Open main menu

Commons: Sobrescrever ficheiros existentes

This page is a translated version of a page Commons:Overwriting existing files and the translation is 96% complete. Changes to the translation template, respectively the source language can be submitted through Commons:Overwriting existing files and have to be approved by a translation administrator.

Outdated translations are marked like this.
Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎dansk • ‎español • ‎français • ‎polski • ‎português • ‎português do Brasil • ‎čeština • ‎русский • ‎українська • ‎العربية • ‎فارسی • ‎中文 • ‎日本語

Esta orientação indica quando é que os utilizadores devem, ou não, sobrescrever ficheiros existentes[1]. É necessária orientação sobre este tema porque, tanto os projetos da Wikimedia que usam ficheiros da wiki Commons, como os reutilizadores externos que usam diretamente o conteúdo da wiki Commons, dependem de uma estabilidade razoável dos ficheiros. Em resultado, a regra básica é que os ficheiros existentes não devem ser sobrescritos com conteúdos substancialmente diferentes, ao passo que pequenas melhorias devem sobrescrever a versão anterior (mas veja abaixo as exceções). Quando em dúvida, ou para resolver conflitos entre utilizadores, não sobrescreva o ficheiro existente.

Nota: a licença não pode ser mudada. Um ficheiro só pode ser carregado com uma licença diferente só for carregado como um ficheiro novo.

Quando não se destinam a sobrescrever um ficheiro existente, as mudanças feitas a um ficheiro devem ser carregadas com um nome novo (idealmente, semelhante ao anterior) e a página de descrição do ficheiro deve conter uma hiperligação para o ficheiro original e deve fazer a atribuição do autor, ou autores, originais.

Contents

Quando SE DEVE sobrescrever um ficheiro

Para pequenas melhorias

  Regra geral, use a hiperligação "Carregar uma nova versão deste ficheiro" apenas para pequenas melhorias de um ficheiro. Alguns exemplos:

  • Substituição por versões de maior resolução do mesmo ficheiro.
  • Correção ligeira e incontroversa da cor, redução do ruído, correção da perspetiva, etc.
  • Remoção de uma marca de água.
  • Rotação de 90°, 180° ou 270°, ou correções ligeiras, por rotação, de imagens inclinadas.
  • Ligeiros recortes da imagem.
  • Correções de diagramas, mapas ou gráficos, se estiver disponível uma versão mais precisa.
  • Correção de erros de SVG.
  • Adição ou correção de traduções, correção de erros ortográficos (por exemplo, mudar "grater" para "greater").

e alterações semelhantes, em que a composição essencial não seja alterada. Isto pode incluir um ligeiro recorte, por exemplo para remover uma borda adicionada recentemente (não sobrescreva ficheiros quando houver remoção de partes de imagens históricas). Imagens com recortes substanciais devem sem carregadas com um nome novo, como «Nome antigo da imagem (recorte).jpg».

As correções de pequenos erros são normalmente consideradas pequenas melhorias. No entanto, quanto mais extensiva for a correção mais provável é que seja melhor carregar a versão corrigida como um novo ficheiro (evita gerar desacordos quanto à necessidade da correção e, possivelmente, uma guerra de carregamentos) e, se necessário, nomeie o ficheiro antigo para eliminação.

Nota: um ficheiro com anotações na imagem perderá as mesmas se a dimensão dos píxeis for mudada – ver Help:Gadget-ImageAnnotator#Limitations. Isto não é razão para carregar o ficheiro com um nome novo ao fazer pequenas melhorias, porque as anotações podem ser refeitas.

Exceções

  Se estiver a ser feita a restauração digital de um documento ou obra de arte históricos, a restauração (independentemente de ser pequena) deverá sempre ser carregada com um nome de ficheiro novo, fornecendo uma hiperligação para a versão original na qual foi baseada, no campo «outras versões». As alterações feitas também devem ser documentadas em detalhe suficiente para que possam ser reproduzidas, se possível. Esta é uma boa prática para restaurações, pois permite que os utilizadores e os restauradores subsequentes sigam a cadeia de melhorias e consigam fazer comparações detalhadas com os originais. No entanto, se a restauração de um ficheiro tiver deixado visível um grau de pó, por exemplo, não é necessário criar um novo ficheiro por cada pequena mudança na restauração. Em alguns casos, os ficheiros originais estão marcados com {{Please-do-not-overwrite-original-files}}.

