Open main menu


A Wikimedia Portugal precisa do vosso apoioEdit

A 15 de Julho de 2018, a Comissão de Afiliações da Wikimedia suspendeu alguns dos benefícios da Wikimedia Portugal em relação a programas da Wikimedia Foundation [1]. Para que a Wikimedia Portugal possa retomar as suas actividades normais, foi requerido que demonstremos entre outras coisas que temos o apoio de pelo menos vinte contribuidores activos em projectos da Wikimedia e que sejam sócios da Wikimedia Portugal. Gostaria de pedir que caso sejam já sócios da Wikimedia Portugal ou pretendam tornar-se em breve e apoiar as actividades da associação em Portugal visitem a página wmpt:Utilizador:GoEThe/Página de apoio à Wikimedia Portugal e demonstrem o vosso apoio. Caso não sejam associados há também uma secção para demonstrarem o vosso apoio, caso assim o desejem. Se necessitarem de maior contexto do que se está a passar, terei muito gosto de o fazer. Obrigado desde já. Espero poder contar com o vosso apoio. GoEThe (discussão) 22h23min de 16 de julho de 2018 (UTC)

Proposta de rapid grant: Wikimedista em Residência na Fundação Oriente e na Biblioteca Nacional de PortugalEdit

Caros editores e editoras da comunidade lusófona de Commons,

Tenho o prazer de comunicar-me com esta comunidade para informar-lhes do Wikimedista em Residência (FO-BNP). Este projecto está sendo organizado conjuntamente com a Fundação Oriente e com a Biblioteca Nacional de Portugal e tem por objetivos treinar o pessoal (bibliotecários e documentalistas) destas instituições para colaborarem conosco e ajudar na organização de actividades Wiki e também promover os projectos Wikimedia em Lisboa (mais detalhes na página Metawiki).

Gostaria muito receber comentários, críticas e sugestões da comunidade sobre este projecto. Convido-lhes a comentar aqui mesmo, na discussão do rapid grant ou na seção de endorsements. Neste último podem mostrar seu apoio a este projecto. Onde quer que seja, vou estar disponível para sanar dúvidas e receber sugestões. Para mim é muito importante que a comunidade lusófona de Commons tenha conhecimento do projecto e também participe dele.

Se o rapid grant for aceito pela Wikimedia Foundation eu avisarei aqui mesmo antes de começar o projecto.

Cordialmente, Ivanhercaz (talk) 17:50, 17 July 2019 (UTC)

