Commons:Esplanada/Arquivo8

Closed captioning template needs more Portuguese

The template for closed captioning, Template:Closed cap, does not yet have all of its text in Portuguese. Would anyone mind adding text in Portuguese for the download instructions and other areas? Thanks WhisperToMe (talk) 20:16, 21 March 2013 (UTC)

Sou novato e ainda estou tentando aprender a usar as ferramentas. Estou tentando colaborar com a Pagina Nacional Esporte Clube, que estava completamente abandonada. Gostaria de incluir o Escudo do Clube, não sei se estou indo no caminho certo. Adilson --Adilson dos Santos Ferreira (talk) 23:46, 19 March 2013 (UTC)

  Done Gunnex (talk) 18:37, 20 March 2013 (UTC)

Obrigado Gunnex foi o máximo...vou mexendo... lendo...uma hora tenho que aprender.--Adilson dos Santos Ferreira (talk) 22:05, 22 March 2013 (UTC)

Ajuda no licenciamento de File:Nacional Esporte Clube.jpg

Preciso de ajuda para licenciamento. Essa imagem é de um clube de futebol que eu atuei em 1984 como atleta. Procurando na internet vi que possui muitos poucos dados históricos sobre esse clube, resolvi colaborar, mas tá dificil. O escudo do clube possuo em documentos da época, o clube não existe mais.Não sei que tipo de licença ou permissão preciso para utiliza-lo na pagina do Nacional Esporte Clube de Itumbiara;o clube nem existe mais.— Preceding unsigned comment added by Adilson dos Santos Ferreira (talk • contribs)

Mais uma vez? Memória de curto prazo fraca...? ;-) Você carregou a mesma imagem já em 19.03.2013 e o assunto aqui na Esplanada já foi resolvido --> leia Commons:Esplanada#Ajuda no licenciamento de File:Escudo do Nacional Esporte Clube de Goias.jpg (ou ver acima). À direita, o escudo numa versão melhor que já integrei no artigo pt:Nacional Esporte Clube. Gunnex (talk) 07:36, 22 March 2013 (UTC)
Considerando esta edição --> assunto =   Done. Gunnex (talk) 23:39, 22 March 2013 (UTC)

Apagar todas as fotos carregadas hoje dia 20 Março

Para proceder a novos carregamentos,Obigado Norberto Benigno — Preceding unsigned comment added by Norberto Benigno (talk • contribs)

A foto é minha mas eu queria carregá-la em "East Timor" e não ficar isolada não sei onde.Obrigado— Preceding unsigned comment added by Norberto Benigno (talk • contribs)

Oi Norberto! Não sei se entendi direito. Você quer mudar o título do ficheiro File:Timor Leste--Atsabe.jpg para algo como (exemplo) File:East Timor (Atsabe).jpg? É isto? Gunnex (talk) 20:21, 23 March 2013 (UTC)

foto diferente carregada sobre outra

este arquivo File:Sanmarino5.jpg teve uma foto diferente carregada sobre si pelo usuário Another n00b [1]. a imagem que aparece agora, com um céu azul e dia claro, não é minha, mas meu nome ainda aparece na identificação. recebi agora um email de Jernej Gosar dizendo que esta última foto é dele. eu não sei de quem é a foto. eu tentei reverter a edição mas não aconteceu nada. alguém sabe como restaurar a foto que eu carreguei? obrigado. tetraktys (talk) 15:40, 26 March 2013 (UTC)

  Doing… --> Ver Commons:History merging and splitting/Requests#File:Sanmarino5.jpg. Gunnex (talk) 17:58, 26 March 2013 (UTC)
  Done by Sreejithk2000 = File:Sanmarino5.jpg. Gunnex (talk) 19:43, 26 March 2013 (UTC)

Obrigado!!! tetraktys (talk) 23:01, 26 March 2013 (UTC)

Ajuda no licenciamento de File:Belizario.jpg

Quero mudar a licença de um arquivo que carreguei, podem me ajudar?— Preceding unsigned comment added by Andrelacerda (talk • contribs)

Quero escolher a licença de conteúdo livre ou em domínio público, quero saber como posso editar e atribuir esta licença.— Preceding unsigned comment added by Andrelacerda (talk • contribs)

  • Basta localizar a aba editar no topo da página e trocar a licença para CCbySA3.0, isso é fácil. Mas fica a questão, a foto é sua? Só pode liberar se foi você que tirou a foto, e neste caso indicou um blog como fonte e uma outra pessoa como autor, poderia explicar?Jo Lorib (talk) 19:38, 12 March 2013 (UTC)

Jo Lorib as fotos foram cedidas pelo autor do blog.— Preceding unsigned comment added by Andrelacerda (talk • contribs)

  • É necessário que a cessão de direitos seja formalizada, não pode de boca, terá que solicitar uma permissão OTRS. Ou, alternativamente, pedir que ele licencie as fotos no próprio blog como CCbySA3.0, ou similar, costuma ser mais prático e fácil.Jo Lorib (talk) 15:27, 13 March 2013 (UTC)

Jo Lorib eu reenviei o e mail com a permissão do autor para: permissions-commons-pt@wikimedia.org , isso pode resolver?--Andrelacerda (talk) 17:45, 13 March 2013 (UTC)

  • Se seguiu aquele formato indicado, sim, mas leva alguns dias para alguem conferir e liberar. Coloque mensagem de OTRS pendente utilizando {{subst:OP}} no lugar daquela licença CC 1.0 que está lá.Jo Lorib (talk) 18:50, 13 March 2013 (UTC)

Não sei ao que está se referindo como "aquele formato indicado" Andrelacerda (talk) 03:26, 14 March 2013 (UTC)

  • Oi!
File:Belizario.jpg, File:Itajuru12.jpg e File:Itajuru20.jpg --> + {{subst:OP}} =   Done para evitar a eliminação dos ficheiros durante o processo OTRS.
Pelo que entendi "aquele formato indicado" se refere a este modelo de mensagem que o autor/detentor dos direitos autorais deve retornar para autorizar o uso destas imagens. Nesta resposta o autor/detentor deve 1. confirmar a licença indicada e 2. listar os ficheiros relacionados (de preferência com links). Junte esta resposta do autor/detentor (inclusive o pt:cabeçalho desta resposta) ao seu e-mail de pedido e mande toda correspondência para permissions-commons-pt@wikimedia.org.
Há ainda uma (pequena) confusão nas licenças: {{Cc-by-1.0}} em File:Belizario.jpg, mas {{Cc-by-3.0}} nos outros dois ficheiros, mas espero que a equipe OTRS resolve este negócio.
Gunnex (talk) 07:50, 14 March 2013 (UTC)

Olá Gunnex, no modelo de mensagem que o autor das obras deve enviar diz: Eu afirmo por este meio que sou o criador e/ou o único detentor dos direitos autorais da OBRA [inserir o link]. Em "[inserir o link]" deverá ser colocado apenas o nome do arquivo ou um link onde está as imagens na internet? Neste caso as imagens estão todas em uma página, ele deverá especificar todas as imagens usando o mesmo link? Andrelacerda (talk) 16:53, 14 March 2013 (UTC)

Faz assim:
Eu afirmo por este meio que sou o criador e/ou o único detentor dos direitos autorais das OBRAS http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Belizario.jpg + http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Itajuru12.jpg + http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Itajuru20.jpg. Eu concordo em publicar aqueles trabalhos sob a licença livre http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/deed.pt (cc-by-3.0). Eu reconheço que concedo (... blablabla...) DATA, NOME DO DETENTOR DO DIREITO AUTORAL.
Gunnex (talk) 17:44, 14 March 2013 (UTC)

Obrigado Gunnex, ajuda oportuna. Andrelacerda (talk) 16:41, 15 March 2013 (UTC)

  Done --> os ficheiros relacionados receberam os OTRS-tickets. Gunnex (talk) 18:39, 20 March 2013 (UTC)

{{PermissionOTRS|id=2013031810005691|Willy Weazley}} O que quer dizer esta mensagem? Andrelacerda (talk) 04:13, 25 March 2013 (UTC)

É o "seu" OTRS-ticket para os ficheiros relacionados. O número (aqui o 2013031810005691) é a confirmação individual da equipe OTRS que as imagens relacionadas foram liberados para uso "livre" por você. O usuário Willy Weazley é membro desta equipe OTRS e gerou este ticket de permissão exclusivamente para estes ficheiros. Por razões históricas é gravado nos ficheiros relacionados para manter o contexto. Em outras palavras: É um tipo de passaporte ;-) Gunnex (talk) 23:54, 25 March 2013 (UTC)

Eu estou em dúvida porque não vejo esta mensagem em outras imagens, isso é uma novidade? Como posso entender? Andrelacerda (talk) 17:26, 29 March 2013 (UTC)

Reunião IRC Wikimedia Portugal

Convido todos os interessados para participar numa reunião virtual no canal da Wikimedia Portugal no IRC ([[#wikimedia-pt) para conversar sobre o futuro da Associação que está desde há algum tempo inactiva. Antes de tudo, peço que indiquem a vossa disponibilidade (e interesse) em participar, preenchendo o Doodle (en:Doodle) com as várias hipóteses de data. A Associação pretende representar todos os Wikimedistas em Portugal, mas a reunião estará aberta a todos. O doodle está em [2]. Caso tenham intenção de participar, por favor manifestem a vossa intenção o mais rápido possível. GoEThe (discussão) 09h45min de 3 de abril de 2013 (UTC)

A reunião ficou marcada para amanhã, às 6 horas da tarde, hora de Lisboa. Haverá uma segunda reunião, na 4a feira, às 22, se for necessário. GoEThe (talk) 16:10, 5 April 2013 (UTC)

Licença

Boa noite! Eu ainda sou "iniciante" aqui no Wikipédia, por isso, apesar de ler e reler várias vezes sobre as licenças não consigo entender como tem páginas no Wiki com fotos da imprensa. Já tentei colocar fotos da imprensa e tudo mais, mas não são aceitas. São aceitas somente arquivos originais, ou seja, direto da máquina fotográfica? Desculpem a minha burrice ok?!

Aguardo o contato! --Renatha Marques (talk) 22:51, 12 April 2013 (UTC)

Oi Renatha! Como em alguns outros projetos da Wikipédia (exemplo: o "fair use" na enwiki) existe também na ptwiki uma política local chamada Wikipédia:Conteúdo restrito que permite o carregamento e uso local de mídias (imagens e áudios) --> dentro das especificações estabelecidas na política de Isenção da Doutrina. Mas: O que é permitido na ptwiki (carregar imagens sobre capas de álbums, etc., geralmente mídias protegidas por direitos autorias) não é permitido na Wikimedia Commons porque Commons é um repositório internacional para imagens e outros tipo de multimídia livre que podem ser usadas por qualquer um. Commons só aceita material que é licenciado por uma licença livre --> ver Commons:Licenciatura para detalhes. Somando, tenha um certo cuidado se quiser carregar imagens no Commons que não foram feitas por você...Gunnex (talk) 06:28, 13 April 2013 (UTC)

Tradução dos subtitulos

http://commons.wikimedia.org/wiki/TimedText:Panorame_Peli%C5%A1ca.09-13.2.ogv.pt-br.srt

Eu preciso ajuda. Eu fazei uma tradução de subtitulos a portugues do Brasil. alguiem pde arreglear gramatica e otras coezas???Quahadi Añtó 06:19, 23 April 2013 (UTC)

(Please consider translating this message for the benefit of your fellow Wikimedians. Please also consider translating the proposal.)

Read this message in English / Lleer esti mensaxe n'asturianu / বাংলায় এই বার্তাটি পড়ুন / Llegiu aquest missatge en català / Læs denne besked på dansk / Lies diese Nachricht auf Deutsch / Leś cal mesag' chè in Emiliàn / Leer este mensaje en español / Lue tämä viesti suomeksi / Lire ce message en français / Ler esta mensaxe en galego / हिन्दी / Pročitajte ovu poruku na hrvatskom / Baca pesan ini dalam Bahasa Indonesia / Leggi questo messaggio in italiano / ಈ ಸಂದೇಶವನ್ನು ಕನ್ನಡದಲ್ಲಿ ಓದಿ / Aqra dan il-messaġġ bil-Malti / norsk (bokmål) / Lees dit bericht in het Nederlands / Przeczytaj tę wiadomość po polsku / Citiți acest mesaj în română / Прочитать это сообщение на русском / Farriintaan ku aqri Af-Soomaali / Pročitaj ovu poruku na srpskom (Прочитај ову поруку на српском) / อ่านข้อความนี้ในภาษาไทย / Прочитати це повідомлення українською мовою / Đọc thông báo bằng tiếng Việt / 使用中文阅读本信息。

Hello!

There is a new request for comment on Meta-Wiki concerning the removal of administrative rights from long-term inactive Wikimedians. Generally, this proposal from stewards would apply to wikis without an administrators' review process.

We are also compiling a list of projects with procedures for removing inactive administrators on the talk page of the request for comment. Feel free to add your project(s) to the list if you have a policy on administrator inactivity.

All input is appreciated. The discussion may close as soon as 21 May 2013 (2013-05-21), but this will be extended if needed.

Thanks, Billinghurst (thanks to all the translators!) 04:25, 24 April 2013 (UTC)

Distributed via Global message delivery (Wrong page? You can fix it.)

[en] Change to wiki account system and account renaming

Some accounts will soon be renamed due to a technical change that the developer team at Wikimedia are making. More details on Meta.

(Distributed via global message delivery 03:24, 30 April 2013 (UTC). Wrong page? Correct it here.)

[en] Change to section edit links

The default position of the "edit" link in page section headers is going to change soon. The "edit" link will be positioned adjacent to the page header text rather than floating opposite it.

Section edit links will be to the immediate right of section titles, instead of on the far right. If you're an editor of one of the wikis which already implemented this change, nothing will substantially change for you; however, scripts and gadgets depending on the previous implementation of section edit links will have to be adjusted to continue working; however, nothing else should break even if they are not updated in time.

Detailed information and a timeline is available on meta.

Ideas to do this all the way to 2009 at least. It is often difficult to track which of several potential section edit links on the far right is associated with the correct section, and many readers and anonymous or new editors may even be failing to notice section edit links at all, since they read section titles, which are far away from the links.

(Distributed via global message delivery 18:14, 30 April 2013 (UTC). Wrong page? Correct it here.)

Posso carregar no commons?

Boa tarde pessoal, eu pretendia carregar aqui no commons uma imagem de um bilhete postal dos CTT (Correios de Portugal). Esse bilhete postal já deve ter alguns anos (acho que deve ser do ano de 1998 ao 2000), e é um bilhete postal comemorativo do dia do mar.

Acontece que esse bilhete postal é em homenagem a um membro da minha família já falecido, e tem a cara dele.

A minha pergunta é: Posso carregar esse ficheiro aqui no commons?— Preceding unsigned comment added by AldoBerlusconi (talk • contribs)

Provávelmente não. Em Portugal uma obra é protegida 70 anos depois da morte do autor ou (se o autor é desconhecido) 70 anos depois da primeira publicação. Portanto é necessária uma permissão para um carregamento no Commons. Gunnex (talk) 07:01, 1 May 2013 (UTC)

Ajuda no licenciamento de File:Viridiano Custódio.jpg

Esta imagem que carreguei, eu peguei de um site, como devo citar na fonte para evitar que seja excluída? --Viridianosb (talk) 05:34, 1 May 2013 (UTC)

Sem maiores procedimentos "eu peguei de um site" já é um mal começo. O ficheiro não tem 1. uma licença e 2. uma permissão de uso porque você não é o autor da imagem. O autor da imagem não é ptdf.com.br (09.11.2012) porque foi publicada antes pelo próprio via facebook (16.10.2012). Como está, é uma violação de direitos autoriais. Gunnex (talk) 06:39, 1 May 2013 (UTC)

Dúvida em relação ao envio de arquivos

estou com uma dúvida gigantesca com relação ao envio de arquivos.sou principiante,então não sei de fato sobre muita coisa a respeito do que estou fazendo com relação ao envio de arquivos.já enviei três tipos de arquivos(fotos relacionadas a jogos eletronicos e de personagens determinados),eu acredito que as imagens sejam de dominio público,mas nao tenho certeza absoluta.Queria muito que minha duvoda fosse resolvida:alguem poderia me explicar como comfirmar se uma imgem é de dominio publico ou não?e se possivel,caso nao seja,poderiam me imformar como faço para usá-la sem nenhum risco de estar inflijindo as regras do commons?

desde então,muito obrigado!

  • Olá. Sua dúvida é muito comum, não se preocupe. Domínio público é uma condição da lei de direitos autorais que estabelece que os conteúdos são livres após 70 anos da morte do autor, então para jogos eletrônicos, que foram inventados há menos de 30 anos e personagens dos mesmos não existe nada em DP. A única possibilidade de ilustrar esses artigos na Wikipédia em Pt é utilizando um tipo de carregamento chamado URC, mas não aqui no Commons, que só aceita imagens livres, se informe no Café dos Novatos da Pt-Wp.201.23.94.250 11:47, 20 May 2013 (UTC)

Tech newsletter: Subscribe to receive the next editions

Tech news prepared by tech ambassadors and posted by Global message deliveryContributeTranslateGet helpGive feedbackUnsubscribe • 20:20, 20 May 2013 (UTC)
Important note: This is the first edition of the Tech News weekly summaries, which help you monitor recent software changes likely to impact you and your fellow Wikimedians.

If you want to continue to receive the next issues every week, please subscribe to the newsletter. You can subscribe your personal talk page and a community page like this one. The newsletter can be translated into your language.

You can also become a tech ambassador, help us write the next newsletter and tell us what to improve. Your feedback is greatly appreciated. guillom 20:20, 20 May 2013 (UTC)

Problema em carregar arquivos

Não estou conseguindo carregar as fotos da máquina Cannon. Alguém poderia me ajudar? Deu o maior trabalho. Eduardo P (talk) 01:26, 22 May 2013 (UTC)

A máquina (Canon) não deve ser o problema. Sei que atualmente todos os projetos da Wikimedia sofrem updates de software (ver também o tópico Tech newsletter (...) acima). Talvez retentar mais tarde. E se ainda não funcionar, especificar um pouco melhor o problema exato... Gunnex (talk) 06:56, 22 May 2013 (UTC)

Melhorou :) Era um problema com update. Eduardo P (talk) 00:47, 27 May 2013 (UTC)

CommonsDelinker

Olá colaboradores. Percebi que o CommonsDelinker ( local | logs | global ) está parado desde 10 de maio na wp-pt. Vários ficheiros que foram apagados não estão sendo removidos. Seria possível "religá-lo"? Boas contribuições! HallelTalk 03:35, 23 May 2013 (UTC)

  • Não sabia, obrigado pelo aviso, passei uma mensagem para os operadores do bot. Sabemos que vários bots tiveram problemas este mes, inclusive o Salebot, parece que por causa de modificações no Mediawiki que geraram problemas no Toolserver. Mas aos poucos vão resolvendo. Existe questão parecida no Village Pump, mesma resposta.Jo Lorib (talk) 20:43, 27 May 2013 (UTC)

Rotação

Gostaria de girar a foto File:Casa na Rua Conde de Baependi (3).JPG para ângulo de 90º. Mas não consigo. Eduardo P (talk) 03:05, 7 June 2013 (UTC)

  Done por User:Rotatebot. Eduardo P (talk) 03:54, 7 June 2013 (UTC)

Feedback wanted on Commons brochure draft

I've been working on a "Welcome to Commons" brochure, and community feedback was extremely helpful. We now have a draft of the designed version, so please share any thoughts you have on how to make it better. The main target audience is newcomers who are learning about Commons for the first time.

 
Commons brochure draft, 2013-06-06, tentatively titled "Illustrating Wikipedia: A Guide to Contributing Content to Wikimedia Commons"

A few things to note:

  • The current title is Illustrating Wikipedia: A Guide to Contributing Content to Wikimedia Commons, but we're open to better suggestions.
  • Neither the design nor the content are final at this point, so if you want to propose significant changes, now is the time.
  • Many minor design and text changes will happen in the next revision, but if you notice anything that needs to be adjusted, please comment.
  • There is simply placeholder content for the section on adding images using the Visual Editor; once screenshots of the interface are stable, that content will be added in.

You can discuss the draft at Commons talk:Welcome to Commons brochure. Thanks!--Sage Ross (WMF) (talk) 14:38, 12 June 2013 (UTC)

Upload imagens do Facebook

Eu encontrei fotos em um perfil do Facebook de um fotógrafo que seriam interessantes para a Wikipédia. Eu entrei em contato com o fotógrafo pelo próprio Facebook, sugeri uma licença (CC-BY), e ele permitiu que eu usasse as imagens. Como eu devo proceder para enviar as imagens para o Wikimedia Commons? Posso simplesmente enviar o arquivo? Obrigado. Mateussf (talk) 00:08, 17 June 2013 (UTC)

  • Existem dois caminhos possíveis, ele coloca a licença CCbySA 3.0 no local de origem da foto, neste caso o próprio FB (permite qualquer uso, inclusive comercial) ou ele nos envia uma autorização formal pelo OTRS. Lembre que ele não poderá impor qualquer restrição ao uso fora atribuição.Jo Lorib (talk) 11:39, 17 June 2013 (UTC)

Ficheiros de protestos

Oi. Eu tirei várias fotos de protestos e queria enviá-las, mas receio que acabarão sendo eliminadas com a justificativa "sem utilidade", como algumas imagens minhas já foram anteriormente. Já enviei várias imagens para cá, mas acho que ainda sou inexperiente: como posso saber se uma imagem minha vai ser apagada ou não? Se for apagada, depois não terei como provar que fui eu o autor, pois a página onde estava registrada a licença e o autor sumiriam...--MisterSanderson (talk) 18:11, 27 June 2013 (UTC)

Oi MisterSanderson! Qualquer foto que seja capaz de ser usada educacionalmente (ver COM:SCOPE para detalhes) é relevante para Wikimedia Commons. Em outras palavras: Os "critérios de notoriedade" de fotos aqui são bem vagos e "sem utilidade" não é um critério de eliminação, pelos menos não para uma eliminação rápida. Há casos raros (qualidade pobre da foto, fotos sobre pessoas não notórias, fotos que mais parecem um álbum privado, abusando Commons como servidor de ficheiros, fotos de propaganda, etc., detalhes Commons:Deletion policy) que possam justificar uma eliminação, mas regularmente somente através das DRs (deletion requests, propostas de eliminação). Aliás, neste contexto eu subi um vídeo (File:Cavalaria foge dos manifestantes (Belo Horizonte, 22.06.2013).webm) sem esperança de que seja usado num artigo da Wikipédia - mesmo assim: só por o vídeo não ser usado na Wikipédia, o vídeo apresenta uma visão realística e educacional sobre os protestos acontecendo no Brasil e uma eliminação seria meio irregular. Mas especialmente em relação à qualidade (se já houver muitas outras fotos parecidas) há casos como o seu upload do ficheiro File:2º Junta Brasil em Juiz de Fora - concentração na Praça Jarbas de Lery.JPG que realmente tem - desculpe - algum potencial de ser declarado como redundante... Mas - de outro lado - é um dos poucos registros fotográficos "livres" (até agora) dos protestos lá em Juiz de Fora que contudo poderia justificar a permanência nos Commons. Portanto, e somando: fique tranquilo :-). "Se for apagada, depois não terei como provar que fui eu o autor, pois a página onde estava registrada a licença e o autor sumiriam..." Para controlar isto, sugiro usar um hospedador de ficheiros como o Flickr. Gunnex (talk) 21:47, 27 June 2013 (UTC)
Obrigado. Sobre vídeos... Eles são bem restritos aqui, devendo ter no máximo 100MB, então eu precisaria redimensionar os que eu gravei. Mas o Flickr não aceita vídeos, não é? Existe um site que dê tanta importância à licença como ele? YouTube não me agrada, ainda mais por causa da implementação de propagandas durante os vídeos.--MisterSanderson (talk) 22:44, 30 June 2013 (UTC)
Pois é... o limite de COM:100MB é por razões técnicas: Existe ainda a possibilidade de Help:Server-side upload, enquanto aquele negócio do Commons:Chunked uploads (lendo a página de discussão relacionada) me parece ainda muito buggy. Pelo que li aqui Flickr também aceita vídeos, mas aparentemente também limitado à no máximo 90s (ou 180s?) e max. MBs = ?. Gunnex (talk) 07:08, 1 July 2013 (UTC)

