Commons:Política de eliminação

This page is a translated version of a page Commons:Deletion policy and the translation is 94% complete. Changes to the translation template, respectively the source language can be submitted through Commons:Deletion policy and have to be approved by a translation administrator.
Outdated translations are marked like this.

Shortcuts: COM:D • COM:DG • COM:DP

Esta página define a política de eliminação da Wikimedia Commons. Por uma questão de simplicidade, as imagens, ficheiros de áudio, vídeos, ficheiros de fontes e outros ficheiros serão designados «ficheiros», enquanto que as galerias, categorias, predefinições, páginas de discussão e outras páginas serão designadas «páginas». Esta página não explica os problemas de direitos de autor nem a politica de licenciamento da Commons. Em vez disto, consulte Commons:Licenciamento.

Sinopse de procedimentos

Existem três procedimentos de eliminação principais. Estes aplicam-se a casos diferentes, dependendo do motivo da eliminação:

  • Eliminação rápida: em alguns casos, os ficheiros podem ser eliminados quase de imediato. Se tem a certeza absoluta de que a eliminação de uma página ou ficheiro se enquadra nos critérios para eliminação rápida, tais como um erro seu na colocação do ficheiro na Commons, uma violação clara dos direitos de autor, um ficheiro que "não é livre", ou outros semelhantes (são apresentados mais detalhes adiante), então o ficheiro é candidato para a eliminação rápida. Todos os ficheiros afetados (marcados) podem ser encontrados em baixo na categoria Categoria:Candidatos para eliminação rápida.
  • Marcação para eliminação: para uma variedade de situações existem modelos especializados para sinalizar, que resulta na eliminação depois de um período de tempo (normalmente, 7 dias), se o problema não for resolvido.
  • Eliminação normal: se houver necessidade de discussão da eliminação (que é a forma recomendada em muitos casos, especialmente se for novo na Commons e tiver preocupações sobre problemas de licenciamento), o ficheiro/página deverá ser listado como um pedidos de eliminação. Em qualquer caso onde exista uma dúvida, utilize este pedido de eliminação normal em vez de solicitar a eliminação rápida. Por favor, sinalize o ficheiro/página com {{Delete}} e não se esqueça de especificar o motivo por debaixo da etiqueta, e adicionar a imagem a Commons:Pedidos de eliminação e de informar a pessoa que a submeteu.

Em qualquer dos casos, utilize Especial:Utilização Global para ter uma ideia de como as imagens são utilizadas antes de as eliminar.

Motivos para eliminação

Problemas legais

Violação dos direitos de autor

Shortcut
Shortcut
  • [[:]]

A predefinição de eliminação rápida {{Copyvio}} é indicada para infringência clara dos direitos de autor. Use {{copyvio|1=Motivo}} ou {{copyvio|source=URL}} para explicar porque considera que há uma infringência. Note que, se suspeitar de violação dos direitos de autor num ficheiro multimédia, ou num artigo, mas não for absolutamente claro que ela existe, então a página deve ser colocada em Commons:Pedidos de eliminação.

Informação legal em falta

Se faltar alguma informação de licenciamento, o ficheiro deve ser sinalizado e o utilizador que o colocou deve ser notificado, recebendo um prazo de 7 dias para corrigir o problema. Se a informação continuar em falta após este prazo, o ficheiro pode ser eliminado por um administrador sem mais debate. Os ficheiros sinalizados desta forma encontram-se na categoria Category:Missing legal information.

Os ficheiros com informação da fonte ou de licenciamento em falta devem ser sinalizados com uma das seguintes predefinições:

  • {{subst:nsd}} sem fonte, ou fonte em falta, sinalizada por data (no/missing source, tagged by date)
  • {{subst:nld}} sem informação de licenciamento, ou informação de licenciamento incompleta, sinalizada por data (no/incomplete licensing information, tagged by date)
  • {{subst:npd}} sem permissão, ou permissão em falta, sinalizada por data (no/missing permission, tagged by date)
  • {{subst:dw-nsd}} obra derivada, sem fonte, ou fonte em falta, sinalizada por data (derivative work, no/missing original source, tagged by date)

Depois de sinalizar um ficheiro, por favor, notifique também a pessoa que o submeteu (consulte as notas de modelos depois de sinalizar um ficheiro com eles). Depois disto eles irão ter 7 dias para corrigir a informação.

