começando pela letra P e não pela letra do nome da terra. O que fiz de errado na criação de categorias? Quero criar mais, mas queria fazê-lo logo correctamente. --Celia Ascenso (talk) 10:41, 14 September 2011 (UTC)

Quando fores adicionar a categoria, adicione do seguinte modo: [[Category:Pillories in Portugal|Maiorga]] (ou trocando Maiorga pelo lugar correspodente. Assim, a categoria será ordenada pela palavra que se encontra após o | (no caso Maiorga). Outra opção, particularmente útil quando categoria ou o ficheiro possuir muitas categorias, pode-se simplesmente adicionar {{DEFAULTSORT:Maiorga}} antes de todas as categorias, que o efeito será o mesmo. Giro720 (talk) 14:47, 14 September 2011 (UTC)

Obrigada pela ajuda, isso já resolve e posso criar correctamente daqui para a frente.--Celia Ascenso (talk) 20:25, 14 September 2011 (UTC)

Nome do Ficheiro

Olá ;

Fui informado recentemente que deveria utilizar como nome do ficheiro uma descrição exacta da fotografia. A pergunta é:

Pode-se utilizar uma grafia correcta, isto é utilizar, símbolos ou acentos gráficos?: Por exemplo deve-se escrever São Nicolau ou Sao Nicolau. Há software que não aceita nomes de ficheiros com o (Til)~. Como ainda não tenho muita experiência da utilização no WIKIPÉDIA agradecia resposta para o meu e-mail

Obrigado. António Amen

Olá António. Pode sim, não há qualquer limitação em relação ao nome dos ficheiros (que permite inclusive caracteres não latinos, como o alfabeto chinês ou árabe). O que se pede é apenas que o nome facilite permita se encontrar a imagem facilmente por algum sistema de busca (tanto o do Commons/Wikipédia quanto ao do Google), mas pelo vejo, você já está a seguir essa orientação (o problema é que algumas pessoas costumam carregar imagens como DSC100012.jpg, que não traz informação sobre a foto...). Giro720 (talk) 19:20, 23 September 2011 (UTC)

Como editar um Comment ou o {{Information file?

Hi, recebi msg de wiki@wikimedia.org pedindo para modificar uma categoria que não existia. Fi-lo mas em 'Comment' de 'File history' continua com a antiga categoria? Como editar o 'Comment' ou então como aceder ao ficheiro {{Information |Description .... Obrigado Pintopc (talk) 21:36, 23 September 2011 (UTC)

Licença

Olá Boa tarde, tenho uma duvida sobre qual licença atribuir para um upload de logo de uso restrito, apenas para um determinado artigo do Wikipédia, qual devo utilizar ? obrigado. --Daniel.Vitor1 (talk) 19:45, 24 September 2011 (UTC)

Se o logo for de fato de uso restrito, você deve carregá-lo na Wikipédia, e não no Commons. Na wikipédia não há marcações de licença, pois o conteúdo de uso restrito tem todos os direitos autorais reservados pelo seu autor, não sendo possível fazer outro uso que não seja o educativo. Giro720 (talk) 19:54, 24 September 2011 (UTC)

Erro desconhecido

Olá;

Hoje, durante já mais de 1 hora tenho tentado inserir novas fotos, sobre Pousadas de Portugal, mas não consigo fazer o upload das mesmas. Os ficheiros são do mesmo tipo de todas as fotos que já enviei. Já reabri varias vezes o wizard de carregamento, mas mesmo assim nada. Não sei se o problema é meu ou se há algum problema de momento. Agradecia uma informação sobre este assunto.

Muito obrigado António Amen

Eu qual momento do Wizard deixa de funcionar? Ele ao menos abre e pede para selecionar a imagem? Uma outra alternativa, enquanto não se descobre o problema com o Wizard, é carregar as imagens usando o sistema antigo: Special:Upload. Giro720 (talk) 20:52, 26 September 2011 (UTC)

Identificação de Monumentos

Em relação à ultima revisão das minhas entradas, recebi uma mensagem vossa de Nelson Teixeira dizendo que o ID da minha fotografia não era válido. Estranho pois foram inseridas 3 fotos com o mesmo ID e nas outras não houve problema, como podem ver o ID é 70510, tal como obtive na pagina de identificação de monumentos: Dados da fotografia no wikilovemonuments - segue em baixo

Português: Guimarães - Padrão Comemorativo da Batalha do Salado ou Padrão da Nossa Senhora da Vitória Este edifício foi carregado no âmbito do Wiki Loves Monuments com o número de identificação 70510. English | Português | Português do Brasil | +/− Data

25 de Agosto de 2010 Origem

Obra do próprio Autor

Aoamen Permissão (Reutilizar este ficheiro)

Ver abaixo. Dados na consulta do ID.

1 70510 Guimarães Oliveira do Castelo Padrão Comemorativo da Batalha do Salado ou Padrão de Nossa Senhora da Vitória [1] [2] Padrão

Como podem ver o ID está certo.

Peço desculpa se o canal de resposta não é este mas ainda não entendi bem como responder às questões que me colocam sem sem por esta via.

Aproveito para solicitar, que o nome que deve ser posto como autor das fotos não é Aoamen, mas sim António Amen. Quando iniciei a colocação das fotos fiz este pedido que foi solucionado, mas reparo agora que as fotos estão com o nome de Aomen e não de António Amen.

Muito obrigado e fico a aguardar as vossas noticias António Amen

O id da imagem já foi corrigido, como pode ser visto aqui (esta é a página que apresenta a diferença entre a edição anterior e a edição atual da descrição da imagem). Solicitarei para que seja corrigido a autoria nas imagens. O objetivo da esplanda é justamente esse, então sinta-se livre para usá-la =). Giro720 (talk) 14:15, 30 September 2011 (UTC)
See Commons:Bots/Work_requests#Author --Jarekt (talk) 15:25, 30 September 2011 (UTC)
Thank you! Giro720 (talk) 15:31, 30 September 2011 (UTC)

Identificar monumento de foto já enviada.

Enviei a 1ª foto e não coloquei o ID de monumento como posso faze-lo agora???

Basta ir até a página da imagem, clicar no botão "editar" e adicionar {{WLM-PT|id}} após o sinal de igualdade do campo "description" (não esqueça de substituir "id" pela id correspondente ao monumento). Outras informações podem ser encontradas na página de perguntas frequentes do concurso. Giro720 (talk) 14:10, 30 September 2011 (UTC)

AWB

Eu sou um usuário experiente do AWB na pt-wiki e gostaria de poder utilizá-lo aqui também. Estou me dedicando a recategorizar as imagens sobre a Turquia (vejam as minhas contribs) e fazer isso na força bruta é por demais enfadonho. Além disso, gostaria, por exemplo, de alterar o "autor" das imagens que carreguei para que seja uma subpágina minha com o template {{Creator}}. Como eu faço pra conseguir o acesso aqui? É automático? José Luiz disc 17:59, 30 September 2011 (UTC)

Alguém? Devo perguntar na Village Pump? José Luiz disc 01:11, 2 October 2011 (UTC)
Parece não haver problema. Eles pedem que se tenha no mínimo 200 edições, segundo o guia Commons:AutoWikiBrowser/CheckPage#Guide. A página de solicitação para uso do AWB é esta. Giro720 (talk) 01:38, 2 October 2011 (UTC)
Valeu! Postei meu pedido lá agora! José Luiz disc 02:17, 2 October 2011 (UTC)

Terms of Use update

I apologize that you are receiving this message in English. Please help translate it.

Hello,

The Wikimedia Foundation is discussing changes to its Terms of Use. The discussion can be found at Talk:Terms of use. Everyone is invited to join in. Because the new version of Terms of use is not in final form, we are not able to present official translations of it. Volunteers are welcome to translate it, as German volunteers have done at m:Terms of use/de, but we ask that you note at the top that the translation is unofficial and may become outdated as the English version is changed. The translation request can be found at m:Translation requests/WMF/Terms of Use 2 -- Maggie Dennis, Community Liaison 00:35, 27 October 2011 (UTC)

Peço desculpas por você estar recebendo esta mensagem em inglês. Por favor, ajude a traduzi-la.

Olá,

A Fundação Wikimedia está discutindo alterações para seus Termos de Uso. A discussão encontra-se em Discussão:Termos de uso. Todos estão convidados a participar. Devido à nova versão dos Termos de uso não estar na forma final, não é possível apresentar traduções oficiais dela. Voluntários são bem-vindos para traduzi-la, como fizeram voluntários alemães em m:Terms of use/de, mas nós pedimos que você observe no topo que a tradução não é oficial e poderá se tornar obsoleta conforme a versão em inglês for alterada. A solicitação de tradução pode ser encontrada em m:Translation requests/WMF/Terms of Use 2. -- Maggie Dennis, Community Liaison 00:35, 27 de outubro de 2011 (UTC)

Fiz uma tradução. Por favor, corrijam algum erro ou alguma parte mal-traduzida. A propósito, a tradução não está mais no link indicado, mas em m:Terms of use (de). --MisterSanderson (talk) 02:10, 27 October 2011 (UTC)

Imagens do Flickr de Dilma Rousseff

Há boas imagens nesta página sob a licença CC BY-SA 2.0. Já na do Blog do Planalto as imagens são CC BY-NC-SA 2.0, que são incompatíveis com o Commons. Acho que todas, ou quase todas, as fotos do flickr do Blog do Planalto são disponibilizadas depois no de Dilma Rousseff, sendo portanto carregáveis no Commmons.... É isso mesmo? Alguém tem alguma informação a respeito? W.SE (talk) 05:04, 4 October 2011 (UTC)

  • Nós costumamos utilizar as imagens da Agência Brasil[12], são as mesmas imagens, acho que o blog do Planalto e o Flickr copiam de lá também, mas a licença é melhor, em CCby3.0 (depois de muita briga nossa, diga-se). O pessoal aqui do Commons também já está acostumado com imagens da AB e não costuma criar problemas no carregamento. Mas fica a sugestão.Jo Lorib (talk) 12:17, 4 October 2011 (UTC)
Obrigado pela dica da Agência Brasil. Dei uma olhada por lá e acho que algumas fotos que tem no Flickr não tem na Agência Brasil. Por exemplo, esta foto (muito boa, pois serve para ilustrar a biografia de dois jornalistas). Interessante que temos que aproveitar as visitas de pessoas famosas a políticos, para poder pegar imagens das celebridades. W.SE (talk) 16:24, 4 October 2011 (UTC)
Jo Lorib, gostaria de saber se carreguei de forma correta File:Rodrigo Santoro 2011.jpg. Grato desde já. W.SE (talk) 17:11, 4 October 2011 (UTC)
Deixei uns comentários. Eu não acho necessário adicionar uma segunda predefinição de licença, já que o {{Agência Brasil}} já inclui uma. Aliás, falta atualizar essa predefinição nas demais línguas já que a ABr usa agora a licença CC by 3.0br (não sei se isso é problema em relação as imagens carregadas antes da mudança da licença). Giro720 (talk) 22:26, 4 October 2011 (UTC)
Desculpem invadir este espaço, mas vi que estão cogitando usar imagens sob licença 2.0. Acabo de abrir uma discussão sobre isso, mais embaixo, pois carreguei imagens sob essa licença e foram deletadas. Questiono se essa licença vale ou não. Yanguas (talk) 01:44, 27 November 2011 (UTC)
  • Como o Martin já mostrou la em baixo, as imagens que utilizou tinham restrição NC (Não comercial) na origem (o Flicr), é isso que impediu o carregamento, não o 2.0. O Commons não aceita a restrição nc.Jo Lorib (talk) 13:00, 27 November 2011 (UTC)

A licença CC BY-NC-SA 2.0 não vale mais nada?

Carreguei algumas imagens baixadas do Flickr, licenciadas explicitamente pelos autores conforme atribuição acima, mas o user:Martin H. mandou tudo pra ER e foram sumariamente eliminadas.

Se a licença não vale mais, pra que ainda existe a predefinição? E por que ela é prevista no tutorial de carregamento de imagens?

Se a licença vale, porque o Martin H a marcou, e porque o administrador eliminou sem verificar?

Peço que verifiquem e restaurem os arquivos, pois muitos artigos foram prejudicados.

Grato. Yanguas (talk) 01:42, 27 November 2011 (UTC)

A license CC BY-NC-SA 2.0 ({{Cc-by-nc-sa-2.0}}) is not and never was offered in the upload form. Only CC-BY ({{Cc-by-2.0}}) and CC-BY-SA ({{Cc-by-sa-2.0}}). Read Commons:Âmbito do projecto#Condições de licenciamento exigidas. --Martin H. (talk) 01:47, 27 November 2011 (UTC)
I am not lying, mr. Martin. I uploaded all those images you deleted through upload form. Yanguas (talk) 01:58, 27 November 2011 (UTC)
With wrong license. You added {{Cc-by-sa-2.0}}, not {{Cc-by-nc-sa-2.0}}. For example File:Sérgio Britto Nildo Parente 4965517106 6a32150f04 b.jpg from http://www.flickr.com/photos/tvbrasil/4965517106/. --Martin H. (talk) 02:05, 27 November 2011 (UTC)
  • O problema é o nc (não comercial), o Commons não aceita essa restrição. Muitas vezes os autores das imagens, se contatados pelo Flicr, concordam em mudar a licença.Jo Lorib (talk) 13:37, 27 November 2011 (UTC)

Dúvida (Brasil: 1937 - 1973)

Olá. Presumindo uma obra brasileira publicada em 1967: Em termos de licenças temos (considerando o ano da divulgação): 0 - 1937 (= domínio público), 1973 - 1998 (70 anos, Lei Nº 5.988), 1998 - atual (70 anos). A pergunta é: O que existiu de legislação antes da Lei Nº 5.988 de 14/09/1973 (que foi revogado em 1998 via Lei Nº 9.610 (19/02/1998). Ou melhor: 1937 - 1973 = licença ?. Ou será que {{PD-Brazil-media}} vale também para obras divulgadas entre 1937 - 1973? Lembrando: a obra acima foi divulgada em 1967... Gunnex (talk) 11:00, 13 November 2011 (UTC)

  • Gunnex, embora no Direito brasileiro vigore o princípio tempus regit actum - a lei vigente no tempo ato é a que vale; como uma prestação ocorre ao longo do tempo e ocorre uma alteração posterior, contudo, a vigência da lei nova afeta todos aqueles que ainda não tiveram a conclusão efetuada, se isto vier a beneficiar os afetados; um bom exemplo foi quando do advento da Constituição de 1988 que diminuiu o tempo para usucapir imóveis urbanos para 5 anos; mesmo as pessoas tendo iniciado a posse em tempos anteriores, a lei nova reduziu este prazo. De igual forma, na mesma regra, houve a proibição expressa de usucapir imóveis públicos: como o direito coletivo é maior que o individual, também esta regra afetou todos os que tinham sua posse em terras devolutas, por exemplo.

Dito isto, não importa qual o prazo da lei anterior, neste caso: o tempo vigente na lei atual é a que vale. Espero ter esclarecido. André Koehne TALK TO ME 03:06, 14 November 2011 (UTC)

Olá! Obrigado pelo esclarecimento e a contextualização. Obs.: Neutralizei a minha pergunta já que me referi por lapso à uma obra portuguesa - fora do contexto. Mesmo assim, valeu :-) Gunnex (talk) 09:34, 14 November 2011 (UTC)
Só para registro, anterior a lei de 1973, o próprio código civil de 1916 previa a proteção das obras. Uma descrição mais longa da história dos direitos autorais no Brasil pode ser encontrada nesse blog. Giro720 (talk) 19:02, 1 December 2011 (UTC)

Brasil Art. 41 vs Art 44

Olá. Entrei em confusão. Nos temos (negrito meu):

  • Art. 41 = Os direitos patrimoniais do autor perduram por setenta anos contados de 1° de janeiro do ano subseqüente ao de seu falecimento, obedecida a ordem sucessória da lei civil = {{PD-old-70}}

e

  • Art. 44 = O prazo de proteção aos direitos patrimoniais sobre obras audiovisuais e fotográficas será de setenta anos, a contar de 1° de janeiro do ano subseqüente ao de sua divulgação = {{PD-Brazil-media}}

Tentando construir um caso: O escritor e fotógrafo desconhecido Gunnex (1912—1938), um teuto-brasileiro que viveu boa parte da sua vida em Santo Amaro, virou fama em 2011. Foi descoberto neste ano seu álbum de fotografias e poesias sem data com imagens e poesias inéditas (não publicadas) num sótão abandonado numa favela de São Paulo. O jornal paulista Estadfolha - em reportagem exclusiva - publicou em setembro de 2011 uma série de artigos, replicando todas as fotografias e poesias do álbum. A matéria chamou atenção da mídia internacional que foi reproduzida em diversos países, também na Alemanha. Altertados por um informante vinculado com a embaixada alemã que prefere ficar no anonimato, os supostos herdeiros de Gunnex, um grupo de pt:okupas da cena alternativa de Berlim, contrataram o advogado especializado em direitos autoriais, Max Mustermann para coletar em dinheiro os direitos de autor violados. A argumentação do Mustermann na integra: "Okay, poesia em domínio público, 1938 + 70 anos = 2008, tudo bem, art. 41 = {{PD-old-70}}. Mas as fotografias, art. 44 ({{PD-Brazil-media}}), não. Bom, 457 fotos publicadas por Estadfolha (+ reproduções da mídia internacional) = estimando R$ 1.500.00/foto = R$ 685.500,00 = € 282.100,00 --> conta bancária: Deutsche Bank, IBAN/SWIFT 1234567890, prazo: 24.12.2011."

