Category:Santa Tecla Chapel

Object location41° 32′ 49.5″ N, 8° 24′ 26.95″ W Kartographer map based on OpenStreetMap.View all coordinates using: OpenStreetMapinfo
SIPA logo (cropped).png This building is classified as
Sem proteção legal
.
It is indexed in the SIPA database (Sistema de Informação para o Património Arquitetónico) under the reference 1092.
<nowiki>Santa Tecla Chapel; Capela de Santa Tecla; building in Braga, Braga District, Portugal; église de Braga, Portugal; Capela em Braga Portugal</nowiki>
Santa Tecla Chapel 
building in Braga, Braga District, Portugal
Santa Tecla Chapel.JPG
Upload media
Instance of
Patron saint
LocationSão Victor, Braga, Portugal
Heritage designation
41° 32′ 49.45″ N, 8° 24′ 26.83″ W
Authority control
Wikidata Q55412852
SIPA ID: 1092
Edit infobox data on Wikidata
Português: O interior da capela nada conserva do primitivo. Nos inícios da década de 1920 foi colocada, no local onde existiu o altar-mor, uma espécie de gruta – feita em cortiça – com as Imagens da Virgem de Lurdes e Bernardete, inovações que Braga tanto acarinhou nos finais do século XIX e primeiros anos do seguinte.

Pena que tivesse acontecido assim porque, para a gruta ser levantada, teve de ser retirado um retábulo barroco, certamente de estilo nacional e de boa qualidade.

Exteriormente não é mais do que uma pequena, singela e bonita capela, sobrepujada por uma cruz – onde originalmente teve uma imagem de São João Baptista – e com uma imagem feminina muito bonita, em granito, que o tempo escureceu, colocada num cavalo que serve de peanha, como era costume fazer-se em outros templos da cidade.

Albano Belino e outros estudiosos quiseram ver nesta figura a imagem de Santa Tecla. Apesar dos líquenes que a cobrem ainda podemos percepcionar que ela é de excelente qualidade, que nos faz lembrar um pouco a que se vê no patamar da escada principal do Antigo Paço Arquiepiscopal.

Excepto o lugar em que está colocada, nada nesta imagem nos pode dizer agora que ali está uma santa porque não conserva nenhum atributo. Faltam-lhe, para se aparentar com a representação tradicional de Santa Tecla, a açucena nas mãos e os leões a rodeá-la.

Media in category "Santa Tecla Chapel"

The following 7 files are in this category, out of 7 total.