Se, após este prazo, a informação sobre a fonte ou o licenciamento for suficiente, a predefinição deve ser removida. Se não for suficiente, o ficheiro é elegível para eliminação rápida. Não é necessário fazer qualquer alteração à página após o prazo. Como as sinalizações são datadas, um administrador verá automaticamente quais são as páginas elegíveis para eliminação rápida nas subcategorias de Category:Missing legal information.

Licenças que não são livres e utilização legítima

De acordo com a política de licenciamento da Commons, a Wikimedia Commons só aceita conteúdo livre, isto é, imagens ou outros ficheiros de multimédia que possam ser utilizados por qualquer pessoa, em qualquer altura, e para qualquer fim. A Commons também não aloja cópias "utilização legítima" de conteúdo não livre (consulte Commons:Utilização legítima, com a exceção de alguns símbolos não livres de projetos da Fundação Wikimedia.

  • Os ficheiros cuja licença não seja livre (como os casos de «uso legítimo», uso não comercial, ou uso apenas com autorização expressa) podem ser eliminados de forma rápida usando {{Speedydelete}} (tem de ser fornecido um motivo: {{speedydelete|Motivo}}).
  • A predefinição de eliminação rápida {{Fair use}} é para ficheiros sinalizados por razões relacionadas com o «uso legítimo».

Outros problemas de licenciamento/direitos de autor

Um ficheiro ou página pode ser listado para eliminação em Commons:Pedidos de eliminação nos seguintes casos:

  • O estado dos direitos de autor sobre o ficheiro, ou página, não é claro mas o método descrito anteriormente em Informação legal em falta não pode ser usado.
  • O ficheiro, ou página, viola as normas de licenciamento de uma forma que não é uma clara violação dos direitos de autor.

Privacidade

A predefinição {{Speedydelete}} está disponível para propostas de eliminação rápida quando não existir uma predefinição mais específica. Acrescente sempre o motivo, desta forma: {{speedydelete|Motivo}}. Estes casos incluem:

Fora do âmbito

Sem utilidade educativa

    • Coleções privadas de imagens, como, por exemplo, fotografias de festas privadas, fotografias de si e dos seus amigos, a sua coleção de fotografias das férias, etc. Há muitos outros projetos na Internet que podem ser usados para este tipo de conteúdo, como o Flickr. Estas coleções privadas de imagens não adquirem valor educativo mesmo que sejam mostradas no formato de galeria numa página de utilizador da wiki Commons.
    • Obras de arte criadas pelo próprio, sem um fim educativo óbvio.
    • Ficheiros que não acrescentam uma característica educativa distinta ao conjunto de imagens já disponíveis sobre o assunto, especialmente se tiverem uma qualidade fraca ou medíocre.

Auto-promoção e vandalismo ou ataque

  • Publicidade ou auto promoção. (COM:ADVERT)
  • Arquivos aparentemente criados e/ou subidos pelos utentes com finalidades vandálicas ou de ataque. No entanto, os desenhos e símbolos preexistentes que estão ou têm estado associados com causas nacionalistas, religiosas ou racistas não estão fora do alcance unicamente porque possam ser ofensivos. Com a condição que sejam legais para alojar e por outra parte entrem dentro do alcance de Commons (por exemplo, se podem usar-se para ilustrar um artigo de Wikipedia sobre um grupo de ódio), devem manter-se. (COM:VAND)
  • Outros arquivos subidos de má fé como por exemplo direitos autorais trollismo

Problemas sociais

Fotografias de pessoas identificáveis

A wiki Commons respeita os direitos legais dos motivos fotografados e tem uma obrigação moral de comportamento ético em relação a fotografias de pessoas. Isto significa que certas fotografias não são aceitáveis na wiki Commons sem autorização adequada da pessoa fotografada. Consulte Commons:Fotografias de pessoas identificáveis.

Eliminações por cortesia

Mesmo quando não é obrigada a fazê-lo por motivos legais ou devido a outras normas, a wiki Commons pode por vezes «escolher» eliminar imagens, por exemplo como gesto de boa vontade para com um fotógrafo que cometeu um erro. Para conhecer as orientações propostas, consulte Commons:Eliminações por cortesia.