A pergunta é: Max Mustermann argumentou de maneira correta? Gunnex (talk) 22:13, 30 November 2011 (UTC)

Bem, a rigor não. Pela lei de direitos autorais vigentes antes de 1998 (lei 5988, artigo 45); as obras fotográficas entrariam em domínio público 60 anos após a sua conclusão. E o artigo 112 da lei atual dispõe que obras caídas em domínio público antes dela entrar em vigor, não teriam seu prazo de proteção ampliado. Mas quando descubrirem as fantásticas obras poéticas e fotográficas de Gunnex2 (1912—1948), depois de 2018, aí sim teremos esse problema novamente; qual tem precedência: o prazo de 70 anos da morte ou da publicação? Giro720 (talk) 14:11, 1 December 2011 (UTC)
Obrigado, Giro720, pela resposta. Não posso dizer que o assunto foi totalmente esclarecido, mas, seguindo o seu raciocínio, aparentemente é necessário mais uma licença via --> {{PD-BR-1973-1998}} = "O prazo de proteção aos direitos patrimoniais sobre obras cinematográficas, fonográficas, fotográficas e de arte aplicada feitas entre de 18 de dezembro de 1973 a 20 de fevereiro de 1998 [datas das publições no DOU] será de sessenta (60) anos, a contar de 1° de janeiro do ano subsequente ao de sua conclusão. (art. 45 Lei 5988/1973 e art.112 Lei 9610/1998)", constatando que conclusão é realmente uma data vaga, dificilmente verifcável... :-)) Somando: Segundo você, Max Mustermann errou: poesias e fotografias, obviamente concluídas antes da morte de Gunnex em 1938, estão em domínio público (--> 1938 + 60 anos = 1998). Aliás, mesmo morrendo (o Gunnex2) em 1948 + 60 anos = 2008, as obras estariam livres hoje. Independemente disto, o usuário André Koehne (talk) argumentou acima de maneira geral que "Dito isto, não importa qual o prazo da lei anterior, neste caso: o tempo vigente na lei atual é a que vale." (ver tópico Commons:Esplanada#Dúvida (Brasil: 1937 - 1973))... hm... Bom, não quero complicar a vida de ninguém :-), mas já que estou atualmente passando mais tempo aqui do que regularmente na ptwiki fica a curiosidade de como resolver esta questão... Gunnex (talk) 22:40, 1 December 2011 (UTC) com malas prontas para curtir férias curtas até 05.12.2011

Categorizar uma minhoca

Alguém poderia me ajudar a categorizar isso? Desde já obrigado. Leandro Rocha (talk) 01:14, 29 November 2011 (UTC)

Pela cauda, aparentemente pt:Anfisbena = Category:Amphisbaenia. Gunnex (talk) 20:33, 30 November 2011 (UTC)
Caramba, e eu achava que isso era uma minhoca! É um réptil!! Vou avisar pro meu pai soltar isso na natureza logo, por isso que ele saiu do balde, pra caçar. Nem sabia que mordia tb. Valeu pela resposta. Leandro Rocha (talk) 23:48, 6 December 2011 (UTC)

Wizard - novo assistente de envio

Esse novo assistente é bem legal, ele resolve um problema antigo que tornava uma chatice o upload, que era o envio de várias fotos de uma só vez, demorava muito. Mas tem um problema, ele não tem um campo pra colocar categorias. Não tem como resolver isso não? Leandro Rocha (talk) 23:54, 6 December 2011 (UTC)

Domínio público

Imagens do Brasil antes de 1940 podem ser carregadas no Commons? Por exemplo, fotos de prédios públicos da minha cidade datadas antes de 1940 podem ser carregadas por aqui? W.SE (talk) 04:18, 18 November 2011 (UTC)

  • É necessário atender á condição de Domínio público: Os direitos autorais (ou direitos de autor) duram por setenta anos contados de 1° de janeiro do ano subsequente ao falecimento do autor. Além das obras em que o prazo de proteção aos direitos excedeu, pertencem ao domínio público também: as de autores falecidos que não tenham deixado sucessores; as de autor desconhecido, ressalvada a proteção legal aos conhecimentos étnicos e tradicionais. São setenta anos da morte do autor e não setenta anos da obra, então essas imagens ainda não podem ser carregadas no Commons.Jo Lorib (talk) 12:55, 27 November 2011 (UTC)
Adicionando: Uma foto, filme ou som feita no Brasil antes de 1 de Janeiro de 1937 está no domínio público. Detalhes: {{PD-BR-1937}}. Gunnex (talk) 20:25, 30 November 2011 (UTC)
No Brasil não há renovação de direitos?Hyju (talk) 12:29, 10 December 2011 (UTC)

Erro ?? rotação

Não percebo o que aconteceu a este ficheiro File:Bairro Alto Lisboa 1.JPG que não precisava de rotação e agora necessita. No histórico não há indicação de ter sido feita a rotação. Que se passou ?

Cumprimentos --João Carvalho (talk) 22:45, 6 December 2011 (UTC)
Imagino que se deva a nova versão do mediawiki, que faz a rotação no exif (metadata), ao invés do dado em si. Nessa foto, a rotação foi feita na força bruta (nos dados) e provavelmente havia a indicação da rotação no exif (que era ignorada na versão antiga do mediawiki). Giro720 (talk) 22:32, 7 December 2011 (UTC)

Resumo: 11.11.2011 - 11.12.2011 = 1 mês

Olá! Bom, quem me conhece, deve saber que estou batante ativo na ptwiki. Desde 11 de novembro de 2011 me dediquei (quase) exclusivamente para o Commons, partindo da categoria Category:Media needing category review in use at pt.wikipedia que acumula ficheiros usados também na ptwiki mas que precisam uma revisão da categorização (a categorização inicial foi feita pelo bot CategorizationBot (talk · contribs)).
A motivação de fazer este trabalho se originou da ferramenta recentemente introduzida do Google Imagens que possibilita a "Procura por imagem" = "Pesquise no Google com uma imagem em vez de texto" o que facilita enormemente a possível detecção de interligação da imagem carregada com imagens iguais já circulando na Internet. O negócio foi (de maneira geral): copy&paste o link direto do Commons no buscador e analizar os resultados. Exemplo: [13] = File:Mahmoud Ahmadinejad (Brazil 2009).jpg = Google. O resultado foi... ehmmm... chocante (obs.: cada contribuição minha como mensagem para um usuário representa pelo menos uma notificação por problemas diversos):

  • 11.11.2011 - 30.11.2011: +/- 500 marcações por violações de direitos autorias e/ou problemas com fonte/permissão/etc.
  • 01.12.2011 - 11.12.2011: +/- 370 marcações por violações de direitos autorias e/ou problemas com fonte/permissão/etc.
  • Resumindo: Um mês e +/- 900 marcações de problemas, das quais envolvendo muitas imagens carregadas em 2007/2008/2009/2010, roubadas de contas Flickr/Panoramio/Picasa/sites oficiais/blogs etc. com licenças não compatíveis com Commons. Considerando ainda que (chute meu) cada vigésima edição minha na ptwiki é relacionada com a remoção de conteúdo por violar direitos autoriais o que me levou a estimação que cerca de 8 % do conteúdo da ptwiki é vinculada com violações de direitos autoriais resta a constatar a minha sensação para o Commons: Pelo menos cada décimo carregamento por um brasileiro no Commons representa uma violação de direitos autoriais.

Gunnex (talk) 21:44, 11 December 2011 (UTC)

Colocar categorias por lotes

Carrego muitas fotos de viagens que faço pelo RS, uma das dificuldades que encontro é descobrir novas categorias a cada upload. Existe algum meio de colocar categorias em lote? Por exemplo: depois de carregar muitas fotos descobri que existe a categoria Atrações turísticas do Rio Grande do Sul e tenho muitas fotos nesta categoria. Outra coisa. No assistente de upload não tem como colocar a opção de licença cc-by-sa-2.5-br? depois de carregar pela licença existente tenho de editar uma a uma para trocar por essa. Grato a quem puder ajudar. --Paulo rsmenezes (talk) 17:31, 12 December 2011 (UTC)

Olá! O gadget HotCat, que pode ser ativado nas suas preferênicas de usuário, ajuda na categorização rápida. Experimente. Em relação a cc-by-sa-2.5 (-br): Esta licença foi ultrapassada pela cc-by-sa-3.0 (portada --> Brasil: {{Cc-by-sa-3.0-br}}), lançada em 2007 (detalhes em inglês) e consequentemente não é mais oferecida para carregamentos tipo trabalho próprio novos. Se quiser pode usar neste (antigo) formulário de upload ainda a licença múltipla Cc-by-sa-3.0,2.5,2.0,1.0.. Obs.: Depois de um upload, não é bem visto a alteração de uma licença mais restrita (3.0, mesmo levemente, exemplo: direitos morais) para uma licença mais "aberta" (2.5). Na verdade, para carregamentos "comuns" como os seus a diferença entre 3.0 e 2.5 é realmente marginal, portanto - espontâneamente - não vejo razões para insistir em cc-by-sa-2.5-br, já que existe {{Cc-by-sa-3.0-br}} ;-) Gunnex (talk) 22:40, 12 December 2011 (UTC)
Obrigado. Não conhecia a licença Cc-by-sa-3.0-br, vou passar a usa-la. Vou tentar usar o HotCat.

User inativo, arquivos deletados?

Aqui fiz uma defesa pelo não apagamento de um ficheiro, que foi reposto a meu pedido... Mas me parece que o usuário já teve boas imagens deletadas, quando me parece que eram deles mesmo... Alguém pode ajudar nisto? Grato, André Koehne TALK TO ME 06:21, 13 December 2011 (UTC)

Olá! Me lembro da imagem e na hora da checagem das contribuições do usuário foi um dos ficheiros que "soubraram" por eu não encontrar uma fonte mais velha. Por enquanto apoio a defesa. Em relação às contribuições eliminadas encontrei material suficiente para justificar a marcação copyvio. Nos ficheiros restantes (fora dos ficheiros relacionadas com brasão/bandeira etc.) que "sobreviveram" há ainda diferentes exif-dados (o que não é critério para copyvio, mas serve como indício analizando o conjunta da obra...). E há isto:
Concordaria que neste caso também há copyvio? Gunnex (talk) 10:24, 13 December 2011 (UTC)
Abri DR. Gunnex (talk) 22:21, 15 December 2011 (UTC)

Open Call for 2012 Wikimedia Fellowship Applicants

 

I apologize that you are receiving this message in English. Please help translate it.

  • Do you want to help attract new contributors to Wikimedia projects?
  • Do you want to improve retention of our existing editors?
  • Do you want to strengthen our community by diversifying its base and increasing the overall number of excellent participants around the world?

The Wikimedia Foundation is seeking Community Fellows and project ideas for the Community Fellowship Program. A Fellowship is a temporary position at the Wikimedia Foundation in order to work on a specific project or set of projects. Submissions for 2012 are encouraged to focus on the theme of improving editor retention and increasing participation in Wikimedia projects. If interested, please submit a project idea or apply to be a fellow by January 15, 2012. Please visit https://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Fellowships for more information.

Thanks!

--Siko Bouterse, Head of Community Fellowships, Wikimedia Foundation 12:51, 21 December 2011 (UTC)

Distributed via Global message delivery. (Wrong page? Fix here.)

Alguém por favor poderia responder isso ?

Commons:Esplanada/Arquivo7#Wizard - novo assistente de envio. Esse arquivamento automático arquivou meu tópico e deixou outros mais antigos. Leandro Rocha (talk) 14:45, 23 December 2011 (UTC)

Suspeita de VDA

Suspeito que esta imagem carregada por Tfda tapro, sock declarado de Tiago F Abreu Gospel, seja um VDA pois o mesmo lança a suspeita aqui. O user Magno Dos Santos havia perguntado como ele havia conseguido uma foto da Ludmila Ferber. Que tag coloco na imagem?André (talk) 18:22, 26 December 2011 (UTC)

Bom, verificar também estas. Parece um print de tela, sem dados de câmera, vai saber. André (talk) 18:40, 26 December 2011 (UTC)

Imagens derivadas

Estou tentando carregar uma imagem derivada de outra que já está no Commons, devidamente licenciada. Sigo todo o processo do formulário antigo, clicando em It is a derivative work of one or several files from Commons.

Quando termino todo o processo, escolho nome, preencho com as alterações que fiz, aparece a mensagem (no pop-up):

Your file XXXXX.jpg is going to Wikimedia:Commons.
User:Bilderbot will add at 02:00 a notice about this new derivative file to the original file(s).

Então sou enviado a uma página genérica, que não diz nada com nada, que não explica por que o processo, embutido no sistema do Commons, não aceitou meu carregamento.

O que está acontecendo, não aceitam mais imagens derivadas? Então por que mantêm o link?

O Commons já é difícil de operar, quanto mais dificuldades criam, mais desestimulam o usuário.

Obrigado e Boas Festas. Yanguas (talk) 22:30, 24 December 2011 (UTC)

Alguém pode me responder? Yanguas (talk) 00:57, 29 December 2011 (UTC)
O ano já virou, alguém pode responder? Yanguas (talk) 01:39, 6 January 2012 (UTC)
Tem alguém aí? Yanguas (talk) 13:01, 13 January 2012 (UTC)

Announcing Wikipedia 1.19 beta

Wikimedia Foundation is getting ready to push out 1.19 to all the WMF-hosted wikis. As we finish wrapping up our code review, you can test the new version right now on beta.wmflabs.org. For more information, please read the release notes or the start of the final announcement.

The following are the areas that you will probably be most interested in:

  • Faster loading of javascript files makes dependency tracking more important.
  • New common*.css files usable by skins instead of having to copy piles of generic styles from MonoBook or Vector's css.
  • The default user signature now contains a talk link in addition to the user link.
  • Searching blocked usernames in block log is now clearer.
  • Better timezone recognition in user preferences.
  • Improved diff readability for colorblind people.
  • The interwiki links table can now be accessed also when the interwiki cache is used (used in the API and the Interwiki extension).
  • More gender support (for instance in logs and user lists).
  • Language converter improved, e.g. it now works depending on the page content language.
  • Time and number-formatting magic words also now depend on the page content language.
  • Bidirectional support further improved after 1.18.

Report any problems on the labs beta wiki and we'll work to address them before they software is released to the production wikis.

Note that this cluster does have SUL but it is not integrated with SUL in production, so you'll need to create another account. You should avoid using the same password as you use here. — Global message delivery 00:00, 15 January 2012 (UTC)

Category:Costa Concordia (ship, 2006) Jan 2012 Grounding

Hey guys! Somebody just uploaded Category:Costa Concordia (ship, 2006) Jan 2012 Grounding. It's an impressive effort! The largest groups of passengers were Italians, German, French, and Spanish. Costa has its ship incident website into in English, Spanish, French, German, Italian, and Portuguese (Brazilian & Portugal) - So these languages listed by Costa would be very important for descriptions WhisperToMe (talk) 03:51, 15 January 2012 (UTC)

Ajuda na imagem LOGO VH1 MEGA HITS.svg

Eu fiz a imagem File:LOGO VH1 MEGA HITS.svg no Corel Draw e não consegui recortar e está com uma parte enorme vazia, alguém poderia me ajudar a recortar. Pablodiego15 (talk) 09:14, 17 January 2012 (UTC)

  Done! Pablodiego15 (talk) 10:37, 19 January 2012 (UTC)

Category:Saint Francis of Assisi Church, Tepeyanco, Tlaxcala, México

1 Em fevereiro p.p. criei esta categoria e por distração fiz uploads de fotos que estavam sob copyrigth.

2 As fotos foram corretamente eliminadas da Wikimedia Coomons.

3 Agora consegui contatar com o autor e ele alterou o licenciamento para CC-BY.

4 Fui recarregá-las mas não foram aceitas, por serem iguais aos recarregamentos anteriores.

5 É possível reverter a eliminação das fotos?

