Commons:Critérios de inclusão/Sumário

This page is a translated version of a page Commons:Project scope/Summary and the translation is 100% complete. Changes to the translation template, respectively the source language can be submitted through Commons:Project scope/Summary and have to be approved by a translation administrator.

Shortcut: COM:PSS

Primeiros Passos
Dicas e Truques
Uso externo
Este é um sumário muito curto dos critérios de inclusão do Commons.

O Wikimedia Commons (este site) é um repositório arquivos de mídia livre e educacional usados pela Wikipédia, outros projetos da Wikimedia e outros. A parte "livre" é muito importante - é um princípio fundador do Commons de que nós devemos hospedar apenas conteúdo que possa ser usado "por qualquer para qualquer propósito."

Commons não hospeda Commons:Fair use ou outro conteúdo não livre, como a maioria dos conteúdos publicados na internet e outros lugares. Commons não hospeda artigos enciclopédicos ou outro conteúdo que não seja de mídia. Nós também não hospedamos conteúdo que não possua valor educacional.

Para um arquivo ser aceito no Wikimedia Commons, deve ir de encontro aos seguintes critérios:

Deve encontrar-se sob uma licença livre ou no domínio público

É princípio fundador do Commons o de que nós devemos hospedar apenas conteúdo que possa ser usado livremente por qualquer um, para qualquer propósito. Portanto, o Commons pode aceitar apenas dois tipos de conteúdo:

  1. Conteúdo cujo detentor dos direitos tenha concordado explicitamente em permitir que qualquer um o utilize para qualquer propósito
  2. Conteúdo que não está protegido por direitos autorais

  Trabalhos recentemente criados, como fotos, desenhos e vídeos são quase sempre protegidos por direitos autorais - mesmo que não haja aviso de direitos de autor. Proteção de direitos de autor significa que o detentor dos direitos tem o direito de especificar quais pessoas podem usar o trabalho e como elas podem usá-lo. Uma forma de especificar isso é usando um licença de direito de cópia. Apenas o detentor pode fornecer uma licença. O detentor dos direitos é geralmente a pessoa que criou o trabalho, como um fotógrafo ou um pintor. Wikimedia Commons aceita trabalhos sob direitos de autor apenas se eles estiverem amparados por uma licença que permita a qualquer um usá-los livremente para qualquer propósito.

  As licenças livres comumente usadas incluem Creative Commons Attribution   e Creative Commons Attribution Share-Alike    sem Não- Comerciais   ou Sem Derivativos  , mas existem também outras licenças aceitas.

  Exemplos comuns de licenças que não são aceitas no Commons incluem todas as licenças Creative Commons com as restrições Não-Commercial   ou Não-Derivados  .

  O conteúdo que não é protegido por direitos autorais está em domínio público. O conteúdo em domínio público é aceito no Commons, mas você deve ser capaz de explicar por quê' ' o conteúdo está em domínio público. Razões comuns incluem que o conteúdo é muito simples para ser protegido por copyright, que o copyright expirou ou que o detentor do copyright o liberou explicitamente para o domínio público. Simplesmente tornar uma obra acessível ao público não significa que ela seja liberada para o domínio público.

  Conteúdo protegido por direitos autorais sem qualquer indicação de licença gratuita não é aceito, mesmo na ausência de um aviso de direitos autorais. Conteúdo explicitamente marcado como não-livre, incluindo conteúdo com Todos os direitos reservados ou avisos fair use não são aceitos.

Deve ser realmente útil para fins educacionais

O Wikimedia Commons hospeda apenas conteúdo útil para fins educacionais. Isso significa conteúdo que pode ser usado pela Wikipédia, outros projetos da Wikimedia ou outros projetos que fornecem conhecimento, instrução ou informação. Os arquivos não precisam estar em uso em nenhum outro projeto para serem hospedados aqui, mas devem ter um uso potencial razoável.

  Exemplos de conteúdo que não são realmente úteis para fins educacionais na maioria dos casos:

  • Coleções de imagens privadas, como fotos de festas particulares, fotos suas e de seus amigos e fotos tiradas nas férias. Um pequeno número de imagens pessoais usadas nas páginas de usuário do projeto Wikimedia é permitido por usuário.
  • Arte criada por você mesmo sem usos educacionais óbvios
  • Arquivos criados ou enviados para fins de vandalismo ou ataque
  • Publicidade ou autopromoção
  • Conteúdo de baixa qualidade que não agrega valor além da nossa cobertura existente do mesmo tópico

Para detalhes, veja a política completa de critérios de inclusão.

Deve ser um arquivo de mídia

  O Commons mantém apenas arquivos tais como fotografias, imagens digitalizadas, diagramas, animações, áudio (por exemplo música ou fala) e clips de vídeo.

  O Commons "não" mantém arquivos enciclopédicos ou outro conteúdo de texto e não hospeda programas de computador de qualquer formato, incluindo arquivos executáveis and código-fonte.

Deve ter um formato livre de arquivo

Atualmente, os formatos seguintes são permitidos:

  • Imagens: SVG (para gráficos vetoriais), PNG (formato sem perdas), JPEG (para fotografias), GIF ("quase" sem perda, mas PNG é preferível), TIFF (formato sem perdas, mas PNG é preferido), WebP (formato com perda, mas o JPG é preferido), XCF (permite camadas e texto).
  • Áudio: Contêiner Ogg (usando os codecs FLAC, Speex, Opus ou Vorbis com a extensão de arquivo .oga), MIDI, WAV (Formato PCM de 16 bits e formato descompactado IEEE de 32 bits), FLAC (.flac), MP3 (.mp3) ou Opus (.opus).
  • Vídeo: WebM usando o codec de vídeo VP8 com o codec Vorbis para o som, ou Ogg usando o codec de vídeo Theora. Novos softwares suporta a extensão de arquivo .ogv para vídeos Theora sem ou com áudio Vorbis, RFC 3534 .ogg ainda é usável em vez de RFC 5334 .ogx para vídeos Theora com outros codecs de áudio — Ajuda:Conversão de vídeo.
  • Animação: GIF, APNG, SVG animado.
  • Documentos de várias páginas (Livros, periódicos, revistas, etc.): PDF e DjVu.
  • Estruturas 3D: STL.

Atualmente desabilitados

Enquanto SXW, SWC, SXD, e SXI (OpenOffice.org 1.x), assim como ODT, ODS, ODG, e ODP (OpenDocument) são teoricamente permissíveis sob as provisões semelhantes ao Commons:Escopo do projeto § Formatos PDF e DjVu, esses formatos são atualmente inutilizados porque somos atualmente incapazes de impedir as pessoas de esconderem conteúdo perigoso ou não permissível de outra maneira no formato de contêiner do ZIP do OpenOffice.

Para uma lista maior de tipos de arquivos incompatíveis, veja Commons:Tipos de arquivos § Tipos de arquivo não suportados.

Perguntas

Se tem perguntas sobre se um determinado arquivo está dentro do escopo do Commons, você pode perguntar no help desk.

Ver também