File:Queda de água da levada do Caldeirão Verde, Madeira, Virgílio Gomes - 2021-11-21 - Image 201326.jpg

Original file(1,813 × 1,211 pixels, file size: 743 KB, MIME type: image/jpeg)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary

edit
Description
Português:

Queda de água da Levada do Caldeirão Verde

Campanha de aproveitamento hidráulico de 1877 e seguintes
Fotografia de Virgílio Pereira Gomes (1960-), 21 de novembro de 2021.

Caldeirão Verde, Parque das Queimadas, Serra de São Jorge, Santana, Ilha da Madeira.

Levada da Serra de São Jorge ou do Caldeirão Verde ou das Queimadas
Antigamente: Madre, Pé dos Poios, Caldeirão do Inferno (970 mts); Fim, Cova da Roda (600 mts), 15,8 Km
Atualmente: Madre, Levada do Caldeirão do Inferno, proximidades do Túnel do Pico Ruivo (925mts); Fim, Cova da Roda (600 mts), 14,3 km
A construção da Levada da Serra de São Jorge ou do Caldeirão Verde, iniciada em 1877, está aliada à necessidade de irrigação de terrenos bem distantes do alcance desta mesma levada, concluindo-se assim, a história do aproveitamento dos abundantes ribeiros e córregos das encostas Norte do Pico Ruivo, Serras do Faial e São Jorge.
Em 1830, surgia a Sociedade da Nova Levada do Furado pretendendo levar os mananciais da Ribeira das Lajes até ao Pico do Infante no Funchal, irrigando pelo caminho as freguesias do Caniço, São Gonçalo e Santa Maria. Esta sociedade seria infrutífera, dados os erros de nivelamento, insuficiente caudal, permeabilidade do terreno e incapacidade financeira para o necessário revestimento da levada, que levariam ao insucesso das suas pretensões e os muitos terrenos nas referidas freguesias ficariam aguardando por uma fiel provisão de água.
A muito esperada resolução deste problema, sob a alçada do Estado, seria a construção da Levada da Serra do Faial. Além do indispensável revestimento do aqueduto e correção do traçado, seria aumentado o seu caudal através do prolongamento da levada para montante, colhendo os mananciais da Ribeira da Metade e Ribeira Seca. No entanto, estas águas já eram exploradas pela antiga Levada da Fajã dos Vinháticos, que as destinava às freguesias do Faial e Santana. Para compensar a perda destes mananciais seria criada uma nova levada, com origem no vale da Ribeira Grande ou de São Jorge, destinada à irrigação das freguesias de Santana e Faial. A levada de compensação seria a Levada da Serra de São Jorge.
Os estudos para estas levadas iniciaram-se em 1864, concluídos e submetidos para aprovação em 1875, seriam aprovados em 1877. Os trabalhos começariam nesse mesmo ano, porém dificuldades económicas atrasariam a sua conclusão e só através de um parecer do Conselho Superior de Obras Públicas, seriam executados sob a orientação do engenheiro Aníbal Augusto Trigo (1865-1944), os trabalhos necessários para a conclusão da obra. Na Direção das Obras Públicas estava o seu irmão, o engenheiro Adriano Augusto Trigo (1862-1926), ambos profundos conhecedores das Levadas da Madeira, que inaugurariam a Levada da Serra de São Jorge em 1904, um ano antes da Levada da Serra do Faial. Em 1938, foi criado o ramal de derivação para a freguesia da Ilha através do Vale da Lapa.
A Madre original da Levada da Serra de São Jorge situava-se no sítio do Pé dos Poios, Caldeirão do inferno, cerca de 80 metros a baixo da atual Madre da Levada do Caldeirão do Inferno. O troço inicial da Levada da Serra de São Jorge, foi reformulado no início da década de 70 de modo a conduzir a água do Caldeirão do Inferno, Ribeira de São Jorge, Córrego do Abafado e da Urze para a Ribeira Seca, através de um grande túnel, contribuindo para o aproveitamento hidroelétrico da Central da Fajã da Nogueira. Ao novo troço foi atribuído a designação de Levada do Caldeirão do Inferno.

 

Date
Source Arquipelagos (consultar ficha)
Author Virgílio Gomes

Licensing

edit
w:en:Creative Commons
attribution share alike
This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license.
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
  • share alike – If you remix, transform, or build upon the material, you must distribute your contributions under the same or compatible license as the original.
VRT Wikimedia

This work is free and may be used by anyone for any purpose. If you wish to use this content, you do not need to request permission as long as you follow any licensing requirements mentioned on this page.

The Wikimedia Foundation has received an e-mail confirming that the copyright holder has approved publication under the terms mentioned on this page. This correspondence has been reviewed by a Volunteer Response Team (VRT) member and stored in our permission archive. The correspondence is available to trusted volunteers as ticket #2021100610011571.

If you have questions about the archived correspondence, please use the VRT noticeboard. Ticket link: https://ticket.wikimedia.org/otrs/index.pl?Action=AgentTicketZoom&TicketNumber=2021100610011571
Find other files from the same ticket: SDC query (SPARQL)

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current22:45, 6 May 2022Thumbnail for version as of 22:45, 6 May 20221,813 × 1,211 (743 KB)DarwIn (talk | contribs)Uploaded with Catrapilha 1.0

There are no pages that use this file.

Metadata