6 Se isto não for possível, como recarregar?

Eugenio Hansen, OFS (talk) 09:15, 19 January 2012 (UTC)

5: Sim Use: Commons:Undeletion_requests.
Pergunta: Você tem a URL a licença CC-BY? Se sim, você precisa incluir quando você requisita reverter para eliminação. Se não, você precisa usar Commons:OTRS/pt antes de voltar a pedir eliminação. --Quintucket (talk) 20:22, 19 January 2012 (UTC)

Foto carregada em outro site sem obedecer termos da licença Creative Commons

 
Ponte Antônio Bortolon

A foto http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bridge-Antonio-Bortolon.jpg, de minha autoria, por mim carregada no Commons, está sendo usada indevidamente no site Panoramio (http://www.panoramio.com/photo/605318). O uso é, indiscutivelmente, indevido pois não cita o copyright da Wikipedia, nem o autor correto, violando os termos da licença [[14]]

Minhas contribuições ao Commons: http://commons.wikimedia.org/wiki/Special:ListFiles/Pedrassani

Quem, na Wikipedia, deve tomar providências, para que a foto ou seja retirada do Panoramio ou cumpra os termos da licença? Se você, leitor teve a paciência de ler até aqui, certamente já clicou no link acima e viu que já reclamei no Panoramio, mas de nada adianta esperar que quem cometeu o ato ilícito puna sua própria prática. Alguém na Wikipedia deve ter a atribuição de zelar pelo seu patrimônio, que é composto pelos textos e fotos que aqui carregamos.

Pedrassani (talk) 02:20, 4 January 2012 (UTC)

  • Pedrassani, o pessoal aqui do Commons já fica ocupado demais com as coisas do Commons... E, bem, a foto é tua, faça como eu fiz com o site do Tribunal de Contas do Municípios aqui da Bahia: puseram minha foto aqui, sem autoria, mandei um email e me responderam que não atribuem autoria e, portanto, apagariam. Ficamos elas por elas...

Já a Revista Exame me creditou direitinho uma foto minha; portanto, o ideal é entre em contato com a turma de lá e cobre. É teu direito. André Koehne TALK TO ME 01:12, 26 January 2012 (UTC)

Fotos de selos postais

Possua fotos de selos postais de diversos países. As fotos foram feitas por mim e os selos são de minha coleção. Pergunta: posso carregar estas fotos no commons? qual a política em relação aos selos postais? desde já grato pela atenção.--Paulo rsmenezes (talk) 21:34, 23 January 2012 (UTC)

  • Primairamente obrigado por tentar colaborar conosco. Não é toda imagem de selo que é livre ou está em domínio público. Alias cada pais tem uma regra própria, pode verificar em Commons:Stamps/Public domain e . O fato do exemplar do selo ser seu é indiferente para nossa analise, o trabalho do artista é que pode ser protegido por copyrights ou não, mas o fato da foto ter sido tirada por você é relevante, não permitimos que use fotos obtidas sem autorização ou copiadas da Internet. Como sugestão podia carregar um ou dois para ver o que acontece e retornar para nos contar.Jo Lorib (talk) 11:20, 24 January 2012 (UTC)
    • Valeu pela resposta mas vou desistir. Estive dando uma olhada em outros selos que foram upados e aparentemente deve-se esperar 70 anos após a morte do autor para poder considerar como de dominio público. Como muitos selos não trazem o nome do autor fica impossível saber se já morreu ou quando isso ocorreu. O melhor é esperar uns 150 anos após a edição do selo para não ter o trabalho apagado e, a coisa fica ainda pior, pois muitos selos não tem ano de publicação e teria que se considerar a moeda em que estão como indicador.--Paulo rsmenezes (talk) 22:22, 24 January 2012 (UTC)

Excluir conta: Marcelo Mota Valério

Olá, Gostaria de ter mais privacidade, se possível, exclua minha conta. Grato, Marcelo Mota Valério (talk) 04:07, 25 January 2012 (UTC)

Reclamações

onde posso reclamar por arquivos que foram deletados?Hyju (talk) 00:16, 26 January 2012 (UTC) Vá no histórico do ficheiro e fale ao administrador que aparece como tendo deletado. André Koehne TALK TO ME 01:14, 26 January 2012 (UTC)

já falei com o administrador, ele sempre implica com meus uploads (fico até receoso de fazer novos uploads).Hyju (talk) 01:58, 26 January 2012 (UTC)

Galerias no Commons

Como funciona as galerias no Commons? Já li a página das políticas sobre as galerias. Eu posso criar galerias de ruas no Commons? Eu coloco em ingles ou em portugues? Rua... Street... Isso pode ser feito com bom-senso. Desde que não polua o leiaute do site. Eduardo P (talk) 04:00, 31 January 2012 (UTC)

Tem como as galerias não aparecerem como sub-categorias? Eu não queria que elas aparecessem em sub-categorias. Eu posso categorizar as galerias, mesmo assim. Eduardo P (talk) 04:02, 31 January 2012 (UTC)

Eu acho melhor criar as galerias, do que ficar vendo as fotos separadas no busca do Commons. E aparecer no busca do Commons, umas fotos que não tem a ver com a cidade. Eduardo P (talk) 04:03, 31 January 2012 (UTC)

Pra isso também existem as categorias, basta categorizar direito. É por isso que todas as fotos que tiro eu categorizo por bairro. Assim, como cada bairro pode ter artigo na Wiki-pt, é possível na página de cada bairro linkar {{commonscat|NOME DA CATEGORIA AQUI NO COMMONS}}. Mas se achar que vale uma categorização por rua tb, seja audaz. Leandro Rocha (talk) 15:42, 31 January 2012 (UTC)

AJUDA: Licenciamento de Imagens

Boa noite, tenho uma dúvida quanto ao licenciamento de imagens, não sei se me podem ajudar. Basicamente eu queria carregar imagens no commons para usar em artigos da wikipedia. Acontece que as imagens têm direitos de autores, no entanto eu gostava de saber se eventualmente o autor me der permissão para utilizar as imagens, qual a licença que devo usar e como posso comprovar que tenho autorização para as utilizar. Aguardo resposta. Obrigada, Shania Twain Portugal (talk) 21:44, 3 February 2012 (UTC)

  • Shania, a autorização de imagens alheias é um processo meio complicado... Podes começar, contudo pela leitura da nossa página de OTRS. Mídias carregadas sem a prévia autorização serão apagadas, como abaixo expliquei. André Koehne TALK TO ME 05:53, 9 February 2012 (UTC)

Flickr

Como se faz para carregar imagens do Flickr para o Commons? Algum bot ou usuário poderia carregar essa foto do Flickr para o Commons? É que eu não sei carregar uma foto do Flickr para o Commons. Podem colocar nas categorias: Schools in Rio de Janeiro e Laranjeiras (Rio de Janeiro). Eduardo P (talk) 01:00, 7 February 2012 (UTC)

  • Existe um atalho para esse tipo de carregamento. Já utilizei, muito tempo atrás, quando surge a predefinição de busca por imagens (quando o verbete na wikipédia possui o ícone de sem imagem no canto superior direito da página), mas não sei de nenhum atalho que leve diretamente a tal página... Mas nem vou me dar ao trabalho de procurar o link - pois a imagem que indicou não possui uma licença livre (tais como a {{Cc-by-3.0}} ou a {{GFDL}}); ao lado da mesma o autor/proprietário da fotografia deixou bem claro: "Todos os direitos reservados". Como o Commons só aceita imagens que possam ser livremente compartilhadas, você não pode alterar a licença alheia.

Espero ter esclarecido. André Koehne TALK TO ME 05:48, 9 February 2012 (UTC)

Deleção da página de usuária User:Clara pazos

Algum administrador poderia excluir a conta User:Clara pazos? Eu conheço ela pessoalmente. Ela não está mais acessando o Commons. Na verdade, eu que usei a conta dela. Parei de usar a conta dela. Ela me pediu para apagarem a conta dela. Obrigado pela atenção. Eduardo P (talk) 16:24, 7 February 2012 (UTC)

  • O que é "apagar conta"? A página que indicou não existe, basta que pare(m) de editar. E mais: ninguém pode fazer um pedido destes, por mais boa-fé esteja imbuído; a conta é personalíssima, se a pessoa que é dela titular que faça o log-in e se manifeste... André Koehne TALK TO ME 05:42, 9 February 2012 (UTC)

Imagem não disponível

Boa tarde, alguém me poderá explicar porque é que essa imagem aparece como não disponivel? não percebo porque não aparece. A imagem relativa é: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vanessa_como_Judy_Garland.png --Shania Twain Portugal (talk) 18:12, 8 February 2012 (UTC)

  • A imagem aparece, sim, tanto que já foi usada no artigo; deve ter ocorrido algum problema com vosso navegador. Mas de já fica a dúvida: a figura é vossa mesmo? Se não, ela será apagada. André Koehne TALK TO ME 05:32, 9 February 2012 (UTC)
    • Não deu outra... A imagem é de propriedade do sítio que a publicou, como poderás ler ao final da página; em razão disto, mandei-a para apagamento, o que deverá ocorrer em breve, pois a mesma não pode ser aqui utilizada por violar os direito de autor. Por favor, leia as políticas de uso de imagens aqui - elas devem ser livres - ou seja, quem as carrega deve disponibilizá-las para uso pleno em todo o mundo - e a imensa maioria das imagens disponíveis na internet possuem autoria a ser respeitada. Espero ter esclarecido. André Koehne TALK TO ME 05:39, 9 February 2012 (UTC)
  • A imagem não viola os direitos de autor, eu tenho permissão da autora para a utilizar, enviei uma cópia para commons da mensagem em que a autora autoriza.--Shania Twain Portugal (talk) 15:59, 9 February 2012 (UTC)

Imagem livre

Como eu sei se uma imagem do Flickr possa ter licença livre ou não? Eduardo P (talk) 18:27, 9 February 2012 (UTC)

MediaWiki 1.19

(Apologies if this message isn't in your language.) The Wikimedia Foundation is planning to upgrade MediaWiki (the software powering this wiki) to its latest version this month. You can help to test it before it is enabled, to avoid disruption and breakage. More information is available in the full announcement. Thank you for your understanding.

Guillaume Paumier, via the Global message delivery system (wrong page? You can fix it.). 14:53, 12 February 2012 (UTC)

Ajuda com o Carregamento de Imagens

Boa tarde, gostaria que alguém me pudesse ajudar. Acontece que eu quero carregar uma imagem no Commons à qual o autor deu permissão para a publicação da mesma, pelo que gostaria de saber que liçença uso que seja válida em portugal ou o que devo fazer para que a imagem seja aceite. Porque quando a publico e coloco o link da página de onde a foto foi retirada está lá escrito que todos os direitos são reservados, contudo eu falei directamente com a autora que autorizou, o que faço? Obrigada, Shania Twain Portugal (talk) 15:41, 25 February 2012 (UTC)

  • As autorizações OTRS são verificadas uma a uma por voluntários que confirmam a autorização com o autor da imagem, como são poucos voluntários, costuma demorar uns dias, peço que aguarde a resposta.Jo Lorib (talk) 13:24, 28 February 2012 (UTC)

Categorização de escola de samba mirim

Como eu categorizo Category:GRCESM Nova Geração do Estácio? Sendo que existe Category:Samba schools of Brazil, mas não existe uma categoria específica para escolas de samba mirins. Leandro Rocha (talk) 23:09, 28 February 2012 (UTC)

Vestimentas Típicas

Estaremos participando no dia de amanhã de uma evento chamado Dia Mundial de Oração, cujo material foi desenvolvido pelas Igrejas Cristãs na Malasya e que é divulgado para todas as Igrejas Lueranas no mundo. Neste dia, no mesmo horário, todos os grupos de senhoras oram em prol da Malasyz. Perguntamos: Existe alguma fonte para consulta de vestimentas tradiconais na Malasyz? Aguardamos Obrigado Beatriz Colin Navegantes - SC - Brasil

Logo da Mojang

Olá, editores! Um membro da Mojang falou em um tweet sobre o Wikimedia Commons considerar o logo da empresa como domínio público: http://twitter.com/#!/mollstam/status/175333922878656512

As imagens do logo são File:Mojang.jpg e File:Mojang.svg. Acho que o desenho à direita pode ter direitos autorais, seria interessante cortá-lo fora?--MisterSanderson (talk) 01:35, 2 March 2012 (UTC)

  • É só observar as respectivas licenças para perceber que o Commons não fala em domínio público como se o logo tivesse sido colocado por alguém em DP, mas sim em limiar de originalidade, pela legislação e jurisprudência dos USA, onde estão os servidores, não se pode patentear um logo composto só de letras e símbolos geometricos simples, o que seria o caso da Mojang. Veja por exemplo:File:IBM logo history.PNG ou File:Mcdonalds-90s-logo.svg. Existe também um aviso que o símbolo pode estar sujeito a leis de copyrights em algumas localidades. É claro que a Mojang pode não gostar mas vai ser difícil retirar o logo do Commons sob esse argumento.Jo Lorib (talk) 12:17, 2 March 2012 (UTC)

StreetView

Pode carregar fotos do StreetView do Google Mapas? A pessoa entrando no site do Google Mapas, e tirando a foto do StreetView a partir do computador, é permitido? A foto iria ser apagada? Qual licença compatível com o Google Mapas? Como se faz um pedido de OTRS? Eduardo P (talk) 03:33, 4 March 2012 (UTC)

Organizar categoria

Alguem poderia ajudar a reorganizar a categoria Nature of Rio Grande do Sul Pensei em algo assim:

   :Category:Nature of Rio Grande do Sul
       ::Category:Animals of Rio Grande do Sul (Transformar em categoria Meta) 
       ::(tambem poderia ser renomeada para Fauna of Rio Grande do Sul já que existe a categoria Flora)
           :::Category:Birds of Rio Grande do Sul
           :::Category:Fish of Rio Grande do Sul
           :::Category:Insects of Rio Grande do Sul

Me proponho a colocar os arquivos ja existentes nas devidas categorias. Obs: É apenas uma sugestão. Desde já, grato.--Paulo rsmenezes (talk) 14:19, 14 March 2012 (UTC)

Resolvido.--Paulo rsmenezes (talk) 11:38, 20 March 2012 (UTC)

Busca específica

Há algum modo de se definir o tipo de conteúdo que a busca trará? por exemplo só imagens, ou só áudio, e talvez o formato (png, svg) etc. dos arquivos? Meu principal enfoque aqui é buscar por imagens e deixar o áudio fora da minha busca, pois fica uma listagem astronómica no resultado e eu queria reduzir um tanto aquilo.

--O ec (talk) 18:20, 19 March 2012 (UTC)

Ou exclua explicitamente os formatos que não quer, com algo deste tipo:
test -intitle:ogg
Helder 21:00, 19 March 2012 (UTC)
Obrigado, usei as duas assim: translation.jpg -intitle:ogg -intitle:ogv e diminuiu de 23 mil para 11 mil, o que já uma boa reduzida.
--O ec (talk) 21:14, 19 March 2012 (UTC)

Imagem

Não estou conseguindo carregar um arquivo. Eu tirei uma foto, e estou sendo impossibilitado de carregar o arquivo. Porque ele foi apagado. Mas agora o arquivo vai ficar com uma licença legal, e não estou conseguindo carregar o arquivo. O arquivo é esse. Eduardo P (talk) 18:52, 25 March 2012 (UTC)

Converti esse arquivo para o formato png e estou fazendo upload. Eduardo P (talk) 18:58, 25 March 2012 (UTC)

Converti o formato para png, enviei a imagem, e os parâmetros estavam incorretos. Alguém me ajuda? Eduardo P (talk) 19:24, 25 March 2012 (UTC)

Consegui enviar a imagem e no parâmetro válido. Eduardo P (talk) 19:38, 25 March 2012 (UTC)

Imagens antigas, da Gazeta dos Caminhos de Ferro

  • Já tinha posto esta questão aqui, mas não chegaram a responder completamente, pelo que queria voltar a perguntar sobre este assunto. Eu queria retirar algumas imagens antigas da Gazeta dos Caminhos de Ferro, como por exemplo um mapa de 1902 das linhas de caminho de ferro no Sul de Portugal, de uma edição da Gazeta de Dezembro de 1902. A Hemeroteca Municipal de Lisboa, uma divisão da Câmara Municipal de Lisboa, digitalizou estas revistas antigas e disponibilizou-as em PDF no seu site da Internet, há poucos anos atrás.