Ajuda no licenciamento de File:Pau-rosa-548x410.jpg

Gostaria de obter dados para adquirir licença pelos direitos autorais de outrem.— Preceding unsigned comment added by Marcos Gomes da Silva (talk • contribs)

Oi! O ficheiro acima foi uma violação de direitos autoriais pois era copyvio (as indicated) via http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/quais-sao-as-plantas-em-extincao-na-amazonia/ (credits: "Foto: chris_diewald") = http://www.flickr.com/photos/chris_diewald/2387948105/ (2008, CC BY-***NC-ND*** 2.0). Commons só aceita imagens com licenciamento livre, incluíndo o uso comercial e a permissão de fazer obras derivadas (o que não foi o caso aqui, NC = Noncommercial, ND = No Derivative Works). Recomendo a leitura de Commons:Licenciamento.Gunnex (talk) 16:57, 9 July 2013 (UTC)

Tradução de legenda - Sneak Preview - Wikipedia VisualEditor.webm

Talvez alguém queira revisar as legendas em português e português brasileiro deste vídeo. Pretendo usar em breve aqui. Obrigado.—Teles «Talk to me˱M @ C S˲» 16:23, 13 July 2013 (UTC)

Pywikipedia is migrating to git

Hello, Sorry for English but It's very important for bot operators so I hope someone translates this. Pywikipedia is migrating to Git so after July 26, SVN checkouts won't be updated If you're using Pywikipedia you have to switch to git, otherwise you will use out-dated framework and your bot might not work properly. There is a manual for doing that and a blog post explaining about this change in non-technical language. If you have question feel free to ask in mw:Manual talk:Pywikipediabot/Gerrit, mailing list, or in the IRC channel. Best Amir (via Global message delivery). 12:59, 23 July 2013 (UTC)

Bom Jardim de Minas

Não consigo atualizar o arquivo para a nova versão. Purguei, atualizei o trancodificador, e tentei fazer um upload da nova versão do arquivo e nada. Eduardo P (talk) 21:16, 25 July 2013 (UTC)

Bom, a última atualização do arquivo é de 21:11, 25. Jul. 2013 com 2 min 10 s. Era isto que queria? Gunnex (talk) 12:00, 26 July 2013 (UTC)

Help

Não consigo enviar uma nova versão do arquivo. Desanima de ir tirar fotos. Teria como apagar a imagem? Para eu enviar uma com mais qualidade. Não consigo atualizar nenhuma foto, posso enviar para eliminação, e depois enviar o aqruivo? Não está dando para contribuir no Commons. Eduardo P (talk) 14:41, 31 July 2013 (UTC)

Autorização

Uma imagem tirada por uma amiga minha me foi dada para eu carrega-la no Commons, mas como devo proceder para a autorização por parte dela pra carregar no Commons? Como minha amiga deve fazer a autorização? Se alguém me ajudar eu agradeceria muito! Febo Apolo (talk) 23:30, 05 August 2013 (UTC)

Oi! Envio da permissão passo-a-passo (em inglês: If you are not the copyright holder) serve? Gunnex (talk) 05:42, 6 August 2013 (UTC)
Oi Jo Lorib! Li, mas estes foram assuntos de 2011: vamos presumir boa fé :-). Gunnex (talk) 16:40, 6 August 2013 (UTC)

Quantidade de upload....

Help! Como eu faço para ver quantas imagens (fotos/imagens) eu carreguei? Para ver minha galeria é aqui: http://commons.wikimedia.org/wiki/Special:ListFiles/Reynaldo o que eu quero é a quantidade tipo: 1.234 imagens e/ou 1.450 edições. Já procurei e não achei onde indique quantos Uploads eu fiz. Abraço--Reynaldo Avaré Msg 17:47, 12 August 2013 (UTC)

  • Olá Reynaldo, como vai? Quem mandou carregar um montão de imagens, agora perdeu a conta, hehe. Tente o editcount regulado para o Commons, la diz que carregou umas 4000 (Image uploads 4036 (3716 cur, 320 old)). Também pode regular a página da galeria para mostrar 500 de cada vez, fica mais fácil contar. Abraço.Jo Lorib (talk) 20:14, 12 August 2013 (UTC)

Olá Jo! Eu estou bem e acredito que você também, estou sempre "vendo" você por aqui. Obrigado pela dica, muito útil. A página da galeria está regulada para 500, mas assim também ajuda. Muito grato, um grande abraço. --Reynaldo Avaré Msg 20:51, 12 August 2013 (UTC)

Este escudo é o oficial do clube, o qual identifica o Uberlândia Esporte Clube na mídia. Esta imagem foi retirada do site oficial do clube.— Preceding unsigned comment added by Leofibra (talk • contribs) 22:47, 16 August 2013 (UTC) (UTC)

Leofibra, as imagens publicadas no Commons permanecem apenas se estiverem sob uma licença livre. Entretanto, o site que usou como fonte da imagem não informa sob qual licença a imagem pode ser usada. Se não houver essa informação ou se a licença não for livre, é necessário que os donos dos direitos da imagem enviem um e-mail de permissão para liberar o uso da imagem no Commons com uma licença compatível.—Teles «Talk to me˱M @ C S˲» 22:47, 16 August 2013 (UTC)

Russavia

At Commons:Bureaucrats/Requests/Russavia (de-Bureaucrat) is a discussion about Russavias role as bureaucrat ongoing. -- Cecil (talk) 09:17, 18 August 2013 (UTC)

HTTPS for users with an account

Greetings. Starting on August 21 (tomorrow), all users with an account will be using HTTPS to access Wikimedia sites. HTTPS brings better security and improves your privacy. More information is available at m:HTTPS.

If HTTPS causes problems for you, tell us on bugzilla, on IRC (in the #wikimedia-operations channel) or on meta. If you can't use the other methods, you can also send an e-mail to https@wikimedia.org.

Greg Grossmeier (via the Global message delivery system). 18:50, 20 August 2013 (UTC) (wrong page? You can fix it.)

Per the m:Global bans global policy, you are informed of the discussion above. Please comment there and feel free to appropriately distribute more widely in prominent community venues in order to «Inform the community on all wikis where the user has edited». Nemo 10:06, 24 August 2013 (UTC)

URGENTE

Meus amigos! Infelizmente, estão prestes a apagar a imagem pessoal de Oscar Casares como podem ver aqui. Ando eu pedindo autorizações e importunando as pessoas com emails de um lado para o outro, para aparecer alguém e estragar o trabalho alheio. A página do Flickr de Oscar Casares é Oficial, tem mais de 6 fotografias (ao contrário do que é argumentado no ficheiro para eliminação rápida) e foi criada pela sua equipe com o objectivo de disponibilizar imagens sob Atribuição – Compartilhamento pela mesma licença Creative Commons, conforme o solicitado pela Wikipédia. Neste contexto, é absolutamente inconveniente apagarem a imagem pessoal do artista. Mais uma vez, peço ajuda a alguém experiente, pois não sei como impedir este mal entendido--António Lagos (talk) 23:34, 1 September 2013 (UTC)

A página pessoal dele possui um e-mail para contato. Usando esse e-mail, ele pode enviar mensagem para permissions-commons wikimedia.org, confirmando que aquela conta do Flickr pertence a ele. Isso tiraria qualquer dúvida.—Teles «Talk to me˱M @ C S˲» 16:42, 2 September 2013 (UTC)

Dúvida: notificação

O sistema novo de notificações virá para o Commons também? Sabe-se a data?--MisterSanderson (talk) 18:32, 5 September 2013 (UTC)

Ok, obrigado.--MisterSanderson (talk) 20:11, 5 September 2013 (UTC)

Login trocado

entrei com o meu login e apareceu como sendo do usuário Quintinense, fiz um upload da imagem File:Enfermera manga.svg e apareceu como sendo pelo Quintinense.Hyju (talk) 15:00, 18 August 2013 (UTC)

QUESTÃO DE ORDEM

Cara, eu vim aqui agora pra relatar o ocorrido no sábado e reparei que aconteceu novamente. Aí some-se ao estranhíssimo caso da verificação que apontou que o Viniciusmc usou socks na Wikipédia e acho que ta todo mundo sendo vítima de uma tentativa de fraude por parte do grupo do usuário Pé Espalhado. Eu não pretendia tornar isso público nesse momento, mas acho que a situação ta saindo de controle e outras pessoas podem acabar prejudicadas injustamente no meio dessa história toda.

Na época em que minha conta Marcus Luccas foi bloqueada, eu recebi o contato de um usuário que se dizia um ex-administrador revoltado com os rumos da Wikipédia, e disse que conhecia o cara por trás da conta Pé Espalhado e das demais que foram bloqueadas como sock. Segundo ele, Pé Espalhado nem era a conta principal, e ele ainda tinha outras. Depois, vim saber, "Pé Espalhado" era uma espécie de entidade, um grupo de usuários que ficam criando esses socks pra um objetivo secreto e específico que não disseram qual era. Eles diziam ter usuários fortes ao seu lado (e não sei se é verdade ou disseram isso somente pra levantar suspeitas), e diziam também que agiram nos bastidores para gerar o banimento do Bruno Leonard, que estava incomodando a eles. O cara que fez contato comigo me deu dicas para que meus socks seguintes na Wikipédia não fossem pegos, ao mesmo tempo em que eu, Junius e mais um outro usuário recebíamos e-mails com xingamentos do suposto Bruno Leonard (que depois descobri, o e-mail não era do verdadeiro Bruno). Um desses e-mails continha ameaças de morte ao Yanguas, dizendo para ele tomar cuidado num desses wikiencontros, e repassei a vários contribuidores, até mesmo a alguns desafetos, para que soubessem o que estava acontecendo, e assim evitar algo grave. O Otavio na época me aconselhou procurar a polícia, mas antes que eu fosse, o verdadeiro Bruno Leonard entrou em contato comigo e relatou não ser o autor daquilo, portanto, deduzi que era mais uma vez o grupo do Pé Espalhado, e deixei pra la, pra não dar mais IBOPE.

Na época em que eu falava com o amigo do Pé Espalhado, ele me relatou que o objetivo deles era fazer as pessoas desacreditarem da Wikipédia, comemoraram por exemplo quando o PedR (ex-PC, ex-Pedroca Cerebral) renunciou a administrador, pois julgaram que aquilo era devido a estar decepcionado com os socks da wiki... Também comemoraram quando diversos usuários foram apontados no Meta, através de verificação, como meus socks, por exemplo, o MachoCarioca, e outros que não tinham nada a ver comigo. Na época avisei ao Teles quais não eram meus socks e ele os desbloqueou. Também houve o caso do Jancen sergio que chegou a ser bloqueado como sock do Pé e depois foi desbloqueado porque constatou-se que era erro dos verificadores do Meta.

Enfim, to relatando esses fatos passados, que julguei que estivessem superados, apenas para dizer qual a minha teoria.

Sábado passado, o Mazuco entrou em contato comigo via facebook, relatando a mesma coisa que o Hyju acima. Abaixo a transcrição da conversa:

Hoje

20:14 Vitor Mazuco Q não sei o que aconteceu mas juro que não tenho sua conta http://commons.wikimedia.org/wiki/File:BBom.png estava carregando essa imagem na MINHA conta e do nada eu estava na sua conta não tenho sua senha e nem quero mas não sei o que aconteceu que do nada eu estava na sua conta e fui parar na sua

20:16 Leandro Rocha QUE PORRA É ESSA??

20:16 Vitor Mazuco não sei já pedi pro técnico ver isso já mudei a minha senha por questões de segurança vc não tem nada a ver com isso né?

20:19 Leandro Rocha claro que não né! Eu la tenho a sua senha?

20:19 Vitor Mazuco então eu não sei de nada vc não tem a minha e eu a sua

20:19 Leandro Rocha E mesmo que tivesse, seria o contrário, eu é que entraria com ela aqui, e não vc entrando com a minha conta.

20:19 Vitor Mazuco apaga aquela imagem ok?

20:20 Leandro Rocha pq?

20:20 Vitor Mazuco pq sim

20:20 Leandro Rocha se eu apagar e vc repostar, aí é que vão achar que é sock,

20:20 Vitor Mazuco poe pra eliminar por favor não sei o que aconteceu mas apaga por questão de segurança

20:20 Leandro Rocha Vc vai postar de novo?

20:20 Vitor Mazuco não já tinha uma outra equivalente

20:21 Leandro Rocha qual?

20:21 Vitor Mazuco poe pra apagar do link acima

20:21 Leandro Rocha qual a equivalente, e se tinha, pra que vc postou essa?

20:22 Vitor Mazuco pq não vi aquela antes e essa imagem é diferente

20:22 Leandro Rocha qual a equivalente?

20:22 Vitor Mazuco ai pra que vc quer saber poe aquele logo pra ganhar tempp tempo

20:23 Leandro Rocha que LOGO?

20:23 Vitor Mazuco logotipo

20:23 Leandro Rocha vc é maluco, não fala coisa com coisa. botar ele aonde, cacete?

20:23 Vitor Mazuco logo + logotipo

20:23 Leandro Rocha eu sei o que é um logo.

20:23 Vitor Mazuco ELIMNAR apagar coloca o mais rápido possivél possível

20:25 Leandro Rocha não vão apagar só pq eu "me arrependi", precisa ter um motivo. Contribuições são irrevogáveis.

20:25 Vitor Mazuco pq vc não quer apagar?

20:25 Leandro Rocha Leandro Rocha não vão apagar só pq eu "me arrependi", precisa ter um motivo. Contribuições são irrevogáveis. [2]

20:25 Vitor Mazuco lógico que dá diz que já tem um equivalente e não necessita daquela

20:26 Leandro Rocha euivalente não é motivo pra apagar, não no Commons, só se fosse na própria wiki por URC

20:27 Vitor Mazuco aff bom eu não invadi sua conta e não sei sua senha

20:30 Leandro Rocha cara eu sei porra Fd é se isso tivesse acontecido na Wiki e dissessem que eu tinha a sua senha e usava a sua conta (já que já acusaram isso).

20:33 Vitor Mazuco acusaram mas não foi vc diretamente mas enfim, ainda bem que ficou só no commons altere sua senha tbm pra melhor segurança ok?

[...]

Sinceramente, eu não faço ideia de como isso aconteceu. Mas o fato é que aconteceu, e agora com o relato do Hyju, já foi a segunda vez. De fato, eu não fiz o upload dessas imagens BBom.png e Enfermera_manga.svg. Não é o tipo de coisa que eu costume postar aqui. Por algum motivo, outros usuários estão logando na minha conta sem saber como, isso ta estranho.

Some-se isso ao caso do Viniciusmc... Ora, eu não tenho motivos pra defender o Vinicius, acho que o trabalho dele como administrador foi lamentável, bloqueou como sock o DiegoAlvesBarbosa sem nenhum indício técnico, bloqueou como meat o Andre Ribeiro apenas por votar comigo ... Enfim, teria sido merecido esse final ao Vinicius, mas se ele está sendo mesmo vítima de uma armação (e não estou dizendo que esteja, mas digo, "se") amanhã pode ser outro, pode ser um administrador realmente honrado, pode ser qualquer um. Realmente, pensando friamente, o Vinicius já foi verificador, ele conhece as ferramentas, como ele cairia de um jeito tão bobo? Não seria melhor editar da lan-house ou da casa de alguém do que usar proxies?

É melhor que todo mundo esteja ciente de que algo está acontecendo, e quero que se dane se vai ter gente que não vai acreditar no que to falando, não tenho porque mentir sobre isso, simplesmente porque isso não me beneficia em nada. Se não acreditam em mim, acreditem no Mazuco, no Hyju, no Junius (espero que ele fale a verdade sobre os e-mails recebido pelo falso Bruno) entre outros... E se quiserem, ainda tenho muitos dos e-mails trocados com o falso Bruno e o grupo do Pé. Não sei a que ponto tudo o que eles falam é verdade ou se estavam me usando pra fazer parecer que o grupo deles é mais poderoso do que é realmente, mas se eles estiveram por trás disso tudo, acho que vocês tem que começar a tomar cuidado, a coisa é séria. E também não estou acusando os atuais verificadores da wiki-pt, muito pelo contrário, posso não gostar do Teles, mas acredito no trabalho dele como verificador. Mas se tem alguém aqui invadindo contas, isso pode de algum jeito enganar os verificadores, não sei, não entendo da parte técnica, só sei que está acontecendo algo esquisito. Leandro Rocha (talk) 15:18, 19 August 2013 (UTC)

The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist. José Luiz disc 00:35, 20 August 2013 (UTC)
Isso daqui é muito sério Zé. Vitor MazucoMsg 01:51, 20 August 2013 (UTC)

Alguma coisa está acontecendo e muito e está muito estranho isso. É necessário uma declaração da parte técnica da Wikimedia, antes que algum usuário fique prejudicado com isso. Vitor MazucoMsg 01:48, 20 August 2013 (UTC)

  • No meio de tantos usuários do Commons, entre tantas línguas, tantas regiões... isso foi acontecer entre pessoas que se conhecem, provenientes da mesma wiki. Desculpe, mas isso não parece nem um pouco com um bug. Parece mesmo é que vocês vacilaram e deixaram escapar o uso das contas. O curioso é isso acontecer apenas com usuários da pt.wiki, mesmo quando eles editam em outros projetos. E isso é mesmo sério. Aparentemente, houve compartilhamento de senha, pois não há outra forma de editar com a conta de outra pessoa e não há garantia de que a conta ainda não esteja comprometida. Lembrando que o Quintinense é um usuário que já fez isso antes ao se fazer passar pelo usuário Paulotanner, usando a conta dele, enganando toda a comunidade de maneira inescrupulosa.
    A "parte técnica da Wikimedia" foi contactada e o caso está aberto. Seria bom explicar melhor isso logo em vez de esperar que a verdade apareça de uma forma menos agradável.—Teles «Talk to me˱M @ C S˲» 00:27, 9 September 2013 (UTC)
  • Eu gostaria que o Hyju explicasse como ele percebeu que havia um erro no histórico do upload por favor.—Teles «Talk to me˱M @ C S˲» 04:15, 9 September 2013 (UTC)


Fiz o login e não percebi o nome, então fiz o upload, aí fui ver os meus carregamentos e vi que nenhuma imagem havia sido enviada por mim e logo vi o nome do Quintinense, aí sai e fiz o login novamente e mandei novamente a imagem, nesse dia eu havia feito o login via Wikipédia e lá não aconteceu isso. Hyju (talk) 17:59, 10 September 2013 (UTC)
É estranho que tenha carregado a imagem e um minuto depois tenha deixado a mensagem aqui como se ela já estivesse pronta antes de carregar... fica evidente que sabia que seu nome apareceria no histórico, pois já tinha a mensagem pronta. Como soube que dessa vez ele apareceria corretamente? Você estava usando um computador público?—Teles «Talk to me ˱C L @ S˲» 07:08, 14 September 2013 (UTC)

Destaques Wikimedia, julho 2013

Destaques do Relatório da Wikimedia Foundation e o Relatório de engenharia da Wikimedia de julho de 2013, com uma seleção de outros eventos importantes do movimento Wikimedia.
 
About · Subscribe · Distributed via Global message delivery (wrong page? Correct it here), 02:15, 10 September 2013 (UTC)

imagem svg

Preciso de ajuda de alguém com experiência em imagens svg. Fiz, através do Inkscape estas duas imagens mas não consigo fazer com que as palavras venham para primeiro plano. File:Brasão de Charqueadas.svg e File:Bandeira de Charqueadas.svg. o mais estranho é que quando visualizo em casa, tanto no ie como no inkscape aparece tudo normal. Se alguem puder ajudar.--Paulo RS Menezes (talk) 22:36, 10 September 2013 (UTC)

Oi! Posso confirmar que no inkscape o texto aparece, mas visualizando com IE/Firefox/Chrome --> nada. Em Help:SVG#Fonts / text + Help talk:SVG#Inkscape problem + de:Wikipedia:Grafikwerkstatt/Archiv/2007/Mai#Text verschwindet aus SVG-Grafik é aconselhado de converter o texto em "texto normal" (inkscape --> "Text" --> "Convert to (normal) text". O tool Commons:SVG Check (que oferece uma previsão do upload) pode ajudar neste contexto. Gunnex (talk) 06:53, 14 September 2013 (UTC)
(Resolvido) Tentei todas as sugestões mas não funcionaram. Descobri que se transformar o texto em caminho e depois copiar as letras individualmente e cola-las, funciona. Mesmo assim obrigado pelas sugestões.--Paulo RS Menezes (talk) 16:09, 20 September 2013 (UTC)

Ajuda no licenciamento de File:Amanda imamura.jpg

amanda imamura foto do concurso americano de bateria — Preceding unsigned comment added by Fabricio713 (talk • contribs)

Violação de direitos autorais, ver COM:L para detalhes. Gunnex (talk) 06:46, 15 September 2013 (UTC)

Dúvida quanto a licença

Olá a todos. Gostaria de saber se posso carregar uma foto que tem uma licença de uso 2.0 ... A foto é essa AQUI e a licença é essa AQUI (cujo link está na página da foto). Muito obrigado. Net Esportes (talk) 19:49, 19 September 2013 (UTC)

Oi! A licença indicada "Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.0 Generic (CC BY-NC-ND 2.0)" não é compatível com as licenças da Wikimedia Commons porque...
  • Tem de permitir publicar novamente e redistribuir a obra.   OK
  • Tem de permitir publicar obras dela derivadas.   Not OK (ND)
  • Tem de permitir o uso comercial da obra.   Not OK (NC)
  • Tem de ser perpétua (sem expiração) e não revogável.   OK
Detalhes --> Commons:Licenciamento#Licenças aceitáveis na Wikimedia Commons
Gunnex (talk) 21:40, 19 September 2013 (UTC)

Capturas de tela da Wikipédia

Olá. Como ficam os direitos autorais em capturas de tela de artigos da Wikipédia? Gostaria de fazer imagens para exemplificar textos oficiais do projeto, mas preciso antes entender isso.--MisterSanderson (talk) 23:04, 22 September 2013 (UTC)

Há uma passagem sobre isso em "Commons:Screenshot#Web_browsers". Não deve usar logos da Wikimedia se não forem mesmo necessários e deve listar ícones e imagens usados, assim como autores e licenças:

Although Wikipedia is often used to make free screenshots, there are a few issues.

  • Only include official Wikimedia logos if they are absolutely essential to what the screenshot is intending to illustrate. In most cases, these should be removed before uploading.
  • If the page at the screenshot contains images or icons, you have to list them and their authors and licenses, which are most likely other than Creative Commons Attribution-ShareAlike.

Teles «Talk to me ˱C L @ S˲» 02:32, 23 September 2013 (UTC)

Tradução mais ou menos:

  • A equipe de advogados da Fundação Wikimedia apreciaria suas contribuições à discussão sobre qual o melhor modo de gerenciar a questão do logo do meta (na imagem).sobre como balancear melhor a proteção dos projetos com o suporte da comunidade. Criamos uma página Your input would be invaluable para decidir qual é a melhor forma de cumprir a missão, listando as opções para escolha.Obrigado Mdennis (talk
  • Para quem não acompanhou, o usuário WarX criou o logo e o colocou no Commons sob licença de Domínio Público File:Wikimedia Community Logo.svg. A WMF adicionou uma marca de trademark e entrou com pedido de registro do logo, registrando nos Estados Unidos e solicitando registrao na Europa e o que foi contestado pelo usuário (com ajuda de alguns outros) judicialmente (no registro de patentes da União Européia). O presente comunicado é uma tentativa de conhecer a opinião da comunidade.Jo Lorib (talk) 21:04, 24 September 2013 (UTC)

Eliminação.