Manutenção

Geral: eliminação rápida

A predefinição {{Speedydelete}} está disponível para pedidos de eliminação rápida quando não existir uma predefinição de eliminação mais específica. Acrescente sempre o motivo, desta forma: {{speedydelete|Motivo}}. Estes casos incluem:

Ficheiros
  • Corrompidos, infetados por vírus, deixados em branco de forma não intencional, etc. (quando em dúvida, coloque-os em Commons:Pedidos de eliminação como formatos ou conteúdos desconhecidos).
  • Previamente eliminados de acordo com normas da wiki Commons.
  • Colocados com a intenção de serem usados unicamente para fins de vandalismo, ataques pessoais e spam.
Páginas
  • Vazias ou sem um historial significativo.
  • Disparates, testes e vandalismo.
  • Páginas de utilizador, ou subpáginas destas, de utilizadores inexistentes ou que pediram a eliminação das mesmas.
  • Redirecionamentos para páginas inexistentes, ou sobre os quais tem de ser movida outra página.
  • Categorias sem conteúdo, ou que só contêm uma categoria-mãe.
  • Páginas de discussão que só têm conteúdo previamente eliminado (a menos que nelas existam elementos para memória futura).

Geral: pedidos de eliminação

Os ficheiros e páginas devem ser colocados em Commons:Pedidos de eliminação se:

Problemas nos nomes

  • Não carregue novamente ficheiros para alterar o nome dos mesmos. Para alterar o nome de ficheiros {{rename|novo nome|razão numérica|motivo adicional}}.

Duplicados

Se o ficheiro tem o mesmo tipo e tiver a certeza de que tem exatamente o mesmo conteúdo (cores, qualidade, etc.), sinalize-o com {{duplicate|File:exemplo.jpg}} e forneça como parâmetro (File:exemplo.jpg) o ficheiro que pode substituir este ficheiro duplicado.

Os ficheiros que não sejam do mesmo tipo não são duplicados, embora possam ser redundantes (ver abaixo) e justificar um pedido de eliminação.

Os duplicados exatos de um ficheiro são listados automaticamente ao fundo da página de descrição pelo programa MediaWiki.

  • Um ficheiro de formato PNG, JPEG, ou GIF, que seja substituído por um gráfico vetorial, não é suficientemente exato para ser considerado um duplicado. Estes casos devem ser colocados em Commons:Pedidos de eliminação para que seja tomada uma decisão caso a caso.
  • Deve ser exercido cuidado quando o formato é diferente: por exemplo, é vulgar e útil ter tanto a versão PNG como a versão JPEG da mesma imagem, porque (devido a um problema antigo com o criador das miniaturas), a miniatura de um JPEG é melhor. No entanto, o formato JPEG causa perdas de qualidade, portanto as edições progressivas de um JPEG reduzem a sua qualidade, enquanto que um PNG não tem este problema. Assim, pode justificar-se a manutenção de um PNG para edições (futuras?) e um JPEG para apresentação.
  • Se uma das cópias da imagem foi colocada pelo autor, mantenha essa versão e redirecione as restantes.
  • Se existirem descrições ou licenciamentos alternativos nas várias páginas de descrição das imagens, certifique-se de que toda a informação relevante é compilada na cópia preservada.
  • Após eliminar o duplicado, redirecione o nome do ficheiro eliminado, a menos que este seja passível de induzir os utilizadores em erro, ou tenha sido criado muito recentemente (isto evitar quebrar as hiperligações de reutilizadores externos das imagens).

Nota: uma obra que seja muito semelhante (ou idêntica) a outra, mas não seja uma cópia exata, é um ficheiro redundante que deve receber outro tratamento. Veja adiante.

Redundantes ou mau qualidade

A eliminação de ficheiros redundantes ou de fraca qualidade é decidida caso a caso após terem sido colocados em Commons:Pedidos de eliminação. Tem de especificar porque motivos um ficheiro em particular é inferior à versão alternativa (antes, leia Commons talk:Superseded images policy).

Antes de pedir a eliminação de um ficheiro de fraca qualidade, verifique que o ficheiro já não está a ser usado em Especial:Utilização global do ficheiro. Pode substituir as utilizações do ficheiro nos projetos locais pela versão preservada, desde que as normas do projeto local o permitam. Se, no fim do período de discussão for concordado eliminar o ficheiro e o ficheiro continua a não ser utilizado, pode ser eliminado.