Como não tenho acesso às edições originais, queria retirar as imagens dos ficheiros em PDF. Como referi anteriormente, perguntei directamente à Hemeroteca se podia tirar imagens dos ficheiros e colocá-las na Wikimedia Commons. Eis os textos das pergunta e resposta:

A minha pergunta foi: Queria, por este meio, pedir-vos autorização para copiar algumas imagens presentes nos vossos documentos em formato PDF, digitalizados das várias edições da Gazeta dos Caminhos de Ferro. O fim destas imagens seria a sua publicação na base de dados da Internet da Fundação Wikimédia, com o propósito de as inserir em artigos relevantes na Wikipédia, um projecto de enciclopédia on-line. A resposta da instituição foi: comunicamos que poderão utilizar as imagens pretendidas. Pedimos que façam referência à fonte do seguinte modo: © Hemeroteca Municipal de Lisboa..

Agora, o que eu quero saber é se a Hemeroteca de Lisboa pode exigir que se faça a referência, ou se pode impedir, de alguma forma, que eu retire as imagens antigas dos PDFs deles e as publique as imagens na Wikimedia Commons sobre uma licença livre? Por exemplo, a imagem que eu referi, é de 1902, mas não há qualquer indicação do autor, e foram publicados na edição de 1 de Dezembro de 1902. A imagem não cairá, assim, no domínio público porque foi publicada há mais de 70 anos, por um autor desconhecido? Ou o simples facto de ter sido publicada pela Hemeroteca, há poucos anos, em PDF, dá-lhe direitos sobre estas imagens? Desculpem voltar a colocar esta questão, mas gostava que isto ficasse esclarecido   -- António Valente (Discussão) 12:13, 2 April 2012 (UTC)

  • É complicado. Num caso parecido, da National Portrait Gallery, onde um usuário copiou imagens de quadros em domínio público, o entendimento foi que não se pode restringir imagens em DP Old, portanto poderia copiar essas imagens. De qualquer modo não se aceita no Commons a marcação de copyrights. Me parece que o que pretende a Hemeroteca, e muitos outros museus no mundo todo, é obter direitos que já caducaram.Jo Lorib (talk) 16:11, 2 April 2012 (UTC)

Versão em português da página "Commons:Quality images"

Peço que divulguem aos usuários do Commons a página Commons:Imagens de qualidade. Ela foi o resultado das traduções que realizei das versões em língua inglesa e em língua espanhola. Saudações. Fúlviodiz!-fiz! 20:56, 3 April 2012 (UTC)

Adicionei o link à página principal, a exemplo da versão em inglês. Giro720 (talk) 16:58, 5 April 2012 (UTC)

Termos de Uso, tradução

Peço desculpas pelo meu Português pobre. "Google Translate" está me ajudando. Um novo conjunto de "Termos de Uso" foram aprovadas pelo Conselho no mês passado. Há uma tradução Português dos Termos de Uso que foi parcialmente preparados por voluntários e parcialmente por um tradutor profissional. Há um conjunto completo preparado pelo profissional. Seria ótimo se alguém dentre vós que são bilíngües gostaria de comparar as versões para ajudar a garantir que a melhor linguagem é usada. Há mais informações, em Inglês, na Meta:Talk:Terms of use/pt. Se você tiver alguma dúvida, por favor, deixe-me saber a minha página de discussão Meta: Meta:User talk:Mdennis (WMF).

English:

Please excuse my poor Portuguese. “Google translate” is helping me. A new set of “Terms of Use” were approved by the Board last month. There is a Portuguese translation of the Terms of Use that was partially prepared by volunteers and partially by a professional translator. There is a full set prepared by the professional. It would be great if any among you who are bilingual would like to compare the versions to help make sure that the best language is used. There is more information, in English, at Meta:Talk:Terms of use/pt. If you have any questions, please let me know at my Meta talk page: Meta:User talk:Mdennis (WMF).

Obrigado! --Maggie Dennis (WMF) (talk) 14:36, 6 April 2012 (UTC)

Categoria iguais

Alguem poderia unificar estas categorias:

  • Category:Irani (Santa Catarina)
  • Category:Irani

Elas se referem a mesma cidade.Não tenho conhecimento suficiente para fazer.Outra coisa, quando se pesquisa por Irani, existe um redirect que envia diretamente para uma página em árabe sem oferecer outras opções, portanto escondendo esta cidade.--Paulo rsmenezes (talk) 17:57, 6 April 2012 (UTC)

Resolvido.--Paulo rsmenezes (talk) 12:25, 19 April 2012 (UTC)

Erro em Special:UploadWizard

Não consigo carregar nenhum mais arquivo, porque tá dando erro. Deve ser por causa da atualização do MediaWiki. Vamos ver se consigo enviar essa mensagem, ou se estou perdendo tempo aqui. Tô querendo enviar uns arquivos em ogg e não estou conseguindo, tá dando erro. Eduardo P (talk) 19:24, 25 April 2012 (UTC)

O Special:Upload está funcionando? Eduardo P (talk) 19:47, 25 April 2012 (UTC)

Tá dando erro na atualização dos arquivos. Não consigo enviar uma nova versão do ficheiro. Eduardo P (talk) 20:01, 25 April 2012 (UTC)

Não vi nenhum outro usuário com esse tipo de problema na Commons:Village pump. Então também pode ser alguma coisa nas suas preferências ou no seu computador.
E qual é o erro? Aparece algum aviso estranho? Desde quando tem dado esse erro? Em que navegador/skin acontece o problema? E se mudar de navegador, o que ocorre? Aparece algum erro no console de erros do navegador? Está usando algum gadget que possa estar causando conflito com o sistema? Helder 14:09, 26 April 2012 (UTC)

Tava dando erro quando usava o Google Chrome. Avisando que o arquivo já foi enviado, mas na verdade acontecia o contrário (o arquivo não foi enviado). Estou usando o Explorer agora, e os arquivos ficaram atualizados. Mas, com o Explorer não carrega o conversor das variantes do português. Eduardo P (talk) 15:16, 26 April 2012 (UTC)

E aparecem erros no console de erros do navegador? E quais as versões dos navegadores usados?
O conversor provavelmente não tem a ver com esse problema (e note que ele nem está em uso aqui no Commons). Helder 17:14, 28 April 2012 (UTC)

Apagar imagens

Como faço para pedir eliminação rápida, pedi OTRS para três logotipo de um site e o pedido me foi negado, alegaram que eu poderia usar o fair use.Hyju (talk) 23:41, 28 April 2012 (UTC)

  • Respostas dependem de uma boa pergunta, informar os arquivos, informar quem lhe informou que poderia usar fair use, informar quem negou o pedido...informar claramente o que quer saber. Depois ninguém responde, você fica bravo, mas a culpa é da sua pergunta mal colocada.Jo Lorib (talk) 20:36, 10 May 2012 (UTC)

Can somone tell me what this guy wrote and eventually delete it? Thx--Sanandros (talk) 06:33, 12 May 2012 (UTC)

Pergunta sobre imagens em .svg

As imagens feitas em .svg não podem ser todas upadas para o Commons? O formato em svg não é livre já que o autor que faz a imagem? Se não, quais são as regras para este tipo de imagem. Pablodiego15 (talk) 06:16, 22 May 2012 (UTC)

Se se refere a imagens como File:Logo Avast!.svg, File:TIM.svg, etc..., o formato é irrelevante, pois as empresas em questão é que detém os direitos autorais sobre os mesmos. Então não é permitido fazer obras derivadas em formato nenhum (a não ser que eles forneçam uma autorização para isso). Helder 11:54, 22 May 2012 (UTC)

Mais não entendo como imagens da empresa Globosat podem ser carregadas, todas elas possuem uma autorização? Tantas outras carregadas que se encontram no Wikimedia e não são formas geométricas simples. Queria perguntar outra coisa como exemplo a imagem File:Logo of Santander.svg ela somente pode ser carregada por usuários do país de origem? Pablodiego15 (talk) 22:01, 23 May 2012 (UTC)

  • Limiar da originalidade neste caso quer dizer letras e formas geométricas simples. Se o logo do Santander não mostrasse o símbolo, que é um desenho elaborado e inconfundível, apenas as letras, acho que não teria problemas em carregar, não tem nada a ver com o país de origem ou com o formato do arquivo. Não entendi a referência à Globosat, mas se for isto, são apenas letras e formas simples. Tem uma legislação dos Estados Unidos que não permite patentear letras e formas simples. Jo Lorib (talk) 12:43, 24 May 2012 (UTC)

Muito obrigado Helder e Jo Lorib pelas respostas super exclarecedoras. Ah, e o exemplo que eu tomei da Globosat é isto mesmo! Pablodiego15 (talk) 04:49, 25 May 2012 (UTC)

Ajuda com Commons

Gostaria da ajuda dos colegas. Os arquivos File:Logo da Filosofia Clínica.jpg e File:Gilberto Sendtko.jpg foram apagados. No entanto, o primeiro é de domínio público (assim como o brasão da engenharia ou do direito) e o segundo é uma imagem de minha tirada por mim e que eu quero doar ao commons. Por favor, neste caso como proceder para restaurar os ficheiros? Grato. — Preceding unsigned comment added by Sendtko (talk • contribs)

Talvez alguém com mais experiência no Commons possa dar instruções mais detalhadas, mas parece que o procedimento está descrito em Commons:Undeletion requests. Se tiver dificuldade com o inglês, avise. GoEThe (talk) 12:45, 30 May 2012 (UTC)

Arquivos Apagados (Permissão do Autor)

Olá,

Meus arquivos foram apagados sob alegação de violação de Copyright. Tenho a permissão do autor das imagens apagadas para publicar sob licença livre. O autor das imagens já enviou as devidas autorizações por email para: permissions-commons-pt@wikimedia.org, mas ainda não tive a resposta. Seguem os nomes dos arquivos deletados. Peço a um voluntário Admin do Commons para restaurar estes arquivos listados abaixo, ou autorizar a restauração:

File:Mascote CAD.jpg

File:Escudo Clube Atlético Diadema.jpg

File:Parceria.jpg

File:Sub16.jpg

File:Estrutura funcional.jpg

File:Sub12 2011.jpg

File:CebrasseWiki-Logo.jpg

File:Cebrasse homenagem.JPG

File:Diretoria Cebrasse.JPG

Obrigado pela atenção!

--Schier74 (talk) 15:26, 31 May 2012 (UTC)schier74

Atualização sobre o IPv6

Mensagem original (em inglês):

 

(Apologies if this message isn't in your language. Please consider translating it, as well as the full version of this announcement on Meta)

The Wikimedia Foundation is planning to do limited testing of IPv6 on June 2-3. If there are not too many problems, we may fully enable IPv6 on World IPv6 day (June 6), and keep it enabled.

What this means for your project:

  • At least on June 2-3, 2012, you may see a small number of edits from IPv6 addresses, which are in the form "2001:0db8:85a3:0000:0000:8a2e:0370:7334". See e.g. w:en:IPv6 address. These addresses should behave like any other IP address: You can leave messages on their talk pages; you can track their contributions; you can block them. (See the full version of this announcement for notes on range blocks.)
  • In the mid term, some user scripts and tools will need to be adapted for IPv6.
  • We suspect that IPv6 usage is going to be very low initially, meaning that abuse should be manageable, and we will assist in the monitoring of the situation.

Read the full version of this announcement on how to test the behavior of IPv6 with various tools and how to leave bug reports, and to find a fuller analysis of the implications of the IPv6 migration.

--Erik Möller, VP of Engineering and Product Development, Wikimedia Foundation 00:47, 2 June 2012 (UTC)

Distributed via Global message delivery. (Wrong page? Fix here.)

 

(Desculpe-me se esta mensagem não estiver em seu idioma. Por favor considere traduzi-la, bem como a versão completa deste anúncio no Meta)

A Wikimedia Foundation planeja realizar testes limitados com IPv6 nos dias 2 e 3 de junho. Se não houver muitos problemas, poderemos ativar o IPv6 completamente no dia mundial do IPv6 (6 de junho), e mantê-lo ativado.

O que isso significa para o seu projeto:

  • Pelo menos entre 2 e 3 de junho de 2012 você poderá ver um pequeno número de edições feitas a partir de endereços IPv6, que são da forma "2001:0db8:85a3:0000:0000:8a2e:0370:7334". Veja por exemplo w:en:IPv6 address. Estes endereços devem se comportar como qualquer outro IP: você pode deixar mensagens em suas páginas de discussão; pode rastrear as contribuições deles; pode bloqueá-los. (Veja a versão completa deste anúncio para observações sobre os bloqueios de intervalos)
  • A médio prazo, alguns scripts e ferramentas precisarão ser adaptados para que funcionem com o IPv6.
  • Suspeitamos que inicialmente o uso de IPv6 será bastante baixo, o que quer dizer que os abusos serão gerenciável, e ajudaremos a monitorar a situação.

Leia a versão completa deste anúncio sobre como testar o comportamento de IPv6 com várias ferramentas e como informar eventuais problemas, e para encontrar uma analise mais completa das implicações da migração para IPv6.

--Erik Möller, VP of Engineering and Product Development, Wikimedia Foundation 00:47, 2 June 2012 (UTC)

Distribuido via entrega global de mensagens. (Página errada? Corrija aqui.)

Apagamento de imagens de autoria do Ministério dos Transportes do Brasil e do Governo do Tocantins

Eu publiquei aqui no Wikimedia Commons alguns mapas de rodovias, que são de autoria do Ministério dos Transportes do Brasil, além da foto oficial do governador do estado brasileiro do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos. No entanto, o administrador Martin H. simplesmente apagou todos os ficheiros que eu publiquei. Eu disse a ele que os ficheiros eram imagens oficiais de autoria do Ministério dos Transportes e do Governo do Tocantins, mas ele não deu moral nenhuma para o que eu falei.

Aqui estão todos os ficheiros que eu havia publicado:

Fontes: [15] e [16]

E agora? Como que eu faço para recolocar estas imagens no Wikimedia Commons e resolver esse problema?

  • O fato de ter sido feito por algum orgão do governo federal ou estadual no Brasil não implica que as imagens sejam livres, muito pelo contrário, ai é que a coisa fica feia. Para utiliza-las precisará de autorização expressa e por escrito de alguma autoridade com poder para tal, normalmente só presidente, ministro ou governador. Por enquanto o único orgão que licencia imagens sob uma licença compatível com a Wiki é a Agencia Brasil, e mesmo assim tivemos que brigar para que isso acontecesse.Jo Lorib (talk) 20:42, 8 June 2012 (UTC)

Solicitação de imagens

Oi, moro em São Paulo, então, quem precisar de qualquer imagem dentro da cidade, pode me pedir que farei com o maior prazer.

--Boneysp (talk) 15:35, 7 June 2012 (UTC)

2011 Picture of the Year competition

македонскиnorskpolski

Dear Wikimedians,

Wikimedia Commons is happy to announce that the 2011 Picture of the Year competition is now open. We are interested in your opinion as to which images qualify to be the Picture of the Year 2011. Any user registered at Commons or a Wikimedia wiki SUL-related to Commons with more than 75 edits before 1 April 2012 (UTC) is welcome to vote and, of course everyone is welcome to view!

Detailed information about the contest can be found at the introductory page.

About 600 of the best of Wikimedia Common's photos, animations, movies and graphics were chosen –by the international Wikimedia Commons community– out of 12 million files during 2011 and are now called Featured Pictures.

From professional animal and plant shots to breathtaking panoramas and skylines, restorations of historically relevant images, images portraying the world's best architecture, maps, emblems, diagrams created with the most modern technology, and impressive human portraits, Commons Features Pictures of all flavors.

For your convenience, we have sorted the images into topic categories.

We regret that you receive this message in English; we intended to use banners to notify you in your native language but there was both, human and technical resistance.

See you on Commons! --Picture of the Year 2011 Committee 18:07, 5 June 2012 (UTC)

Distributed via Global message delivery. (Wrong page? Fix here.)

Legendagem

Olá, alguém tem experiência a fazer legendagem? Criei as legendas em português para o vídeo File:Wikipedia video tutorial-1-Editing-en.ogv em TimedText:Wikipedia video tutorial-1-Editing-en.ogv.pt.srt, mas não sei se fiz bem, nem como usar junto com o vídeo. GoEThe (talk) 11:30, 14 June 2012 (UTC)

Interessante essa proposta. Seria interessante incluir legenda em pt-br e pt-pt. Eduardo P (talk) 18:38, 20 June 2012 (UTC)

Fotos de arquitetura

Seria interesante carregar fotos de portaria e edifícios e carregar nas categorias de bairros de tal cidade? Ou seria bom incluir só em categorias de portaria? Fotos de portaria podem parecer inúteis? E interessante para algumas pessoas. Eduardo P (talk) 18:46, 20 June 2012 (UTC)

COMO COPIAR PARA MEU COMPUTADOR AS ANIMAÇOES PARA DEPOIS MODIFICA-LAS

aMIGOS, SOU NOVO POR AQUI. ESTOU PRECISANDO DE UMA AJUDA. PRECISO COPIAR UM FICHEIRO PARA O MEU CPU, NA VERDADE A A ANIMAÇÃO DOS QUATRO TEMPOS DO MOTOR DE COMBUSTAO INTERNA E DEPOIS MODIFICA-LO PARA UMA APRESENTAÇÃO NA FACULDADE. NAO SEI COMO EXTRAIR A IMAGEM E FICARIA GRATO CASO ALGUEM SE DISPUSESSE A ME AJUDAR.