Boa tarde! Todas as minhas contribuições foram postas para eliminação. Gostaria de saber o que poderia fazer para adequar às regras? Obrigado! Luidje (talk) 19:12, 24 September 2013 (UTC)

Ver User talk:Gunnex#Boa tarde!. Gunnex (talk) 19:36, 24 September 2013 (UTC)
3 imagens que enviei foram eliminadas. O autor me permitiu a utilização. Gostaria de saber como oficializar isso? O autor se disponibiliza entrar em contato. Queria saber como proceder em casos em que a imagem já foi deletada? Obrigado! Luidje (talk) 03:59, 25 September 2013 (UTC)

Violação dos direitos de autor

Fui confrontado com um artigo no Wikipédia sobre a Capela da Nossa Senhora do Monte em Santarém, em que uma das fotografias exposta são da minha autoria. Pesquisei e li sobre o Wikimedia Commons e fiquei ainda mais revoltado ao perceber que afinal não fui vitima de violação dos direitos de autor, mas também de plágio.

Passo a explicar, segundo as regras do Wikimedia Commons, os ficheiros são de utilização livre, mas a foto (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Capela_de_Nossa_Senhora_do_Monte_(Santar%C3%A9m)_001.jpg#file), foi literalmente roubada de um site de fotografia onde publico trabalhos e que estão protegidos por leis de propriedade intelectual. © Olhares.com - Todos os direitos reservados. Ora a pessoa que publicou a foto, teve o desplante de colocar o seguinte: Eu, titular dos direitos de autor desta obra, dedico-a ao domínio público, com aplicação em todo o mundo. Nalguns países isto pode não ser legalmente possível; se assim for:

Concedo a todos o direito de usar esta obra para qualquer fim, sem quaisquer condições, a menos que tais condições sejam impostas por lei.. Mas eu quem? E com que direito? A foto é minha e não autorizei a sua publicação. Mais, existe uma licença inventada como trabalho próprio ({{Information |Description=

English: Nossa Senhora do Monte chapel, in Santarem, Portugal (XIII century).
Português: Capela de Nossa Senhora do Monte, Santarém (séc. XIII).

|Source=Trabalho próprio |Author=NunoD |Date=1 de Agosto de 2008 |P).

Não me quero chatear muito, mas no mínimo, exijo que a foto seja retirada e esta pessoa advertida do que fez...pois não tem o direito!

Se possível gostaria de receber uma resposta a esta situação,

--79.169.12.221 18:05, 25 September 2013 (UTC)Samuel Bonito

Os esclarecimentos serão dados aqui mesmo e não por e-mail. Você poderia disponibilizar o link que prova que a fotografia é sua, no sítio que apontou (Olhares.com)?. Precisamos das informações para verificar se houve violação dos direitos autorais. Boas! HallelTalk 18:41, 25 September 2013 (UTC)

  Done --> Tagged with copyvio via http://olhares.sapo.pt/capela-nsenhora-do-monte-santarem-foto1738985.html (02.2008, credits: "Fotografia de © Samuel Jorge Fernandes Bonito", Todos os conteúdos apresentados, estão protegidos por leis de propriedade intelectual. © Olhares.com - Todos os direitos reservados.) = http://ipt.olhares.com/data/big/173/1738985.jpg (last modified: 02.2008). Gunnex (talk) 19:21, 25 September 2013 (UTC)

Vou tentar limpar os outros uploads de NunoD (talk · contributions · Move log · block log · uploads · Abuse filter log. A página de discussão do usuário já está crescendo... Gunnex (talk) 19:37, 25 September 2013 (UTC)

Verifiquei que existe informação de que o registo será apagado mas eu ainda o consigo visualizar se não estiver registado... --Nyrobyxx (talk) 19:50, 26 September 2013 (UTC)Samuel Bonito

Olá Sr. Samuel, pelo histórico da página da Wikipédia pode ser lido: "(atu | ant) 16h52min de 25 de setembro de 2013‎ CommonsDelinker (discussão | contribs | bloquear)‎ m . . (5 613 bytes) (-119)‎ . . (Removendo "Capela_de_Nossa_Senhora_do_Monte_(Santarém)_001.jpg", por ter sido apagado no Commons por Dschwen: Copyright violation: copyvio via http://olhares.sapo.pt/capela-nsenhora-do-monte-santarem-foto17...) ". Garantimos que foi deletado do Commons e da Wikipédia. Jo Lorib (talk) 20:11, 26 September 2013 (UTC)
Ou aqui. A imagem ainda está visível como miniatura no Google cache. Fora disto, a imagem está sendo usada por estes sites. Gunnex (talk) 20:24, 26 September 2013 (UTC)

Mas neste link "http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Capela_de_Nossa_Senhora_do_Monte_(Santar%C3%A9m)_001.jpg" ainda aparece a imagem...

--Nyrobyxx (talk) 21:02, 26 September 2013 (UTC)Samuel Bonito

E aqui também "http://pt.wikipedia.org/wiki/Capela_de_Nossa_Senhora_do_Monte_(Santar%C3%A9m)" --Nyrobyxx (talk) 21:04, 26 September 2013 (UTC)Samuel Bonito

Oi Nyrobyxx (Samuel Bonito)! Repito: O ficheiro já foi eliminado. Nos seus links apresentados acima o ficheiro não aparece. Aparentemente você esta vendo versões cacheadas pelo seu navegador. O cache guarda localmente no seu computador informações (código, texto e imagem) para evitar consultas constantes à rede. Portanto --> Como limpar o cache do navegador e tente mais uma vez... Gunnex (talk) 06:55, 27 September 2013 (UTC)

Efectivamente era isso, a única coisa que ainda aparece é uma miniatura, mas já está tudo ok, muito obrigado pela atenção.

--Nyrobyxx (talk) 08:13, 27 September 2013 (UTC)Samuel Bonito

A miniatura deve ser do Google, costumam desaparecer em uma semana da deleção da imagem original, não depende de nós.
Sr. Samuel, para que não fique com má impressão a nosso respeito, e após ter observado alguns trabalhos seus e ter ficado admirado com a qualidade deles, o convido a conhecer o WLM e o POTY 2012, o primeiro uma maratona de fotografia sobre o Patrimônio Histórico e o segundo nosso concurso anual de fotografias, talvez se interesse em participar. .Jo Lorib (talk) 13:23, 27 September 2013 (UTC)
 
Notifications inform you of new activity that affects you -- and let you take quick action.

(This message is in English, please translate as needed)

Greetings!

Notifications will inform users about new activity that affects them on this wiki in a unified way: for example, this new tool will let you know when you have new talk page messages, edit reverts, mentions or links -- and is designed to augment (rather than replace) the watchlist. The Wikimedia Foundation's editor engagement team developed this tool (code-named 'Echo') earlier this year, to help users contribute more productively to MediaWiki projects.

We're now getting ready to bring Notifications to almost all other Wikimedia sites, and are aiming for a 22 October deployment, as outlined in this release plan. It is important that notifications is translated for all of the languages we serve.

There are three major points of translation needed to be either done or checked:

Please let us know if you have any questions, suggestions or comments about this new tool. For more information, visit this project hub and this help page. Keegan (WMF) (talk) 18:17, 4 October 2013 (UTC)

(via the Global message delivery system) (wrong page? You can fix it.)

Posters de Filmes

Olá Pessoal, tudo bem?

Contribuo há algum tempo com a wikipédia, mas só agora comecei a contribuir no envio de imagens. Tenho uma dúvida: antigamente a gente não podia enviar posters de filmes, pq no Brasil eles estavam sob copyright. Pelo que entendi, agora está podendo desde que usado especificamente para os artigos do filmes. Confere? Como faço para efetuar esse envio?

Obrigado MaxJornalista (talk) 21:41, 6 October 2013 (UTC)

Eles continuam sob copyright, e por isso devem ficar fora do Wikimedia Commons. Lá na Wikipédia você pode enviá-los sob a política de uso restrito (URC).--MisterSanderson (talk) 23:10, 6 October 2013 (UTC)

Speak up about the trademark registration of the Community logo.

Introducting Beta Features

(Apologies for writing in English. Please translate if necessary)

We would like to let you know about Beta Features, a new program from the Wikimedia Foundation that lets you try out new features before they are released for everyone.

Think of it as a digital laboratory where community members can preview upcoming software and give feedback to help improve them. This special preference page lets designers and engineers experiment with new features on a broad scale, but in a way that's not disruptive.

Beta Features is now ready for testing on MediaWiki.org. It will also be released on Wikimedia Commons and MetaWiki this Thursday, 7 November. Based on test results, the plan is to release it on all wikis worldwide on 21 November, 2013.

Here are the first features you can test this week:

Would you like to try out Beta Features now? After you log in on MediaWiki.org, a small 'Beta' link will appear next to your 'Preferences'. Click on it to see features you can test, check the ones you want, then click 'Save'. Learn more on the Beta Features page.

After you've tested Beta Features, please let the developers know what you think on this discussion page -- or report any bugs here on Bugzilla. You're also welcome to join this IRC office hours chat on Friday, 8 November at 18:30 UTC.

Beta Features was developed by the Wikimedia Foundation's Design, Multimedia and VisualEditor teams. Along with other developers, they will be adding new features to this experimental program every few weeks. They are very grateful to all the community members who helped create this project — and look forward to many more productive collaborations in the future.

Enjoy, and don't forget to let developers know what you think! Keegan (WMF) (talk) 19:37, 5 November 2013 (UTC)

Distributed via Global message delivery (wrong page? Correct it here), 19:37, 5 November 2013 (UTC)

Destaques da Wikimedia, setembro 2013

Destaques do Relatório da Wikimedia Foundation e o Relatório de engenharia da Wikimedia de setembro de 2013, com uma selecção de outros eventos importantes do movimento Wikimedia
 
About · Subscribe · Distributed via Global message delivery (wrong page? Correct it here), 23:20, 17 November 2013 (UTC)

Fotos apagadas....

Apagaram duas fotos de minha autoria que são: File:Igreja em Bandeirantes 031206 3 REFON .jpg e File:Bandeirantes 021206 REFON .jpg, fui avisado que foram apagadas no dia 13 de novembro de 2013 (17:53), mas não fui avisado que as duas estavam para serem apagadas e ai eu teria como argumentar. NÃO TIVE ESTA OPÇÃO !!!?? Essas fotos provavelmente estavam no Commons desde 2006 (!?!?!). Informou-me um usuário que "foram publicados num site comercial de direitos reservados ("copyright"), o que impede sua publicação na Wikipédia". Se estavam em algum site estavam sem minha autorização, ou não colocaram a origem do "Commons" com sua licença livre! Gostaria de saber em que site estão publicadas e porque não fui informado que seriam apagadas. Agradeço quem der essas informações. Reynaldo Avaré Msg 18:33, 19 November 2013 (UTC)

Descobri onde estão as minhas fotos: http://musicadogol.blogspot.com.br/2009/11/entrevistamos-rafael-pedro.html - as fotos foram colocadas sem minha autorização. Pela logica inclusive colocadas depois que coloquei no Commons. Mesmo assim no Blog não existe que o conteúdo tem copyright. Quem apagou minhas fotos aqui no Commons poderia ter se informado melhor, não é assim que as coisas funcionam.Reynaldo Avaré Msg 19:07, 19 November 2013 (UTC)
Oi Reynaldo!
Registros: File:Igreja em Bandeirantes 031206 3 REFON .jpg (2007) + File:Bandeirantes 021206 REFON .jpg (2007)
Óbviamente, o usuário que marcou estes ficheiros como violação de direitos autoriais se enganou porque:
Considere usar Commons:Undeletion requests para que os ficheiros possam ser restaurados. Ou informe o administrador High Contrast que deletou os ficheiros e peça por um restauro. Na justificação um link para esta entrada na Esplanada pode ser útil (= código: [[Commons:Esplanada#Fotos apagadas....]]. Gunnex (talk) 22:12, 19 November 2013 (UTC)

Grande Gunnex, obrigado pela ajuda, fiz os pedidos sugeridos, fico no aguardo. Obrigadão. Reynaldo Avaré Msg 13:43, 21 November 2013 (UTC)

Imagem com mais de 100 anos apagada, ajuda sff

Boa tarde Este ficheiro (Cracha.jpg) foi apagado após 6 anos (!?) de estar no artigo! Ora o problema está no seguinte: dado que a imagem da heráldica tem mais de 100 anos, além da pessoa que o concebeu já ter, como é evidente, falecido há muitos, muitos anos pior ainda já nem ninguém sabe quem foi!!! Portanto como aquela é a imagem oficial da Companhia (consta em tudo o que é parte integrante dos Bombeiros Sapadores de Coimbra) agradeço que me esclareçam como fazer!!! Já fui eu (em conjunto com outra pessoa) que a digitalizei para o site não oficial e portanto não sei como querem resolver o problema!!! O projecto Wikipédia devia mais em preocupar-se em eliminar posteriormente qualquer imagem que fosse objecto de queixa do que à posteriori! A imagem é importante no artigo (sem ele o artigo fica amputado de uma parte importante) e fico a aguardar uma resposta que me dê solução para o problema... isto se o projecto Wikipédia gostar de ter artigos completos! Cumps LuisMocho (talk) 15:41, 28 November 2013 (UTC)

Oi! O ficheiro foi apagado tendo em vista a discussão em Commons:Deletion requests/File:Cracha.jpg (File:Cracha.jpg) sendo que o ficheiro já estava publicado num site antes do carregamento no Commons = http://sapadoresdecoimbra.no.sapo.pt/index1.html --> http://sapadoresdecoimbra.no.sapo.pt/Fotos_index/Cracha.jpg (última modificação: 2003 + arquivo de 2001) versus upload em 2008 por você. Alias, "digitalizar" uma imagem já existente não muda nada nos direitos autoriais da obra. O ficheiro necessita a permissão do autor que originalmente criou o brasão. Para ser no domínio público em Portugal e nos Estados Unidos (independente do autor) o ficheiro precisa ser enquadrar nos limites de {{PD-Portugal-URAA}}. Gunnex (talk) 21:08, 28 November 2013 (UTC)

Obrigado pela resposta. Como é que posso ter a permissão do autor se ele já faleceu e inclusivé ninguém se lembra quem foi??? Pode-me esclarecer?

  • comment (sorry, i cannot speak portugese; i used google translate to understand your comments, but it is not good enough to translate what i wish to say. i hope this is intelligible to the reader) 3 points: 1. you could try re-uploading the image @ wikipedia as "fair use" (with explanation). 2. explaining the age of the design might have helped in the deletion debate. although it would have been better to use a photograph of a sign with the design on it. 3. user:LX behaved rather rudely towards you i think, in not making any effort to understand your comments, or explain the problem. they only repeated the same statement, as if this was supposed to help. i am sorry for this. there need to be better rules for inter-language discussions. Lx 121 (talk) 03:07, 29 November 2013 (UTC)

Thanks for your reply. How can I re-upload the image if they consider that as an abuse??? How can I re-upload the image without any problems? I think it was better (after this explanation) undo the deletion by who did it... don't you think?

  • Olá. Se imagem foi produzida em Portugal, foi publicada há mais de 70 anos, e se em boa fé e após alguma investigação não é possível identificar a autoria, não deve haver problema com os direitos autorais da mesma. No entanto, para que não haja dúvidas, convém fazer prova de que esse escudo se manteve inalterado desde a sua criação, por exemplo através de uma foto com 70 anos ou mais onde seja possível vê-lo.-- Darwin Ahoy! 03:33, 29 November 2013 (UTC)

Segundo me disseram não têm conhecimento de nada com essa idade onde apareça a imagem... não sei mesmo o que fazer!!!

Mais uma vez grato pela atenção! Quanto a isso que me disse só lhe posso responder da seguinte maneira: não estão para se maçar! Aliás, se não fosse eu nem sequer as outras fotos existiam... nem as fotos nem nada! A única coisa que me disseram sempre foi que estava à vontade para tirar as fotos que quisesse e usar a informação contida no site oficial e não oficial! Daí a minha dificuldade em conseguir resolver um assunto que é importante porque como expliquei a heráldica faz falta ao artigo!

  • Se a dificuldade em obter a permissão de uso, ou a confirmação da expiração dos direitos de autor é assim tão grande, recomendo que carregue o ficheiro localmente na wikipédia lusófona ao abrigo da política de uso restrito de imagens. Neste caso isso parece-me ser a solução mais simples.-- Darwin Ahoy! 21:51, 29 November 2013 (UTC)

Grato uma vez mais pela resposta. Já agora, e não querendo causar incómodo, agradecia que me dissesse como isso se faz dado que só tenho conhecimento da Wikimedia Commons para carregar imagens... CumpsLuisMocho (talk) 10:17, 30 November 2013 (UTC)

Viva, talvez ajude ver esta categoria na pt.WP aqui, para servir de modelo: a pagina de carregamento é aqui. Ver tambem com atenção as instruções aqui. Bom trabalho, com mais tempo poderei ajudar, desde que me indique o endereço da foto na web, e a pásgina da pt.WP onde a que colocar --JotaCartas (talk) 10:56, 30 November 2013 (UTC)

Viva. Agradeço a sua disponibilidade para me ajudar. Assim sendo o site onde consta a Heráldica (Logótipo) é esta: http://sapadoresdecoimbra.no.sapo.pt/ (ele está logo na página inicial) e o artigo onde é para ser colocada é esta: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bombeiros_Sapadores_de_Coimbra Se verificar está lá o nome antigo (Cracha.jpg). Basta pois substituir esse nome pelo outro com que o carregar. E deve retirar o código que faz com essa linha não seja vista de momento e passar esse código para a linha da imagem que se vê actualmente para que, obviamente se deixe de ver! Grato, mais uma vez pela atenção. CumpsLuisMocho (talk) 14:14, 1 December 2013 (UTC)

Feito. A imagem encontra-se aqui. Possivelmente os campos "Autor" e "Direitos autorais" devam ser corrigidos, mas como estão não deverão levantar problemas. Abraço --JotaCartas (talk) 11:35, 2 December 2013 (UTC)

Muito Obrigado pela ajuda!

Dúvida sobre licenciamento

Olá pessoal! Eu acabei de carregar uma imagem aqui no Commons, mas no momento estou com dúvidas se posso dar a licença que dei à imagem derivada. Fiz a imagem file:Luzes noturnas do arranjo urbano-regional de Salvador.jpg a partir da file:Salvador at night by VIIRS.jpg (PD-USGov-NASA) e dei a licença Cc-by-sa-3.0-br. Posso fazer isso? Luan fala! 22:58, 30 November 2013 (UTC)

Sim. Gunnex (talk) 23:15, 2 December 2013 (UTC)
Ah, que bom! Luan fala! 00:10, 6 December 2013 (UTC)

Olá pessoal! Alguém sabe dizer o que ocorre com essa imagem? os nomes/legendas do mapa não ficam no lugar! já carreguei várias vezes e sem sucesso. Como solucionar isso? Luan fala! 23:48, 30 November 2013 (UTC)

Ver as sugestões em Commons:Esplanada/Arquivo8#imagem svg. Talvez isto ajuda. Gunnex (talk) 22:02, 3 December 2013 (UTC)
Obrigado! Fiz mil outras coisas também e, ao fim, deu certo. Luan fala! 00:10, 6 December 2013 (UTC)

Foto da Ag. Brasil deletada

Alguém pode por gentileza explicar porque esta imagem [18] foi deletada? Não achei o pedido de eliminação, só a vi deletada. Aguardo. Grato. MachoCarioca (talk) 01:02, 11 December 2013 (UTC)

Oi. Relacionado File:Vista CBERS-3 integrado.jpg. Ver registro. Marcado por usuário desconhecido e deletado pelo administrador Poco a poco (talk · contribs). Provávelmente (ver marca d'água "Divulgação INPE" no canto da imagem da Agência Brasil) por ser originalmente publicado via http://www.cbers.inpe.br/noticia.php?Cod_Noticia=3467 (05.12.2013, Copyright 2011 © INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Todos os direitos reservados.) = http://www.inpe.br/noticias/arquivos/imagens/Vista_CBERS-3_integrado.jpg versus "Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes" da fonte da Agência Brasil (dois dias mais tarde, em 07.12.2013). Gunnex (talk) 08:18, 11 December 2013 (UTC)
  • Vc por aqui? Rapaz, vc está com a vista muito boa pra ter descoberto INPE ali naquela fotinha hehe. Vou subi-la então pelo URC no item foto de divulgação, é uma foto de divulgação do Ministerio de Ciencia e Tecnologia, via INPE, usada pela Agencia. Este satelite sumiu no ar, escafedeu-se. Antes de subir no URC, vc sabe se ali no INPE eles tem alguma politica de dominio publico do material feito a Ag Brasil? O INPE tem muito material fotografico da área aeroespacial brasileira, onde não temos quase nada de imagens. Não descobri nada no site deles. Volto aqui pra ler. MachoCarioca (talk) 09:40, 11 December 2013 (UTC)
Oi! sim, eu estou ciente de que o governo brasileiro usa licenças livres, mas neste caso eu achei uma licença restritiva. Saudações, Poco2 10:07, 11 December 2013 (UTC)
http://www.dgi.inpe.br/CDSR/ --> Banco de Imagens da DGI/INPE = imagens de sensoriamento remoto (aparentemente imagens tiradas por diversos satélites), licenciado por CC BY-SA 3.0. Mas, como sempre, o negócio está configurado meio contraditório. No link do ponto "1. PESQUISAR IMAGENS do seu interesse, segundo vários modos de busca: (...)" = http://www.dgi.inpe.br/CDSR/help.php consta "Ao fazer o download ou aquisição de qualquer imagem CBERS, você torna-se automaticamente sujeito aos termos contidos na Licença de Uso das Imagens CBERS" = http://www.dgi.inpe.br/Suporte/files/politica_de_dados_cbers_v.1.4_PT.htm = "(...) O acesso ao acervo de imagens CBERS por cidadãos e empresas estrangeiros ou brasileiros não-residentes ou não-domiciliados no Brasil será feito mediante política de distribuição específica, a ser oportunamente estabelecida pelos governos do Brasil e da República Popular da China (...) As imagens CBERS se destinarão ao uso próprio dos usuários cadastrados. A redistribuição de imagens CBERS níveis 0,1, 2, 3, 4 e de mosaicos de imagens CBERS só poderá ser feita a cidadãos e empresas brasileiros residentes e domiciliados no País, desde que sem fins lucrativos e mediante autorização expressa do INPE (...). Em soma, antes de usar este banco de imagens melhor contactar atus@dgi.inpe.br para esclarecer o licenciamento. Para imagens históricas publicadas ou encomendadas pelo governo brasileiro (federal, estadual ou municipal) antes de 1983, use {{PD-BrazilGov}}, já que o pt:Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais me parece um orgão federal do Brasil (ver também http://www.inpe.br/institucional/sobre_inpe/historia.php).Gunnex (talk) 10:46, 11 December 2013 (UTC)
  • Pelo que entendi, há algumas exigências para uso como imagem livre, como pré-cadastros e tais, burocracia à brasileira, com relação a esse material dos satelites CBERS, que é projeto Brasil + China . Como sempre, brasileiro complica tudo, em vez de fazer como a NASA, que libera tudo. Provlvelmente tem dedo chinês nisso, com essa coisa de comunismo eles são cheios de mimimi e segredos. Isso devia ser aberto geral, é conhecimento da Humanidade. OK. MachoCarioca (talk) 12:16, 11 December 2013 (UTC)

PS Sim, o INPE é órgão do governo federal, ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, mais um motivo pq não entendo essa burocracia toda com as imagens deles.

