Category:Edifício do Castelo

SIPA logo (cropped).png This building is classified as
Sem proteção legal
.
It is indexed in the SIPA database (Sistema de Informação para o Património Arquitetónico) under the reference 23849.
Edifício do Castelo (en); Edifício das Obras Públicas (pt) Building in Braga Portugal (en) Edifício do Castelo, Escola Industrial e Comercial Bartolomeu dos Mártires, Edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones, CTT, de Braga (pt)
Edifício do Castelo 
Building in Braga Portugal
Edificio do Castelo in Braga (4).jpg
Upload media
Instance ofbuilding,
cultural heritage
Location Braga (São José de São Lázaro e São João do Souto), Braga, Portugal
Street address
Heritage designation
41° 33′ 04.13″ N, 8° 25′ 26.43″ W
Authority control
Edit infobox data on Wikidata
Português: Edifício da antiga Escola Comercial de Braga, que ocupa uma grande parte da rua do Castelo.

Logo que foram demolidas as antigas muralhas do castelo de Braga, em maio de 1906, de imediato idealizaram uma construção digna que preenchesse este espaço urbano, que então ficou amplamente exposto. Os anos passaram, as obras iniciaram-se, mas os atrasos eram constantes, devido à falta de verbas para a sua conclusão e às constantes alterações políticas que então o nosso país atravessava. Passadas mais de duas dezenas de anos desde o início da sua construção, uma autêntica “obra de Santa Engrácia”, o edifício foi finalmente inaugurado, no dia 27 de novembro de 1937.

A função que lhe foi destinada foi a do ensino, uma vez que lá foi instalada a Escola Comercial de Braga. De referir que esta escola funcionou, até 1937, num edifício velho, situado na rua das Carvalheiras, sem as mínimas condições de higiene e onde a luz natural nem sequer lá entrava. Eram urgentes, por isso, novas instalações para a Escola Comercial de Braga.

Com a mudança da Escola Comercial de Braga para este novo e notável edifício, os alunos puderam então desfrutar de um magnífico espaço, bem no centro da cidade, possuidor de salas de aulas amplas e confortáveis, corredores espaçosos e áridos, onde a luz natural iluminava o interior do edifício durante várias horas do dia.

A cerimónia de inauguração deste edifício foi marcada por uma grande solenidade, estando presentes algumas das mais destacadas figuras nacionais e também desta região.

Subcategories

This category has only the following subcategory.

Media in category "Edifício do Castelo"

The following 24 files are in this category, out of 24 total.