NO AGUARDO.

  • Primeiramente, não grite, não é necessário. Copiar o arquivo para seu pc é fácil, escolha salvar como no botão da direita do mouse. Editar uma animação gif não é complicado, vá no Google e de uma busca por Editar animações .gif e vai encontrar um monte de dicas e programas para isso, dai é só RTFM.Jo Lorib (talk) 20:20, 26 June 2012 (UTC)

Galeria

¿Há um modo de exibir o resultado das pesquisas por conteúdo como se fossem galerias sem as descrições laterais, com as miniaturas tomando toda a tela?

--O ec (talk) 18:39, 25 June 2012 (UTC)

  • Dá para alterar algumas configurações de visualização na sua página de preferências, abas exibição e gadgets. Lembre de salvar suas escolhas. Tem uma gadget que mostra uma galeria como slideshow.Jo Lorib (talk) 20:10, 26 June 2012 (UTC)

Problema em atualização

O Commons está com um problema quando atualiza as fotos. Ele está demorando para atualizar as novas versões de fotos. O banco de dados do site está ficando cheio? Tem limite ou não no banco de dados? Alguma coisa acontecendo no MediaWiki? Eduardo P (talk) 16:22, 26 June 2012 (UTC)

Também não vi nada de errado. Tentou "purgar" a página da descrição, isto é usar "action=purge" na URL (em vez de "action=edit")?
Em relação ao espaço disponível para o banco de dados, não se preocupe pois os responsáveis ficam de olho nisso e não deixariam chegar no limite (ver detalhes no blog técnico da Wikimedia). Helder 19:35, 28 June 2012 (UTC)

Copyright

Digamos que em certo país os direitos autorais expiram 50 anos depois da morte do autor, e que eu queira enviar ao Commons uma imagem originária desse país cujo autor morreu há 60 anos. Isso é legal? O fato de a imagem estar em domínio público no país de origem significa que está em domínio público também em outros países, ou eu teria que esperar 11 anos para enviá-la, para estar de acordo com a lei brasileira? Marcos Soares msg 13:36, 6 July 2012 (UTC)

  • A página de licenciamento é bem explícita: that are in the public domain in at least the United States and in the source country of the work. - Deve estar em DP nos Estados Unidos e no país de onde provem o material. Então não poderá carregar no Commons. A lei brasileira não interfere aqui, as leis norte-americanas sim, pois os servidores do Commons estão lá. Para mais informações, veja aquiJo Lorib (talk) 18:34, 6 July 2012 (UTC)

Imagem

Olá! Por favor preciso de uma ajuda, estou desenvolvendo um software e colocarei como licença pública para toda a comunidade informática, porém quero utilizar uma imagem daqui da wikipedia, como faço com a questão da licença, insiro as informações básicas sobre a imagem no código do HTML?! Se puderem me ajudar nessa situação agradeço, muito obrigado.

                                                               Pedro Moisés
  • Para obter a licença de uma imagem na Wikipédia, clique nela mesma, abre uma página com as indicações de uso que deve seguir fielmente. Não há uma regra geral, deve analizar imagem a imagem. Se o uso for permitido, deverá obrigatóriamente citar a fonte e a licença da imagem em seu trabalho (ou colocar um link para a página da Wikipedia ou do Commons, normalmente é suficiente). Qualquer duvida nos informe qual imagem que ajudamos a verificar, Jo Lorib (talk) 19:38, 7 July 2012 (UTC)

Como regularizar as imagens que postei na wiki

Oi, o usuário Gunnex (talk) propôs para eliminação rápida várias imagens que tenho na wiki. Como faço para regularizar? -- --Imagens SM (talk)

Entre as apagadas estão algumas que são de minha autoria, outras que achei pela internet e que não constavam com copyright, e outras que, segundo Gunnex, possuem copyright.

Essas fotos ilustram cerca de 80 artigos que eu vigio e que contruo/(ajudo a contruir) relacionados Santa Maria/RS/Brasil.

Gostaria de saber se elas foram realmente deletadas ou estão "em estado de inativo". Muitas dessas imagens são da própria prefeitura do município que permitem download das suas imagens (veja exemplo: http://www.santamaria.rs.gov.br/noticias/4888-cedec-erasmo-crosseti-passa-a-unidade-de-saude-e-transfere-servicos-para-policlinica-do-rosario).

Aquelas que forem regularizáveis eu vou upar novamente. Eu vi que tem um link de email para registrar a imagem. o que eu envio por ele? -- --Imagens SM (talk)

Essa página da prefeitura tem um baita aviso © 2012 - Prefeitura Municipal de Santa Maria, todos os direitos reservados., então não pode utilizar nada de lá. Outra coisa, páginas que não indicam nada estão protegidas por copyrights, é a lei brasileira. Só se salvariam as de sua autoria, teria de identificar quais são. Cuidado com os metadados, fotos tiradas por você mostram a câmera nos metadados, não tenta burlar o sistema. Por enquanto o Gunnex esta certo.Jo Lorib (talk) 01:06, 10 July 2012 (UTC)

Jornal Ceu Azul

Gostaria de saber o que faço para desbloquear minha pagina do Usuario JORNAL CÉU AZUL.

Pelo Que entendi, foi bloqueada por que foi postada por Anonimo. Nao era minha intenção. Por favor, destravem a pagina pra eu colocar meu nome

Obrigado,

Geraldo Alves Pacheco jornalceuazul@gmail.com

Dúvida

Primeiramente, gostaria de avisar que meu café está demorando...bom, a minha dúvida é se eu posso tirar fotos de ilustrações, imagens, etc..de livros, revistas, etc..e carregar aqui como sendo de minha autoria? Ninja F. Fala 18:05, 15 July 2012 (UTC)

Pequena grande dúvida

Eu recentemente carreguei algumas imagens, da qual duas podem ser excluídas (deveria ir para a Wikipedia e não pra Commons, esses nomes me confundem ainda), contudo uma eu creio que não. Esta imagem a meu ver não deveria ser excluída... ou deveria... enfim, a questão é que ela pertence a um relatório da GPIAA e por ser parte do governo português eu creio ser uma imagem, digamos, meio que 'livre', e achei que pudesse ser carregada aqui... E Então, poderia ser carregada ou não? (as outras duas imagens podem ser excluídas, foi falha minha mesmo lol) Gb Alves (talk) 01:34, 16 July 2012 (UTC)

  • Não, não pode carregar essa foto no Commons, ela pertence ao Governo e não ao público português. No Brasil é o mesmo, imagens pertencem ao governo, não ao povo. É preciso uma autorização formal e por escrito de alguém que tenha poderes para isso, normalmente só um ministro. Inveja da lei os Estados Unidos, onde qualquer trabalho feito por um funcionário público, no seu horário de trabalho, estão automaticamente em Domínio Público. Talvez possamos tomar alguma iniciativa para alterar isso em nossos paises, propondo uma nova lei.Jo Lorib (talk) 12:14, 16 July 2012 (UTC)

Ah que pena. Mas que bela bobagem essa, o governo desfruta do povo e o povo mal pode usar sequer uma imagem produzida por eles... mas enfim, se é regra tem de ser seguida. Até poderia ser posta em lei, mas falta iniciativa (e precisa-se muito dela). Obrigado pela explicação, se quiser pode excluir a imagem também. Verei se pode ser publicada na Wikipedia com os devidos direitos (mas acho que também não será possível lol). Gb Alves (talk) 20:18, 16 July 2012 (UTC)

Categorias a fundir

As Category:Turtle Lake, Tbilisi e Category:Kus lake representam a mesma coisa: em georgiano, ku (genitivo: kus) significa tartaruga (turtle). Como fazer? Malafaya (talk) 15:38, 17 July 2012 (UTC)

Ficheiro:Orquestra Regional de Armónios de Faro.JPG

Boa tarde.Eu gostaria de saber o que fazer nais, acerca desta imagem. Eu sou o autor e detenho os direitos autorais, nada mais.Qualquer pessoa pode usá-la em quelquer assunto e em qualquer parte, desde que não a deturpe ou vandalizeJvargues13 (talk) 19:19, 19 July 2012 (UTC)

File:charolas de Bordeira.JPG

Eu gostaria de saber o que fazer.Sou o autor desta imagem e detenho os direitos autorais e autorizo qualquer pessoa a usá-la, para qualquer fim em qualquer parte,sem deturpá-la nem vandalizá-la.Jvargues13 (talk) 19:26, 19 July 2012 (UTC)

Help decide about more than $10 million of Wikimedia donations in the coming year

 

(Apologies if this message isn't in your language. Please consider translating it)

Hi,

As many of you are aware, the Wikimedia Board of Trustees recently initiated important changes in the way that money is being distributed within the Wikimedia movement. As part of this, a new community-led "Funds Dissemination Committee" (FDC) is currently being set up. Already in 2012-13, its recommendations will guide the decisions about the distribution of over 10 million US dollars among the Foundation, chapters and other eligible entities.

Now, seven capable, knowledgeable and trustworthy community members are sought to volunteer on the initial Funds Dissemination Committee. It is expected to take up its work in September. In addition, a community member is sought to be the Ombudsperson for the FDC process. If you are interested in joining the committee, read the call for volunteers. Nominations are planned to close on August 15.

--Anasuya Sengupta, Director of Global Learning and Grantmaking, Wikimedia Foundation 19:56, 19 July 2012 (UTC)

Distributed via Global message delivery. (Wrong page? Fix here.)

oi,

Como muitos de vocês sabem, o Conselho Diretivo da Wikimedia iniciou recentemente mudanças importantes na forma como o dinheiro está sendo distribuído no interior do movimento Wikimedia. Como parte desta, uma nova comunidade, liderada pelos "Comitê de Divulgaçãode Fundos" (FDC) está sendo criado. Já em 2012-13, as suas recomendações nortearão as decisões sobre a distribuição de mais de 10 milhões de dólares entre a Fundação, capítulos e outras entidades elegíveis.

Agora, sete membros capazes, conhecedores da comunidade e de confiança são procurados para voluntários do Comit. Espera-se para assumir o seu trabalho em setembro. Além disso, um membro da comunidade é requerida para ser o Ombudsperson para o processo de FDC. Se você estiver interessado em participar da comissão, leia o pedido de voluntários. As nomeações estão previstas para fechar em 15 de agosto.

- Anasuya Sengupta, diretor do Programa Global de Aprendizado e doações, Wikimedia Foundation 20h21min de 19 de julho de 2012 (UTC) Novo! Clique nas palavras acima para editar e ver traduções alternativas.

Enviar logo de minha Associação

Prezados(as), como posso fazer para incluir o Logotipo de minha Associação no Commons? Ressalto que a Associação está disposta a fazer o que for necessário para que o arquivo seja incluído no Commons. Grato

--Gmasili (talk) 12:44, 23 July 2012 (UTC)

  • Deve licenciar o logo sob uma licença CCbySA3.0, o que pode ser feito pelo sistema Commons:OTRS/pt (palavras em azul são links, clique nelas--costuma demorar algumas semanas) ou colocando explicitamente essa informação no seu site, se existir(cuidado para não liberar o site inteiro). Mas tenha em conta que tal licenciamento é irreversivel, dá ao público em geral o direito de utilizar seu logo inclusive para fins comerciais e deve ser feito por quem tem poderes para isso perante a lei, em muitas associações isso é privativo da assembléia geral, leiam seus estatutos e pensem bem ANTES DE O FAZER, POIS NÃO HÁ VOLTA. E não tente trapacear, pode ter consequências sérias. Na minha opinião, não o faria.Jo Lorib (talk) 16:37, 23 July 2012 (UTC)

Período eleitoral

No Brasil, é época de eleições municipais. Acho que é possível aproveitar esse período para entrarmos em contato com os políticos, seja candidatos ou não, através de seus sites oficiais para pedir que as fotos dos seus sites tenham atribuição Creative Commons. Também pode ser feito contato com a assessoria de deputados e senadores. Há muitas imagens nesses sites de políticos, daria pra dar uma boa incrementada nos artigos da Wikipédia. W.SE (talk) 02:54, 3 August 2012 (UTC)

Problema no Commons

O Commons está com um problema, alguém clica numa foto e aí, ela é redirecionado para o site gophoto.it que dá o erro. Os programadores e desenvolvedores do MediaWiki podiam averiguar isso e corrigir o problema. Eduardo P (talk) 16:16, 25 August 2012 (UTC)

Nunca notei nada desse género, pelo que penso que isso seja problema do ficheiro e não do Commons. Que foto é essa? -- Darwin Ahoy! 16:36, 25 August 2012 (UTC)

Está acontecendo isso no Commons. Parece que esse problema é recente. Eduardo P (talk) 01:44, 27 August 2012 (UTC)

Não estou conseguindo ver nenhuma foto no Commons. Será que é o meu computador, que está com vírus? Eduardo P (talk) 01:46, 27 August 2012 (UTC)

O problema é seu com certeza, Eduardo, pois nem eu notei nada do género, nem nas esplanadas daqui mais ninguém se queixou.-- Darwin Ahoy! 03:15, 27 August 2012 (UTC)
O problema era com o Google Chrome do meu laptop. Tô usando o Mozilla Firefox e o problema acabou. Eduardo P (talk) 21:04, 27 August 2012 (UTC)

Olá

Olá, enviei uma imagem minha e ela foi excluída. Eu estou na foto e não tem autoria. A pessoa na foto sou eu.... — Preceding unsigned comment added by Calixtooscar (talk • contribs)

Considerando os seus registros e "Mass deletion of pages added by Calixtooscar" aparentemente carregou ficheiros sobre cenas de filmes das quais não possui os direitos de autor. Detalhes: COM:L e COM:SS#Audiovisual works. Gunnex (talk) 21:23, 28 August 2012 (UTC)

File:Af447diag.svg

Hi! I want to put in an image request to make a Portuguese translation of File:Af447diag.svg, but I need to confirm what the following are in Portuguese before I submit the request:

  • Exits - Saídas --> saídas = plural, saída = singular   Done
  • Toilet - Banheiros --> pt:Banheiros = plural. Banheiro = singular, in the meaning of en:Bathroom. More specific: pt:Vaso sanitário   Done
  • Recovered (as in recovered a dead body) - recuperado -->   Done
  • Unrecovered (as in did NOT recover the body) - não recuperado -->   Done
  • Galley - galera --> you mean en:Galley (type of ship)? --> pt:Galé -->   Request --> (thx to user DarwIn, see below) en:Galley (kitchen) = copa (in Portugal, Brazil = ?)   Done
  • Storage - Armazém -->   Done

Brazilian terms would be preferred over European ones since AF447 was a Rio to Paris flight

Thanks WhisperToMe (talk) 18:53, 27 August 2012 (UTC)

  Done,   Request and comments --> (...) by Gunnex (talk) 21:07, 28 August 2012 (UTC)
'Galleys' costumam ser as cozinhas, suponho que se trate daquela parte do avião onde se aquece a comida, a copa.-- Darwin Ahoy! 21:27, 28 August 2012 (UTC)
É isto --> en:Galley (kitchen). Em pt-pt é copa que se chama, nos aviões. Não sei se em brasileiro tem alguma diferença.-- Darwin Ahoy! 21:30, 28 August 2012 (UTC)

Thank you so much! The only thing still in question is "galley" - What is the Brazilian Portuguese for this term? WhisperToMe (talk) 19:58, 30 August 2012 (UTC)

O termo "Galera" aqui no Brasil é usado para "amigos, pessoas", mas esse tem vários significados em outros idiomas.Érico Wouters msg 22:55, 30 August 2012 (UTC)
Hello WhisperToMe, I checked this and the word is the same both for European and Brazilian Portuguese: The aircraft galleys are called "copa" here. See [17] for instance, for some context.-- Darwin Ahoy! 23:02, 30 August 2012 (UTC)
Thank you very much! The request to make a Portuguese version is at Commons:Graphic_Lab/Illustration_workshop#Make_Brazilian_Portuguese_version_of_image WhisperToMe (talk) 23:09, 30 August 2012 (UTC)
You welcome. :) -- Darwin Ahoy! 01:58, 31 August 2012 (UTC)

Usar um tamanho menor de uma imagem

Eu gostaria de saber se tem jeito de usar uma miniatura (preview) de uma imagem a partir do "cache do commons"? e como? pois a original é um exagero de grande.

