Open main menu
This page is a translated version of a page Commons:Picasa Web Albums files and the translation is 96% complete. Changes to the translation template, respectively the source language can be submitted through Commons:Picasa Web Albums files and have to be approved by a translation administrator.

Other languages:
English • ‎français • ‎português do Brasil

Shortcut: COM:PICASA

O Picasa Web Albums (link) da Google, serviço web para software aplicativo Picasa, é um site de compartilhamento de fotos similar ao Flickr, mas com uma ênfase maior na pesquisa do conteúdo e uma estrutura de pagamento diferente. Eles permitem que se hospede mídia sob diversas licenças, algumas livres e algumas não-livres. No entanto, algumas características do serviço dificultam usar arquivos do Picasa no Commons. Este guia descreve como corretamente localizar, considerar e confirmar a licença de um arquivo do Picasa.

Contents

Licenças permitidas

Quando você visualiza uma página de descrição de imagem no Picasa, há uma barra cinza no lado direito contendo informações sobre a foto. Entre estas, "Reutilização de fotos", rotulando a licença da foto. Você pode clicá-lo para ir à página da Creative Commons que contém nome e descrição completos da licença. A tabela a seguir relaciona licenças de arquivos que podem ser usados no Wikimedia Commons.

Label License name Accepted License tag
  Alguns direitos reservados Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0) Sim {{Cc-by-3.0}}
    Alguns direitos reservados Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0) Sim {{Cc-by-sa-3.0}}
  Todos os direitos reservados Não licenciado Não
    Alguns direitos reservados Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada Não
    Alguns direitos reservados Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada Não
      Alguns direitos reservados Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Não Adaptada Não

Any license that forbids commercial use or derivative works is not permitted for images on Commons; see Commons:Licenciamento for details.

Pesquisando mídia livre do Picasa Web Albums através da Pesquisa Google Imagens

Since Commons only accepts media licensed under the CC-BY or CC-BY-SA licenses, it'd be awfully nice if you could just search exclusively for media released under these licenses on the Picasa Web Albums website. However, this is impossible - you can choose to search for "Commercial Use", which only lists works allowing commercial use but may include images with "no derivatives" restrictions; or you can choose to search for "Remix allowed", which only lists works allowing derivatives but may include images with "non-commercial" restrictions. Because of this, you must confirm the license on every image you find. More specifically, to search for free media on Picasa, follow these steps:

  • Acesse images.google.com
  • Pesquise por site:google.com SUA_CHAVE_DE_PESQUISA
  • Ative "Ferramentas de Pesquisa"
  • Configure o filtro "Direitos de uso" com "Marcadas para reutilização com modificação" ou "Marcadas para reutilização"
  • Configure seus demais filtros, se desejar
  • Ache uma imagem que lhe agrade. Uma vez que a tenha identificado, clique a miniatura.
  • Na pré-visualização da imagem, abaixo do nome, certifique-se de que a imagem pertence ao domínio picasaweb.google.com.
  • Clique o botão Visitar Página. Deverá abrir a página de descrição da imagem no Picasa Web Albums.
  • Nessa página de descrição da imagem, verifique a licença no lado direito, para certificar-se de que tudo está OK segundo a tabela de #Licenças permitidas. Também verifique nos comentários para a imagem se não há alguma declaração de licença ad hoc.

Atualmente nós não temos um processo de upload automático. Prossiga usando #Flinfo ou o processo de #upload manual descrito abaixo.

Flinfo

A ferramenta Flinfo pode auxiliar na indentificação e no uploading de imagens que tenham sido colocadas no Picasa Web Albums sob uma licença livre.

  • Vá para a página do Flinfo
  • No campo "Photo ID or URL", entre com a URL da página de descrição da imagem do Picasa
  • No campo "Image repository", escolha Picasa
  • Clique o botão "Get Info"
    Se o Flinfo puder encontrar a imagem e suas informações, e ela realmente estiver disponibilizada sob uma licença livre, Flinfo exibirá uma descrição em wikitext adequado para o Commons. Ele também mostrará um link para download da imagem original (resolução máxima) que está no Picasa.
  • Baixe a imagem do Picasa usando a hiperligação fornecida pelo Flinfo
  • Certifique-se de estar autenticado no Commons e então clique o botão "Open upload form" na página de resultado do Flinfo
    Isso abrirá o formulário de upload aqui no Commons
  • Selecione o arquivo que você baixara para transferi-lo para o Commons
  • Escolha um nome de destino significativo para o arquivo de imagem que será hospedado aqui no Commons
    Você não precisa selecionar uma licença, pois o Flinfo já adicionou as tags de licença corretas na descrição do arquivo
  • Faça o upload

