Template:File renaming reasons/i18n/pt

This page is a translated version of a page Template:File renaming reasons/i18n and the translation is 90% complete. Changes to the translation template, respectively the source language can be submitted through Template:File renaming reasons/i18n and have to be approved by a translation administrator.
Outdated translations are marked like this.
Warning This template is used in MediaWiki:RenameRequest.js (called via MediaWiki:Gadget-RenameLink.js). If you make modifications, especially if you are a filemover or sysop, ensure it be compatible with the gadget. Otherwise it may fail and new users will be unable to request renaming with the User Interface or the latter is messed-up. In case of changes, ensure that all languages are up-to-date. Translators: If a translation isn't updated in the gadget, purge server-side cache.


Considerar que o nome de um ficheiro é adequado, ou não, depende frequentemente dos conhecimentos do indivíduo sobre o assunto, sendo que este último é frequentemente o lugar retratado. Sucede também que as coisas são conhecidas por designações diferentes pelos vários contribuidores ou que estes creem que as entidades se conhecem principalmente pela designação que os próprios usam para descrevê-las, negligenciando as diferenças culturais, mesmo dentro de um mesmo país.

Não de somenos importância é o propósito que se crê ter o nome de um ficheiro; os participantes que categorizam ficheiros no dia a dia têm exigências divergentes sobre aqueles que os criam, processam, gerem e carregam. Quem carrega ficheiros tem frequentemente esquemas elaborados de atribuição de nomes aos seus ficheiros; mover ficheiros pode estragar-lhes o esquema. Desde que seja possível, a língua e o esquema devem ser preservados, tal como o devem a designação da câmara e o número de catálogo.

A página Commons:Atribuição de nomes a ficheiros descreve como se devem atribuir nomes. Em geral, a wiki Commons pretende que os ficheiros tenham nomes estáveis porque podem existir clientes externos e porque a movimentação de ficheiros envolve consideráveis recursos humanos e informáticos. Assim, a alteração dos nomes dos ficheiros deve ser feita com precaução. Atualmente, existem seis razões amplamente aceites para os pedidos de alteração dos nomes de ficheiros:

N.º Objetivo Exemplos (nome anterior) Exemplos (novo nome)
1. A pedido de quem o colocou originalmente.[1]
2. Mudar um nome sem significado ou ambíguo para um nome que descreve o motivo da imagem.[2] File:DSC 1342.jpg (sem nenhuma informação) File:Pretoria Venningpark DSC 1342.jpg
File:20110428 OH K1023900 0014.JPG - Flickr - NZ Defence Force.jpg (só o fotógrafo ou o titular dos direitos de autor) File:Helicopter A109LUH(NZ) by NZ Defence Force.jpg
File:20120519 3349.CR2.png (só a data) File:Sebkha-Chott 3349.png
File:Paris 319.jpg (só uma localização imprecisa) File:Paris 75018 Rue Norvins no 018 Le Consulat z.jpg
File:Smartphone.jpg (categoria genérica) File:Samsung Galaxy Note series (Original, II, and 3).jpg
File:RAS.jpg (acrónimo, sigla ou letras iniciais) File:Rodrigo Arias Sánchez.jpg
File:Flickr - law keven - Anybody know a Good Dentist^......Happy Furry Friday Everybody...-O))).jpg (sem relação com o conteúdo do ficheiro) File:Lion-tailed Macaque, Colchester Zoo, England.jpg
File:Louvre 12.jpg (desadequado para o conteúdo específico) File:Mona Lisa by Leonardo da Vinci.jpg
3. Para corrigir erros óbvios nos nomes de ficheiros, incluindo nomes próprios mal soletrados, datas incorretas e objetos ou organismos mal identificados.[3] File:Ayres Rock 3.png
File:Van Gogh portrait 1787.jpg
File:Unknown insect 02.jpg
File:Ayers Rock 3.png
File:Van Gogh portrait 1887.jpg
File:Hogna radiata 02.jpg
4. Para harmonizar os nomes dos ficheiros de um conjunto de imagens, de forma que só uma parte de todos os nomes seja diferente.[4] File:Bhf-BS-Icon.svg
File:Icon HST bs 1.svg
File:Dst symbol.svg
File:BSicon BHF.svg
File:BSicon HST.svg
File:BSicon DST.svg
5. Para alterar um nome de ficheiro que constituiria uma violação das normas e orientações da wiki Commons se aparecesse como texto noutra área do projeto. Isto inclui ordinarices gratuitas, ataques pessoais ou assédio, publicidade flagrante e casos em que seria autorizada a eliminação de uma revisão.[5] File:Stupid fat idiot.jpg
File:Buy now NEW PAINT! 555-6200.png
File:<Name of the person>.jpg
File:2007 pink Honda Accord.png
6. Manutenção sem polémicas e correções de defeitos, incluindo a correção de extensões duplas, inválidas ou incorretas, problemas no uso de caracteres e outros problemas técnicos semelhantes.[6] File:Map of Asia.svg.png
File:Computer mouse.jpe
File:Mooncake.jpg, File:Mooncake.JPG
File:Map of Asia.png
File:Computer mouse.jpg
File:Mooncake.jpg, File:Square Mooncake.jpg
Informação adicional
Pondere a alternativa de criar redirecionamentos de ficheiros quando tal for aplicável e possível. São fáceis de fazer, em geral não quebram nada e podem ser facilmente editados e eliminados, se for necessário.
  1. A menos que exista uma forte razão para não o fazer, deve-se aceitar os pedidos de quem originalmente carregou um ficheiro. No entanto, esta aceitação é uma cortesia, não é um direito absoluto. Se um movimentador de ficheiros considerar que o novo nome proposto causará problemas ou que é desapropriado, pode sugerir um nome diferente ou recusar o pedido.
  2. Incluindo:
    1. Sem absolutamente nenhuma informação
      Composto inteiramente por letras, números e palavras a esmo como «Flickr», «original» e «cortada», que não descrevem o motivo da imagem, mas podem indicar o seu historial de carregamento.
    2. A única informação é o fotógrafo ou o titular dos direitos de autor
      A única informação significativa é o nome do fotógrafo ou do titular dos direitos de autor.
    3. A única informação é a data
      A única informação significativa é a data em que a fotografia foi tirada.
    4. A única informação é a localização (imprecisa)
      A única informação significativa é uma localização imprecisa, como uma cidade, província ou um país. Neste caso, a localização é tão ampla que uma pessoa média não seria capaz de descobrir onde a fotografia foi tirada nem aquilo que a imagem retrata, sem a ajuda de alguém que conheça a zona.
    5. Categoria genérica em vez de elemento específico
      A única informação significativa é uma palavra, como «smartphone» ou «ecrã», que descreve de forma genérica o assunto do ficheiro, mas não fornece informação que ajude a identificar o objeto específico que é retratado. Isto não se limita a objetos inanimados, também se aplica a títulos genéricos ou de agrupamentos, como «raínha» ou «pássaro».
    6. Acrónimos, siglas ou letras iniciais
      A única informação significativa é uma sigla ou acrónimo, ou as iniciais de uma pessoa. Isto difere de sem absolutamente nenhuma informação, já que a sigla ou as iniciais estão relacionadas com o assunto do ficheiro, mesmo que se demore alguns segundos a perceber de que forma.
    7. Nomes que não carecem de significado, mas não descrevem o ficheiro
      Contém uma descrição ou mensagem coerente que não descreve o assunto do ficheiro. Não se aplica nos casos em que o nome do ficheiro é o título dado a uma obra de arte pelo artista que a criou, mesmo se o nome não tiver nada a ver com o que é retratado (por exemplo, muitas obras do dadaísmo).
    8. Imagens em que a informação do nome do ficheiro, ainda que normalmente aceitável, é desapropriada para o conteúdo específico