--O ec (talk) 16:57, 5 September 2012 (UTC)

  • Não entendi muito bem, mas na sintaxe de inclusão de imagens existem opções configuráveis: [[nome da imagem.jpg(igual ao nome no Commons)|200px(tamanho, é só variar para alterar-não utilizar mais que 400)|right(ou center ou left-posição)|thumb (aquele quadradinho em volta da imagem)|texto da legenda]] Jo Lorib (talk) 17:21, 5 September 2012 (UTC)

Request for Comment: Legal Fees Assistance Program

 

I apologize for addressing you in English. I would be grateful if you could translate this message into your language.

The Wikimedia Foundation is conducting a request for comment on a proposed program that could provide legal assistance to users in specific support roles who are named in a legal complaint as a defendant because of those roles. We wanted to be sure that your community was aware of this discussion and would have a chance to participate in that discussion.

If this page is not the best place to publicize this request for comment, please help spread the word to those who may be interested in participating. (If you'd like to help translating the "request for comment", program policy or other pages into your language and don't know how the translation system works, please come by my user talk page at m:User talk:Mdennis (WMF). I'll be happy to assist or to connect you with a volunteer who can assist.)

Thank you! --Mdennis (WMF)01:50, 6 September 2012 (UTC)

Distributed via Global message delivery. (Wrong page? Fix here.)

Wikidata is getting close to a first roll-out

 

(Apologies if this message isn't in your language.)

As some of you might already have heard Wikimedia Deutschland is working on a new Wikimedia project. It is called m:Wikidata. The goal of Wikidata is to become a central data repository for the Wikipedias, its sister projects and the world. In the future it will hold data like the number of inhabitants of a country, the date of birth of a famous person or the length of a river. These can then be used in all Wikimedia projects and outside of them.

The project is divided into three phases and "we are getting close to roll-out the first phase". The phases are:

  1. language links in the Wikipedias (making it possible to store the links between the language editions of an article just once in Wikidata instead of in each linked article)
  2. infoboxes (making it possible to store the data that is currently in infoboxes in one central place and share the data)
  3. lists (making it possible to create lists and similar things based on queries to Wikidata so they update automatically when new data is added or modified)

It'd be great if you could join us, test the demo version, provide feedback and take part in the development of Wikidata. You can find all the relevant information including an FAQ and sign-up links for our on-wiki newsletter on the Wikidata page on Meta.

For further discussions please use this talk page (if you are uncomfortable writing in English you can also write in your native language there) or point me to the place where your discussion is happening so I can answer there.

--Lydia Pintscher 13:10, 10 September 2012 (UTC)

Distributed via Global message delivery. (Wrong page? Fix here.)

Imagem de produtos

Gostaria de colocar corretamente a imagem de um produto para ilustrar um artigo no wikipedia, porém tenho algumas dúvidas. Mesmo incluindo de quem é o fabricante, endereço do site do fabricante onde a imagem esta disponível em alta definição. não é possível inserir ? --LeonardoSDorathoto (talk) 21:41, 12 September 2012 (UTC)

Olá! Dados como "fabricante, endereço do site do fabricante onde a imagem esta disponível em alta definição" não esclarecem os direitos de autor da imagem e o licenciamento aqui no Commons (que só aceita pt:conteúdo aberto).
[Presumindo que a imagem retrata um produto atual:] Se você não é o autor da imagem, é necessário uma permissão escrita do autor (neste caso: do fabricante) via COM:OTRS ou uma fonte da imagem original com uma pt:licença livre no âmbito do Commons. Se você é o autor da imagem, a imagem por si deve ser livre de direitos de autor de terceiros (exemplos: COM:DM). Veja COM:L para mais detalhes. Alerto que a ptwiki permite - via pt:WP:URC - o carregamento local de imagens sobre produtos ("1.3"), mas somente para prover informação visual indispensável para a compreensão de um artigo. Gunnex (talk) 23:44, 12 September 2012 (UTC)

OTRS

Como faço para carregar fotos do flickr, panoramio e/ou facebook; no Commons? Peço autorização lá em outro site? E coloco o nome do autor. Que licença poderia utilizar? Eduardo P (talk) 18:38, 19 September 2012 (UTC)

Posso inserir imagens no Commons, para eu utilizar aqui e na Wikipédia? E só no Commons? Eduardo P (talk) 18:40, 19 September 2012 (UTC)

Algum carioca voluntário do Commons, poderia ajudar? Será que teria algum site da web, como o flickr, panoramio, facebook... que dispõe de uma foto melhor do condomínio de alto padrão em Laranjeiras? File:Rossi Parque Laranjeiras.jpg. Essa foi a melhor foto que eu consegui. Pois, não posso subir o morro da Graça. Só se eu for comprar um apartamento lá. Que não é o meu caso. Eduardo P (talk) 18:52, 19 September 2012 (UTC)

Como faço para pedir autorização ao (s) autor (es) das fotos por OTRS? Nem todas as imagens que estão no Commons, podem ser utilizadas a Wikipédia. Eduardo P (talk) 00:16, 20 September 2012 (UTC)

Gostaria de subir essas imagens no Commons, usando a licença OTRS pending. E com o auxílio e aprovação da Wikimedia Foundation.

Eduardo P (talk) 00:34, 20 September 2012 (UTC)

Para essas fotos do Picasa, tem de contactar a Valéria Lopes e perguntar se aceita que essas fotos sejam publicadas numa das licenças que aceitamos aqui (a mais comum é a CC-BY-SA-3, que obriga a atribuição e manutenção da mesma licença em obras derivadas.
Em relação ao Flickr, pode usar o Flinfo, por exemplo, ou a Bryan Tool (que carrega automaticamente). Há imenso material em licença livre no Flickr que pode ser transferido para cá sem burocracias, basta pesquisar lá por material que pode ser usado comercialmente.-- Darwin Ahoy! 03:31, 20 September 2012 (UTC)

Como faço para Excluir minha conta no Commons?

Como faço para excluir a minha conta no commons? Binhow (talk) 13:00, 17 October 2012 (UTC)

PD-Portugal-URAA

Caros amigos, como alguns já devem saber, as regras de licenciamento para obras em domínio público mudaram por aqui, e muitas vezes já não basta a simples colocação da "PD-old", devido ao restauro de copyrights pelo URAA.

Assim, foi elaborada uma nova licença para uso exclusivo em obras com origem em Portugal, publicadas entre 1923 e 1996:

{{PD-Portugal-URAA}}

Fiz um guia para ajudar no correcto licenciamento de obras portuguesas em domínio público com esta e outras licenças, que pode ser consultado em:

User:DarwIn/CDLicPortugal

Em Portugal temos a vida facilitada por uns tempos, já que em 1996 as protecções só tinham a duração de 25 anos para fotografias, e 50 anos para o resto. No Brasil o caso já é mais complicado, pois as protecções em 1996 eram de 60 anos para quase tudo. Mesmo assim, é essencial que se faça uma {{PD-Brazil-URAA}} que cubra o que estava em domínio público no Brasil em 1996, como eu fiz para Portugal, a ver se ao menos se safa o que for anterior a 1936.

A {{PD-Portugal-URAA}} poderá levar ainda alguns pequenos ajustes, mas nada que mude a essência da coisa.-- Darwin Ahoy! 18:46, 22 September 2012 (UTC)

Permissão de uso de fotos

Eu pedi permissão para uso de 3 fotos delas no facebook:

Acredito que fiz isso de boa-fé. Ela autorizou. Preciso colocar na descrição que ela autorizou? É um pouco desnecessário? Coloco a licença OTRS pending? Como eu deixo? Eduardo P (talk) 01:34, 4 October 2012 (UTC)

Oi Eduardo! Bom, o negócio deve ser resolvido mesmo por COM:OTRS (alias, para mim as suas fontes de Facebook indicadas por você nos ficheiros acima não funcionam - mesmo sendo logado no Facebook...). Portanto: {{OTRS pending}} em todos estes ficheiros (use o código {{subst:OP}}! que gera datas automáticas) + E-Mail para a autora das fotos pedindo permissão (usando de preferência este modelo de permissão) + enviar toda esta correspondência = seu E-Mail pedindo permissão + a resposta por E-Mail da autora com a permissão (ver modelo, inclusive o cabeçalho do E-Mail da autora para melhor verificar a origem da mensagem) para permissions-commons@wikimedia.org (indicando, claro, a origem das fotos no Facebook e os correspondentes uploads no Commons) --> +/- 30 dias de quarentena para os ficheiros para complementar esta transação...
O procedimento parece complicado mas o OTRS garante que - independentemente da existência desta conta no Facebook da autora (você deve saber, Facebook é meio "vago": contas aparecem e desaparecem...) - permissões sobre a concessão de direitos autorais ficam preservados nos arquivos do OTRS de maneira compreensível... Gunnex (talk) 20:12, 5 October 2012 (UTC)

Fair Use

Como fazer devo uploads sob fair-use, como devo marcar duranto o upload, ou se devo usar alguma outra página específica p/ conteúdo restrito, por aqui, de acordo com a "Política de Isenção da Doutrina" de [18]? metalllinux (talk) 20:09, 10 October 2012 (UTC)

Oi Metalllinux! Por favor leia COM:FAIRUSE = "O «uso legítimo» (fair use) não é permitido na Commons". À sua disposição é pt:WP:URC que permite o carregamento local de mídia na ptwiki (não aqui), mas leia e entenda bem as restrições = pt:WP:PID. Gunnex (talk) 20:40, 10 October 2012 (UTC)

Upcoming software changes - please report any problems

 

(Apologies if this message isn't in your language. Please consider translating it)

All Wikimedia wikis - including this one - will soon be upgraded with new and possibly disruptive code. This process starts today and finishes on October 24 (see the upgrade schedule & code details).

Please watch for problems with:

  • revision diffs
  • templates
  • CSS and JavaScript pages (like user scripts)
  • bots
  • PDF export
  • images, video, and sound, especially scaling sizes
  • the CologneBlue skin

If you notice any problems, please report problems at our defect tracker site. You can test for possible problems at test2.wikipedia.org and mediawiki.org, which have already been updated.

Thanks! With your help we can find problems fast and get them fixed faster.

Sumana Harihareswara, Wikimedia Foundation Engineering Community Manager (talk) 02:45, 16 October 2012 (UTC)

P.S.: For the regular, smaller MediaWiki updates every two weeks, please watch this schedule.

Distributed via Global message delivery. (Wrong page? Fix here.)

Dificuldade em eliminar página.

Estou precisando eliminar um redirecionamento já que a página só tinha o link na minha página de discussão. Se alguém puder me enviar a predefinição para eliminar! Pablodiego15 (talk) 07:53, 12 October 2012 (UTC)

Oi! Pelo que entendi você quer eliminar um redirecionamento que você mesmo criou? --> {{Speedydelete}} = {{speedydelete|1=[inserir razão]}}. Mais detalhes: COM:D. Gunnex (talk) 13:44, 16 October 2012 (UTC)
Muito obrigado! Até pensei que fosse da mesma forma que elimina uma imagem, mais preferi perguntar. Pablodiego15 (talk) 08:25, 17 October 2012 (UTC)

Fundraising localization: volunteers from outside the USA needed

Please translate for your local community

Hello All,

The Wikimedia Foundation's Fundraising team have begun our 'User Experience' project, with the goal of understanding the donation experience in different countries outside the USA and enhancing the localization of our donation pages. I am searching for volunteers to spend 30 minutes on a Skype chat with me, reviewing their own country's donation pages. It will be done on a 'usability' format (I will ask you to read the text and go through the donation flow) and will be asking your feedback in the meanwhile.

The only pre-requisite is for the volunteer to actually live in the country and to have access to at least one donation method that we offer for that country (mainly credit/debit card, but also real-time banking like IDEAL, E-wallets, etc...) so we can do a live test and see if the donation goes through. All volunteers will be reimbursed of the donations that eventually succeed (and they will be low amounts, like 1-2 dollars)

By helping us you are actually helping thousands of people to support our mission of free knowledge across the world. Please sing up and help us with our 'User Experience' project! :) If you are interested (or know of anyone who could be) please email ppena@wikimedia.org. All countries needed (excepting USA)!

Thanks!
Pats Pena
Global Fundraising Operations Manager, Wikimedia Foundation

Sent using Global message delivery, 16:50, 17 October 2012 (UTC)

Imagens da Câmara dos Deputados do Brasil

Gostaria de saber se é possível carregar imagens da Câmara dos Deputados do Brasil. O site oficial diz: O Banco de Imagens é um produto do Serviço Fotográfico (SEFOT-SECOM). Reprodução permitida mediante citação do nome do fotógrafo e da fonte. Se for possível carregar apenas com esta informação, qual a licença correta que uso. Grato. W.SE (talk) 23:10, 28 September 2012 (UTC)

Oi! O caso é parecido com {{Attribution-AgenciaSenadoBr}} (ver também Commons:Deletion requests/Template:Attribution-AgenciaSenadoBr), porém considero a "licença" da camara.gov.br ainda mais vaga. Na minha opinião pessoal, não há base legal suficiente para carregar imagens da camara.gov.br aqui. O negócio seria pedir clarificação da instituição.
Update: Ver também Commons:Deletion requests/Template:AgenciaCamaraBr.
Neste contexto: {{Attribution-PresidenciaBr}} --> base da licença = http://www.info.planalto.gov.br/static/inf_fotonormas.htm = 404/redirect para página principal (arquivo de 2009)alias, todo o sub-domínio www.info.planalto.gov.br é redirect para página principal... <-- versus --> http://www2.planalto.gov.br/termos-de-uso (de 04.07.2011) = "Os internautas interessados podem reproduzir textos, imagens, vídeos e áudios do Portal do Planalto para uso jornalístico, desde que citada a fonte. No entanto, são proibidos de vender, revender ou explorar comercialmente todo o conteúdo deste site." No meu ver, isto significa que a licença {{Attribution-PresidenciaBr}} não é mais adequada para uploads carregados aqui depois de 04.07.2011..., ou? Gunnex (talk) 08:06, 1 October 2012 (UTC)
Tem toda a razão, Gunnex, essa licença deve ser cancelada o quanto antes, e mantida apenas para os carregamentos anteriores a essa data.-- Darwin Ahoy! 02:52, 11 October 2012 (UTC)
  Done. Gunnex (talk) 06:43, 21 October 2012 (UTC)
Em relação à Câmara de Deputados, é exactamente como o Gunnex explicou acima. A licença como está parece insuficiente, mas se enviar um mail para o endereço que lá está, tenho a certeza que eles explicarão com mais detalhe esse licenciamento. Caso as imagens estejam de facto em licença livre, essa troca de mails deve ser remetida para o OTRS, e o ticket adicionado à tarjeta com a licença, para que não haja mais dúvidas.-- Darwin Ahoy! 03:02, 11 October 2012 (UTC)

Blog do Planalto vs Flickr I vs Flickr II vs Roberto Stuckert Filho/PR

Oi! Situação curiosa: Nos temos o ficheiro File:Celso Zucatelli Chris Flores Dilma Rousseff 2011.jpg (04.10.2011) licenciado via http://www.flickr.com/photos/dilma-rousseff/6211084244/ (upload no Flickr: 04.10.2011, sem exif e crêdito) mas que foi publicado anteriormente no http://blog.planalto.gov.br/vou-fazer-de-tudo-para-melhorar-a-saude-afirma-a-presidenta-em-entrevista-ao-hoje-em-dia/ (com exif e crêdito: "Foto: Roberto Stuckert Filho/PR") em 29.09.2011 e em 01.10.2011 (com exif e crêdito) no Flickr oficial do Blog do Planalto via http://www.flickr.com/photos/blogplanalto/6199996827/. A permissão do Blog do Planalto é: Todo o conteúdo de Blog do Planalto está licenciado sob a CC-by-sa-2.5, exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes. O Flickr oficial do Blog do Planalto é licenciado via CC BY-***NC*** 2.0 (NC = não-comercial = não compatível com Commons).

Bom, o licenciamento via a fonte do ficheiro http://www.flickr.com/photos/dilma-rousseff/6211084244/ não parece válido já que a imagem foi anteriormente publicado no Blog do Planalto e no seu Flickr oficial. O negócio então é interpretar o trecho "(...) exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes" da permissão do Blog do Planalto, já que o Flickr oficial do Blog não serve como fonte válida. E no meu ver o crêdito "Foto: Roberto Stuckert Filho/PR" esclarece que a imagem não foi produzida pelo Blog, mas por "Roberto Stuckert" que trabalha para a Secretária de Imprensa do Palácio do Planalto e pela Presidência da República Federativa do Brasil = "PR". Okay, então {{Attribution-PresidenciaBr}}? Não. A imagem não é hosteada em planalto.gov.br e desde 04.07.2011 a Secretária de Imprensa não permite mais o uso comercial destas imagens.