  • Ivanhercaz, não sei se entendi bem o pedido de financiamento (ou de grant como se diz em ainu), mas o candidato à posição é exatamente quem? Ou está em aberto? De qualquer das formas, 1700 euros parece-me um valor disparatadamante alto. -- Tuválkin 00:47, 18 July 2019 (UTC)
  • Olá Tuvalkin! Como se diz no apartado Resources da página dela proposta do grant, o candidato a realizar o projeto sou eu com a orientação e ajuda do utilizador DarwIn, quem é o orientador deste projecto. Os 1700 euros seria destinados a que eu possa encarregar-me a jornada completa da organização das atividades e o treinamento do pessoal das instituições, e também a todas as outras tarefas que teria (como pode ser lido em na página de Metawiki). Esta quantidade é para os tres meses que proponho. Espero ter contestado as duvidas. Eu serei encantado de contestar qualquer outro comentário. Obrigado pela tu atenção a o grant.
Cumprimentos, Ivanhercaz (talk) 11:24, 18 July 2019 (UTC)
  • @Ivanhercaz:, obrigado pela resposta. Devo dizer que a minha surpresa e reticência se manteveram, ou mesmo se agravou, após a sua explicação. Apenas a referência ao DarwIn, em quem confio sem reservas, me deixa liminarmente descansado. Não posso porém deixar de fazer notar as patentes deficiências no seu domínio da língua portuguesa, insuficiente até, como se vê no exemplo acima, para comunicação trivial, por escrito, e em diferido, quanto mais para comunicação de temática técnica, em ambiente de formação, veiculada oralmente e em discurso direto e imediato. Ficariam os funcionários da B.N. e da F.O. muito mais bem servidos com a mesma formação dada por um lusófono, certamente: Na Grande Lisboa vivem dois milhões de pessoas — não seria possível encontrar alguém local para protagonizar este projeto, com vantagens linguísticas e financeiras?… Se se argumentar que o projeto exige especialista altemente especializado sem alternativa local e que o Ivanhercaz poderia/poderá ministrar a formação no seu castelhano nativo — dado o consabido “talento” para línguas estrangeiras entre portugueses, aporei que nesse caso mais valia mandar vir então alguém que seja anglófono nativo ou bem fluente, já que o tal talento, especialmente em meio técnico e académico como no caso dos funcionários da B.N. e da F.O., incide muito mais sobre o inglês, pela escolaridade formal e documentação profissional, do que sobre o castelhano, tipicamente absorvido via noitadas de farra e episódios do Verão Azul. -- Tuválkin 12:55, 18 August 2019 (UTC)
  • @Tuvalkin: Oi! É facto que o português do Ivan é ainda imperfeito, mas pela minha experiência e pelas conversas que tive com as instituições, isso não constitui qualquer tipo de impedimento. Quanto à hipótese de ser um lusófono, não é realmente possível, pois sendo uma área de ponta, apenas uma mão cheia de lusófonos em todo o mundo têm boa experiência nela, e estão praticamente todos no Brasil. Aqui em Portugal, que seja do meu conhecimento, podem existir uns 3 ou 4 com conhecimentos de Wikidata, nenhum deles com essa disponibilidade, e muito menos com a experiência e currículo académico do Ivan. Também a nível de comunicação e formação, foi dada preferência pelos parceiros em causa a um hispanófono - embora muita gente perceba inglês nos serviços, esse entendimento não é de modo algum generalizado, e a possibilidade do uso do espanhol é uma mais valia. Isto foi o que nos disseram. Acresce, também, que o Ivan tem um bom domínio da língua inglesa, pelo que essa mais valia também está lá. Quanto ao valor, francamente, pelo trabalho técnico que é, da organização de três grandes projectos (BNP e FO, mas tb a Hemeroteca), além da formação geral, e todas as actividades associadas, e da ajuda que nos dá (WMPT) ter alguém assim em Lisboa, para podermos responder à montanha de pedidos e solicitações, e oportunidades de projectos, inclusive financiados, que temos tido, a mim parece-me uma pechincha. O facto é que sendo Lisboa uma cidade com uns 2 m,ilhões de habitantes, a nossa comunidade ali continua sendo extremamente residual (2-3 pessoas max), e com capacidade ainda muito limitada à Wikipedia, que não é realmente o tipo de projecto que interessa desenvolver como prioridade, na maior parte dos casos. Havendo esta oportunidade, trazer alguém de fora com experiência e provas dadas, além da formação académica em áreas obviamente interessantes para os GLAMs (história e arquivismo), parece-me realmente a melhor opção neste momento, e uam excelente oportunidade para finalmente sairmos da cepa torta. Infelizmente a equipa dos Rapid Grants disse que esta actividade da Wikipedista In Residence não está no escopo deste tipo de financiamento (apesar da documentação dizer o oposto), por isso há boa probabilidade deste projecto estar morto, ou pelo menos adiado por um bom tempo. Tudo na mesma como a lesma, igual como dantes, quartel em Abrantes. :-\-- Darwin Ahoy! 14:39, 19 August 2019 (UTC)

Obras da Hemeroteca Digital de LisboaEdit

Boa tarde, cruzei-me com o seguinte documento File:Revista universal lisbonense 1847-12-09.djvu, importado da Hemeroteca Digital, com a qualificação de copyright expirado há mais de 100 anos. No entanto, consultando o catálogo e verificando os Termos e Condições, a informação parece ser contradita. Eu não tenho muita experiência em verificar os direitos de autor, portanto gostaria, se possível, que alguém me informa-se se realmente é permitido o upload de documentos desse site no Commons ou não, pois caso o seja, decerto espero fazer bom uso da permissão. :) - Sarilho1 (talk) 20:57, 24 July 2019 (UTC)