  • Isso é coisa de brasileiro mesmo, e vem de longe: O Estado Novo não reconhece direitos de indivíduos contra a coletividade. Os indivíduos não têm direitos, têm deveres! Os direitos pertencem à coletividade! O Estado, sobrepondo-se à luta de interesses, garante os direitos da coletividade e faz cumprir os deveres para com ela ! Getúlio Vargas, A Nova política do Brasil, volume 5, página 311, Livraria José Olympio Editora, Rio de Janeiro, 1938 . Esta frase, embora dos anos 30, explica muito sobre o Brasil de hoje, inclusive por que as imagens produzidas com dinheiro de impostos pagos pelo contribuinte não são de uso livre.Jo Lorib (talk) 12:24, 11 December 2013 (UTC)

Procedimento correto

Olá, tudo bem? Gostaria de saber qual o procedimento correto para adicionar uma foto feita por outra pessoa, mas que foi enviada para mim colocar no Commons. No caso a foto é de uma pessoa e foi enviada a meu pedido pelo assessor de imprensa dessa pessoa. Net Esportes (talk) 18:57, 19 December 2013 (UTC)

  • O correto seria uma autorização pelo OTRS ou que a pessoa carregasse diretamente no Commons CCbySA 3.0. O mais complicado é verificar exatamente se a autorização inclui "uso comercial".Jo Lorib (talk) 19:12, 19 December 2013 (UTC)
Obrigado João, é bem complicado, vou tentar falar com o autor e vê se ele pode carregar. Net Esportes (talk) 20:31, 19 December 2013 (UTC)

Limite de originalidade

Oi, pessoal. Ontem, eu enviei uma mensagem ao usuário Perene sobre uma imagem que foi carregada na Wikipédia em português sob o URC. Ele respondeu isto. Acredito que a imagem pode ser carregada no Commons, pois, na minha opinião, não ultrapassa o limite de originalidade. A imagem também foi carregada na Wikipédia em inglês.
Acham que ela pode ser carregada no Commons?—Teles «Talk to me ˱C L @ S˲» 21:50, 27 December 2013 (UTC)

Oi! Que imagem? Esta? Já existe --> File:Ixquick logo 03.gif. Gunnex (talk) 23:07, 27 December 2013 (UTC)
Isso! A outra só tinha um fundo diferente, mas acho que dá pra substituir. Valeu, Gunnex.—Teles «Talk to me ˱C L @ S˲» 23:24, 27 December 2013 (UTC)

Dificuldades para carregar obras derivadas

Olá comunidade. Tenho encontrado dificuldades em carregar imagens através da ferramenta DerivativeFX no Toolserver. Sigo todo o processo para carregar o arquivo no DerivativeFX, mas quando confirmo o envio e acontece o redirecionamento para o Commons, todo trabalho feito se perde. Alguém pode indicar onde está o problema? Grato desde já. HallelTalk 14:02, 6 January 2014 (UTC)

É esse aqui Jo: File:Lia Sophia e banda Brea.jpg. Como tentei o processo por três vezes, em todas sem sucesso, então desisti de derivar. Mas seria no caso um recorte com a imagem da Lia Sophia, segunda mulher na imagem e terceira pessoa a direita. Boas! HallelTalk 14:44, 6 January 2014 (UTC)
  • Também não tive sucesso, não sei o que ocorre, vou reportar. Vai ter que fazer do modo antigo, faça o crop no seu PC e carregue como uma nova imagem, com nome diferente(crop), lembre de indicar o link da imagem original como fonte e de manter a mesma licença, CCbySA2.0.Jo Lorib (talk) 11:14, 7 January 2014 (UTC)
Obrigado Jo! Boas! HallelTalk 15:47, 7 January 2014 (UTC)

Wikiday: Encontro wiki em diversas cidades!

Então gente... Estamos planejando um encontro no dia 18 que acontecerá em diversas cidades. Algumas delas já confirmaram o local e outras estão em processo. A abordagem dos encontros depende de cada cidade. Mas é basicamente um ou mais voluntários que se disponibilizam a tirar dúvidas das pessoas de fora da wiki que se interessem, e se possível, fazer também outros tipos de atividades.

Se você é de algum país falante de português e está interessado em fazer um desses encontros na sua cidade avise-nos o mais cedo possível. Tudo que precisamos é de alguém com disposição e um banco pra sentar :D

Detalhes na página de planejamento

Um abraço! - Raylton P. Sousa (talk) 01:26, 9 January 2014 (UTC)

Ajuda no licenciamento de File:Francisco-Alves.jpg

Como tornar válida essa imagem que achei na internet? A página sobre Francisco Alves na wikipédia não possui nenhuma foto e é uma pena...— Preceding unsigned comment added by Sandro Historiador (talk • contribs)

É este --> pt:Francisco Alves (cantor)? Depende da data da foto (que não foi indicada). Se for tirada antes de 1937 --> {{PD-BR-1937}}... se for tirada depois, não há muita chance de permanecer aqui. Gunnex (talk) 23:18, 11 January 2014 (UTC)

Não sei que tipo de licença devo usar para carregar arquivo no Wikimedia Commons. Me ajude?

Estou editando a página de um cantor "http://pt.wikipedia.org/wiki/Filipe_Ret", e queria enviar uma imagem, porém na qual não sei quem é o autor e não tenho direitos autorais. Siga o link da imagem http://www.fazendomedia.com/wp-content/uploads/ret-capa.jpg. Por favor, me ajude a enviar esta imagem ao wikimedia commons e me mande o link, se possível. Obrigado — Preceding unsigned comment added by Clayson Oliveira (talk • contribs)

Relacionado File:Ret-capa.jpg = violação de direitos autorais. Sem permissão da pessoa que criou esta obra = não carregue aqui. Ver COM:L/Commons:Licenciamento + COM:OTRS. Gunnex (talk) 23:00, 19 January 2014 (UTC)

Editar imagem de capa de álbum

Olá, não consigo carregar o ficheiro Cavalos de Corrida.jpeg na Wikimédia Commons pois não encontro a Etiqueta para validar o licenciamento. Trata-se de uma capa de álbum Cavalos de Corrida do artigo UHF na Wikipédia. Podem ajudar-me a editar esta imagem? Obrigado Andregraca (talk) 00:49, 21 January 2014 (UTC)

  • Lamento mas não vai conseguir carregar essa imagem no Commons, trata-se de imagem com copyrights, só pode liberar o que é seu ou com permissão expressa do detentor dos direitos.Jo Lorib (talk) 11:09, 21 January 2014 (UTC)

Categorias "Coats of arms" (Brasões) de Portugal

Estas categorias parecem-me bastante confusas, nomeadamente as suas ligações, conforme imagem "Actual". Proponho que sejam eliminadas as ligações (setas) laranja; alteradas as setas pretas; e renomeada a categoria Coats of arms of Portuguese nobility para Coats of arms of families of Portugal conforme ja tinha proposto para discussão (ver aqui), assim como eliminar a categoria Heráldica familiar depois de passar o seu conteudo para a anterior. Isto é uma pequena aproximação a uma possivel reorganização mais profunda (que me parece necessária), mas isto é o máximo que pode ser feito por um 'leigo' como eu. Nada percebo de heráldica e toda a ajuda é bem vinda. --JotaCartas (talk) 07:02, 24 January 2014 (UTC)

PS:Coloquei as categorias: Coats of arms of the House of Aviz e Coats of arms of the house of Burgundy in Portugal‎ como sub-categorias de Coats of arms of the House of Portugal. Espero ter feito bem, caso contrario avisem e reverterei. --JotaCartas (talk) 08:00, 24 January 2014 (UTC)

Amendment to the Terms of Use

Call for project ideas: funding is available for community experiments

 

I apologize if this message is not in your language. Please help translate it.

Do you have an idea for a project that could improve your community? Individual Engagement Grants from the Wikimedia Foundation help support individuals and small teams to organize experiments for 6 months. You can get funding to try out your idea for online community organizing, outreach, tool-building, or research to help make Wikimedia Commons better. In March, we’re looking for new project proposals.

Examples of past Individual Engagement Grant projects:

Proposals are due by 31 March 2014. There are a number of ways to get involved!

Hope to have your participation,

--Siko Bouterse, Head of Individual Engagement Grants, Wikimedia Foundation 19:44, 28 February 2014 (UTC)

Robô para categorização

Olá pessoal! Não encontrei o lugar adequado, talvez aqui seja. As imagens presentes em pt:Anexo:Brasões dos municípios do Brasil#Escudo espanhol, português e de Flandres devem ser categorizadas em Category:Spanish heraldic shields. Alguém possui um robô que possa fazer isso? Precisa ser relativamente logo, pois o anexo será eliminado na Wikipédia. Luan fala! 00:40, 22 February 2014 (UTC)

  Done. As outras seções da página também precisam de alguma categorização? Lugusto 05:04, 22 February 2014 (UTC)
Obrigado! Não, as outras como eram poucas, eu mesmo fiz. Luan fala! 19:33, 8 March 2014 (UTC)

Categorias duplicadas

Olá pessoal! Estou aqui para informar que há duplicação de categorias: Category:Photographs by Agencia Brasil e Category:Photographs by Agência Brasil. A com erro ortográfico, ou melhor, a não acentuada é a que possui mais arquivos. Luan fala! 02:32, 11 March 2014 (UTC)

Deve ser por conta do {{Agência Brasil}}, que categoriza na sem acento. Vai na página de discussão da predef e pede uma {{Editprotected}}. Lugusto 02:58, 11 March 2014 (UTC)
Ah, achei isto. Menciona que em Commons:Language policyCategory names should generally be in English, excepting some of proper names (...) (grifo meu) Lugusto 03:03, 11 March 2014 (UTC)

Mapeamento de Recursos Educacionais Abertos - Brazil Program

O Brazil Program (parceria firmada entre a Wikimedia Foundation e a Ação Educativa) está realizando um estudo em relação aos chamados Recursos Educacionais Abertos (REAs).

Esse estudo está sendo feito por uma equipe de quatro pessoas, assistidas pela Oona Castro e Gustavo Paiva, já participantes do Brazil Program desde o início do atual formato (outubro de 2013). Dentre elas, eu (que vocês estão acostumados a me ver editando como voluntário na conta 555 e assinando mensagens como Lugusto). Minha participação se iniciou agora no dia 5 de março e se estenderá até 31 de maio, quando concluiremos o estudo.

Estamos publicando uma série de detalhes sobre esse estudo desde a alguns dias, em uma página específica na Wikiversidade lusófona. Não publicaremos tudo neste momento, para não contaminar opiniões de pessoas e entidades que forem nos conceder entrevistas, mas o máximo de dados brutos e/ou rascunhos que for possível divulgarmos sem prejudicar a pesquisa em si nós publicaremos, antes ou depois de alguma fase.

Neste exato momento, aliás, gostaria de convidar vocês para contribuírem conosco. Estamos identificando e analisando sites que incluem (ou incluiriam) desses REAs. Identificamos oito desses espaços, sabemos de outros ainda, mas gostaríamos que vocês nos sugerissem mais alguns. Algum que achem importante e não está listado, algum que ajude a dar uma análise melhor a nível de território nacional (do Brasil, foco de nossa pesquisa). Enfim, algum. Se não nos sugerirem acabaremos incluindo outros por nossa conta, mas preferíamos receber sugestões. Podem sugerir tanto neste tópico, editando diretamente a página da Wikiversidade, na página de discussão da própria, por e-mail...

Mesmo que não saibam ou tenham dúvidas se um tal recurso é aberto ou livre, sugiram. Faz parte da análise identificar esses critérios. Aliás, se quiserem revisar nossa base teórica quanto ao tema de licenciamento de REAs, ou mesmo darem uma lida para se informarem sobre o assunto, podem fazê-lo aqui.

Estou aberto a qualquer dúvida, sugestão, crítica ou comentário que os temas de licenciamentos, REAs, Brazil Program, Programa Catalisador, capítulo local, grupo de usuários etc despertar em vocês.

Mas, antes de encerrar, lembro a todos que a Wikimedia Foundation firmou parcerias locais no Brasil e na Índia (no caso do Brasil, com a Ação Educativa) por esses serem países que consideram como estratégicos mas, que, por algum motivo, os voluntários não conseguiram se organizar em uma associação um pouco duradoura. Muitas coisas são possíveis de serem feitas aqui no dia-a-dia, no "chão-de-fábrica" dos wikis, como um punhado de indivíduos que frequentam o mesmo site e ocasionalmente interagem. Mas, muitas outras, só são possíveis de serem feitas através de algo um pouco mais formal. Se apropriem desses espaços. No caso brasileiro, assinem e participem na lista de discussão wikimediabr-l, frequentem o wiki do movimento, tomem conhecimento e participem do grupo de usuários, embrião para a criação de uma associação... Tem muita idéia em desenvolvimento, muita idéia que pode ser bolada por mais "cabeças" se juntando... E muita coisa acontecendo também. Por parte da equipe do Brazil Program, há os sumários de atividades mensais (mais recentes: fevereiro/2014, março/2014), onde o pessoal vai atualizando as coisas conforme as vai fazendo (alguns conseguem com maior regularidade, outros com menor).

Luiz Augusto (WMF BrP) (talk) 19:31, 12 March 2014 (UTC)

Proposed optional changes to Terms of Use amendment

Hello all, in response to some community comments in the discussion on the amendment to the Terms of Use on undisclosed paid editing, we have prepared two optional changes. Please read about these optional changes on Meta wiki and share your comments. If you can (and this is a non english project), please translate this announcement. Thanks! Slaporte (WMF) 21:55, 13 March 2014 (UTC)

Usuária bloqueada

Fui fazer upload de uma imagem para o Commons do Flickr e usando o Flickrinfo a usuária Karina Saskia está bloqueada no sistema. Acabei fazendo o upload da imagem já que acho que ela não possui copyright. O que fazer? Deixar a imagem ou apagar? Pablodiego15 (talk) 16:55, 9 March 2014 (UTC)

  • Olhando em Commons:Questionable_Flickr_images/Users, há a informação Files need individual review: The newer images may be fine (consistently taken with Canon PowerShot G12) but many older images are lower res without exif or clearly taken from unknown Facebook sources.. A imagem em questão possui metadados exif da câmera que eles mencionam, além de uma busca genérica ter me retornado cerca de 30 imagens vindas dessa mesma conta existentes aqui pelo Commons. Ou seja, aparentemente tudo certo com essa =) Lugusto 17:07, 9 March 2014 (UTC)
Obrigado pela informação, grato. Pablodiego15 (talk) 14:23, 17 March 2014 (UTC)

Logo de time de futebol

Prezados,

É permitido adicionar no Commons um escudo de time de futebol?

O escudo do Esporte Clube São Bento, que consta na sua página na Wikipédia, está desatualizado. Gostaria de adicionar o novo logo, mas estou com receio quanto às licenças (se necessárias).

Abraços, --Bismara (talk) 21:57, 17 March 2014 (UTC)

Oi! pt:Ficheiro:EC São Bento.PNG = realmente desatualizado? Pelo que via em http://www.ecsaobento.com.br/site/ é o logo atual. Use {{PD-textlogo}} + {{Trademarked}} + {{PD-shape}} como licenças para carregar este escudo e - depois do upload para Commons - adicione {{Now Commons|título do ficheiro no Commons.extensão}} em pt:Ficheiro:EC São Bento.PNG para indicar que o mesmo ficheiro já consta no Commons e que o ficheiro pode ser deletado localmente na ptwiki. Se está planejando em transferir diversos ficheiros da ptwiki para o Commons, pode usar também en:User:This, that and the other/For the Common Good - uma ferramenta para qual desenvolvi uma configuração especial para a ptwiki. Ver também File:Screenshot of For the Commons Good (ptwiki).png. Tenha em mente que não todo material carregado na ptwiki é compatível com a política do licenciamento do Commons... Gunnex (talk) 22:28, 17 March 2014 (UTC)

Trademark discussion

Hi, apologies for posting this in English, but I wanted to alert your community to a discussion on Meta about potential changes to the Wikimedia Trademark Policy. Please translate this statement if you can. We hope that you will all participate in the discussion; we also welcome translations of the legal team’s statement into as many languages as possible and encourage you to voice your thoughts there. Please see the Trademark practices discussion (on Meta-Wiki) for more information. Thank you! --Mdennis (WMF) (talk)

Call for comments on draft trademark policy

Universal Language Selector will be enabled by default again on this wiki by 21 February 2014

On January 21 2014 the MediaWiki extension Universal Language Selector (ULS) was disabled on this wiki. A new preference was added for logged-in users to turn on ULS. This was done to prevent slow loading of pages due to ULS webfonts, a behaviour that had been observed by the Wikimedia Technical Operations team on some wikis.

We are now ready to enable ULS again. The temporary preference to enable ULS will be removed. A new checkbox has been added to the Language Panel to enable/disable font delivery. This will be unchecked by default for this wiki, but can be selected at any time by the users to enable webfonts. This is an interim solution while we improve the feature of webfonts delivery.

You can read the announcement and the development plan for more information. Apologies for writing this message only in English. Thank you. Runa

Agência de Imagens (Prefeitura de Salvador)

Olá pessoal! A Prefeitura de Salvador lançou a Agência de Imagens que disponibiliza imagens em alta resolução de uso livre desde que citada a autoria. Isso seria cc-by? Se sim, qual das versões? Ou seria outra licença? Luan fala! 02:24, 14 April 2014 (UTC)

  • Para ambos os casos: não, mas....
  1. Não já que os sites apresentam apenas os termos genéricos de usar "livremente". O que eles entendem por livremente? Será que eles estão cientes que o que nós entendemos por livre inclui a criação de trabalhos derivados e distribuição, tanto do original quanto das derivações, para qualquer fim, mesmo que uso comercial?
  2. , mas... já que se pode entrar em contato com ambos os sites, solicitando uma autorização explícita de uso livre sob uma licença livre.
Em um cenário ideal eles deveriam atualizar seu próprio website, com uma declaração específica direcionando para uma licença específica (similar ao que é feito no rodapé de cada página de cada um dos wikis da Wikimedia), assim todos ficariam sabendo dessa possibilidade de re-uso. Em um cenário ainda confortável para nós, eles devem nos enviar um e-mail com um termo de autorização para permissions-pt wikimedia.org nos informando do licenciamento dos conteúdos através de uma licença livre explicitamente mencionada. Mais sobre em en:Wikipedia:DONATEIMAGE + pt:Wikipédia:OTRS + pt:Wikipédia:OTRS/Exemplos de pedidos de permissão. As páginas não possuem informações muito redundantes entre si, será necessário tirar um tempo para estudá-las.
Esse tipo de conversação institucional pode ser bem complexo e demorado. Uma sugestão pessoal que faço a vocês é se inscreverem na lista de discussão wikimediabr-l e darem um grito por ajuda nela. É provável até mesmo que exista alguém com contatos nessas instituições, o que pode facilitar na hora de dialogar com elas. A lista anda com quantia de e-mails diários de moderada a baixa, e em clima harmonioso (a despeito do que era presente alguns anos atrás). Lugusto 06:45, 14 April 2014 (UTC)

Mapa amassado

Esse mapa de Santo Ângelo aparece amassado comparado com outros mapas exemplo: Mapa de Santa Rosa alguém poderia consertar isso, por favor? Leosls (talk) 05:06, 18 April 2014 (UTC)

Wiki Loves Earth 2014 - Brasil

Olá pessoal, iniciei o planejamento e divulgação do Wiki Loves Earth - Brasil. Contribuições são bem-vindas no link. Rodrigo Padula (talk) 21:52, 30 March 2014 (UTC)

Rodrigo, por que você não faz isso aqui? Eu não vou ficar acompanhando o que acontece na Wikimedia quando todo santo dia já preciso entrar em pt.wikipedia.org, commons.wikipedia.org e en.wikipedia.org... Se depender disso, estou fora. José Luiz disc 23:33, 30 March 2014 (UTC)
Olá, criamos as páginas no br.wikimedia pq este projeto é uma iniciativa do User Group, ja finalizamos as páginas e o concurso entrou no ar ontem. Contamos com o apoio de vocês na divulgação e melhorias. Rodrigo Padula (talk) 15:33, 2 May 2014 (UTC)

Fiz uma ferramenta para acompanhar os números da campanha: toollabs:ptwikis/WLE. A campanha do Brasil é a que mais atraiu novos usuários, 198 até agora. Danilo.mac(discussão) 00:17, 14 May 2014 (UTC)

Need some help here in this file, please. The picture sure is public domain (1882). The digital source might not be. Thank you. NelsonCM (talk) 08:53, 23 April 2014 (UTC)

Necessito de ajuda neste ficheiro. A fotografia é certamente de domínio público (1882). A fonte digital é que talvez não seja. Obrigado.NelsonCM (talk) 08:59, 23 April 2014 (UTC)

PS: Photgrapher/Fotógrafo: Antonio Maria Serra NelsonCM (talk) 08:59, 23 April 2014 (UTC)

Obrigado. NelsonCM (talk) 15:56, 23 April 2014 (UTC)
Fiz um pequeno ajuste/complemento, usando uma tag específica a Portugal (país onde o material foi publicado originalmente). Fique à vontade quanto a extrair mais materiais em domínio público como esse. Precisando de mais esclarecimentos, estamos aí Lugusto 20:26, 23 April 2014 (UTC)

Destaques da Wikimedia, março 2014

Destaques a partir do Relatório Fundação Wikimedia e relatório de engenharia Wikimedia para março de 2014, com um seleção de outros eventos do movimento Wikimedia importantes
 
About · Subscribe · Distributed via MassMessage (wrong page? Correct it here), 05:59, 6 May 2014 (UTC)
OMG!!! Quem fez a tradução para o português disso não fala português!!!! Trata-se claramente de uma tradução automática e faço questão de colocar aqui o "texto": "4.2 Wikimedia Rússia alcança mudanças nas leis de direitos de autor russo.... Em 12 de março, foi assinada em lei que beneficiará projetos Wikimedia várias alterações no código civil russa. Eles incluem uma base jurídica para as licenças livres que permitirão editores da Wikipedia para melhor defender o seu autores dos autores direitos e liberdade de panorama regra para objetos em locais públicos (como edifícios ou jardins), o que permitirá a recuperação de centenas de imagens no Commons que tiveram de ser eliminado mais cedo. O capítulo Wikimedia russo tinha vindo a defender para tais mudanças desde 2009.". Incompreensível!!! Eu não sei onde se arruma isso, mas é vergonhoso para a WMF uma coisa medonha como esta.... José Luiz disc 22:06, 21 May 2014 (UTC)
https://meta.wikimedia.org/w/index.php?title=Wikimedia_Highlights,_March_2014/pt-br&action=history Lugusto 23:37, 21 May 2014 (UTC)
Pelo que entendi, foi um IP.... Que lástima. Se conseguir um tempo, corrijo. Mas é duro que um texto distribuído oficialmente com o nome de "Destaques da Wikimedia" saia sem revisão nenhuma. José Luiz disc 10:48, 22 May 2014 (UTC)

Ajuda no licenciamento de File:I-p-c-s org journal.TIF

Senhores, por favor como devo proceder para que esta figura esteja corretamente carregada? Muito obrigado— Preceding unsigned comment added by Robertolyra (talk • contribs)

Já estava 90% certo =). Fiz pequenas alterações. Lugusto 01:42, 26 May 2014 (UTC)

Exposição - Wiki Loves Earth Brasil 2014

Olá pessoal,

Estamos na reta final do concurso Wiki Loves Earth Brasil.

Já conseguimos levantar mais de 3.300 fotos com a participação de 550 colaboradores no Wikimedia Commons. Dentre os colaboradores, 523 se registraram para o concurso, ou seja, obtemos 96% de engajamento de novos usuários no concurso conforme podem confirmar na ferramenta desenvolvida pelo Danilo

Uma das idéias que eu tinha inicialmente era a realização de uma exposição das fotos vencedoras e algumas outras mais destacadas.