    Não incluindo: lugares específicos, como um parque, um edifício em particular ou um evento.

  3. Se um objeto ou organismo foi identificado incorretamente no nome do ficheiro (como dar a um Sylvilagus floridanus o nome «File:Sylvilagus audubonii.jpg»), este critério cobre a alteração do nome da imagem. Se o nome do ficheiro inclui termos como «não identificado» ou «desconhecido» ao descrever um objeto ou organismo, e esse objeto ou organismo foi entretanto identificado, este critério também cobre a alteração. No entanto, este critério não cobre a movimentação de um ficheiro, do seu nome comum para o seu nome científico ou técnico.
  4. O facto de algumas imagens partilharem uma categoria, não significa que façam parte de um conjunto. Este critério foi concebido para dois cenários. Em primeiro lugar, certas predefinições complexas (como aquelas que utilizam BSicons ou mostram kits de futebol) pressupõem que as imagens nelas utilizadas seguirão uma convenção específica de nomenclatura. Na wiki Wikisource também utilizam uma convenção de nomenclatura específica para os ficheiros originais que transcrevem. Em segundo lugar, os ficheiros que fazem parte de um todo (como as digitalizações de um mesmo livro ou as imagens grandes que são divididas em imagens mais pequenas devido à restrição do tamanho dos ficheiros na wiki Commons) devem seguir a mesma convenção de nomenclatura para que apareçam juntos e ordenados, nas categorias e em listas.
  5. Note que o ponto de vista neutro da wiki Commons difere significativamente daquele da Wikipédia em inglês. Um ficheiro intitulado «File:Mapa das ilhas tailandesas Tiaoyutai.png» seria aceitável na wiki Commons, apesar de não ter um título neutro (ver esta página). No entanto, isto não significa que todos os títulos com expressões que não são neutras sejam aceitáveis. Uma imagem de uma pessoa com o nome «File:1NARiz_eNORm_érRiMo.JPG» não gozaria da mesma proteção.
  6. Isto não é um saco onde encaixar tudo o que não encaixe num dos critérios anteriores. Destina-se a problemas técnicos específicos, que geralmente têm uma tarefa no Phabricator e têm sido tema de debate comunitário.
Veja →o debate que conduziu à seleção destes critérios.
NOTE: Please do not use this template directly! This is just for translation. Use {{File renaming reasons}} instead.