Upload manual

  • Use a opção "Fazer download" que está localizada logo acima da imagem na página do Picasa, para baixar uma cópia da imagem com resolução máxima. Não salve a imagem de pré-visualização que é mostrada naquela página; ela tem resolução menor.
  • Obtenha o link para a página de descrição da imagem seguindo o passo-a-passo de #Linkando um arquivo do Picasa . Você precisará disto durante o processo de preparação do upload.
  • Visite uma página do Wikimedia Commons e clique "Carregar ficheiro" na barra lateral esquerda
  • No segundo passo do wizard, "Escolha ficheiros multimédia para partilhar"
  • Selecione a imagem que você baixou e prossiga no wizard, com atenção especial para os seguintes campos:
    • Fonte: use o link do passo 2 acima
    • Informação adicional: adicione a tag {{Picasareview}} para solicitar uma revisão da licença
    • Autor: link a página Picasa Web Albums do autor da imagem
  • (Opcional) Deixe um comentário para o autor da imagem no Picasa, hiperligando a nova imagem que você acaba de colocar no Commons, e agradeça-o. Nessa ocasião, você também poderá perguntar ao autor se não há uma versão da imagem com resolução ainda maior.

Note que a maioria das imagens do Picasa tem tamanho limitado a 1600×1200, possuindo uma qualidade inferior à qualidade original. Isso não é uma limitação do serviço Picasa Web Albums. É uma configuração padrão do software Picasa, que diminui a escala e a qualidade das imagens no ato do upload. Se você puder, considere contactar o autor da imagem para pedir-lhe uma versão dela com resolução mais alta. Veja #Contactando usuários.

Linkando um arquivo do Picasa

Uma vez que você tenha identificado no Picasa um arquivo de imagem que agora está no Commons, você deve se certificar de que o campo "Fonte" na descrição do arquivo do Commons refira-se à página de descrição da imagem do Picasa. Atente que, se você chegou à imagem através de uma pesquisa, a URL na barra de endereços de seu navegador não será uma URL permanente e não deverá ser usada. Um exemplo de URL ruim é http://picasaweb.google.com/lh/view?imglic=creative_commons&psc=G&q=test#5329128623194504146. Invés disso, siga estes passos:

  • Copie o ID da imagem do final da URL (o número que segue o símbolo '#')
  • Clique o nome do álbum (seguindo a palavra "Álbum" no lado direito da tela)
  • Adicione o ID da imagem à nova URL que está na barra de endereços do navegador e pressione ENTER
  • A imagem correta deverá aparecer. Copie a URL atual; esta certamente será uma URL permanente.
    Exemplo: http://picasaweb.google.com/mevers68/Test#5329128623194504146

Alternativamente, use a ferramenta Flinfo. Frequentemente, embora nem sempre, ela pode resolver automaticamente tais questões com links de pesquisa. Apenas tente colar o link de resultado de pesquisa no campo "Photo ID or URL" e clicar "Get info".

Contactando usuários

Diferentemente do Flickr, o Picasa Web Albums não fornece um meio de privadamente contactar usuários. Se isso fosse possível, seria muito útil para se obter versões originais de imagens com máxima resolução, e para solicitar de autores liberem seus trabalhos não-livres (ou versões de baixa resolução daqueles trabalhos) sob licenças livres. Já que isso não é possível, a melhor a coisa a fazer é deixar um comentário na página de descrição da imagem pela qual você está interessado, com seu endereço de e-mail (ou uma hiperligação para sua página "Usuário Discussão" do Commons), e fazer o seu pedido. Leia Commons:Flickr files/pt#Trocando licenças para saber como solicitar uma mudança de licença. Posteriormente, verifique a página daquela imagem novamente; o autor pode ter optado por lhe responder através escrevendo também um comentário.

Veja um exemplo, usado para adquirir File:JosephJackson2007.jpg.

Upload automático

No futuro, existirá uma ferramenta de upload para Picasa similar a aquela página de Magnus que é uma ferramenta de upload para Flickr. User:Dcoetzee está trabalhando nisso.