Template Usage
For speedy deletion
{{Duplicate}} For files that are exactly the same or scaled down.
{{Bad name}} Use this one if YOU have uploaded a file under a bad name.
For replacement
{{Superseded}} If a better file of the same theme was uploaded.
{{SupersededPNG}} Use for GIF & JPEG that have been superseded by PNG.
{{Vector version available}} Use for raster images that have been superseded by an SVG.
{{Technically replaced}} Use for SVG (usually) that have been replaced with an inferior file.
{{Original}} To protect the original file.

No caso de uma página redundante (não de um ficheiro), pondere simplesmente torná-la num redirecionamento.

Procedimentos em detalhe

Eliminação rápida

Veja também: Commons:Critérios para eliminação rápida. Nas circunstâncias em que uma página, imagem, ou outro ficheiro deva ser eliminado rapidamente, um administrador pode eliminá-lo de imediato. Existem predefinições de eliminação rápida para alguns casos (descritas acima); para os restantes, está disponível a predefinição genérica {{Speedydelete}}. Acrescente sempre o motivo, desta forma: {{speedydelete|Motivo}}.

A predefinição {{Copyvio}} é frequentemente usada para ficheiros que são uma infringência óbvia de direitos de autor. Coloque a predefinição no topo da página do ficheiro usando: {{copyvio|1=Motivo|source=URL}}. O parâmetro do URL da fonte é opcional. Depois de gravar, clique na predefinição onde diz «Clique aqui para mostrar mais instruções» e copie a predefinição mostrada {{Copyvionote}} para o fim da página de discussão do colocador do ficheiro, para notificá-lo. Será criada automaticamente uma secção nova.

A seu tempo, um administrador eliminará o ficheiro ou página. Se alguém discordar do pedido de eliminação rápida de um ficheiro em particular, deve convertê-lo num pedido de eliminação normal (ver adiante). Antes de efetuar a eliminação, certifique-se de que todas as hiperligações locais para um ficheiro ou uma página são corrigidas e atualizadas. Os ficheiros e páginas sinalizados para eliminação rápida são automaticamente colocados na categoria Category:Candidates for speedy deletion e nas respetivas subcategorias.

Recorde sempre: Antes de eliminar imagens sinalizadas para eliminação rápida, certifique-se de que elas foram sinalizadas de acordo com estas normas. Se não o foram, altere a predefinição, o que as retira desta categoria. Consulte sempre o historial da página para verificar que a descrição correta da imagem não foi vandalizada.

Ao fazer a eliminação rápida de um ficheiro, é sugerido que execute Especial:Utilização global do ficheiro para corrigir as utilizações do ficheiro nos projetos Wikimedia.

Marcação para eliminação

Nalguns casos, um ficheiro pode ter sido sinalizado com uma predefinição que indicia um problema e será eliminado se esse problema não for corrigido após um certo prazo (normalmente, 7 dias). Consulte, por exemplo, a secção informação legal em falta acima.

Eliminação rápida

 
O gadget AjaxQuickDelete, ativo por padrão, cria uma hiperligação Nomear para eliminação no menu “Ferramentas” à esquerda. (Requer o Javascript)

O processo de «eliminação normal» consiste em iniciar numa página separada um debate sobre a eliminação, para o qual existe um formato padronizado, e adicionar o debate a Commons:Pedidos de eliminação. Na caixa de ferramentas à esquerda das páginas, existe uma hiperligação "Nomear para eliminação" (para isto funcionar, tem de ter o Javascript ativado) que facilita o processo de colocação dos ficheiros e páginas em Commons:Pedidos de eliminação. No entanto, pode fazer o mesmo manualmente: os ficheiros e páginas são sinalizados para eliminação com a predefinição {{delete|motivo|day=29|month=março|year=2024}} (substitua «motivo» pela razão) e devem depois ser colocados em Commons:Pedidos de eliminação; finalmente, o utilizador que colocou o ficheiro na Commons deve ser avisado da eliminação pendente.