Tentei contato com centros culturais no Rio e SP e encontrei algumas barreiras burocráticas.

Portanto, estamos pensando em uma nova possibilidade, que é a realização da exposição durante o evento Paraty em Foco ( um dos maiores eventos fotográficos da América Latina).

Publiquei no br.wikimedia informações sobre a proposta da exposição.

Conto com comentários e sugestões de vocês, seja aqui ou na página de discussão da proposta.

Atenciosamente

Rodrigo Padula (talk) 16:04, 27 May 2014 (UTC)

Filtragem colaborativa das fotos do WIki Loves Earth Brasil 2014

Olá pessoal,

Visando facilitar a filtragem das fotos e a colaboração da comunidade, especificamos e implementamos uma ferramenta.

O Danilo fez um excelente trabalho, nos poupando preciosas horas de trabalho.

Para contribuírem com a criação da lista de fotos que será repassada para os jurados do concurso WLE, basta acessar o link e curtir as melhores fotos.

Com base no numero de curtidas e qualidade das fotos, criaremos uma lista com as melhores fotos para que os jurados possam fazer uma análise mais critica num volume menor de fotografias.

Contamos com a colaboração de todos vocês. Em cerca de 30 minutos é possível passar por todas as 5500 fotos elegíveis para o concurso (dentre as mais de 7.000 fotos recebidas).

Abraços

Rodrigo Padula (talk) 14:04, 9 June 2014 (UTC)

Changes to the default site typography coming soon

This week, the typography on Wikimedia sites will be updated for all readers and editors who use the default "Vector" skin. This change will involve new serif fonts for some headings, small tweaks to body content fonts, text size, text color, and spacing between elements. The schedule is:

  • April 1st: non-Wikipedia projects will see this change live
  • April 3rd: Wikipedias will see this change live

This change is very similar to the "Typography Update" Beta Feature that has been available on Wikimedia projects since November 2013. After several rounds of testing and with feedback from the community, this Beta Feature will be disabled and successful aspects enabled in the default site appearance. Users who are logged in may still choose to use another skin, or alter their personal CSS, if they prefer a different appearance. Local common CSS styles will also apply as normal, for issues with local styles and scripts that impact all users.

For more information:

-- Steven Walling (Product Manager) on behalf of the Wikimedia Foundation's User Experience Design team

Timestamp for archive -FASTILY 10:26, 21 June 2014 (UTC)

Consulta sobre como fortalecer a Wikimedia no Brasil

Olá Wikimedistas!

Estamos para lá da metade do projeto "Educação e acesso ao conhecimento no Brasil: catalisando as comunidades e projetos Wikimedia por meio da colaboração ativa, autonomia e compartilhamento", que é a forma que o programa catalisador da Wikimedia Foundation assumiu no Brasil, após firmar parceria com a Ação Educativa. A construção dessa parceria se deu depois de um longo processo de negociação e diálogo com voluntários de outreach, editores, equipe do catalisador, Ação Educativa e WMF, com momentos de maior ou menor participação. Mas o fato é que, ao longo da execução do projeto nos deparamos (equipe e Ação Educativa) com uma série de questões e questionamentos que nos levaram a identificar a necessidade de realizar um processo de escuta e diálogo mais intenso com a comunidade.

Por isso, decidimos abrir um processo de diálogo no Meta para tentar refletir sobre o atual momento do programa e da comunidade. Quais são os acúmulos, os conflitos, as dificuldades e avanços colocados do programa? Quais são anseios da comunidade? Quais são as perspectivas da comunidade para o futuro a curto médio e longo prazo? A ideia é que o processo culmine num encontro presencial na Ação Educativa com duas possibilidades de data e que possamos fortalecer a troca, os aprendizados e a confiança e desenvolver um projeto de que a comunidade se aproprie mais. O processo também vai envolver duas conversas coletivas no IRC (escolha a melhor opção de horário).

Aguardamos contribuições, críticas e comentários na página de consulta!

Gustavo Paiva (discussão) 00h27min de 5 de junho de 2014 (UTC) e Oona Castro

Timestamp for archive -FASTILY 10:26, 21 June 2014 (UTC)

Premiação da categoria Melhores Contribuições do Wiki Loves Earth Brasil 2014

Olá amigos, os jurados do concurso já classificaram todas as fotos de alta qualidade enviadas durante o Wiki Loves Earth Brasil 2014 dando notas de 1 a 10 usando 2 critérios: artistico e técnica. Estamos processando e avaliando as notas e fotos para definirmos as 10 indicadas para a etapa internacional, conforme critérios do concurso.

Agora precisamos definir a premiação para a categoria de Melhores Contribuições do concurso.

Portanto, conto com vocês para avaliarmos e definirmos uma métrica para definir os 3 melhores colaboradores ( 1,2 e terceiro lugar) dentre todos os participantes do concurso.

Através da ferramenta desenvolvida para o concurso, podemos listar os participantes e o número de fotos enviadas. Na proposta do concurso, colocamos que a proposta desta categoria é avaliar as melhores contribuições levando em conta a quantidade de fotos enviadas e a qualidade e relevância enciclopédica, ou seja, premiaremos os 3 participantes que enviaram um maior conjunto de fotos úteis aos projetos Wikimedia.

Aguardo feedback e interação de vocês para que possamos definir melhor essas métricas e escolhermos assim os vencedores.

Atenciosamente

Rodrigo Padula (talk) 16:28, 24 June 2014 (UTC)

Anúncio dos vencedores do Wiki Loves Earth e pedido para arrumar coisas básicas para a Wikimedia Commons

Foi anunciado os vencedores do concurso via Facebook, e criada a página pt:Wikipédia:Wiki Loves Earth 2014/Brasil/Vencedores, nada aqui ^, nem aqui: Commons:Wiki Loves Earth 2014 in Brazil, nem na esplanada da Wikipédia foi anunciado (se teve tempo de o fazer via Facebook...).

Bom, ..., mas 4 das 10 fotos nem se quer têm descrição:

E essa notória falta de descrição está presente em 1'309 das imagens geradas, e não sei precisar quantas com descrições do tipo "Uma das minha grandes paixões é fotografar a natureza após a chuva. Tudo fica mais verde, mais vivo, mais encantador.", sendo que parte delas chega a perder seu valor educacional por esses erros, já que não é possível identificar a localidade, ou mesmo o objeto em foco. Se dessem atenção à comunidade mais impactada veriam que há um pedido do começo desse mês para arrumarem essa questão Commons talk:Wiki Loves Earth 2014 in Brazil.

Também ressalto a questão dos nomes que não seguem um pedido básico da Wikimedia Commons, títulos de arquivos de mídia devem ser significativos e úteis no idioma escolhido, exemplos: "Stairway to Heaven", 01 HORA DO ALMOÇO 2, 03092011-MJL 7121-Editar-2,... que também dificulta possíveis identificações.

Por favor, ao autointitulado senhor coordenador Rodrigo Padula, e seus subordinados(?), arrumem essa questão para que voluntários daqui não tenham que fazer esse trabalho. Obrigado. Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 08:47, 25 June 2014 (UTC)

Ainda estou fazendo anúncios dos vencedores, preparando matérias e etc. Muito trabalho com pouca ajuda. Sobre titulos descrições e etc, o sistema de campanha do commons permitiu que as fotos fossem carregadas desta forma e não há como obrigar o preenchimento correto dos dados. Uma das etapas do concurso foi trazer gente nova e novas imagens, agora cabe a comunidade se apoderar dessas fotos, estimular os quase 1000 novos usuários a permanecerem aqui melhorando as descrições, as imagens e contribuindo com novos arquivos. O concurso foi só o começo do trabalho, uma forma de viabilizar a chegada de novos colaboradores e arquivos. Agora teremos que passar um pente fino nas imagens, avaliar quais sai úteis à wiki e etc. Ainda faremos uma comunicação geral com os participantes com recomendações e orientações usando um bot. Não espere que tudo isso ocorra em 1 semana, é um trabalho de médio/longo prazo. Como primeiro concurso realizado no Brasil fico muito feliz com os resultados, foram excelentes, aprendemos muito com ele e num próximo muitos problemas não se repetirão.
Sem wikidramas, por favor! Rodrigo Padula (talk) 15:33, 25 June 2014 (UTC)
Acho uma boa ideia os voluntários fazerem uma parte do trabalho.—Teles «Talk to me ˱C L @ S˲» 03:03, 26 June 2014 (UTC)
Na verdade se tivessem feito o app, ou não tivessem feito, de forma correta, sem uma frase default que permitisse o envio, sim, teria como "obrigar" a eles escreverem, exatamente como no Wizard.
E não, não é assim que funciona, não dá para um voluntário que não bateu a foto olhar e falar: "ah, fácil, esse por do sol na praia foi tirado na praia preta do cafundó do sul".
Não falei mal do evento, e veio um texto propagandístico de brinde... insegurança, tentativa de mudança da imagem do produto... totalmente desnecessário.
Contate todos participantes que fizeram uma descrição ruim, ou não fizeram, por favor. Não tem como os voluntários daqui adivinharem a arte.
Isso não é wikidrama, é um pedido muito simples de uma comunidade para arrumar dois erros.
Você quem quis transformar numa novela para não ter trabalho e buscar uma solução para um problema que afeta quase 20% das imagens do concurso, sem contar com as imagens com nomes errados...
Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 20:23, 26 June 2014 (UTC)
Os voluntários podem contactar os participantes. Através de uma aba chamada "Histórico". Isso é o que seria feito se fosse esse o objetivo do tópico... mas não é.—Teles «Talk to me ˱C L @ S˲» 21:15, 26 June 2014 (UTC)
É exatamente que esse tópico é, é para que daqui 2 meses voluntário daqui não tenham que estar fazendo exatamente o que você está sugerindo.
Pois isso é trabalho de vocês, tem muita coisa na Commons para ser feita, não dá para ficar limpando sujeira de terceiros por falta de responsabilidade dos mesmos.
Alias, engraçado essa resposta, pois foi exatamente o contrário de outra dada na WP-pt quanto ao I GP... Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 20:30, 27 June 2014 (UTC)

E quando é o contrário?

Olá pessoal! Vejo imagens daqui, do Commons, criadas por nós, em muitos lugares sem seguir as determinações das licenças associadas (não citando autoria - nome do usuário ou Commons - ou mesmo indicando fonte errada). Há alguma coisa a se fazer sobre isso? Existe alguma preocupação? Não lembro de ter visto coisa do tipo por aqui... Luan fala! 02:29, 10 July 2014 (UTC)

Algumas imagens que estão aqui podem estar em domínio público, ai citar não se faz necessário.
Por serem imagens livres, podem também estar disponível em outros sites e nem sempre aqui é a fonte inicial, tais como as fotos que importamos do Flickr.
Mas tirando os casos acima, se não respeitarem o que a licença exige, podemos contatar e tomar ações de violação de direitos autorais, pois é exatamente isso que se trata quando, por exemplo, uma imagem em cc by não tem a devida atribuição.
Como a maioria das vezes é apenas falta de conhecimento, contatar a pessoa que está utilizando a imagem e informar é o melhor caminho sempre.
Se identificar e não souber como abordar a questão, pode vir aqui (esplanada, ou na pd) que posso lhe orientar, e talvez outros. Abraços. Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 11:30, 10 July 2014 (UTC)

Uso do termo "Doar" na Commons

Olá pessoal, estava conversando com o Henrique sobre o uso do termo "doar", pois recebemos perguntas frequentes durante o WLE a respeito. Muitos concursos solicitam aos fotógrafos o direito patrimonial da imagem, o que não é o nosso caso. Discutimos que o uso do termo doar talvez não seria adequado ao commons pois implica nos direitos patrimoniais da imagem submetida, o que na verdade não acontece ao submetermos uma imagem para o repositório, pois o fotografo segue mantendo o direito patrimonial e também o direito autoral da foto, ele apenas atribui uma licença ao arquivo carregado dando permissões de uso e distribuição segundo CC-BY-SA. Abri esse tópico aqui para discutirmos um pouco mais sobre o assunto de forma que possamos trabalhar melhor o uso desse termo. Rodrigo Padula (talk) 14:40, 26 June 2014 (UTC)

Acho mais interessante que você participe da discussão que está rolando aqui: mw:Talk:Wikimedia_Apps/Commons#Why "Donate"?, do que abrir uma discussão em pt. Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 18:07, 16 July 2014 (UTC)
Valeu, não tinha visto essa discussão lá, vou participar, mas nada nos impede de mudar o uso do termo doar nas nossas traduções, levando em conta as leis de direito autoral e direito patrimonial das fotos submetidas Rodrigo Padula (talk) 21:08, 16 July 2014 (UTC)
Poderia apontar onde esse termo fora utilizado? Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 02:46, 20 July 2014 (UTC)

Imagem livre do WhatsApp

Olá, gostaria de saber se a imagem vetorizada do WhatsApp que já está na Wikipédia anglófana não poderia ser movida para o Commons já que possui uma versão totalmente negra da imagem. O motivo dos direitos autorais são o gradiente presente na imagem? Atenciosamenete. Pablodiego15 (talk) 18:45, 20 June 2014 (UTC)

Já existem várias imagens carregadas para o WhatsApp, ver Category:WhatsApp Messenger, a diferença é a cor de fundo, nenhuma lhe atende?Jo Lorib (talk) 18:53, 20 June 2014 (UTC)
(conflito de edição) Eu sinceramente não vejo o que pode ser elegível a proteção nessa imagem. Me parece mais que a pessoa pensou "hum, é logotipo, vou upar localmente com a tag de logotipo". Ou seja, se colocar as mesmas tags das versões já presentes aqui, imagino não ter problema. BTW, não sei se reparou, mas também há esta versão colorida aqui pelo Commons; dependendo da página e do uso, ela pode acabar sendo mais interessante de usar. Lugusto 18:56, 20 June 2014 (UTC)
Não é questão de não atender, pra mim tem uma versão mais "perfeita" (e editada em .svg) na versão inglesa da Wikipédia. A versão que mais atende, para o Lugusto (WhatsApp logo-color-vertical.svg) na minha opinião, não acho que parece tanto assim com o logotipo original do aplicativo. O Whats app.jpg tem uma resolução baixa e a imagem File:Logo-bw-vertical1.svg é a que mais me atende mas só que como disse é uma versão negra! Pablodiego15 (talk) 03:18, 22 June 2014 (UTC)
Pablodiego15, é só você baixar daqui:
http://media.whatsapp.com/logos/Vector-EPS
E subir na Commons, entretanto, aqui eu aconselho a remoção do fundo azulado, pois aumenta as possibilidades de uso, a colocação da tag de trandmark e o uso de domínio público por design simples, colocar a fonte, tal como os outros logos presentes na categoria.
Sobre a pergunta inicial, às vezes esses gradientes, se muito trabalhados, podem sim descaracterizar a condição de design simples. Nesse caso, nah, mas a remoção do fundo viabiliza outros usos.
Só uma obs "mais perfeita" é um erro crasso de português, não o faça. "para mim existe uma versão 'perfeita'" ou "para mim existe uma versão mais próxima da perfeição". Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 09:49, 25 June 2014 (UTC)
A palavra que não coube no momento era "melhor", como não havia achado a palavra coloquei as aspas. Mas OK.
Tirando o fundo azulado como você havia mencinado a imagem fica totamente fora do propósito. Se tirar o fundo, tem de trocar o branco dentro da imagem. Tentei adicionar o preto mais ficou horrível. Qual cor ou exemplo daria Rodrigo.Argenton? Pablodiego15 (talk) 04:27, 7 July 2014 (UTC)

@Pablodiego15: , vamos lá, você tem WhatsApp? Olhe para o ícone dele no seu celular, tem fundo azul? Então pq perderia o propósito se remover o fundo azul?
E se depois quiser utilizar a imagem com o fundo azulado/esverdeado, tem código wiki para gerar aquele degradê... Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 07:06, 7 July 2014 (UTC)

Rodrigo.Argenton acho que não te expliquei direito. kkk Quis dizer que se pegar o logo Horizontal Color Logo do link que você deixou aqui e tirar esse fundo azul ficará o fundo sem nada e o texto branco? (ex: File:Disqus logo (white).svg) Convém o logo com degradé aí que você disse e que eu não sei mexer direito. kk Pablodiego15 (talk) 06:49, 12 July 2014 (UTC)
Então, como disse, retire o fundo, deixe a letra em branco, e se quiser faça o fundo via código wiki, quando for utilizar:
Simples assim:
 
Entendeu Pablodiego15? Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 15:00, 15 July 2014 (UTC)
Claro Rodrigo.Argenton, alias upei a imagem File:WhatsApp horizontal.svg! O gradiente é esse daqui de cima? E ele dá para ser usado nas infoboxes da Wikipédia? Agradecimentos. Pablodiego15 (talk) 20:04, 21 July 2014 (UTC)
@Pablodiego15: Se ninguém removeu, já coloquei lá. Entretanto, retirei o screenshot, pois não é uma imagem livre, e não se faz necessário, nem agrega para o conteúdo.
Não ajustei tão certinho a colocação do logo, mas pode movê-lo dentro do quadrado inserindo numerações no "padding: ▲ px ► px ▼ px ◄ px", os triângulos indicam como ele está funcionando, ▲ mexe na parte de cima, p ex., mas acho que está bom.
E esse é um background simples, nem é um gradiente, pois eles também não utilizaram, por algum motivo achei que fosse. Abraços. Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 23:03, 21 July 2014 (UTC)
Essa imagem ficou perfeita. Só dei um ajuste no tamanho dela pra ficar como o aquele .EPS que você me enviou! Muito obrigado pelas dicas! Pablodiego15 (talk) 03:29, 22 July 2014 (UTC)
Beleza precisando, chama ae. Abraços. Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 12:26, 25 July 2014 (UTC)

Status quo de certas imagens de Cultura.rj.gov.br

Olá! Estou precisando de uma segunda opinião qualificada para verficar a situação incerta em termos de direito de autor de algumas imagens originárias do portal http://www.cultura.rj.gov.br. Este portal consiste em material fornecido pela Secretaria de Cultura do Governo do Rio de Janeiro mas também permite "colaborações" de externos = http://www.cultura.rj.gov.br/ajuda --> "O Cultura.rj é um portal da Secretaria de Estado de Cultura que tem como principal objetivo tornar-se um catalisador da produção cultural do estado. O site é aberto a colaborações de todos os envolvidos com as diversas manifestações artísticas do Rio. Na Revista e no Banco de Cultura, qualquer usuário cadastrado pode postar textos, fotos, vídeos, músicas e fazer comentários sobre o material publicado. (...)"

Um exemplo: http://www.cultura.rj.gov.br/materias/cortinas-abertas-em-2013 --> uma colaboração de "Marianna Salles Falcão" com fotos e videos de diversas pessoas (video --> crêdito: "Divulgação / Time4Fun", fotos --> crêditos de "Priscila Prade", "RobertSchwenck", "Leo Aversa", "Divulgação" e "Victor Hugo Ceccato"). Embaixo desta página diz: "Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil", infelimente sem especificar que tipo licença CC foi escolhida. Sabemos que é CC-BY-SA-??-2.0-BR, mas em relação à permissão de fazer obras derivadas ("ND") e/ou o uso comercial das obras ("NC") não há informações - à primeira vista. Bom, seguindo o link acima (http://www.cultura.rj.gov.br/ajuda), a informação se concretiza:

"7. Como o Cultura.rj aplica os direitos autorais do material publicado no site?
Os direitos autorais e o uso comercial da obra são mantidos. Quando você inserir algum material, está apenas autorizando outros usuários a fazer o download da obra, compartilhá-la, reproduzi-la e criar obras derivadas dela, sempre e apenas com fins não comerciais. Você pode encontrar mais informações sobre o Creative Commons, aqui. (...)"

Se entendi direito, a licença para o material colaborativo (portanto: de externos) é CC-BY-SA-NC-2.0-BR = portanto não é compatível com COM:L. Como fica então File:Camilaamado clariceniskier lailazaid culturarj.jpg + File:Diogovilela culturarj.jpg (do exemplo acima)? Alias, a matéria (e a primeria foto em particular) foi publicada em 21.12.2012 = http://www.cultura.rj.gov.br/blog/img/lightbox/o_lugar_escuro_credito_leo_aversa__laila_clarice_camilla_1_1356116317.jpg (útlima modificação: 21.12.2012). Uma semana antes, a mesma foto já foi publicada por http://fiquelinkado.com.br/ultimas-noticias/confira-peca-o-lugar-escuro/ (15.12.2012, Copyright © 2014 Fique Linkado) = http://fiquelinkado.com.br/wp-content/uploads/2012/12/LugarEscuro_LeoAversa_Laila_Clarice_Camilla-e1355578032656.jpg (útlima modificação: 15.12.2012). Independentemente de ser claramente - no meu ver - CC-BY-SA-NC-2.0-BR, duvido que cultura.rj.gov.br e/ou a "Marianna Salles Falcão" (que elaborou o artigo) obteve permissões suficientes de licenciar fotos e videos de "Time4Fun", "Priscila Prade", "RobertSchwenck", "Leo Aversa", "Divulgação" e "Victor Hugo Ceccato" em baixo de uma licença CC (qualquer).

Há mais imagens em Category:Cultura.rj.gov.br images to check e/ou via weblinksearch.