Configurando uma conta Picasa

Se você quer configurar uma conta no Picasa Web Albums, muito ajudará na compatibilidade com o Commons você seguir estas importantes instruções:

  • Use um endereço de e-mail válido como seu nome de usuário. Isso facilitará pessoas contactarem você privadamente para quaisquer dúvidas.
  • Escolha uma licença compatível com o Commons:
    • Vá para a página inicial do Picasa Web Albums, autentique-se, e clique "Configurações" no canto superior direito.
    • Na aba "Privacidade e permissões", na linha "Creative Commons", opte por "Permitir a reutilização com atribuição" e marque "Permitir nova combinação" e "Permitir uso comercial". Se preferir, também marque "Requerer licença Share-Alike". Então pressione o botão "Salvar configurações".
  • Configure seu software para fazer upload da imagens no tamanho original, com toda a qualidade original, como segue:
    • Certifique-se de que você esteja executando Picasa 3.6 ou superior, liberado em Dezembro de 2009.
      Você pode verificar sua versão atual do Picasa a partir do menu Ajuda → Sobre, no software. Se descobrir que não está usando a versão que recomendamos, baixe-a. Versões anteriores do Picasa reduzem a qualidade da imagem de forma não previsível.
    • Abra o software Picasa. Vá em Ferramentas → Opções e então na aba "Álbuns Web".
    • Na caixa de seleção "Tamanho padrão de upload", escolha "Tamanho original".
  • Não adicione marcas d'água às fotos.
    O Commons tem como política ser contra o uso de marcas visíveis nas fotos. Invés delas, adicione metadados EXIF a suas fotos.

Revisão do Picasa

Assim como no Flickr, usuários no Picasa Web Albums podem mudar a licença de seus conteúdos a qualquer tempo, sem qualquer registro ou rastreamento das licenças anteriores. Para lidar com isso, o Commons usa um processo de revisão com o intuito de verificar o estado dos direitos de uso de cada imagem que tenha sido colhida do Picasa. Através de um bot (atualmente inoperante) ou de um usuário confiável (administradores e usuários aprovados pela comunidade), é possível verificar as imagens sob licenças livre e também identificar aquelas que estão com uma licença diferente da que atualmente consta no Commons. Porém, esse método não pode nos dizer se a imagem já esteve disponível sob uma licença livre.

Tornando-se um usuário confiável

Um usuário não administrador pode solicitar à comunidade permissão para revisar imagens, em Commons:License review/requests. A comunidade terá sete dias para levantar objeções a conceder permissão de revisão a um usuário.

Revisores que com frequência marquem imagens erroneamente poderão ter sua permissão de revisão revogada.

Imagens do Picasa que são questionáveis

Alguns usuários Picasa podem ter feito upload de imagens sobre as quais eles não tem realmente direitos de uso, disponibilizando-as em suas contas Picasa Web Albums erradamente sob uma licença livre. Quando usuários Commons com contas Flickr fazem isso propositalmente na tentativa de trazer fotos não-livres para o Commons, isso é conhecido como Flickr washing. Então, analogamente, no caso do Picasa podemos chamar "Picasa washing". Até agora nós temos um processo para rastrear usuários suspeitos de "Picasa washing". Por enquanto, o que fazemos é usar o recurso "Nomear para eliminação" (da barra lateral esquerda do site) em qualquer imagem problemática, e/ou considerar deixar uma nota na página Commons talk:Picasa Web Albums files.

Orientações

  • Imagens devem ser marcadas com {{Picasareview}}, para revisão por bot ou usuário confiável.
  • Imagens verificadas como disponíveis sob licença livre devem ser consideradas "livres", ainda se a licença no Picasa mudar.
  • Imagens que não mais estão disponíveis sob licença livre no tempo da revisão deverão ser marcadas como "possivelmente não-livres", na pendência de uma decisão em Commons talk:Picasa Web Albums files sobre o que fazer com elas.

Links estáticos

Um problema que acontece durante a verificação de licenças de imagens provenientes do Picasa é que alguns usuários fornecem um link estático para uma pré-visualização da imagem, tal como http://lh3.ggpht.com/_QrGuDcr0SYU/SfTeP3Pf-9I/AAAAAAAAAgA/rx7MHDaHrUc/IMG_0315.jpg. A parte final da URL — "IMG_0315.jpg" nesse exemplo — é o nome de arquivo atual da imagem, e você pode tentar pesquisá-lo combinando-o com palavras-chave adequadas. Uma vez que você encontre a imagem, você pode atualizar a URL nos registros do Commons de acordo com as orientações da seção #Linkando um arquivo do Picasa acima. Não existe maneira simples de obter a URL da página de descrição da imagem original baseando-se exclusivamente na URL secreta.

Em alguns casos, quando não se tem qualquer URL específica, você pode achar útil pesquisar pelo nome do objeto (assunto) representado em vários idiomas, inclusive em Chinês ou Russo. O Picasa Web Albums tem um grande número de usuários espalhados por todo o mundo.

Imagens de domínio público "protegidas"

Alguns usuários Picasa fazem upload de imagens em domínio público e marcam elas com "alguns direitos reservados", tentando impedir que você baixe a versão original da imagem em máxima resolução. Mas existe uma forma de contornar essa barreira usando a API do serviço web. O usuário Dcoetzee tem uma ferramenta que faz uso disso. Fale com ele.

Ver também