Comentários/sugestões para resolver esta situação?

PS: Alias, bem improvável que a presidenta do Brasil Dilma Rousseff mantenha uma conta no Flickr. Isto me parece uma conta de um fã da política e aparentemente um caso de Flickr washing. Gunnex (talk) 09:06, 21 October 2012 (UTC)

Novidades da Wikimedia, Setembro 2012

Destaques do Relatório da Wikimedia Foundation e o Relatório de engenharia da Wikimedia de Setembro de 2012, com uma selecção de outros eventos importantes do movimento Wikimedia
 
About · Subscribe/unsubscribe · Distributed via Global message delivery, 08:25, 2 November 2012 (UTC)

Imagem de álbum musical

Boa tarde a todos, eu estou criando uma página descrevendo um álbum musical do cantor gospel Nani Azevedo. Já adicionei todos os detalhes e por último carreguei um ficheiro (a capa do CD) no commons. Mas após alguns minutos chegou uma mensagem dizendo para informar a licença do arquivo e categoria do arquivo. E eu não sei quais são. Podem me ajudar por favor? Gustavo San (talk) 18:53, 8 November 2012 (UTC)

  • Para colocar a capa do CD no Commons o senhor deve ser o único detentos desses direitos, para poder licenciar da forma livre que preconizamos, inclusive para fins comerciais ( para uma capa de CD deve ter autorização em cartório do músico, do fotógrafo e da gravadora, no mínimo). Se não for o legal detentor, está violando direitos autorais e deve parar imediatamente, desfazendo o carregamento, é pecado. Imagens que encontra pela Internet ou cópias escaneadas não são livres e não devem ser utilizadas aqui.Jo Lorib (talk) 19:08, 8 November 2012 (UTC)

Ajuda no licenciamento de File:Mili avital.png

Wireimage.com tem copyright? O arquivo tem que ser excluido? --Gusta100 (talk) 16:09, 15 November 2012 (UTC)

  • Tem sim nas letrinhas apagadas no fim da página[19]: "We reserve the right to pursue unauthorized users of this image or clip. If you violate our intellectual property you may be liable for: actual damages, loss of income, and profits you derive from the use of this image or clip, and, where appropriate, the costs of collection and/or statutory damages up to $150,000 (USD).". O site informa ainda "Contact your local office for all commercial or promotional uses". Isso é uma restrição de uso comercial que o Commons não aceita, não pode subir essa imagem aqui.Jo Lorib (talk) 16:39, 15 November 2012 (UTC)

Erro na atualização de uma foto

Não consigo purgar ou atualizar a foto File:MegaMatte - Catete.jpg. O que está acontecendo? Eduardo P (talk) 03:17, 11 December 2012 (UTC)

Nada :-). Para mim, parece okay. Gunnex (talk) 13:02, 11 December 2012 (UTC)

Pra mim isso não aparece ok. Está com erro no cache. Eduardo P (talk) 20:39, 11 December 2012 (UTC)

Hm... talvez limpar cache desta página no seu browser = Strg + R (Mozilla) ou Strg + F5 (IExplorer)? Pode ver a foto aqui (na resolução atual de 1.024 × 768)? Gunnex (talk) 21:23, 11 December 2012 (UTC)

O que é o botão STRG? Como eu faço no Chrome? Eduardo P (talk) 15:06, 12 December 2012 (UTC)

Ah.. estou usando teclado alemão, hehe :-) STRG = CRTL. No Chrome é CRTL + F5 ou SHIFT + F5. Estas combinações de botões recarreguem a página, sem usar uma versão eventualmente disponível no Cache. Existem ainda procedimentos para limpar todo Cache do browser (que - dependendo da configuração - pode acumular milhares de bytes). Para o Chrome veja aqui. Gunnex (talk) 17:49, 12 December 2012 (UTC)

Foto adulterada?

Alguem poderia dar uma olhada nesta foto: File:Antônio Fialho de Vargas (Esquerda Superior).jpg. Me parece que o rosto do menino da direita no pé da foto foi enxertado, é um adulto. A informação tambem esta errada, segundo pesquisei na net, "Em 26 de janeiro de 1891, foi criado o município de Lajeado, tendo como sede a vila do mesmo nome, situada à margem direita do rio Taquari. A instalação ocorreu no dia 25 de fevereiro do mesmo ano, com a posse do primeiro Intendente, Frederico Henrique Jaeger".--Paulo rsmenezes (talk) 22:38, 24 December 2012 (UTC)

Arquivos sobrepostos

Este arquivo, File:Brasao.gif ja foi carregado 4 vezes com conteudos diferentes.--Paulo rsmenezes (talk) 01:08, 25 December 2012 (UTC)

Ajuda no licenciamento de File:Quartier Lointain poster.jpg

Quais informações devo fornecer para manter o arquivo acima descrito, carregado para utilização no artigo "Um Bairro Distante" em Wikipedia? Foi citada a fonte do poster do filme - site oficial do mesmo.

Be a Wikimedia fundraising "User Experience" volunteer!

Thank you to everyone who volunteered last year on the Wikimedia fundraising 'User Experience' project. We have talked to many different people in different countries and their feedback has helped us immensely in restructuring our pages. If you haven't heard of it yet, the 'User Experience' project has the goal of understanding the donation experience in different countries (outside the USA) and enhancing the localization of our donation pages.

I am (still) searching for volunteers to spend some time on a Skype chat with me, reviewing their own country's donation pages. It will be done on a 'usability' format (I will ask you to read the text and go through the donation flow) and will be asking your feedback in the meanwhile.

The only pre-requisite is for the volunteer to actually live in the country and to have access to at least one donation method that we offer for that country (mainly credit/debit card, but also real time banking like IDEAL, E-wallets, etc...) so we can do a live test and see if the donation goes through. **All volunteers will be reimbursed of the donations that eventually succeed (and they will be very low amounts, like 1-2 dollars)**

By helping us you are actually helping thousands of people to support our mission of free knowledge across the world. If you are interested (or know of anyone who could be) please email ppena@wikimedia.org. All countries needed (excepting USA)!!

Thanks!

Pats Pena
Global Fundraising Operations Manager, Wikimedia Foundation

Sent using Global message delivery, 20:42, 8 January 2013 (UTC)

Dúvidinha

Olá, boa tarde! Gostaria de saber se eu posso fazer uma captura de tela de alguma imagem da internet, por exemplo, um jogo on-line e baixar o arquivo aqui como sendo de minha autoria ou pelo menos, sob licença livre? Ninja F. Fala 18:21, 9 January 2013 (UTC)

Violação de direitos autorais

File:Museu do Índio (Planalto-RS).jpg = copyvio =   Done
File:ObeliscoPelotas.jpg = copyvio =   Done
Obrigado! Gunnex (talk) 08:05, 13 January 2013 (UTC)

Ajuda no licenciamento de File:Vistaaereadojoa.jpg

O que exatamente devo acrescentar na etiqueta para que ela seja válida?— Preceding unsigned comment added by He's so unusual (talk • contribs)

Como está é uma violação de direitos autoriais via http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=962638 (2009, "C010T3") = http://i1009.photobucket.com/albums/af219/villegagnon/Helicoptero/5d1e2c17.jpg. É necessária uma permissão do usuário "C010T3" para liberar a imagem. Ver COM:OTRS. Gunnex (talk) 07:56, 13 January 2013 (UTC)

Problema em enviar nova versão de arquivo

Não consigo enviar nova versão de um arquivo de áudio. O site não atualiza. É um problema no cache. O link é File:Pt-O Porriño.ogg. Eduardo P (talk) 02:58, 14 January 2013 (UTC)

Oi! Bom... se o caso ainda não foi resolvido (me parece um problema local) use um outro título para carregar o áudio e - se tiver êxito - corrige a ligação do áudio em pt:O Porriño. Depois manda File:Pt-O Porriño.ogg para ER inserindo o código {{speedydelete|1=not in use, duplicate of [[:File:Seu-novo-título]]}}. Gunnex (talk) 14:23, 14 January 2013 (UTC)

Só consigo enviar uma nova versão do arquivo, apagando o existente. Para enviar de novo. Eduardo P (talk) 00:00, 15 January 2013 (UTC)

  Done --> File:O Porriño introdução (pt).ogg. Gunnex (talk) 15:48, 19 January 2013 (UTC)

Wikimedia sites to move to primary data center in Ashburn, Virginia. Read-only mode expected.

(Apologies if this message isn't in your language.) Next week, the Wikimedia Foundation will transition its main technical operations to a new data center in Ashburn, Virginia, USA. This is intended to improve the technical performance and reliability of all Wikimedia sites, including this wiki. There will be some times when the site will be in read-only mode, and there may be full outages; the current target windows for the migration are January 22nd, 23rd and 24th, 2013, from 17:00 to 01:00 UTC (see other timezones on timeanddate.com). More information is available in the full announcement.

If you would like to stay informed of future technical upgrades, consider becoming a Tech ambassador and joining the ambassadors mailing list. You will be able to help your fellow Wikimedians have a voice in technical discussions and be notified of important decisions.

Thank you for your help and your understanding.

Guillaume Paumier, via the Global message delivery system (wrong page? You can fix it.). 15:06, 19 January 2013 (UTC)

Ajuda no licenciamento de imagens

Viva

precisava de ajuda para saber como colocar fotos na Wikimedia de uns quadros de um pintor já falecido (Rui Preto Pacheco) : estas fotos foram tiradas por mim em casa do filho do pintor (quadros e catalogos de exposições antigos).

Solicito esta ajuda porque as fotos foram eliminadas,

#Esta imagem não possui informação sobre a permissão dada. Foi dada uma fonte mas não existe prova em como o autor ou o detentor dos direitos de autor concordaram com a licença dada. Por favor forneça uma ligação apropriada à página da web contendo informação sobre a licença ou envie um e-mail com uma cópia da permissão para OTRS #

e na realidade não sei como poderei as publicar : tenho pesquisado nas páginas de ajuda mas é tudo muito confuso ...— Preceding unsigned comment added by Jack LondonPT (talk • contribs)

Ja respondi aqui em 12.12.2012. Você criou fotos derivadas de material protegido por ser obras de arte de pt:Rui Preto Pacheco (1922-1989). É necessária um permissão escrita dos herdeiros desta obra via COM:OTRS.Gunnex (talk) 00:23, 22 January 2013 (UTC)
  • Só complementando, o material só entra em domínio público setenta anos após a morte do autor, neste caso em 2059, até lá é necessário obter autorização, como informado.Jo Lorib (talk) 13:42, 22 January 2013 (UTC)

Olá. Acham que está certa a informação de inegibilidade de direitos autorais destas imagens?--MisterSanderson (talk) 14:43, 22 January 2013 (UTC)

Sim. Qual parte destes símbolos poderia apresentar aspectos de originalidade eventuais protegidos por direitos autoriais? Vejo só geometria simples (círculo, lua, estrela...). Ver também pt:limiar de originalidade e COM:TO. A única coisa a mencionar seria a fonte e o autor, já que - pelo que entendi pela descrição - você fez um screenshot deste jogo e extraiu os símbolos. Em outras palavras: Você não criou a obra, você fez uma obra derivada. Considerando tudo isto ficaria +/- assim: exemplo. Gunnex (talk) 21:14, 22 January 2013 (UTC)
Obrigado pelo auxílio. Agora, outra dúvida: está certo em estar no Commons? Agora que deletei o guia de jogo que havia no artigo sobre o jogo, os símbolos não são mais necessários. Ainda assim devem ficar aqui?--MisterSanderson (talk) 12:45, 25 January 2013 (UTC)

Problema com uma marca de água

  • Encontrei aqui um problema ao tentar remover a marca de água do ficheiro Portuguese Railways 1945 locomotive at Gare do Oriente.jpg. De manhã, enviei a nova versão da fotografia, já sem marca de água, mas deu erro, e sem querer enviei duas vezes a mesma imagem. No entanto, a fotografia continua a aparecer com a marca no canto, como se não tivesse sido enviada uma nova versão. Agora mesmo, voltei a tentar enviar uma nova versão, mas continuo a não ter sucesso. Já realizei algumas dezenas de vezes este processo de retirar a marca de água noutros ficheiros, sempre sem problemas, pelo que estou a estranhar esta situação. Estão a ter alguns problemas técnicos? Ou foi algum erro da minha parte? Obrigado desde já pela vossa atenção. -- Ajpvalente (talk) 18:53, 23 January 2013 (UTC)
Chute meu e sem duvidar da sua capacidade ("Já realizei algumas dezenas de vezes este processo (..)) ;-) Tem certeza que não se enganou (técnicamente)? A primeira versão (do Bot) tem exif "Kamera-Hersteller: FUJI PHOTO FILM CO., LTD. Kamera-Modell: SP-1500 (...) Software: Watermark Factory 2.53". A última versão (de hoje, 18:41, mesmo com 3px de altura reduzida, mas ainda com marca) também. As três versões intermediárias aparecem corretamente (sem marca, mas também sem exif). Talvez tentar mais uma vez o carregamento da versão sem marca? Ou melhor: Refazer o crop. Se quiser, posso também dar uma tentativa... Gunnex (talk) 21:11, 23 January 2013 (UTC)
  • É possível... mas o processo é tão simples que não vejo grande hipótese de haver erro. Acabei agora mesmo de carregar uma nova versão da imagem, a partir do ficheiro que guardei no meu computador depois de ter tirado a marca de água... e a imagem no Commons, depois de carregar a nova versão, continua a ter a marca de água! E não é só isso: na imagem em si da miniatura da última versão vê-se claramente que NÃO tem a marca, mas, se seguirmos a ligação dessa miniatura, a imagem aparece com a marca. Mas que coisa... -- Ajpvalente (talk) 22:09, 23 January 2013 (UTC)
Pois é... aparentemente são ficheiros equipados com digital watermarks, difíceis de remover. Já me estranhei pelo exif "Software: Watermark Factory 2.53" e - consultando o FAQ do software: A watermark created with the help of our program is nothing but a picture embedded to another picture. The resulting image cannot be divided to several layers, and, thus, the watermark cannot be deleted. Ver também Commons:Watermarks#Removing invisible digital watermarks. Gunnex (talk) 10:04, 29 January 2013 (UTC)
  • O problema não é esse; eu simplesmente não estou a conseguir agora remover marcas de água que, até há umas semanas atrás, conseguia retirar das imagens sem qualquer problema, usando o mesmíssimo processo: 1. Insiro a predefinição para sinalizar que a imagem em causa tem uma marca de água 2. Descarrego a versão original da imagem; 3. edito a imagem de forma a remover a marca de água; 4. enviar a imagem sem a marca como nova versão, utilizando o link próprio que está na predefinição para marcas de água. 5. Actualizo a página, de forma a forçar o navegador a ir buscar a imagem, e assim verificar se a marca foi removida. Este processo trabalhou SEMPRE perfeitamente até 23 de Janeiro último.
Se o processo não mudou, e partindo do princípio que o problema esteja no meu Firefox ou computador, só posso concluir que o problema está no Commons. Deve haver qualquer erro, que deve ter a ver com a opção de Carregar uma nova versão deste ficheiro. Veja-se de novo esta imagem: antes, com a marca de água, a imagem tinha 969 × 720 pixels de dimensões. Eu eliminei os últimos 23 pixels de baixo, de forma a remover a marca, pelo que a imagem ficou com 969 × 697 pixels. Portanto, foi essa versão, com 969 × 697, pixels de altura, que eu enviei para o Commons como nova versão. O envio correu mal, apareceu uma mensagem de erro, já não me recordo qual foi, e por isso tentei de novo. Como de costume, a pré-visualização grande, na página da imagem, continuava a aparecer com a marca de água, por isso, actualizei o meu Firefox, de forma a obrigar a ir buscar a imagem nova. O que acontecia SEMPRE, com TODAS as imagens do Commons que eu editei para remover as marcas de água até essa altura, era que a imagem era actualizada, e a marca já não aparecia. Mas, neste caso, e para meu espanto, a marca de água continuou lá. Esperei mais um pouco, podia haver um problema qualquer de Internet ou da vossa base de dados, e voltei a actualizar a imagem. A marca continuava lá, e agora mesmo fui verificar, ainda lá está. Desconfiado que era algum erro do Firefox, abri a mesma imagem com o IE e com o Chrome, com o mesmo resultado. A imagem original continua a ter 969 × 720 pixels, ou seja, ainda lá continuam os 23 pixels de altura que contêm a marca de água. Simplesmente, é como se eu não tivesse sequer enviado uma nova versão, mas, no histórico do ficheiro, aparece lá que eu fiz isto. -- Ajpvalente (talk) 09:56, 30 January 2013 (UTC)

Help turn ideas into grants in the new IdeaLab

 

I apologize if this message is not in your language. Please help translate it.