Antes de iniciar um mass deletion request gostaria de ler mais uma opinião. Gunnex (talk) 21:20, 26 July 2014 (UTC)

Gunnex, estou tentando criar uma conta pra verificar o jeito que eles apresentam a licença para o contribuidor, isso pode nos dizer se o que está valendo é o cc-by ou a licença proprietária do texto.
O site deve estar cagadocensurado pelos defensores das boas morais e costumes, texto substituído por: com problemas técnicos, e não consegui até o momento fazer o login.
Então, se conseguir criar uma conta e verificar isso antes de um mass attack é importante, e se for o caso do cc-by ser apresentado no upload, depois a gente entra em contato e pede para que eles alterem o texto.
É um tipo caso de "não sei o que estou escrevendo, mas estou". Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 00:31, 29 July 2014 (UTC)
Oi! Obrigado pela resposta, e tentar fazer um registro no portal foi uma boa dica. Porém: nem precisa fazer o login. Na página para se registrar no portal como usuário (http://www.cultura.rj.gov.br/registra-usuario) você tem que concordar com os "Termos de uso" que dizem (entre outros). "No Cultura.rj, o usuário, autor ou titular de direitos do material enviado para o site, continua sendo o detentor dos direitos sobre as obras, apenas autorizando a sociedade e ao Cultura.rj, em caráter “não-exclusivo” (...) O Cultura.rj não exige que o usuário ceda e transfira todos os seus direitos para o portal. (...) A licença oficial do Cultura.rj é a chamada Atribuição-Uso-Não-Comercial-Compartilhamento que pode ser acessada na página: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0/br/deed.pt." = CC BY-NC-SA 2.0 BR = incompatível com COM:L. Gunnex (talk) 05:53, 29 July 2014 (UTC)
hehehhee sempre esqueço de ler essas coisas.
Bom, então mass attack, só veja se não foi o próprio portal quem criará o conteúdo, pois ai está em cc-by.
Acho que vale tentar falar com eles para mudar essa licença. Quer fazer isso Gunnex?
Se não, faço isso quando tiver um tempinho, não posso fazer mais por OTRS (politicagem), mas tento fazer por email pessoal. Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 13:34, 29 July 2014 (UTC)
Cultura.rj.gov.br não pode relicenciar obras das quais não possui os direitos autorais. Para relicenciar as obras no sentido que possam ser reusadas no Commons (incluindo o uso comercial) é necessário permissões de (do exemplo acima) "Priscila Prade", "RobertSchwenck", "Leo Aversa", "Divulgação" [= tirado/copy&paste do Internet], "Victor Hugo Ceccato" e de milhares outros autores que foram citados nos crêditos das colaborações = ou em outras palavras: cada um teria de reconcordar/reassinar [com] uma mudança nos "Termos de uso" que [agora] preveria e permitria também o uso comercial das fotos (videos etc.). Alias, mass attack é meio exagerado. É simplesmente o ato de 1. guardar os direitos autorais para aqueles que originalmente criaram as obras que agora constam no Commons embaixo de uma licença errada e 2. evitar que reusadores desta obras erradamente licenciadas sejam confrontados por indenizações ou outros processos não desejáveis. Vou preparar nos próximos dias (eventualmente ainda hoje) um deletion request relacionado que citarei aqui. Mesmo assim, obrigado pela opinião e ajuda. Gunnex (talk) 16:55, 29 July 2014 (UTC)
Gunnex, você não entendeu, o que eu quero é simplesmente que as próximas colaborações dentro do website possam ser utilizadas aqui, para isso seria interessante contatá-los para alterar o texto e permitir o uso comercial, aí as novas colaborações estariam sob cc-by (mas tenho ressalvas quanto ao uso). E a outra coisa que eu disse é que a produção própria do portal está sob cc-by, assim poderia ser utilizada aqui.
E pare de ser chato, era só uma brincadeira, da próxima vez eu falo "ocultação em grande volume" pra lhe agradar.
Sobre falar individualmente, não vi nenhuma colaboração que valha o esforço, pois mesmo as imagens que foram bem fotografadas não têm alta resolução, e não dá para realmente saber se eles são os autores, já que não tem um trabalho forte de verificação de copyright.
Abraços. Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 13:12, 30 July 2014 (UTC)
Tudo bem. Abri a proposta de eliminação em Commons:Deletion requests/Files in Category:Cultura.rj.gov.br images to check. Gunnex (talk) 16:37, 31 July 2014 (UTC)

É possível eliminar versões antigas de ficheiros? Na imagem acima, realizei uma série de carregamentos há quatro anos atrás, cujas versões não interferem em nada no histórico da imagem em questão e no final acabei revertendo à edição original. --HVL talk 13:49, 17 July 2014 (UTC)

É possível. Entretanto, acha mesmo necessário? Não são tantas versões assim e não se enquadra em nenhuma regra formal que eu conheça pelo menos.—Teles «Talk to me ˱C L @ S˲» 05:05, 19 July 2014 (UTC)
Ocupa espaço do servidor da página do ficheiro e aparece sequencialmente em minha lista de imagens carregadas. Creio que não custaria nada "esconder" esse erro meu rs. --HVL talk 18:42, 20 July 2014 (UTC)
@HVL: é só pedir, só não sei nesse caso se é melhor pedir no "Commons:Administrators' noticeboard others" ou aqui: Commons:History merging and splitting
E dá um pouco de trabalho fazer isso, então custaria um pouco. Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 12:32, 25 July 2014 (UTC)
Não dá trabalho. Não custa mais do que 30 segundos pra fazer isso sem pressa. A questão é que parece ser desnecessário. Tendemos a permitir o máximo possível da transparência e só apagar realmente aquilo que é necessário na maioria dos casos. Normal cometer erros e espero que a gente sempre possa ser tolerante com o erro alheio, sem a necessidade de gerar receio de que seja visto como algo anormal quando não é.—Teles «Talk to me ˱C L @ S˲» 02:21, 5 August 2014 (UTC)

sagui anão

http://animais.culturamix.com/blog/wp-content/uploads/2010/08/056.jpg

@177.17.101.157: que que tem esse sagui? Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 05:12, 5 August 2014 (UTC)

Ajuda no licenciamento de File:GLaDOSPortal2.ogg

Bom, como sou novo não sei se aqui é o lugar certo, e não entendo muito dos copyrights então se alguem puder me ajudar a deixar tudo Ok com o arquivo que eu mandei, ou se não for possível por ser um trecho do áudio do jogo, me ajude novamente porque não sei como deletar um arquivo na wikimedia e se depois de deletar puder substituir o áudio por qualquer parte da voz da personagem que já esteja licenciado, ficarei muito agradecido.
Att Eduardo.Matté (talk) 22:30, 3 August 2014 (UTC)

@Eduardo.Matté: então cara, você não pode fazer esse tipo de upload, pois não fora você quem criara.
Leia os Commons:Primeiros passos para entender nosso trabalho. Se quiser posso explicar sob licença, mas prefiro que vc siga os passos. Abraço. Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 05:10, 5 August 2014 (UTC)
@Rodrigo.Argenton: Hmmm, salvei o link aqui, vai ser muuuuito útil já q eu to começando, mas só mais uma pergunta, eu posso upar a capa de algum jogo novo ou filme? tipo só a capa mesmo igual Far Cry 3, Crysis 3 e Planeta dos Macacos
Eduardo.Matté (talk) 22:22, 7 August 2014 (UTC)
Nada disso, todos estão sob uma licença proprietária, e não fora você quem fizera. Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 21:25, 8 August 2014 (UTC)

Wikimedia no Brasil em nova fase

(Mensagem original em inglês de Asaf Bartov e respectiva tradução, por Diego Queiroz, copiadas de [19] Lugusto 22:24, 12 August 2014 (UTC))

Caros companheiros Wikimedistas,

(esta mensagem é sobre o trabalho no Brasil. Lusófonos não brasileiros podem pular o resto desta mensagem. :))

Como muitos de vocês sabem, o trabalho da WMF no Brasil nos últimos três anos tem gerado controversas, e sofreu de alguns problemas evitáveis (assim como outros inevitáveis). Como foi informado por seus colegas acima, resolvemos não renovar o programa catalisador (previsto para terminar em algumas semanas) em sua forma atual, e estamos interessados em discutir quais direções o trabalho no Brasil vai tomar.

Para isso, estaremos no Brasil de 29 a 31 de agosto, com o objetivo de ter uma consulta abrangente à comunidade nos dias 30 e 31. Ajudaremos no transporte de membros ativos da comunidade para São Paulo e cobriremos todas as despesas relacionadas ao encontro, incluindo a contratação de um facilitador externo para ajudar a manter o foco da conversa e de um intérprete para fornecer tradução.

Resumidamente, o objetivo do encontro é discutir o futuro do movimento no Brasil, identificar e priorizar algumas metas, e então descobrir que tipo de estruturas (se for o caso) e mecanismos seriam necessários para alcançá-las. Deixem-me deixar claro que uma possível resposta para a pergunta "Com que tipo de trabalho proativo a WMF deveria se envolver no Brasil?" poderia ser "Absolutamente nenhum". Em outras palavras, esta é uma oportunidade para realmente reimaginar a nossa participação no Brasil, com uma abordagem mais fundamentada e sem decisões previamente definidas. Eu encorajo todos vocês a aproveitar esta oportunidade e trabalhar conosco.

Por favor, inscreva-se e interaja conosco na página criada pelo Tom (nós não temos preferência alguma sobre o local onde a página será mantida - na PTWP ou na wiki BR, ambos locais são adequados para nós), para que possamos definir a logística do evento e seus participantes. Eu estou com pressa para embarcar em meu voo de volta à Londres, mas volto a escrever do outro lado do oceano Atlântico.

Seria ótimo se alguém pudesse ajudar a traduzir isso em Português para assegurar alcance máximo. Obrigado!

Asaf Bartov -- Ijon (discussão) 08h46min de 11 de agosto de 2014 (UTC)

Letter petitioning WMF to reverse recent decisions

The Wikimedia Foundation recently created a new feature, "superprotect" status. The purpose is to prevent pages from being edited by elected administrators -- but permitting WMF staff to edit them. It has been put to use in only one case: to protect the deployment of the Media Viewer software on German Wikipedia, in defiance of a clear decision of that community to disable the feature by default, unless users decide to enable it.

If you oppose these actions, please add your name to this letter. If you know non-Wikimedians who support our vision for the free sharing of knowledge, and would like to add their names to the list, please ask them to sign an identical version of the letter on change.org.

-- JurgenNL (talk) 17:35, 21 August 2014 (UTC)

Process ideas for software development


Hello,

I am notifying you that a brainstorming session has been started on Meta to help the Wikimedia Foundation increase and better affect community participation in software development across all wiki projects. Basically, how can you be more involved in helping to create features on Wikimedia projects? We are inviting all interested users to voice their ideas on how communities can be more involved and informed in the product development process at the Wikimedia Foundation.

I and the rest of my team welcome you to participate. We hope to see you on Meta.

Kind regards, -- Rdicerb (WMF) talk 22:15, 21 August 2014 (UTC)

--This message was sent using MassMessage. Was there an error? Report it!

Inserir Geotags no arquivo EXIF

Encontrei um programa gratuito que insere as coordenadas diretamente no arquivo exif da foto. Se alguém tiver interesse ele se chama GeoSetter e pode ser baixado neste link [[20]]. Estou usando e até o momento tem sido muito útil.

Aproveito a oportunidade para sugerir que no UploadWizard seja solicitado a cidade e o país em que a foto foi tirada, com isso, seriam desnecessárias as categorias Unidentified locations, o que tornaria a foto mais aproveitavel e facilitaria sua categorização.--Paulo RS Menezes (talk) 16:24, 16 August 2014 (UTC)

Paulo rsmenezes, às vezes as mídias não precisam de geolocalização (inserir a cidade, o país,...), ou nem dá para o fazer.
Imagine a foto de uma maça com fundo neutro, qual a necessidade de se colocar a geolocalização daquela imagem?
E imagine uma ilustração de um mapa de um continente, como você faria essa geolocalização?
Entende que se forçar o software a pedir isso, seria ruim?
Obrigado pela sugestão. Abraços. Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 03:04, 21 August 2014 (UTC)
Talvez não tenha me expressado bem, não sugeri obrigatoriedade, apenas solicitar. Quanto aos exemplos, bem, seria bom para alguém que for criar um artigo sobre maçãs, poder dizer que aquele tipo de maçã é cultivado em determinados lugares. Quanto ao mapa seria uma redundância, já que ele mesmo é um georreferenciador e existem categorias específicas para os mesmos. Se se tratar de arte também não vejo necessidade pois a mesma só tem sentido para quem a cria. De qualquer forma, obrigado pela atenção. Foi apenas uma sugestão.--Paulo RS Menezes (talk) 18:51, 23 August 2014 (UTC)
Paulo RS Menezes eu realmente não entendi, pois achei que a sugestão era "no UploadWizard seja solicitado a cidade e o país em que a foto foi tirada", hoje é só a pessoa colocar a categoria opcionalmente, não entendi.
Você gostaria que colocassem de forma facilitada os países/cidades na tag de categorias?
Imagine a quantidade de cidades que teria para colocar...
E como eu disse, em várias imagens não faria muito sentido; apenas uma pequena parte do nosso acervo teria utilidade, e pra isso podemos colocar imagens georreferenciadas pelas coordenadas ou os usuários categorizarem...
O que podemos fazer é pedir para que melhorem a descrição da imagem, melhorando a nossa documentação, ai já teríamos o resultado, não acha?
Abraços. Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 03:59, 24 August 2014 (UTC)
Realmente, uma descrição bem feita já seria de grande ajuda. Se deres uma olhada nas categorias Category:Municipalities in Rio Grande do Sul e Category:Rio Grande do Sul que é onde tenho maior interesse vai ver o que quero dizer. Em muitos casos utilizei a descrição para categorizar. Compare com Category:Pernambuco em que eu fiz poucas intervenções. Acho que peguei a mania da localização no Panoramio que é um projeto com outros objetivos. Talvez tu consigas implementar um aviso ou solicitação no UploadWizard para que a descrição seja mais acurada. Obrigado.--Paulo RS Menezes (talk) 14:14, 24 August 2014 (UTC)

Grants to improve your project

Apologies for English. Please help translate this message.

Greetings! The Individual Engagement Grants program is accepting proposals for funding new experiments from September 1st to 30th. Your idea could improve Wikimedia projects with a new tool or gadget, a better process to support community-building on your wiki, research on an important issue, or something else we haven't thought of yet. Whether you need $200 or $30,000 USD, Individual Engagement Grants can cover your own project development time in addition to hiring others to help you.

Change in renaming process

-- User:Keegan (WMF) (talk) 16:23, 9 September 2014 (UTC)

Erro no carregamento de versões de imagens

Olá, eu sou Arion. Eu gostaria de saber o motivo pelo qual eu não consigo ver a versão atual de uma imagem quando carrego a versão. No histórico de carregamento mostra que eu carreguei a versão, mas quando eu clico para vê-la, mostra a versão inicial. Algúem pode resolver isso? Assim, eu não consigo ver como ficou a versão que eu carreguei.  ArionEstar (talk) 15:03, 9 September 2014 (UTC)

Arion, desculpe a demora, então, me manda a foto em questão. Às vezes ctrl + F5 funciona. Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 17:55, 19 September 2014 (UTC)

Fotos e informações da Exposição Wiki Loves Earth Brasil

Olá, durante os dias 24-28 de Setembro foi realizada a exposição do Wiki Loves Earth Brasil no evento Paraty em Foco. Pretendo preparar uma caixa informativa para divulgar na página inicial do commons em pt sobre o concurso. Gostaria de saber a opinião de vocês. Rodrigo Padula (talk) 20:28, 30 September 2014 (UTC)

O WLM tem, o POTY tem, não sei pq o WLE não mereceria uma. Tem meu apoio. Béria L. Rodríguez msg 00:45, 1 October 2014 (UTC)
Concordo. José Luiz disc 01:09, 1 October 2014 (UTC)
O WLE teve enquanto estava rolando, mesmo que fosse uma atividade em que a comunidade não participou, foi afastada da organização e não foi consultada.
Agora sobre o Paraty em Foco, que eu gostaria de saber o real valor do quanto de dinheiro de doação foi deixado ali, é só uma autopromoção e talvez um pagamento de parte de um acordo feito entre você e o evento seria deixar na nossa página o link para essa coisa.
A comunidade não recebeu nenhum ingresso para o evento, nem mesmo foi convidada para tal, muito menos consultada sobre essa parceria.
Gastaram milhares de reais pra isso File:Wiki Loves Earth Brasil 2014 - Exhibition.JPG e ainda querem usurpar o espaço público da Wikimedia Commons pra falar que fizeram algo?
Não! E não venha com falácias e joguinhos, você não vai usar o espaço da comunidade para divulgar "feitos" pessoais. Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 05:20, 1 October 2014 (UTC)
Todo o processo foi documentado e comunicado na esplanada da Wikipedia e tb no Br Wikimedia e listas. O evento era gratuito e não havia necessidade de inscrição conforme divulguei também. Esta exposição foi organizada usando parte do meu tempo no catalisador e de colaborador, não sou fotografo e não trabalho com fotografia, não levei vantagem alguma organizando isso, pelo contrário, só o fiz por identificar uma boa oportunidade para atrair conteúdo e pessoas para o movimento. Rodrigo Padula (talk) 13:08, 10 October 2014 (UTC)
Conforme concordância da maioria, publiquei na página inicial do commons fotos e links para a exposição, que segue em Paraty até o Dia 12 de Outubro. Rodrigo Padula (talk) 19:38, 9 October 2014 (UTC)
Olá pessoal (Jo Lorib,José Luiz ,Beria nosso colega Rodrigo Tetsuo Argenton reverteu minhas edições na página inicial do commons dizendo que as edições não estavam aprovadas, gostaria de saber melhor sobre esse processo de aprovação para divulgar melhor os resultados da exposição e também dicas de como não quebrar a "harmonia" da página inicial. Rodrigo Padula (talk) 13:08, 10 October 2014 (UTC)
IMHO, a reversão foi indevida. Todos aqui opinaram a favor.... José Luiz disc 17:26, 10 October 2014 (UTC)
Coloquei o conteúdo de volta na página principal, a idéia é divulgar por uma ou duas semanas para o pessoal conferir o resultado final do projeto. Rodrigo Padula (talk) 17:50, 10 October 2014 (UTC)
Olha! Tentativa de looby político, e reclamam dos governantes... ai ai esse povo...
Mas para alterar o template, essa é a página Template talk:Página principal/corpo
O que foi aprovado, em conchavo, aqui, foi de inserir conteúdo aqui:Página Principal, não tem nada sobre alterar o formato que foi decidido em comunidade aqui:Talk:Página_principal#update, se quiser alterar o formato, ou abre a discussão na página do template que você quer alterar ou você proponha nesse último link a adição de mais uma caixa que ferra com o desenho da página que foi discutida e aprovada dessa forma.
Alias, essa brincadeira vai ficar até quando mesmo? Acho que o limite deve ser quando acaba essa atividade, como padrão de outras divulgadas ali, que é dia 12 de outubro de 2014, estou correto?
Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 02:37, 11 October 2014 (UTC)
O link que você postou aponta pra uma discussão em inglês entre você e o Gunnex. Aqui estamos na Esplanada, em português e com 6 pessoas participando (provavelmente a comunidade lusófona local). Disto você conclui que isto aqui é conchavo e aquilo é "legítimo"? De fato, até a forma agressiva como escreve (é o único aqui que usa esse linguajar) só reforça a reputação que te precede de outras comunidades lusófonas. Sugiro que respeite o que foi decidido aqui e também sugiro ao Rodrigo que busque ajuda dos admins lusófonos locais (Beria, Erico Wouters, DarwIn). O Teles pode ajudar tb. O conselho aprendido (vide Wikivoyage, por ex.) é não dar corda. Busque ajuda contra agressões verbais. José Luiz disc 12:49, 11 October 2014 (UTC)
Realmente é complicado colaborar com os projetos lusófonos, sempre é necessário gastar um tempo enorme com esse tipo de discussão e picuinha, normalmente usam o argumento "quem quer editar.. supera isso e segue editando", pelo que eu vejo esse número é cada vez menor. O Argentom sempre critica toda tomada de decisão e todas as atividades, sempre fala que a comunidade não apoiou ou não participou, mas quando vamos averiguar, o que ele considera comunidade é apenas sua propria participação e seu próprio ponto de vista. Ele sempre fala em nome de toda a comunidade mas ele representa apenas ele mesmo. Já o bloquearam em vários projetos e ele vai migrando de projeto em projeto com esse discurso de ódio e apropriação indevida impedindo que outros contribuam. Realmente eu não pretendo gastar muito tempo com ele mais, se ele tem o poder de decisão final de manter a página sem o conteúdo que eu adicionei, ok, não vou entrar em mais uma guerra de edição, pelo que eu notei a página é dele e ele que manda ali. Os admins que devem interceder neste caso. Eu realmente acredito que o Argentom poderia somar muito aos projetos, mas com esse comportamento problemático em todos projetos que participa realmente é complicado trabalhar com ele envolvido. Já tentei conversar com ele pessoalmente duas vezes, mas se negou a conversar e segue esbravejando pelas wikis, então, com tempo bom no Rio eu vou pra praia, não vou gastar um dia de sol com o Argentom aqui. Abraços a todos! Rodrigo Padula (talk) 14:24, 11 October 2014 (UTC)

Meta RfCs on two new global groups

Hello all,

There are currently requests for comment open on meta to create two new global groups. The first is a group for members of the OTRS permissions queue, which would grant them autopatrolled rights on all wikis except those who opt-out. That proposal can be found at m:Requests for comment/Creation of a global OTRS-permissions user group. The second is a group for Wikimedia Commons admins and OTRS agents to view deleted file pages through the 'viewdeletedfile' right on all wikis except those who opt-out. The second proposal can be found at m:Requests for comment/Global file deletion review.

We would like to hear what you think on both proposals. Both are in English; if you wanted to translate them into your native language that would also be appreciated.

It is possible for individual projects to opt-out, so that users in those groups do not have any additional rights on those projects. To do this please start a local discussion, and if there is consensus you can request to opt-out of either or both at m:Stewards' noticeboard.

Thanks and regards, Ajraddatz (talk) 18:04, 26 October 2014 (UTC)

Numismática

Aos gestores do Commons:

Pretendo em breve realizar um trabalho de levantar imagens de moedas e cédulas de antigas unidades monetárias brasileiras, sendo elas:

  • Mil-réis (s/ código ISO), -1942
  • Cruzeiro (BRZ), 1942-1967
  • Cruzeiro (BRB), 1967-1986
  • Cruzado (BRC), 1986-1989
  • Cruzado Novo (BRN), 1989-1990
  • Cruzeiro (BRE), 1990-1993
  • Cruzeiro Real (BRR), 1993-1994

Mas estou com uma série de dúvidas práticas que preciso resolver antes de me dedicar a esse projeto.

1. Existem direitos de autor acerca da arte das moedas e cédulas que impeçam o upload de imagens dessas moedas e cédulas para o Commons? Se não impedem, há limitações? Quais? 2. Se for possível, que licença devo usar ao fazer o upload dessas imagens? 3. O que preciso saber antes de iniciar esse trabalho?

Pergunto isto para garantir que o trabalho seja mantido e não haja quaisquer violações a direitos de autor. E desde já agradeço a resposta. Saudações, Fasouzafreitas 17:32, 25 October 2014 (UTC)

PS:Encontrei as categorias Category:Réis (Money); Category:Real (Money) e File:Brasil coin 1 real-2.jpg, esta carregada como "trabalho próprio". Fiquei perdido.Jo Lorib (talk) 19:29, 27 October 2014 (UTC)

Obrigado pela resposta, Jo Lorib. Pelo visto, há um longo histórico de problemas associados, sem que a questão esteja totalmente resolvida; logo, a chance de o trabalho feito ser perdido é grande, embora haja muito conteúdo levantado. E como ninguém contactou as autoridades a respeito, a questão provavelmente permanecerá indefinida. Abraço, Fasouzafreitas 10:00, 28 October 2014 (UTC)

Oii bom dia gente

Gostaria de saber qual é o limite de tamanho para enviar videos--Jonasse102 (talk) 11:46, 25 October 2014 (UTC)

  • Acho que até 100Mb, mas dá para carregar maiores com ajuda de usuário mais experiente, de uma olhada em Commons:Video, tem bastante informação sobre tamanho e formato e carregamento de videos. Não esqueça que o material tem que estar licenciado sob uma licença livre, nunca carregue nada se não tiver certeza disso.Jo Lorib (talk) 19:04, 27 October 2014 (UTC)

@Jonasse102: É importante ter cuidado com o licenciamento dos arquivos que está postando. Está usando arquivos que não possuem licença livre e que, por isso, deverão ser apagados. Isso explica todos aqueles avisos em sua página de discussão. Fique à vontade pra perguntar se tiver dúvidas, mas recomendo que não continue a inserir esse tipo de arquivo. Boas edições.—Teles «Talk to me ˱C L @ S˲» 03:52, 2 November 2014 (UTC)

File renaming

Please, could someone help me rename the two files below

Geraert de Bondt (1538-1599).png to Geeraert Brandt (1626-1685).png ==>https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Geraert_de_Bondt_(1538-1599).png

Geraert de Bondt (1538-1599) 2.png to Geeraert Brandt (1626-1685)2.png == https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Geraert_de_Bondt_(1538-1599)_2.png

which were mistakenly created. Or delete them so that I can create them.