  • Sarilho1, como se pode desconfiar pelo conteúdo do §3 dos “Termos e Condições”, este regulamento foi feito por (ou apenas para?) gente que não percebe muito destas coisas (isto sem desdouro para quaisquer profissionais competentes e dedicados que haja no sistema BLx). Na verdade, as convenções internacionais sobre copyright de que Portugal é signatário, e que estão transcritas na legislação portuguesa, não conferem protecção a “mero labor”, como é considerado, p.ex., a fotografia ortográfica fiel de originais bidimensionais — isto é, a digitalização. Daí que no caso de uma foto do Benoliel pai, p.ex., que está em domínio público por morte do autor há mais de 70 anos, ao ser digitalizada por Fulano de Tal, não fica este detentor de qualquer novo copyright, por muito trabalho que tenha tido ao preparar lente a luzes (não é já o caso de uma fotografia de uma escultura, p.ex., para a qual se considera porém que existem dois copyrights a avaliar, por mais casualmente que tenha sido tirada — e, sim, isto é injusto, sed lex). Ou seja, ao avaliar se podemos copiar ficheiros de imagem representando digitalizações de originais bidimensionais do saite da AML (Hemeroteca, arquivo fotográfico etc.), a lei obriga-nos apenas a considerar a situação do copyright desses originais; os avisos §1 e §2 fazem sentido apenas para fotos de objetos 3D (que nem sei se lá há). Há casos complicados, como de autor anónimo ou desconhecido, digitalização de moedas e medalhas, e mais um monte de picuinhices que maioritariamente desconheço, mas fotos de autores falecidos antes de 1950 — venham elas sem medos! -- Tuválkin 21:58, 25 July 2019 (UTC)
  • Olá Sarilho1. É tal qual como disse o Tuvalkin, as obras que estão em domínio público não podem ser sujeitas a direitos adicionais por parte da instituição que as tutela, de modo que o que tem a fazer é simplesmente ignorar esse aviso, que é ele mesmo contra a lei, na medida em que se aplica a obras em DP. Apenas acrescento que, no caso das fotografias, todas as que foram publicadas em Portugal até Junho de 1970 estão em Domínio Público, uma vez que a harmonização da lei de copyright que teve lugar em 1996 não é retroactiva além de Julho de 1995, e à época o período de protecção da obra fotográfica era limitado a 25 anos após a publicação.-- Darwin Ahoy! 14:46, 19 August 2019 (UTC)

Wiki Ocupa Santana de ParnaíbaEdit

Boa noite! Escrevo para convidar a comunidade de editoras e editores a conhecer e participar da iniciativa Wiki Ocupa Santana de Parnaíba. Em especial, convido a todas e todos a estarem com o grupo de usuários Wiki Movimento Brasil em atividades em Santana de Parnaíba, em 31 de agosto e e 1 de setembro de 2019, numa ocupação wiki no Centro Histórico.

O objetivo é promover atividades on-wiki e na própria cidade para promover os pontos culturais e históricos do município nos projetos Wikimedia. As atividades on-wiki englobam a curadoria e contribuição sistemática de conteúdos relacionados a Santana de Parnaíba nos projetos Wikimedia. A coordenação de pessoas interessadas nesse trabalho dá-se na página do evento. Na Wikipédia, há uma categoria do município; no Commons, há também uma categoria.

As atividades na cidade incluem:

  • Oficinas de edição na Wikipédia com munícipes;
  • Saídas fotográficas, para registrar em grupo pontos notórios e marcos da cidade (podendo associar o trabalho realizado à campanha brasileira do Wiki Loves Monuments);
  • Difusão digital livre de acervos documentais do município, como os do Centro de Memória e Integração Cultural (CEMIC) e os da Secretaria de Comunicação; e
  • Mapeamento digital da cidade.

Várias atividades on-wiki e na própria cidade já foram realizadas. Por exemplo, houve pelo menos três oficinas e treinamentos com moradores e integrantes dos aparelhos culturais municipais. Houve também duas saídas fotográficas -- uma delas com o uso de um drone para registros aéreos -- e uma atividade de mapeamento do Centro Histórico no Open Street Map. Dezenas de verbetes na Wikipédia foram redigidos no contexto desta iniciativa; houve 250 carregamentos no Wikimedia Commons associados a Santana de Parnaíba desde o início do projeto; milhares de itens foram criados no Wikidata relacionados ao município em ocupação.