Se, no debate, forem fornecidas boas justificações para a eliminação, o ficheiro ou página pode ser eliminado por decisão de um administrador. Antes de efetuar a eliminação, certifique-se de que todas as hiperligações locais para um ficheiro ou uma página são corrigidas e atualizadas. Ao eliminar um ficheiro dos pedidos de eliminação, é prática recomendada executar o Especial:Utilização global do ficheiro e corrigir todas as utilizações do ficheiro. Pode encontrar mais informações em Commons:Pedidos de eliminação e a lista de ficheiros e páginas cuja eliminação foi solicitada estão na categoria Category:Deletion requests.

Se pretende sinalizar vários elementos para eliminação pelo mesmo motivo (fazer um pedido em massa), consulte Commons:Propostas para eliminação/Pedido de eliminação em massa.

Os pedidos de eliminação normal são páginas individuais transcluídas noutras páginas. Assim, se pretende adicionar uma ou várias categorias a um pedido de eliminação deve colocar a categoria ou categorias no texto wiki entre etiquetas <noinclude> e </noinclude> para que a categoria ou categorias sejam aplicadas só ao pedido de eliminação em questão. Ver também: Ajuda:Noinclude, includeonly e onlyinclude.

Fechamento

Em geral, um administrador pode fechar os pedidos após sete dias. Os pedidos de eliminação por violações claras dos direitos de autor podem ser fechados antes. Pedidos problemáticos ou complexos (como os de predefinições muito usadas) podem demorar mais, chegando a vários meses, se necessário. Os utilizadores que não sejam administradores podem fechar um pedido se for decidido manter o ficheiro, desde que compreendam bem o processo e que o fecho não seja controverso. Em caso de dúvida, não o faça.

Adicionalmente, nenhum utilizador pode fechar o pedido de eliminação de um conteúdo que o próprio utilizador tenha colocado na Commons, se esse pedido for negado.

Os administradores são encorajados a verificar se o utilizador que colocou o ficheiro foi notificado, na sua página de discussão, do pedido de eliminação pendente (a menos que a imagem seja uma violação óbvia, em cujo caso pode ser feita uma eliminação rápida).

As páginas dos pedidos de eliminação são fechadas com {{Delh}} (DeletionHeader) no topo, com um resumo assinado do resultado mantida (kept) ou eliminada (deleted) entre uma linha divisória horizontal ---- e o {{Delf}} (DeletionFooter) ao fundo. Para uma página mantida {{Kept}} pode ser usada na página de discussão para apontar para o respetivo DR.

Recurso

Para recorrer da decisão de um debate, discuta-a com o administrador que fechou o debate. Se acredita que a eliminação foi feita em erro, pode recorrer da eliminação de imagens em Commons:Pedidos de restauração.

Se a decisão tiver sido corretamente baseada nas disposições das páginas Commons:Licenciamento e Commons:Âmbito do projecto, deve expressar a sua insatisfação na página respetiva.

Categorias

É frequente as categorias não serem eliminadas. São redirecionadas usando {{category redirect|nome novo}}. Consulte Commons:Alteração dos nomes de categorias. A predefinição não deve ser usada em categorias cujo nome está mal soletrado e que não é provável que venham a ser usadas por outras pessoas no futuro. Essas categorias devem ser sinalizadas com: {{move|nome correto da categoria|motivo|data}}. Se nenhum dos casos acima se aplica, pode acrescentar uma entrada a Commons:Categories for discussion (siga a hiperligação para instruções).

If the name of an abandoned (emptied) category is not incorrect, misspelled nor misleading, it should be not deleted, but “redirected” using {{category redirect|new name}} or changed to a disambiguation page by {{Disambig}}.

As categorias que estão vazias porque todos os ficheiros que continham foram eliminados, podem normalmente ser também eliminadas e devem ser de preferência marcadas com a predefinição {{bad name|nome novo}} para que o resumo da eliminação contenha uma hiperligação para o nome melhor. Se o nome novo for desconhecido, as categorias podem ser marcadas com {{emptypage}}. Não esvazie as categorias, por favor, porque isto normalmente requer trabalho extra de verificação para evitar vandalismos ou esvaziamentos desnecessários de categorias.

Se não se aplica nenhum dos casos anteriores, se pode colocar uma entrada a Categorias a discussão (seguis o enlace por obter instruções sobre como fazê-lo).

Ver também