Thank you in advance. Claudio Pistilli (talk) 14:22, 3 November 2014 (UTC)

Claudio Pistilli Feito o pedido, não conseguiu encontrar nenhuma sem a tarja?
Done the request, you couldn't find the images without the tag? Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 17:05, 6 November 2014 (UTC)
Thank you for you all, I'm so happy that you have helped me. God bless all of you.Claudio Pistilli (talk) 12:14, 7 November 2014 (UTC)
Claudio Pistilli you are welcome, if you prefer Village Pump have the propose but is entirely in English and have more volunteers watching. Cheers!
Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 03:13, 11 November 2014 (UTC)

sites gratuitos na internet

Sera que as wiki são os unico sites gratuito na internet? se não são os unico podes me passar os nomes de outra site. Agradeceria. --Santos Henriques Maia 09:31, 10 November 2014 (UTC)

Olá Santos, deixe eu ver se entendi a sua questão.
Quer indicações de sites que usem licenças livres como as wikis? Nisso posso lhe orientar.
Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 03:18, 11 November 2014 (UTC)
Sim é mesmo isso que eu quero saber, podes me ajudar? --Santos Henriques Maia 09:35, 11 November 2014 (UTC)
Claro,
Há várias maneiras de procurar, e uma delas é utilizando o http://search.creativecommons.org/?lang=pt
Ele procura licenças Creative Commons, e como pode ver, mesmo em sites muito utilizados como o YouTube e Flickr há mídias livres.
Essa é uma forma rápida, se puder especificar que tipo de mídia deseja encontrar, posso ser mais específico.
Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 14:36, 11 November 2014 (UTC)
sim eu estou a procura de sites como:
  • redes social
  • chats
  • sites educacionais
mas que seja de aceso gratuito como o facebook zero.
podes me citar alguns que tu conheces?
--Santos Henriques Maia 16:11, 11 November 2014 (UTC)
Então Santos,
Para redes sociais temos o indenti.ca e o Diaspora, o segundo funciona de uma forma diferenciada, você deve escolher em qual dos "pods" você quer se inscrever [21].
Para chats temos o bom e velho IRC e para comunição pessoal o Jabber
Qual seria o foco dos sites educacionais, esse é um tópico bastante abrangente você já visitou todas as wikis do Movimento Wikimedia wikimedia.org?
Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 16:24, 12 November 2014 (UTC)
ola daqui fala o Miguel Antonio Alberto eu sou um amante do wikimedia commoms adoro este site pretendo ser um densevolvidor para aumentar conteudo no site mas a questao é que a pouco flmes no site eu gosto de apreciar um bom filme tanto ingles como em portuges..mas continua assim que fazem um bom trabalho eu vivo em angola e cá nao a site gratuito assim que descrubi este site ficou o meu favorito.

Obrigado Miguel pelas palavras, se quiser começar a nos ajudar, recomendo a leitura das páginas dos primeiros passos, e sim, precisamos de mais e melhores vídeos, quem sabe um dia consigamos produzir algo bacana juntos. Abraços. Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 06:47, 14 November 2014 (UTC)

Sim obrigado por gostares... eu tambem estou em angola. já tens uma conta na wiki?--Santos Henriques Maia 08:52, 14 November 2014 (UTC)

Porque não consigo com que essa imagem seja aceita no perfil da wikipédia Mel Fronckowiak? Já coloquei os direitos autorais e a autora da Foto.— Preceding unsigned comment added by Joycemrs (talk • contribs)

Porque viola direitos autorais de (como indicado por você) http://caras.uol.com.br/bem-estar/mel-fronckowiak-da-apoio-triagem-dental-realizada-pela-ong-turma-do-bem#.VGf9tGdQRbW (04.2014, credit: "Manuela Scarpa/Photo Rio News", © Copyright 2013 CARAS BRASIL) = http://fotos.caras.uol.com.br/media/images/large/2014/04/02/img-599714-mel-fronckowiak20140402181396473710.jpg o que não corresponde com {{Copyrighted free use}} (como licenciado por você). Por favor, leia COM:L. Gunnex (talk) 01:41, 16 November 2014 (UTC)

Acerca do saite

Olá só para dizer que esse é um dos melhor saite gratuito que eu já vi , eu sou novo membro e estou um pouco perdido nesse saite será que alguém pode medar alguma luz sobre o saiteElídio francisco (talk) 12:06, 17 November 2014 (UTC)Elídio francisco

publicação de fotos

olá, como posso carregar na Wikipédia fotos do pintor para quem trabalho bem como das suas obras/criações? Adelia.vasques (talk) 15:19, 17 November 2014 (UTC)

Adélia, tal como já foi indicado, terá de ser emitida, pelo autor, uma autorização formal, por escrito, tal como descrito em Commons:OTRS/pt. P.f. note que não se trata apenas de mera autorização para publicação dessas fotos numa página específica da Wikipédia em português, mas sim do licenciamento irrevogável e ilimitado dessas fotos nos termos de uma ou várias das licensas aceites no Wikimedia Commons. -- Tuválkin 16:59, 17 November 2014 (UTC)

Legendas das imagens

Filmes Na Wikimedia

É proibido meter filmes na wikimedia????

--Roigui (talk) 11:54, 20 November 2014 (UTC)

  • É possível carregar filmes em arquivos de até 100Mb, no formato digital apropriado, mas como tudo aqui as imagens tem que estar sob uma licença livre, que permita inclusive o uso comercial. Os filmes também tem que ter alguma utilidade para ilustrar artigos dos projetos, como a Wikipédia ou o WikiVoyage. Acho que é mais fácil indicar o que quer carregar que lhe explico se pode ou não, pois existem muitas opções.Jo Lorib (talk) 16:54, 28 November 2014 (UTC)

Quais são os tópicos Proibidos

No Wikimedia quais são os asssuntos que não podem ser publicados... Ou tudo é livre mesmo que for conteudo intimo ou sexualmente sugestivo, desde que tenha uma licença livre??????????? --Roigui (talk) 20:55, 1 December 2014 (UTC)

@Roigui: Estar disponível em licença livre não é suficiente. É necessário que tenha também fins educativos. Conteúdo sexual é permitido, da mesma forma, para fins educativos, desde que esteja dentro da legalidade.—Teles «Talk to me ˱C L @ S˲» 03:25, 12 December 2014 (UTC)

Como carregar um arquivo na wikimedia Commons??

Pessoal eu sou o Scath e quero saber como carregar um ficheiro n€esta wiki.?Scoth Mc Call (talk) 00:09, 11 December 2014 (UTC)

Oi! Ver Commons:Primeiros passos. Gunnex (talk) 11:58, 11 December 2014 (UTC)

Logotipo TV Globo Minas

Caros, estou tentando atualizar o logotipo da TV Globo de Minas Gerais.

O atual logo deixou de ser usado em 2014, a a partir de março deste ano.

Porém, como sou iniciante, não estou conseguindo definir que o logotipo tem direitos autorais e assim, não pode ser enviado para o Commons.

Gostaria então que me explicassem ou mesmo fizessem a alteração, pois a logo não é a atual.

Segue aqui o link do logotipo: https://pbs.twimg.com/profile_images/453615968703361024/hxLHTDyv.png

Obrigado!— Preceding unsigned comment added by Vndownload (talk • contribs)

@Vndownload: A imagem que citou não é livre e, portanto, não pode ser carregada no Commons. É necessário que a fonte da imagem diga de forma explícita qual a licença dela para que possa ser carregada no Commons.—Teles «Talk to me ˱C L @ S˲» 18:29, 29 December 2014 (UTC)

Carregamento de artigo

como é que eu carrego um artigo( ficheiro) numa Wikipédia ?

Caso ainda não tenha visto a resposta antes do arquivamento, vide:Commons:Primeiros passos. Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 23:28, 30 December 2014 (UTC)

Como carregar um arquivo de um pôster promocional de série de televisão

Olá pessoal, queria saber como eu carrego na wiki uma imagem de um pôster promocional de uma série de televisão. Qual o licenciamento que deve ser colocado? Não é obra minha, mas acho que a autoria é pública. Se puderem ajudar eu agradeço. Gabriel Vieira Batista (talk) 17:55, 29 December 2014 (UTC)

@Gabriel Vieira Batista: A licença que deve colocar é a licença que for indicada pela fonte. Se estiver em domínio público, deve referir isso. Entretanto, a licença não pode ser presumida; a fonte deve dizer qual a licença. Tenha cuidado, pois esse tipo de poster geralmente não é livre.—Teles «Talk to me ˱C L @ S˲» 18:32, 29 December 2014 (UTC)
vide:Commons:Primeiros passos. Rodrigo Tetsuo Argenton (talk) 23:28, 30 December 2014 (UTC)

Logotipo Teleton Brasil

Eu fiz um upload do Logotipo do programa Teleton exibido anualmente pelo SBT com a intuição de apenas atualizar o logo que estava sendo utilizado na página Teleton (Brasil). Quantos aos direitos autorais, as imagens foram enviadas para mim pela produção do programa, já que faço parte da "Bancada Online" do programa. A imagem foi enviada pra mim utilizar com o intuito de divulgar, sendo assim, posso utiliza-la para fazer a atualização do logo antigo!

Não, não pode, ter uma cópia não lhe dá o direito sobre a imagem. Se a imagem estivesse sob uma licença livre, vide Commons:Primeiros passos/Seleção de licença. -- RTA 23:29, 19 January 2015 (UTC)

Imagens: Leniza Krauss

Carreguei algumas imagens da Repórter Leniza Krauss na página sobre ela. No entanto apesar de estar de acordo com as políticas de uso, elas retornam dizendo haver violação de direito autoral. #HelpMe

Brunno Larqueza (talk) 16:58, 10 January 2015 (UTC)

Olá Brunno Larqueza, como está?
Já deu uma olhada nisso: Commons:Primeiros passos?
Pois aqui é uma midiateca livre, isso implica que as imagens aqui encontradas todas estão livres, encontrar na internet não é ser livre... No caso das deleções relativas ao Flickr, as imagens estavam com licenças não livres, então mesmo que você tenha tirado, o que eu tenho sérias dúvidas, teria utilizado a licença errada como opção.
Outra coisa, se você tirou as fotografias com uma Canon 7D por que elas estão em tão baixa qualidade? Me parece que você baixou as fotos de:[22] e subiu aqui... O que eu espero de uma fotografia de uma 7D são 4mbs não 40kbs...
Tente ler o link, e se tiver a possibilidade de tirar fotos de própria autoria serão bem vindas. -- RTA 06:49, 14 January 2015 (UTC)
RTA,
Obrigado pela resposta, mas não estou discutindo a foto da apresentadora Xuxa que realmente foi tirada da internet mas sim da repórter Leniza Krauss que é uma amiga da minha família e cuja fotografia eu produzi em uma reportagem que acompanhei.
Eu carreguei nas licenças sobre autoria própria e,mesmo assim, foram deletadas.
Brunno Larqueza (talk) 21:25, 14 January 2015 (UTC)
Então, Bruno só que pelo que eu entendi essas fotos também estão presentes no Flickr e não estão sob a mesma licença, coloque a mesma licença livre no Flickr, depois suba aqui, pode ser? -- RTA 21:56, 14 January 2015 (UTC)
That looks very much like a flickrwashing account. For instance, this photo (uploaded here as File:LenizaKrauss.jpg) also was posted at facebook a month before it appeared at that Flickr account. At this Flickr photo, someone left a comment pointing also to a facebook publication. this Flickr photo is a TV screenshot. And this Flickr photo (uploaded here as File:Leniza casogralda.jpg) is a screenshot from this TV broadcast at youtube @0:50. So, no, don't bother changing the license at Flickr. We'll just delete these image again if they're re-uploaded. Lupo 22:25, 14 January 2015 (UTC)
Thanks Lupo, INeverCry did not linked the Flickr, or the Facebook in the summary, I tried to find via Google and nothing appeared.
¬¬ Bruno, quer me ferrar me beija...
Poh, falei que para ser fotos suas e nenhumas delas é, todas você achou por ai, ou deu um screenshot, que saco.
Leia o link vai, depois a gente conversa. -- RTA 23:15, 14 January 2015 (UTC)

RTA Te beijo com o maior prazer... O que não está claro aqui é que apesar de colaborador do Wikipédia eu sou amigo da Leniza. Se a foto foi para o Fã-clube dela ou o escambal o problema não é meu. Isso não minimiza o fato de eu ter tirado ou ter a sua permissão para publicar aqui. Se você quiser te passo provas da amizade. Sobre o ScreenShot já estava ciente. A discussão é sobre a foto principal. Agradeço, Brunno Larqueza (talk) 20:35, 28 January 2015 (UTC)

Pinacoteca Municipal de São Paulo

Hi! I am an Italian commoneer, specialized into photography inside art museums. Recently I have visited Brazil and the Pinacoteca Municipal de São Paulo. Unfortunately on my way back to Italy I lost a part of the images I took in São Paulo, and there are especially two photos I really miss, taken inside the permanent collection of the museum. Is it anyone in that area who is planning to that museum soon? Could you take for me two nice pictures of these 2 rare works of art, please?

If you know a place in pt.wiki where to put this request, please put a link to my message. Thank you very much, muito obrigado! --Sailko (talk) 21:18, 22 January 2015 (UTC)

I could do that and send you to your mail, however, I need a better description what do you want (sample pictures are welcome). --The_Photographer (talk) 16:50, 23 January 2015 (UTC)
Thank you! User:RTA already provived a very good image for Canova's and one for Carlo Dolci. So if you are going to the museum I'd ask a larger picture of Carlo Dolci, maybe with the frame. I also let you know that the museum has a large collection of works by Auguste Rodin, which need a picture on Commons. I tried to do that, but files got corrupted. Thank you!! --Sailko (talk) 09:43, 26 January 2015 (UTC)
@Sailko: Please ask me whatever you want --The_Photographer (talk) 11:54, 29 January 2015 (UTC)
I saw now most of th sculptures are already available. Thanks a lot for help!!! --Sailko (talk) 11:50, 30 January 2015 (UTC)

Palestra na Campus Party 2015

Olá pessoal, este ano estarei na Campus Party como palestrante convidado da organização para falar sobre o Wikimedia Commons e cases de sucesso de contribuições, com foco especial nos concursos fotográficos e o sucesso do Wiki Loves Earth Brasil 2014.

Segue link oficial da atividade na Campus Party. Rodrigo Padula (talk) 17:47, 2 February 2015 (UTC)

Upload de Materia de jornal é possivel fazer?

É possivel fazer upload de materias de jornal? --Xbotox (talk) 02:18, 11 February 2015 (UTC)

Em que sentido? Você quer enviar uma matéria escaneada? Provavelmente não, uma vez que o jornal detém o copyright da matéria. Se você quiser enviar o texto palavra por palavra, também não pode. Mas você pode usar a matéria como fonte para algum artigo da Wikipédia, por exemplo. Mateus S. Figueiredo (talk) 21:55, 11 February 2015 (UTC)

Imagem/vídeos parque do município de SP

Olá, fui informado que deveria pedir autorização para utilizar minhas imagens e vídeos que fiz por uma funcionária na entrada do parque da serra da cantareira, fiz um vídeo completo da trilha e queria saber se é verdade e aonde eu posso encontrar fontes e etc. Enfim, como proceder? --Webysther (talk) 04:00, 18 February 2015 (UTC)

Webysther, não precisa, leia Commons:Non-copyright restrictions#.22House_rules.22
Ainda mais em em parque... as pessoas não têm propriedade sobre formas vivas e direito de imagem é uma restrição diferente, que não infere no direito autoral.
Se ficou alguma dúvida ou tiver outras, ou não entendeu alguma coisa, só perguntar. Abraços. -- RTA 05:53, 19 February 2015 (UTC)

Alguém poderia me ajudar no processo de solicitação de liberação de conteúdo?

Gostaria de mandar um OTRS para o material: Documentos e manuscritos de Charles Darwin estão disponíveis na internet.

Pelo que vi não está sob licença livre, queria uma ajuda. :) --Webysther (talk) 10:05, 18 February 2015 (UTC)

Webysther o que está implícito ali com o tempo de morte é que as obras estão em domínio público e qualquer um pode utilizar da forma que melhor entender. Não estão sob uma licença livre, pois qualquer direito sobre a obra foi pra vala, logo também é aceito aqui.
Há várias obras dele por aqui: File:Geospiza strenua1.jpg, embora não estejam categorizadas adequadamente.
Mas aquele projeto em questão também digitaliza o material, o que é importante, pois sem que alguém digitalize, não dá para circular online ;). Mas assim que digitalizado, pode-se fazer a importação para cá.
Vide: Commons:Licenciamento para maiores esclarecimentos, ou pergunte aqui. Abraços. -- RTA 06:07, 19 February 2015 (UTC)
File:Geospiza strenua1.jpg é uma obra de "John Gould", publicado por Charles Darwin. Para "A Origem das Espécies" ver — per Category:Charles DarwinThe Origin of Species e Die Entstehung der Arten (Darwin) (scan da versão alemã). Ver também Category:Books by Charles Darwin e categorias relacionadas. Gunnex (talk) 09:19, 19 February 2015 (UTC)

EDINA FUJII Academia Brasileira de Cinema.jpg

Boa tarde. Estou confusa quanto a eliminação de um arquivo. Publiquei de forma errada e na tentativa de eliminá-lo fiquei confusa com os passos informados. Peço ajuda para tal: EDINA FUJII Academia Brasileira de Cinema.jpg Grata pela atenção,

Telma mattana (talk)Telma~~

Relacionado: File:EDINA FUJII Academia Brasileira de Cinema.jpg (upload de 13.02.2015, tamanho: 142 × 87) = já publicado anteriormente via http://academiabrasileiradecinema.com.br/edina-fujii/ (© Copyright 2014 - Academia Brasileira de Cinema) = http://academiabrasileiradecinema.com.br/wp-content/uploads/2014/04/edina.jpg (última modificação: 2014). Gunnex (talk) 18:04, 19 February 2015 (UTC)

Carregar Imagens de forma legal

Boa noite gostaria de saber como posso carregar uma imagem no Commons de forma legal, eu carreguei uma imagem mais um tal de (User talk:Gunnex veio e excluiu a minha imagem, eu nunca havia carregado uma imagem e só fiz isso porque a outra que eu havia colocado havia sido excluido sendo que eu nem carreguei ela ou enviei, gostaria que me ajudasse pois não quero mais passar por situações como essa com o tal User talk:Gunnex que inclusive baixei um pouco o nível. a imagem em questão é sobre a capa de um álbum e quero que me ajude a carregar a imagem sem ter complicações. User talk:BeethovenBoeno

Ver User talk:Gunnex#Black Messiah. jpg --> resumo: "exclua faça o diabo a quatro, não me importo (...) eu não sabia que existia toda essa burocracia e tantos vigias, cães de guarda desocupados preocupados (...) da próxima vez que carregar uma foto aqui vou pedir uma liminar ao meu advogado (...) [etc.])." Gunnex (talk) 02:03, 22 February 2015 (UTC)
Quer ajuda BeethovenBoeno???
Primeira coisa, baixa a bola que você está errado, segundo, os Primeiros passos irão mostrar o que essa comunidade faz, e como você pode contribuir, ao final você talvez entenderá razões pelas quais não aceitamos capas de álbuns... E se sair esbravejando dessa forma como fez, sem razão nenhuma, sem ter lido qualquer coisa sobre a comunidade, sem entender sobre direitos autorais, invocando advogados... bom, sinto muito, mas não vejo como você pode participar da comunidade, muito menos como pode se inserir em qualquer espaço social.
Gunnex ¬¬ subdesenvolvido é ________, aqui já chegou internet, qualquer primata capaz de digitar consegue acessar qualquer informação. Direto autoral aqui não é respeitado não por falta de educação, e sim por não termos essa cultura de apropriação, já parou pra pensar que isso pode não ser ruim? Quando fora desenvolvido a lei de direito autoral não era nada forte aqui, e só começou a ser mais cobrada nos últimos anos. Aqui vive-se na cultura do remix, tudo é feito para ser apropriado e recriado.
-- RTA 16:45, 26 February 2015 (UTC)

Concurso Fotográfico Wiki Loves Earth Brasil 2015

Olá pessoal, como não vi nenhuma sinalização do Brasil em organizar e participar do concurso Wiki Loves Earth 2015, iniciei o planejamento para a realização da etapa brasileira, como fiz em 2014. Este ano temos alguns desafios a mais, mas mesmo assim pretendo realizar o concurso, com ou sem apoio de mais membros da comunidade, pois, é uma atividade que gera muito impacto e muitas contribuições para os projetos. Já estou mexendo o doce e confirmando alguns apoios de realização e divulgação. Fui contatado pelos organizadores da etapa internacional e contribuirei também por lá.

Aos interessados, acessem a página de planejamento. "Sigam-me os maus" :-) Rodrigo Padula (talk) 21:59, 3 February 2015 (UTC)

Boa-tarde, Rodrigo, Sou fotógrafa amadora e, se der certo, pretendo enviar algumas imagens. Pergunto onde deveremos postá-las. Grata. Lais Castro (Recife/PE).
Olá Lalaisca, em breve anunciaremos em nossa página no facebook, no commons e Wikipédia a abertura da submissão de fotos. O envio estará disponível entre os dias 1-31 de maio de 2015. Como ficou sabendo do concurso? Abraços Rodrigo Padula (talk) 18:29, 9 February 2015 (UTC)
Quantos milhares de reais serão utilizados dessa vez? -- RTA 05:54, 19 February 2015 (UTC)
Todos os milhares de reais necessários para desenvolvermos um concurso exitoso como no ano passado meu caro RTA. Ainda estou buscando apoio e patrocinadores para premiação, exposição e impressao de material. Abraços Rodrigo Padula (talk) 14:38, 25 February 2015 (UTC)
ai ai... -- RTA 05:49, 26 February 2015 (UTC)
RTA, sem sombra de dúvidas você é um cara que tem um grande potencial de contribuição para os projetos Wikimedia, só não entendo pq sempre prefere focar no mi mi mi Rodrigo Padula (talk) 15:44, 26 February 2015 (UTC)

Eu não tenho potencial, isso é pra quem não faz porra nenhuma ;). Alias, prefiro "ficar de mimimi" do que usar dinheiro de doação para autopromoção >>>, e se eu ficasse de mimimi você nem teria a possibilidade de fazer o fez, pois nem teria uma comunidade offline, nem acho que programa catalisador em verdade, já que ele foi uma resposta da WMF pra a WMBR combativa... V peace! -- RTA 16:31, 26 February 2015 (UTC)