A proposta é realizar de maneira coordenada e estruturada a "wikificação colaborativa" desse município, no Estado de São Paulo. Trata-se de uma atividade pioneira, que conta com o engajamento e a participação de entidades civis e o apoio da Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba, e pode ser reproduzido em outros locais. Esse trabalho tem apoio da Fundação Wikimedia e do CEPID NeuroMat/FAPESP. Destaco aqui o mérito do usuário HTPF, idealizador e principal organizador desta iniciativa.

Todas e todos são bem-vindos. Em caso de dúvidas, entrem em contato diretamente ou pela página de discussão do evento. Venham, se puderem! Participem! --Joalpe (talk) 22:30, 8 August 2019 (UTC)

  • @Joalpe: só por curiosidade ociosa: Qual é a ideia por detrás de escolher smartphones como emblema desta “democatização” dos projetos wikimedia? -- Tuválkin 12:05, 18 August 2019 (UTC)
@Tuvalkin: É uma imagem já existente no movimento, criada no contexto das campanhas do Whose Knowledge?. Para mim, a ideia é que, do ponto de vista de recursos, não é necessário ter mais do que um celular para conseguir contribuir de maneira adequada para os projetos. Sei que há outras interpretações. O que você achou? --Joalpe (talk) 12:47, 18 August 2019 (UTC)

Update on the consultation about office actionsEdit

Hello all,

Last month, the Wikimedia Foundation's Trust & Safety team announced a future consultation about partial and/or temporary office actions. We want to let you know that the draft version of this consultation has now been posted on Meta.

This is a draft. It is not intended to be the consultation itself, which will be posted on Meta likely in early September. Please do not treat this draft as a consultation. Instead, we ask your assistance in forming the final language for the consultation.

For that end, we would like your input over the next couple of weeks about what questions the consultation should ask about partial and temporary Foundation office action bans and how it should be formatted. Please post it on the draft talk page. Our goal is to provide space for the community to discuss all the aspects of these office actions that need to be discussed, and we want to ensure with your feedback that the consultation is presented in the best way to encourage frank and constructive conversation.

Please visit the consultation draft on Meta-wiki and leave your comments on the draft’s talk page about what the consultation should look like and what questions it should ask.

Thank you for your input! -- The Trust & Safety team 08:02, 16 August 2019 (UTC)

Domínio Público?Edit

Pessoal, sabem se documentos do Ministério da Defesa estão em Domínio Público? Eu gostaria de levar o relatório do Desastre de Alcântara ao Wikisource, mas não entendi se o documento entraria em Template:PD-BrazilGov. Podem me ajudar? Se for possível levar ao Commons/Source, poderiam me ajudar a extrair as fotos/tabelas? Imagino que elas também podem ser úteis para vários projetos da Wiki. Obrigado, Erick Soares3 (talk) 14:49, 17 August 2019 (UTC)

@Tuvalkin: o documento só diz:
"Primeiras impressões limitadas ao
Ministro de Estado da Defesa, ao Comandante da Aeronáutica, ao Diretor Geral do Departamento de Pesquisas e
Desenvolvimento do Comando da Aeronáutica, ao Diretor do Centro Técnico Aeroespacial e à Comissão Técnica de
Investigação do Acidente do VLS-1 V03
Fevereiro 2004
Impressões subseqüentes e distribuição pelo Ministério da Defesa
". Erick Soares3 (talk) 13:38, 18 August 2019 (UTC)
  • @Erick Soares3: — é o Ministério da Defesa de que país? (Já se percebeu que é do Brasil, mas deveria ter sido indicado logo no OP ou no título da secção.) -- Tuválkin 14:11, 18 August 2019 (UTC)
  • @Erick Soares3: Dado o texto de Template:PD-BrazilGov, diria que este documento não passa a verificação exigida: Por um lado é posterior a 1983, por outro é um relatório elaborado por uma comissão, e não «o texto de um tratado, convenção, lei, decreto, regulamentação, decisão judicial ou outro ato oficial» — a menos que relatórios sejam considerados atos oficiais, o que não é claro para mim. -- Tuválkin 14:17, 18 August 2019 (UTC)
@Tuvalkin: Obrigado! Erick Soares3 (talk) 15:37, 18 August 2019 (UTC)

New tools and IP maskingEdit

14:18, 21 August 2019 (UTC)