 
O símbolo das Imagens Especiais.

? É preciso cuidado com ficheiros que tenham recebido um estatuto especial, como as imagens especiais (ou o equivalente noutro projeto da Wikimedia), pois o estatuto aplica-se àquela versão em particular. As imagens especiais, imagens de qualidade e imagens de valor são identificadas nas páginas de descrição do ficheiro usando {{Assessments}} (note que este estatuto especial da wiki Commons não se transfere para ficheiros derivados). O criador da imagem pode fazer pequenas mudanças se achar que as mesmas não irão gerar controvérsia no que diz respeito ao estatuto especial (por exemplo, remover grãos de pó ou corrigir uma inclinação ligeira). Mudanças possivelmente controversas devem ser discutidas com os membros do fórum que promoveram a imagem ao seu estatuto especial.

  Ficheiros usados em projetos da Wikimedia, cujo uso exige que o ficheiro permaneça inalterado – o que significa não sobrescrever o ficheiro, de todo: nem para atualizar, nem para pequenas melhorias, nem para correções de erros. Pode-se comentar livremente (incluindo apontar erros e indicar outras versões) na página de descrição do ficheiro na wiki Commons, mas o ficheiro em si não deve ser sobrescrito. Se necessário carregue uma nova versão como um ficheiro separado. Ficheiros deste tipo devem ser marcados com {{Please-do-not-overwrite-permanent-version}}.

  Alterações controversas ou contestadas. Se um editor considerar que uma alteração não é uma melhoria, (mesmo que o editor que alterou a considere uma melhoria pequena), a alteração pode ser revertida e a nova imagem deve ser carregada com um nome de ficheiro novo. Ver abaixo.

Respeitar os criadores de conteúdos

O criador original de uma imagem é normalmente a melhor pessoa para editá-la. Como o JPG é um formato com perdas, cada edição de um ficheiro JPG pode degradar um pouco a imagem; assim, edições que aparentam ser pequenas e «benéficas», como a alteração do balanço de brancos ou a redução do ruído da imagem, podem, na realidade, causar danos significativos à imagem. Com frequência, o criador da imagem tem acesso aos ficheiros em formato RAW (bruto, não tratado) a partir dos quais pode ser feita uma nova versão com qualquer correção que seja necessária. Isto é sempre melhor do que editar o ficheiro JPG. Se se tratar de uma fotografia, o criador da imagem estava lá quando a fotografia foi tirada, e portanto está em melhor posição para avaliar se as cores e a iluminação estão corretas. Assim, é vivamente aconselhado que os utilizadores que pretendem melhorar fotografias contactem primeiro o criador das mesmas, quer na wiki Commons quer em qualquer outro lugar.

Versões não editadas

  Por vezes, os utilizadores que carregam ficheiros novos que foram editados (por exemplo, uma fotografia com melhoramento da cor ou do contraste em comparação com a original) podem querer carregar também a versão original não editada. Carregar estas versões independentemente causa confusão desnecessária nas categorias. A solução é carregar primeiro a versão não editada, e pouco depois sobrepor-lhe a versão editada, de forma a que a versão não editada fique disponível no historial do ficheiro. As versões não editadas não são para serem usadas independentemente, e não devem ser bifurcadas como ficheiros separados, a menos que isto se justifique para um uso específico. Os ficheiros que usam esta abordagem devem ser etiquetados com {{Unedited version}}.

Nota: sobrescrever versões não editadas só se aplica se for feito pouco depois do carregamento da versão não editada, e só pode ser feito pelo carregador original para carregar uma versão melhorada do mesmo ficheiro. Em todos os outros casos, aplicam-se os critérios normais para sobrescrever ficheiros (é uma pequena melhoria?, etc). Adicionalmente, aplica-se a regra normal para resolver diferendos: se outro utilizador considera útil bifurcar o ficheiro, ele deve ser bifurcado.