Vc faz Mi mi mi justamente nesse papo de dinheiro de doação para auto-promoção, não sou fotografo e não dependo disso pra me promover, participo desses eventos desde as primeiras edições, fui como convidado pago pelo evento, não fui usando recurso da WMF. O contrato do Catalisador expirou em setembro de 2014 e tudo desde então eu fiz como voluntario (por sinal meu contrato era tempo parcial e boa parte da minha dedicação aqui e ao WLE 2014 foi como colaborador nao remunerado). Bora concentrar esforços no trabalho e projetos que gerem resultados... viva a paz :-) Rodrigo Padula (talk) 17:24, 26 February 2015 (UTC)
Galera aqui da Commons, alguém aqui recebeu algum convite da Campus Party para falar da comunidade?
Alguém aqui foi convidado para fazer parte de alguma apresentação sobre a comunidade nessa palestra?
Alguém aqui foi parar em jornal para falar em nome da Commons, e se foi, não veio aqui convidar outros à participar?
Levanta a mão ae!
Então sim, Sr.Padula, você faz as coisas que faz em prol próprio, pois se não o fosse, você viria até aqui convidar pessoas que entendem e participam mais ativamente da comunidade para responder questionamentos sobre ela, auxiliar possíveis interessados, não teria afastado pessoas interessadas em ajudar na organização do WLE.
Alias, não foi somente esse evento no qual você se aproveitou da comunidade, também vale ressaltar que a comunidade não recebeu nenhum retorno do Paraty em Foco, e você foi, olha só um padrão, o único a ir, sem convidar a comunidade, à propósito, onde está o relatório de gastos dessa parceria? Pois nem membros do catalisador souberam me informar.
Você não é fotógrafo, mas não precisa ter muita sapiência para saber que se seu nome aparece em diferentes mídias, em diferentes eventos, em diferentes situações, isso lhe traz retorno, senão não haveria "coluna social", por exemplo...
Só uma observação, não vi nada que trouxe resultados positivos pelo qual você fora remunerado, e sair dando dinheiro que não é de sua responsabilidade para promover um concurso que teve baixíssimo retorno, não é um feito. -- RTA 17:51, 26 February 2015 (UTC)
Só mi mi mi. Quanto ao convite da campus party, ano passado eu consegui entradas para varias pesoas e slots de palestra tb. Este ano recebi convite pessoal e intransferivel para palestrar, fui sozinho pago pela comissão organizadora, se vc fosse um cara um pouco mais gentil e amigável, com certeza eu faria de tudo para conseguir um slot e credenciais pra você. Quem desde o início procura briga comigo é vc, tento ser sempre o mais cordial possivel.A exposição e WLE foram abertos,qualquer um que desejou ajudar ajudou, publiquei chamadas nas esplanadas e lista assim como ja fiz pro WLE 2015. Os gastos foram publicados no relatorio e demais discussões, incluindo respostasa suas mensagens em listas internacionais. Gastamos R$10.000 em premiação nas duas categorias para 1,2 e 3 lugar e R$13.000 na exposição, que nos custaria R$25.000 ou mais se eu nao tivesse negociado a parceria, a verba foi aprovada pela WMF e pela gestora do programa catalisador, esse dinheiro nao passou naminha mão e nao fui eu o responsavel por bater o matelo em valores, tudo foi estudado e discutido com a Ação Educativa e WMF. A realização de um concurso fotografico estava na pauta de projetos do catalisador aprovados e discutidos com a WMF e comunidade, só peguei o bode pelo chifre e fiz de tudo para realizar tal projeto. O concurso brasileiro foi extreamamente reconhecido pelo movimento wikimedia internacional, recebendo mais de 7.000 fotos e cerca de 900 novos usuários com engajamento de 96% de novos usuários, o maior engajamento de novos usuários dentre todos os concursos realizados ano passado. Cite aqui qualquer atividade no Brasil que tenha gerado tais numeros. O resultado do concurso foi publicado na revista Fotografe Melhor com tiragem de 50.000 copias em todos o país, se isso não é um bom resultado, não sei mais o que é. E ja te adianto uma coisa... esse ano farei ainda mais barulho com esse concurso e ja estou fechando boas parcerias!! Nada de recurso ainda definido, mas ja contamos com forte apoio institucional. Chega de mi mi mi e boa trabalhar Rodrigo Padula (talk) 18:05, 26 February 2015 (UTC)
HAHAHAHHA, é porque eu sei da sua índole, e não fui otário que nem o pessoal do WUG-BR, que só foi sacar quem era você depois de 6 meses ou mais.
No mais, é tudo falácias (já refutadas em outro momento), cadê o relatório de gastos? -- O REI DO MIMIMI, mas que não gasta milhares de reais para autopromoção! 18:24, 26 February 2015 (UTC)
Bom, no meu tempo no catalisador eu fiz o que fui pago pra fazer e o WUB-BR só existe pq eu fiz a proposta e defendi seu reconhecimento, depois o grupo virou o que virou e essa galera so esta curtindo viajar pela WMF, vá lá critica-los e não a mim ou a minha índole, pois vc não me conhece. Todos os recursos gastos foram aprovados e comprovados a WMF e pagos pela Ação Educativa com autorização e reconhecimento de todos os envolvidos. Vc é apenas um cara que já foi bloqueado em tudo que é projeto e fica pulando de galho em galho causando problemas. Ja fez isso na wikipedia e foi bloqueado, wikinews, wikivoyage e etc, agora está aqui no Commons e não demora muito ser bloqueado novamente... só causando problemas e tentando ser líder de alguma coisa, que nunca será por esse perfil problemático que só te isola das pessoas. Enquanto vc fica ai nesse mimimi e calunias e difamações, eu sigo dando minhas palestras, fazendo meus projetos e contribuindo com o movimento wikimedia, difundindo os projetos por onde passo. Saiba que isso aqui não me lega a lugar algum, eu sim, levo esses projetos pra onde eu vou. Tenho boa reputação e amizades em todo o país, nos mais diversos eventos de TI e conhecimento livre, palestro neles desde 2005 e sou sempre convidado, independente do projeto ou bandeira, eu que escolho o que levo e o que eu apresento. Se você fosse um pouco mais gentil e amigável, também seria convidado e as pessoas repassariam convites pra você, mas, por te conhecer e saber desse perfil destrutivo, eu nunca te encaminharei nada... nem pra bater papo no boteco da esquina, vc é capaz de espantar até os bêbados com essa prosa ruim. E PODE SE RASGAR POR AÍ PQ ESSE ANO TEREMOS WIKI LOVES EARTH NOVAMENTE E SE TUDO CORRER BEM SERÁ MELHOR DO QUE ANO PASSADO. VOU FAZER DE TUDO PRA FAZER ISSO BOMBAR NA MÍDIA, COM MATÉRIAS EM REVISTAS, JORNAIS E OS RESULTADOS SERÃO DIVULGADOS EM VÁRIOS EVENTOS E PALESTRAS Rodrigo Padula (talk) 12:24, 27 February 2015 (UTC)
  • Parabéns Padula! Posso apoiar em tarefas on line (categorização, geolocalização, tradução etc). E não sei pq vc se engaja em responder pra um usuário cuja reputação é tão ruim que até assinatura mudou. Banido em várias wikis lusófonas aliás... Set ignore on.... José Luiz disc 13:56, 27 February 2015 (UTC)
Pois é, ja estou seguindo seu conselho a partir de agora. Se junte a nós aqui na página e vamos discutindo. Estamos agora pensando na melhor forma de realizar o Wiki Loves Earth, se mantemos na Wikipédia como no ano passado, se trazemos essas páginas pra cá ou se criamos um site externo para facilitar a divulgação dos links, parceiros e marcas apoiadoras. O que vc acha? E os demais aqui? Alguma sugestão? Bora lá definir isso na página de planejamento do concurso. Rodrigo Padula (talk) 14:05, 27 February 2015 (UTC)
Vai continuar gritando? -- RTA 17:34, 27 February 2015 (UTC)

Ron Mueck - Pinacoteca do Estado de São Paulo

Eu vi que é permitido tirar fotografias e pelas outras perguntas que o trabalho que eu produzir é licença minha, mas e no caso de esculturas? Eu posso tirar uma foto e ela ser utilizada aqui ou eu preciso/wikimedia precisa de autorização? Vou domingo na exposição e queria uma ajuda. :) --Webysther (talk) 03:21, 21 February 2015 (UTC)

Acho que essa imagem já responde a dúvida... :/ Webysther (talk) 03:28, 21 February 2015 (UTC)
Mas podemos tentar um OTRS para esse caso? Webysther (talk) 03:29, 21 February 2015 (UTC)
Ou eu posso adicionar as imagens na Wikipédia americana e deixar que ela só seja utilizada lá? Webysther (talk) 03:30, 21 February 2015 (UTC)
Vamos lá Webysther, que tipo de obras que você pode tirar fotografias, obras em domínio público e obras sob uma licença livre.
O que ocorre na WP em inglês, não na "americana" já que as comunidades são seccionadas pela língua, não por motivos geográficos, é que eles utilizam-se da ideia de fair-use, que é utilizar algo sob uma licença proprietária, só que eles usam "só um pouquinho" e com o propósito de uso restrito para ilustração de algo educacional e/ou jornalístico.
Então, como já há imagens que estão realizando essa função o upload de novas não é incentivado.
E não, neste caso o OTRS não lhe ajudaria, o OTRS tem como uma das suas funções de auxiliar as pessoas a licenciarem suas obras sob uma licença livre. No caso o que você teria que fazer para obter uma foto livre dessa exposição, ou seria uma foto que não coloca uma obra em específico em foco e mostra a exposição em geral, ou você teria que pedir para o Ron Mueck licenciar as obras dele sob licenças livres e enviar a autentificação por OTRS. A primeira é tecnicamente difícil a segunda, bom, digamos que pode dar um pouco de trabalho.
Se quer a minha ajuda, para essa exposição era bom você já estar acampado lá, já que você resolveu ir no dia que terá gente caindo pelo ladrão, e há uma grande possibilidade de você ter dificuldades para entrar, e muito mais ainda pra fotografar. Abraços.-- RTA 07:40, 21 February 2015 (UTC)
Pelo que vi aqui a Pinacoteca não permite fotos "para books e quaisquer outros fins comerciais (...) sem autorização prévia da Pinacoteca.". Além disso a Pinacoteca avisa que especialmente para exposições temporárias o registro fotográfico pode ser restrito. Alerto também para a legislação brasileira relacionada via COM:FOP#Brazil que diz que somente as obras situadas permanentemente em logradouros públicos podem ser representadas livremente, por meio de pinturas, desenhos, fotografias e procedimentos audiovisuais. (o que falha considerando exposições temporárias) e deixa aberta a questão se fotos tiradas no interior (indoor shots) de edifícios (museus, galerias de arte, etc.) são permitidos já que (no meu ver, e de outros) um "logradouro público" é mais relacionado com praças, ruas, avenidas, etc. (ver também "Brasil" e a entrada "?" no campo "Public interiors" da lista COM:FOP#Summary table). Gunnex (talk) 09:58, 21 February 2015 (UTC)
Gunnex Essa primeira parte do que disse entra naquele link que eu mandei pra responder sobre o Parque Cantareira, Commons:Non-copyright restrictions#.22House_rules.22, então adianta eles colocarem esse tipo de restrição, não peso legal.
Eu sei disto. Era só um aviso para que a visita planejada à Pinacoteca não acabe em "frustração fotográfica" e tumulto com os guardas, eventualmente não podendo tirar fotografias das obras de interesse :-). Gunnex (talk) 10:31, 22 February 2015 (UTC)
Sobre exposição fixa, essas: File:Interior da Pinacoteca do Estado de São Paulo.jpg, File:Ponte da Pinacoteca do Estado de São Paulo (2).jpg são permanentes e são cobertas pela lei. Mas quanto as obras permanentes que não estão em domínio público, em teoria, se ficam expostas ao público de forma livre e à todo tempo, estaria coberto pela lei... tanto que houve há alguns anos uma digitalização de interiores de museus, todas as imagens geradas estavam em domínio público e até falaram na possibilidade de importação de imagens para cá e oficinas para nossos voluntários conseguírem produzir aquele resultado, mas não tivemos coro para fazer esse trabalho... (era o começo do fim da WMBR).
Anyway my two cents. -- RTA 07:21, 22 February 2015 (UTC)
Bom, me referi acima a Pinacoteca, um museo de arte, cheia de obras de arte, e a intenção do Webysther de fotografar (entre outros) esculturas. Geralmente falando (e como você disse), não há problemas em tirar fotos de interiores de edifícios se as fotos não mostram conteúdo protegido por direitos autorais e/ou mostram conteúdo em PD e/ou que são COM:DM (exemplo). Em relação ao FOP no Brasil há uma caso interessante, decidido pelo Superior Tribunal de Justiça em 2011 a favor do artista plástico Sival Floriano Veloso (e contra a pt:Telemar, hoje "Oi") que viu seu direito autoral (e moral) violado, mesmo sendo suas esculturas instaladas de maneira permanente numa praça pública. A indenização foi fixada em R$ 250 mil (detalhes, decisão baseada nos artigos 77 e 78 da Lei 9610, legislação sobre direitos autorais). Gunnex (talk) 10:31, 22 February 2015 (UTC)
Obrigado pela ajuda e tanta informação! :) Fui no último dia e cheguei às 6hs e a fila estava enorme já, esperei 4 horas, foi um caos fotografar mas consegui. É uma pena não poder divulgar, mas mandei um OTRS para o Ron Mueck, vai que cola... (risos) --Webysther (talk) 05:10, 25 February 2015 (UTC)

Webysther tenta lá, já colou com o Ziraldo, File:Menino maluquinho.png, vai que... -- RTA 17:54, 27 February 2015 (UTC)

OTRS Wikiaves

Bom dia, postei um tópico no fórum da wikiaves sem muito retorno, os usuários criam fotos incríveis de diversas espécies (ou praticamente todas) que precisam de imagens no wikispecies e em outros projetos (wiktionary, wikipedia e etc). Temos apenas um usuários que ajudou com algumas imagens aqui. Estava pensando em conversar com o criador da rede social e tentar fazer um acordo de cooperação para permitir o usuários selecionar o tipo de licença para a imagem para permitir um trabalho mais transparente. Enquanto isso, estava pensando em começar a mandar um OTRS para os usuários individualmente, o que vocês acham? --Webysther (talk) 04:36, 21 February 2015 (UTC)

Eu acho interessante, mas acho mais interessante antes de você fazer via OTRS, tentar fazer com que eles façam o upload diretamente aqui, pois muitas das imagens foram tiradas com câmeras que produzem imagens em maior qualidade das que lá estão disponíveis. Além disso, você terá todo o trabalho de importar, peça a peça, pedir o envio do OTRS de cada obra, sendo que você poderia simplesmente pedir que o autor descarregue o conteúdo dele aqui.
Outra opção mais interessante que o pedido cabeça à cabeça é você contatar o operador do site e tentar implementar uma política de compartilhamento das imagens e/ou de liberdade para a escolha da licença. Até para que o conteúdo escrito esteja sob licença livre e possa ser utilizado aqui.
Uma observação, se eles fazem conteúdo à partir do nosso textos, eu não fui verificar o quanto eles realmente usam, todos os textos gerado está em uma licença cc-by-sa, pela clausulá SA - Share Alike - CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições ao abrigo da mesma licença que o original. [23]
Alias, infelizmente como nenhuma dessas fotos têm uma autorização via OTRS, de forma a poder provar o autor, elas deveriam ser deletadas. Passaram sem serem notadas... Amanhã eu tento ir atrás desses caras para conseguir uma autorização de forma interessante, se o WikiAves tivesse a opção de as pessoas simplesmente trocarem a licença delas, seria muito mais fácil...
Abraços. -- RTA 07:59, 21 February 2015 (UTC)
Oi! Só para evitar desentendimentos: "Outra opção mais interessante que o pedido cabeça à cabeça é você contatar o operador do site e tentar implementar uma política de compartilhamento das imagens e/ou de liberdade para a escolha da licença" --> Isto não vai dar. O operador do site não pode de conta própria mudar o licenciamento de fotos já carregadas no portal Wikiaves SEM contactar antes cada contribuinte individualmente se este concorda com um licenciamento livre das suas obras. O que ele pode fazer (e isto você queria dizer, ou?) é mudar o sistema de upload para futuras fotos, deixando o contribuinte a escolher (antes do upload) a forma de licença com que quer contribuir, estabelecendo assim um sistema parecido como o Flickr/Panormamio/etc., a onde fotos podem, dependendo da motivação do fotógrafo, receber licenças individuais (alguns cc-by-(sa-)X.0, outros NC e/ou ND, e o resto "todos os direitos reservados").
"se o WikiAves tivesse a opção de as pessoas simplesmente trocarem a licença delas, seria muito mais fácil..." Pois é....
Em relação a lista citada e "Amanhã eu tento ir atrás desses caras para conseguir uma autorização (...) --> isto seria muito legal!
Gunnex (talk) 14:38, 21 February 2015 (UTC)
Tecnologicamente falando (programmer here) é possível dar a opção de cada usuário determinar o tipo de licença das suas imagens (igual no flickr). Eu tentei ir pelo lado amigável (e emocional) mas não tive um retorno do operador. Estou tentando entrar em contato com ele no linkedin pq temos vários contatos em comum. Eu deixei um post no forum aqui (necessário ter cadastro para ver), se vocês quiserem se cadastrar para engrossar o caldo ou me ajudar a entrar em contato com o criador do sítio. Estou surtando para ter essas imagens aqui, incríveis, simplesmente incríveis. Nem o Encyclopedia of Life tem um material tão bom. XD --Webysther (talk) 20:41, 21 February 2015 (UTC)
Estava pensando em propor uma parceria, em ajudar no desenvolvimento de uma integração programática caso a inclinação deles fosse favorável. --Webysther (talk) 20:52, 21 February 2015 (UTC)
Ver também GLAM (GLAM = "Galleries • Libraries • Archives • Museums") = " O projeto "GLAM-WIKI" suporta GLAMs e outras instituições que querem trabalhar com a Wikimedia para produzir conteúdo de livre acesso e livremente reutilizável para o público". Gunnex (talk) 23:06, 21 February 2015 (UTC)
Fiz contato com os membros do Wikiaves ano passado durante o Wiki Loves Earth Brasil e fui muito mal recebido lá. Vi até que alguns vieram participar e submeteram algumas fotos para o concurso, mas no geral, não curtiram a ideia de publicar as imagens aqui em CC-BY-SA :( Rodrigo Padula (talk) 14:49, 25 February 2015 (UTC)
Eu entrei em contato pelo e-mail, linkedin, google+, página de contato do site e nenhum retorno do responsável pelo site. Ele tem cadastro aqui, é o usuário Reinaldo César Guedes e enviou essas fotos. Lá no fórum ninguém respondeu mais... :( Consegui até o endereço da casa e telefone celular do criador do site mas acho que ia ser pesado chegar a esse nível... --Webysther (talk) 02:11, 26 February 2015 (UTC)
Acho que não vale forçar muito. Estamos planejando o Wiki Loves Earth 2015, se tiver interesse em ajudar é só se juntar ali na pagina conforme anunciado aqui na esplanada. Assim que avançarmos com o planejamento, pretendo convidar novamente o pessoal do Wikiaves através do fórum e demais canais de contato que possuo. Rodrigo Padula (talk) 03:00, 26 February 2015 (UTC)

Eu não iria não, só dizendo que pessoas acham que gastar de dezenas de milhares de reais em um concurso feito voltado para promover uma pessoa, não é algo bom. Ignore essa pessoa e faça os contatos necessários com o pessoal do WikiAves. -- RTA 05:49, 26 February 2015 (UTC)

Esse mi mi mi aí de auto-promoção que eu to falando RTA. Cada projeto que gera impacto, gera visibilidade pra quem participa e apoia, é algo natural. Voltando ao assunto, acho que vale o contato, como dissemos, ambos tentamos e não conseguimos, talvez seja interessante pensar numa abordagem que seja interessante pra eles contribuirem, só isso, se forçarmos demais, aí que eles naao contribuirão aqui. Rodrigo Padula (talk) 17:32, 26 February 2015 (UTC)
Gunnex eu acho que você apoia e participa mais do que eu, estou certo? E eu apoio e participo já um tanto a mais que alguém. Me diz uma coisa, pela lógica acima, você é assediado na rua? Ou pelo menos foi convidado para participar em inúmeras palestras de eventos comerciais... estou certo?
Se o assunto era contribuição para conseguir imagens do WikiAves, você saiu do assunto, e está atrapalhando o andamento de mais uma discussão. Na sua lógica só se derem dinheiro eles irão contribuir... Então Webysther, sugiro que pague logo 20 mil reais para uns 3 fotógrafos de lá, que sairá mais barato que investir no WLE. -- RTA 17:58, 26 February 2015 (UTC)
E vc acaba de faturar o troféu Mi Mi Mi. Sei q vc tem dificuldades de interpretação, mas creio que os demais citados aqui entenderam meu ponto de vista!! Wikiaves é um excelente projeto e com certeza contribuiriam muito com o commons licenciando as imagens em CC-BY-SA, boa sorte nessa empreitada! :-) Rodrigo Padula (talk) 18:10, 26 February 2015 (UTC)
Oi! Eu não sei de onde tirou qualquer "lógica" minha dos meus comentários inócuos acima (1x questão técnica licença de um site, 1x aviso para "GLAM"). Eu também não sei de onde tirou a afirmação que eu estjea "atrapalhando o andamento de mais uma discussão" (considerando "de mais uma" = aparentemente existem diversas discussões que eu tenha atrapalhado). "Sei q vc tem dificuldades de interpretação (...)". Eu também não tenho dificuldades de interpretação. Gunnex (talk) 18:24, 26 February 2015 (UTC)
Gunnex "Bebesse?" leia direito, só pedi sua opinião da lógica aqui citada e falei que Sr.Padula estava atrapalhando querendo vender algo nada a ver com a discussão. Deixa quieto vai. -- RTA 18:29, 26 February 2015 (UTC)
Estou tomando chá. Em lendo "Gunnex eu acho que você apoia (...) referi tudo a minha pessoa que escreveu depois. Okay, entendi melhor agora — mas eu reafirmo que eu não tenho dificuldades de interpretação :-). Gunnex (talk) 18:38, 26 February 2015 (UTC)
O comentario que eu coloquei foi para o Rodrigo Argentom, que sempre leva qualquer contribuição ou atividade pro lado de "vc esta so se promovendo" e acaba transformando qualquer conversa e discussão numa briga épica de pontos de vista. Rodrigo Padula (talk) 19:21, 26 February 2015 (UTC)
Calma pessoal, eu entendi o ponto de vista de cada um. Ambos estão corretos, o WLE do ano passado que me incentivou a ajudar de vez aqui, é claro que tem gente que vem pela fama e blablabla, mas deixa, depois que ele colocar a imagem já era... :P Olha, no fundo, eu só quero que eles ajudem e não morra com eles imagens tão boas. Eu até sugeri que colocar no EOL se eles não se sentissem confortáveis com o tipo de licença daqui, o importante é ajudar a disseminar conhecimento de forma ampla, pelo menos é assim que eu penso. Já o meu mimimimi com eles não vou parar, espero que não fiquem de bronca, se eu perceber isso eu paro. E também espero que o WLE ajude a trazer mais imagens que inicialmente eram de licença fechada. :) --Webysther (talk) 18:50, 26 February 2015 (UTC)
Pode contar comigo. O criador do site é de Juiz de Fora, morei lá e vou lá com frequencia. Tentarei conversar com ele pessoalmente pra explicar melhor. As vezes emails e mensagens nao expressam bem o que queremos dizer. Abraços Rodrigo Padula (talk) 19:21, 26 February 2015 (UTC)
Webysther fiquei super feliz de ver que você chegou aqui através do concurso WLE 2014 e continua dando força ao projeto, creio que por essa o RTAnão esperava :-). De qualquer forma fique a vontade para se juntar a nós no planejamento ou até mesmo participando novamente este ano enviando mais fotos. Grande abraço Rodrigo Padula (talk) 19:26, 26 February 2015 (UTC)

Webysther, não, você não entendeu, estou pouco me ferrando para quem traz conteúdo, estou bem mais preocupado com quem gasta dezenas milhares de reais e tudo pra voltar pra ele. ;) -- RTA 19:26, 26 February 2015 (UTC)

Conteúdo não relacionado com o tópico
Por favor RTA, se comunique aqui com mais respeito com os que contribuem com o movimento wikimedia e com o commons. Caso continue com essa conduta solicitarei aos administradores que tomem as medidas necessárias para que nao continue afastando os que querem contribuir com este projeto com ofensas e palavras inapropriadas. Rodrigo Padula (talk) 19:34, 26 February 2015 (UTC)
Vai lá.   -- RTA 23:33, 26 February 2015 (UTC)
@Rodrigo Padula: Você não precisa desperdice o seu tempo. Não acho que isso é uma situação pessoal com você, algumas pessoas simplesmente têm desequilíbrios químicos que não podem controlar resultando respostas desse tipo. Não é bom ter preconceitos, eu sinto muita compaixão por esses seres com problemas, eu tentei muitas vezes para ajudá-lo, mas não consegui. Deve ser um solitário e isso não é bom, ele nunca terá uma queda de aborrecimento ou de ódio, apesar de sua muitas amostras desrespeito.--The_Photographer (talk) 17:36, 27 February 2015 (UTC)
Padula's gang on, hooray! Está muito mal frequentado esse lugar, vou dar um rolê ali, para não ser mais confundido com isso aqui. -- RTA 17:47, 27 February 2015 (UTC)

Webysther, se quiser também pode ir no OTRS Noticeboard e solicitar que eles entrem em contato com os autores do WikiAves, Gunnex, o que eu disse não foi para alterar as licenças atuais e sim montar uma campanha dentro do wikiaves para inserção de conteúdo livre, coisas completamente diferentes. -- RTA 17:50, 27 February 2015 (UTC)