Original file(679 × 885 pixels, file size: 270 KB, MIME type: image/jpeg)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary edit

São Vicente - ca. 1624

"St. VINCENTE". Autor: Não identificado. Fonte: Ilustração do "Reys-boeck van het rijcke Brasilien". Exemplar da Koninklijke Bibliotheek, Haia.

O Reys-boeck é um livro de relato de viagens publicado nos Países Baixos em 1624. A tradução do título é "Livro de viagem ao reino Brasileiro, Rio da Prata e Estreito de Magalhães...". Ao final do título, na capa, está indicada a data de 1624 e o nome do editor, que seria Ian Canin. Rubens Borba de Moraes informa que as palavras "By Ian Canin" foram acrescentadas posteriormente. O trabalho é assinado "N.V.G.", que corresponderia a "Nicolas van Geelkerchen" de Leiden, que havia publicado a edição de 1619 do diário de Spilbergen. O livro é ilustrado com estampas que mostram o "Rio de Espírito Santo" (Vitória e Vila Velha), a "Baya de Todos los Santos", "St. Vincente" (Santos e São Vicente), "Rio Genero" e "Pernambuco".

O Reys-boeck apresenta uma estampa em que estão, lado a lado, o Rio de Janeiro e São Vicente. São dois desenhos e uma só estampa. Por razões práticas, apresentamos aqui os desenhos separadamente. A gravura "St. VINCENTE" mostra as ilhas de São Vicente e de Santo Amaro e os três canais da Baixada Santista: Barreiro, Casqueiro e Bertioga. São representadas as vilas de São Vicente, Santos e, ao fundo, o que poderia ser a Bertioga. Como todas as outras ilustrações dessa obra, o desenho de São Vicente é esquemático e apresenta alguns equívocos: Santos aparece na ilha de Santo Amaro, quando de fato se encontra na outra margem do canal do Casqueiro. A saída deste também não é indicada. As posições dos fortes são pouco claras. O desenho parece ter sido baseado, pelo menos em parte, na gravura de Joris van Spilbergen impressa cerca de cinco anos antes, com dados provavelmente de 1615 (ver figura anterior). Os equívocos são praticamente os mesmos mencionados no que se refere à geografia, mas sobre o urbanismo, há diferenças a observar. As paliçadas de Spilbergen aparecem aqui substituídas por muros, com baluartes e portas monumentais. Os perfis e as torres das igrejas, que se tornam numerosas, apresentam-se com linhas de arquitetura gótica e as casas ficam mais indefinidas. Mas a fortificação dotada de artilharia, que avança sobre o canal, ao lado da igreja dos jesuítas, está bem delineada. À sua retaguarda, encontra-se o que poderia ser a igreja de Santa Catarina. A disposição da vila está corretamente indicada, mas as posições correspondem à outra margem do canal. Muito provavelmente, o desenho original terá sido feito em um ponto do interior do canal e depois utilizado equivocadamente como se visto do lado oposto. Ao fundo, com a letra "G", parece indicado o forte da Bertioga, de forma semelhante à do desenho de Spilbergen.



Licensing edit

This is a faithful photographic reproduction of a two-dimensional, public domain work of art. The work of art itself is in the public domain for the following reason:
Public domain

This work is in the public domain in its country of origin and other countries and areas where the copyright term is the author's life plus 70 years or fewer.


This work is in the public domain in the United States because it was published (or registered with the U.S. Copyright Office) before January 1, 1929.

The official position taken by the Wikimedia Foundation is that "faithful reproductions of two-dimensional public domain works of art are public domain".
This photographic reproduction is therefore also considered to be in the public domain in the United States. In other jurisdictions, re-use of this content may be restricted; see Reuse of PD-Art photographs for details.

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current05:04, 1 November 2006Thumbnail for version as of 05:04, 1 November 2006679 × 885 (270 KB)Miguelnetto (talk | contribs)São Vicente - ca. 1624 "St. VINCENTE". autor: não identificado. fonte: Ilustração do "Reys-boeck van het rijcke Brasilien". Exemplar da Koninklijke Bibliotheek, Haia. O Reys-boeck é um livro de relato de viagens publicado na Holanda, em 1624. (A tra

There are no pages that use this file.

File usage on other wikis

Metadata