  • Do you have an idea for a project to improve this community or website?
  • Do you think you could complete your idea if only you had some funding?
  • Do you want to help other people turn their ideas into project plans or grant proposals?

Please join us in the IdeaLab, an incubator for project ideas and Individual Engagement Grant proposals.

The Wikimedia Foundation is seeking new ideas and proposals for Individual Engagement Grants. These grants fund individuals or small groups to complete projects that help improve this community. If interested, please submit a completed proposal by February 15, 2013. Please visit https://meta.wikimedia.org/wiki/Grants:IEG for more information.

Thanks! --Siko Bouterse, Head of Individual Engagement Grants, Wikimedia Foundation 20:12, 30 January 2013 (UTC)

Distributed via Global message delivery. (Wrong page? Correct it here.)

Duplicatas

Com gentileza, alguém poderia apagar a imagem File:Casa na Rua Conde de Baependi.jpg? É porque a casa foi alterada, pintaram aquela parte. É uma duplicada exata. O botão de enviar nova versão do arquivo não funcionara, e eu enviei pelo special:uploadwizard.

Tem imagens que eu não consigo enviar novas versões. Aí uso o special:uploadwizard. E fica com duplicadas.

Outros arquivos duplicatos:

Não fiz isso de má-fé. Só queria contribuir cada vez mais com fotos e áudios no Commons. Ir aperfeiçoando meu trabalho. Tem vezes que o Commons dá erro. Eduardo P (talk) 19:40, 4 February 2013 (UTC)

  Done, porém: {{Duplicate}} é para duplicatas exatas... (o que não é o caso aqui, portanto configurei como outra versão). Gunnex (talk) 22:07, 4 February 2013 (UTC)

Galera, há um projeto de divulgação do Movimento Wikimedia, incluíndo assim a Wikimedia Commons, pelo Brasil, gostaria que dessem uma olhada e vejam o que acham, e se gostarem, deem o apoio lá no fim, pois há vários projetos concorrendo ao mesmo tempo.

A versão em português não está completa, mas dá par ter uma boa noção.

Convidando o Brasil

É um projeto de divulgação do Movimento Wikimedia pelo Brasil. O projeto é necessário para alcançar as regiões do país que Movimento Wikimedia Brasil não chega devido à falta de recursos, tanto humanos como financeiros. Ele tem um grande potencial para aumentar a penetração do movimento nas universidades e centros culturais, especialmente naqueles de difícil acesso regiões. Ela vai aumentar a visibilidade da Wiki, gera muitos projetos em todo o país, e trazer novos voluntários.


Abraços. Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 16:11, 16 February 2013 (UTC)

Translation

Please translate this template doing request in its talk. It appars in Special:UploadWizard. --Vivaelcelta {discussion  · contributions} 08:18, 28 February 2013 (UTC)

Montagens

Oi! Criei na ptwiki a pt:Predefinição:Montagem fotográfica que permite o agrupamento de diversas imagens para uma montagem fotográfica (por exemplo para cidades). Ver os exemplos na página da documentação. Isto pode evitar o problema das violações de direitos autoriais detectadas em montagens criadas "offline" e o esforço de manualmente anotar os autores e licenças das imagens usadas nestas montagens já que - usando esta predefinição - as imagens estão sendo individualmente referenciadas nos Commons. Experimentem ;-). Se houver erros ou dúvidas, me avisem. Gunnex (talk) 20:18, 28 February 2013 (UTC)

Usar fotos de aves para roteiro ornitológico

Boa tarde, trabalho na Camara de Faro e escrevo-vos porque estamos a desenvolver um roteiro ornitológico (Birdwatching), para a frente ribeirinha da cidade e temos interesse em utilizar fotos de aves que encontrámos aqui na Wikimedia Commoms. O objetivo é a impressão de 5 painéis informativos que serão colocados ao longo de um percurso de 4,5Km. Não estando completamente seguros relativamente aos termos em que poderemos apresentar as imagens, tomamos a liberdade de aqui colocar as dúvidas que nos assistem. Trata-se de 6 fotografias. As licenças a que as mesmas estão sujeitas são as seguintes:

	GNU Free Documentation License, Version 1.2 or any later version published by the Free Software Foundation

 	Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.
       This licensing tag was added to this file as part of the GFDL licensing update
 	Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported, 2.5 Generic, 2.0 Generic and 1.0 Generic license.

É de notar que a Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license é transversal a todas as fotografias. Não existindo nenhuma exigência de um autor a que o seu nome seja explicitamente referenciado, julgamos que o texto seguinte seria o suficiente para acompanhar as fotos no painel: ______________________________________________________________________________________________ Todas as imagens são propriedade dos seus autores. As imagens foram retiradas do sítio de internet Wikimedia Commons onde se encontram disponibilizadas pelos seus autores ao abrigo de licenças de documentação livre GNU Free Documentation License e sob a licença Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. ______________________________________________________________________________________________

Por último, pretende-se que as fotografias sejam editadas para que apareçam no painel sob a forma circular, não me parecendo, do que consegui perceber das licenças acima referidas, que exista qualquer impedimento a esse propósito.— Preceding unsigned comment added by 81.90.49.201 (talk • contribs)

  • Pode utilizar e editar as fotos, nenhuma dúvida quanto a isso, apenas entendo que deve colocar na atribuição o endereço individual(por escrito, por ex. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pair_of_Merops_apiaster_feeding.jpg Pode também usar QRCode) de cada imagem, em cada painel . Apenas informar que as imagens estão no W.Commons não as identifica, o site tem mais de dezesseis milhões de arquivos e fica impossível, sem isso, encontrar a página , para informações específicas sobre o fotógrafo ou os direitos da imagem. Jo Lorib (talk) 15:23, 1 March 2013 (UTC)
Olá 81.90.49.201! Acrescentando... A licença {{Cc-by-sa-all}} (ou ainda {{Cc-by-sa-3.0,2.5,2.0,1.0}}, ver um exemplo aqui) implicam Attribution / Atribuição (na maneira estabelecida pelo autor) e Share Alike / Compartilha Igual (se alterar ou transformar este trabalho, ou criar um trabalho baseado neste trabalho, só pode distribuir o trabalho resultante licenciando-o com a mesma licença ou com uma licença semelhante a esta.) Modificar, alterar etc. é permitido desde que... ver Share Alike. Ver também CC BY-SA 3.0 PT (versão pt) e Commons:Reusing content outside Wikimedia (em pt).
Usando o exemplo acima significaria (requisítos mínimos, optando aqui pela licença mais atual CC-BY-SA 3.0, já que a ecolha da licença é livre. Dica: Não escolhem GFDL...):
Foto: Stevenj / Wikimedia Commons (licença: CC-BY-SA 3.0)
"Todas as imagens são propriedade dos seus autores (...)" --> isto poderá criar problemas, já que não há atribuição individual dos autores.
Qualquer nota tipo "Todos os direitos reservados" relacionada diretamente com a imagem não é permitida (ver Share Alike).
Acho interessante a idéia do QRCode para fornecer um link para imagem original no Commons - mas não é necessário. Também não é necessário um link para a página de usuário do autor aqui no Commons. Gunnex (talk) 16:10, 1 March 2013 (UTC)

Ajuda no licenciamento de File:Brasao Cruz.gif

Toda a informação que reuni acerca do ficheiro do brasão da freguesia de Cruz

São visíveis aqui e utilizados pela junta de freguesia desde o ano 2000, ano em que foi criado o brasão para uso online. http://www.ngw.nl/heraldrywiki/index.php?title=Cruz

Descrição Português: Brasão da Freguesia de Santiago da Cruz em Vila Nova de Famalicão. Pormenor fidedigno da heráldica brasonada.

O upload no site da freguesia ocorreu no ano de 2008 ou início de 2009, mas essa data exata, não consigo precisar corretamente... Data 21 de novembro de 2008, 05:00:00 Origem http://www.santiagodacruz.com/index.php?option=com_content&view=article&id=47&Itemid=103 Autor http://www.santiagodacruz.com Permissão http://www.ngw.nl/heraldrywiki/index.php?title=Cruz

Quanto à licença, não tenho o autor exato do site, nem o fornecedor das fotos. Mas os direitos foram obtidos pelo site que é público e pertença da Junta de Freguesia de Cruz. Pode alguém me informar, como devo resolver a questão dos direitos de autor da Junta??

  • Não pode utilizar só porque está num site público, é um engano que muitos cometem, o site santiagodacruz.com, que indica como origem da imagem tem um aviso © 2008 Freguesia de Cruz Todos os direitos reservados no rodapé. para utilizar essa imagem tem que conseguir autorização (formal, por escrito, pelo sistema OTRS) de quem de direito, precisa descobrir quem é o autor e precisa autorização da Junta.Jo Lorib (talk) 17:32, 7 March 2013 (UTC)

Converta predefinições complexas para Lua para torná-las mais rápidas e poderosas

(Please consider translating this message for the benefit of your fellow Wikimedians) Greetings. As you might have seen on the Wikimedia tech blog or the tech ambassadors list, a new functionality called "Lua" is being enabled on all Wikimedia sites today. Lua is a scripting language that enables you to write faster and more powerful MediaWiki templates. If you have questions about how to convert existing templates to Lua (or how to create new ones), we'll be holding two support sessions on IRC next week: one on Wednesday (for Oceania, Asia & America) and one on Friday (for Europe, Africa & America); see m:IRC office hours for the details. If you can't make it, you can also get help at mw:Talk:Lua scripting. If you'd like to learn about this kind of events earlier in advance, consider becoming a Tech ambassador by subscribing to the mailing list. You will also be able to help your fellow Wikimedians have a voice in technical discussions and be notified of important decisions. Guillaume Paumier, via the Global message delivery system. 18:58, 13 March 2013 (UTC) (wrong page? You can fix it.)


Tradução/de Wikipédia:Esplanada/anúncios, por ‎Helder.wiki

Saudações. Como você deve ter visto no blog de tecnologia da Wikimedia ou na lista de embaixadores de tecnologia, hoje está sendo ativada em todos os sites da Wikimedia uma nova funcionalidade chamada "Lua". Ela é uma linguagem de script que possibilita a escrita de predefinições do MediaWiki mais rápidas e poderosas.

Se tiver dúvidas sobre como converter as predefinições existentes para Lua (ou como criar predefinições novas), haverá duas sessões de suporte no IRC na próxima semana: uma na quarta-feira (para a Oceania, a Ásia e a América) e outra na sexta-feira (para a Europa, a África e a América); veja os detalhes em m:IRC office hours. Se não puder participar, ainda será possível obter ajuda em mw:Talk:Lua scripting.

Se quiser saber sobre este tipo de evento com maior antecedência, considere tornar-se um embaixador de tecnologia subscrevendo à lista de e-mails. Você também poderá ajudar seus companheiros Wikimedianos a ter voz em discussões técnicas e ser notificado sobre decisões importantes.

Guillaume Paumier, via the Global message delivery system. 18:58, 13 March 2013 (UTC) (página incorreta? Você pode corrigi-la.)

Ajuda no licenciamento de File:Agnetha A album.jpg

Complicadissimo com todas as letras, publicar uma capa de album ou imagens promocionais de artistas aqui... e nem mesmo se preocupam em esclarecer claramente. Tudo aqui envolve textos complexos e prolixos que não explicam o que fazer para publicar uma determinada foto o que tipo de licença escolher... isso não ajuda a wikipedia pt, que só empobrece a informação. Então vai a pergunta: Como publicar a capa de um disco cd na wikipedia pt, ja que nas outras wikipedias elas são comumente publicadas sem demais problemas? Aguardo resposta urgente!— Preceding unsigned comment added by Olivedrah (talk • contribs)

Violação de direitos autoriais, leia COM:L = (resumo) "A Wikimedia Commons só aceita conteúdo livre". Na ptwiki existe pt:Wikipédia:Conteúdo restrito que permite localmente o carregamento de (por exemplo) capas de álbuns, mas dentro das restrições da pt:WP:PID. Gunnex (talk) 07:54, 21 March 2013 (UTC)

Qual é o processo que devo fazer para colocar uma imagem (que não é da minha autoria) na Wiki?

Já sou filiado da Wikipédia.pt à praticamente um ano, mas eu como estou a fazer novos artigos, precisava da vossa ajuda para me ajudarem a compreender o processo que tenho que fazer para colocar (e legalizar) as imagens que não são da minha autoria na Wiki de modo a serem utilizadas nos variadíssimos artigos. Obrigada --CristianoMisterium (talk) 18:02, 21 March 2013 (UTC)

  • O WikimediaCommons é um local na Internet onde só são aceitas imagens livres, isto é, que seus autores permitem o uso aqui, sob nossas condições (geralmente uma licença Creative Commons CCbySA3.0, permitir uso comercial incluído) ou então imagens que estão em domínio público (que a lei da maioria dos países estabelece em 70 anos após a morte do autor). Se a imagem não é de sua autoria nem está em DP, é necessário conseguir uma permissão do autor ou detentor do direito. Isso pode ser feito de duas maneiras: 1-Pedindo ao autor que inclua uma licença CCbySA3.0 no local onde exibe a imagem (o mais comum é estar em um blog, mas depósitos de imagens como o Flickr também permitem utilizar licenças CC - Mas cuidado, só se pode liberar imagens próprias, muitos blogs simplesmente copiam imagens da Internet sem autorização);2-Convencer o autor da imagem a enviar uma licença OTRS, que está descrita detalhadamente num tópico logo aqui acima chamado Ajuda no licenciamento de FBelizario, não será necessário repetir tudo. Para imagens muito complicadas de conseguir, a Wikipédia em português (não o Commons) permite o carregamento restrito de imagens, o chamado URC-Uso restrito de conteúdo, mas existem várias limitações (só usuários frequentes, só uma imagem por artigo, a imagem só poderá ser utilizada no artigo ao qual se destina, etc.). Muitas imagens simplesmente não podem ser utilizadas na Wikipédia, lamento, mas descobrir modos criativos de conseguir imagens é um dos nossos passatempos favoritos. Qual é o tema de seus artigos?Jo Lorib (talk) 19:45, 21 March 2013 (UTC)

O tema dos meus artigos é a Igreja. Bispos, Cardeais e etc. --CristianoMisterium (talk) 20:04, 21 March 2013 (UTC)

Mas para eu colocar as imagens dos Cardeais, Bispos e etc? Tenho que pedir aos autores para autorizarem? Grande parte das fotografias estão no dominio público. Como é que faço?--CristianoMisterium (talk) 20:22, 21 March 2013 (UTC)

  • Tenho que pedir aos autores para autorizarem? para as que não estão em domío público, sim, terá que conseguir autorização do autor; para as que estão em domínio público, deve demonstrar isso de algum modo.Jo Lorib (talk) 20:34, 21 March 2013 (UTC)

Deixa-me lá ver se eu percebi.... os que estão em domínio público como assim, as que não pertencem a blog's??? Outra, como é que consigo comprovar isso? --CristianoMisterium (talk) 21:00, 21 March 2013 (UTC)

Oi CristianoMisterium! Vamos começar pelos básicos. Primeiro: Evite contactar diversos usuários individualmente com a mesma temática. A Espanada aqui é observada por diversos pt-usuários e é o lugar de preferência para resolver questões sobre imagens, licenciamento etc. Segundo: Qual é o seu entendimento sobre domínio público? Já leu pt:Domínio público? O negócio está complicado. Vamos ver: Uma obra pode entrar em "domínio público"...
... pelo licenciamento expressivo do autor da obra (exemplo)
... por não alcançar um certo pt:limiar de originalidade (exemplo)
... pela "idade" da obra e/ou do autor (exemplo), conforme legislação nacional/internacional
Portanto (válido só para obras criadas no Brasil!): Qualquer imagem atual, que não foi criada por você, e que foi criada depois de 1937 ou foi publicada depois de 1942 ou que foi criada por orgões federais, estaduais ou municipais depois de 1983, não está em domínio público e necessita uma permissão de uso sob licenciamento "livre". "Domínio público" é só um tipo de licenciamento "livre". Há mais licenças --> leia COM:L. Um exemplo: A foto oficial de Dilma Rousseff em 2011 foi tirada por um fotógrafo da Agência Brasil que expressivamente publica suas obras sob licenciamento "livre" {{Cc-by-3.0-br}}. Em outras palavras: Se você encontrar uma imagem atual sobre um bispo num blog, num site, no Facebook, Twitter, MySpace, etc. sem um licenciamento "livre", não carregue esta imagem nos Commons sem antes esclarecer o licenciamento e/ou pedir uma permissão do autor da obra. Gunnex (talk) 23:46, 21 March 2013 (UTC)