Imagens secundárias

  Por vezes, os utilizadores podem querer fornecer uma imagem relacionada com o carregamento que estão a fazer, mas que pode estar fora do âmbito do projeto como ficheiro independente. Alguns exemplos disto são as imagens de marcas relacionadas com o tema da imagem principal, ou o verso de um postal como prova do estado dos direitos de autor. A solução é carregar primeiro a imagem secundária, e pouco tempo depois sobrepor-lhe a imagem a imagem principal, de forma a que a imagem secundária fique disponível no historial do ficheiro. As imagens secundárias não são para ser usadas independentemente, e não devem ser bifurcadas como ficheiros separados, a menos que isto se justifique para um uso específico. Os ficheiros que usam esta abordagem devem ser etiquetados com {{Secondary image}}. Note que as imagens secundárias não estão isentas das exigências normais de licenciamento.

Nota: sobrescrever imagens secundárias só se aplica se for feito pouco depois do carregamento da imagem secundária, e só pode ser feito pelo carregador original. Em todos os outros casos, aplicam-se os critérios normais para sobrescrever ficheiros (é uma pequena melhoria?, etc). Adicionalmente, aplica-se a regra normal para resolver diferendos: se outro utilizador considera útil bifurcar o ficheiro, ele deve ser bifurcado.

Ficheiros com dados atualizados

  É necessário cuidado ao sobrepor ficheiros com versões novas que refletem nova informação, porque em muitos casos isto pode não ser desejado pelos reutilizadores do ficheiro.

  No entanto, nos ficheiros pode identificar-se aos reutilizadores que a informação poderá ser atualizada – estes ficheiros podem e devem ser sobrescritos para refletir nova informação conforme seja necessário. A identificação destes casos pode ser feita no nome do ficheiro, na descrição do ficheiro ou (de forma mais clara) com a predefinição {{Current}}. É esperado que um ficheiro chamado «File:Mapa da Alemanha.svg» indique as fronteiras atuais e seja atualizado se as fronteiras se alterarem ou for detetado algum erro. Por outro lado, é esperado que um ficheiro chamado «File:Mapa da República Federal da Alemanha, outubro 1949 - novembro 1950.svg» esteja correto para aquele período e não reflita as fronteiras atuais.

Quando NÃO SE DEVE sobrescrever um ficheiro

Exceções à regra das pequenas melhorias

  • Exceções à regra «pequenas melhorias devem ser sobrepostas no mesmo ficheiro» (ver acima):
    •   Restauração digital.
    •   Ficheiros que tenham recebido um estatuto especial, como imagem especial, imagem de qualidade ou estatuto semelhante noutro projeto da Wikimedia. Estes ficheiros estão marcados com {{Assessments}}.
    •   Ficheiros utilizados em projetos da Wikimedia, onde o uso requer que não sejam modificados.
    •   Alterações controversas ou contestadas – ver abaixo.
    •   Remover partes de imagens históricas.
Por exemplo, as gravuras históricas têm muitas vezes uma borda e um texto a descrever a imagem, abaixo da imagem. Se estes faziam parte da composição original e pretende removê-los para alguns usos em sites da Wikimedia, carregue o resultado como um ficheiro novo. Se existirem anotações ou marcações na imagem que não faziam parte da composição original, estas podem ser removidas e colocadas na predefinição {{Information}} sem necessidade de carregar uma nova imagem; no caso das imagens do Bundesarchive, por exemplo, isto normalmente é um número e uma data da fotografia.

Mudanças consideráveis

  •   Mudanças consideráveis (por exemplo, cortes radicais).
  •   Mudanças que refletem dados diferentes (por exemplo, atualizar um mapa).
    •   A menos que um ficheiro esteja identificado como atualizável – isto é, identificado para os reutilizadores como um ficheiro cujas informações podem ser atualizadas, seja através do nome, da descrição, ou pelo uso da predefinição {{Current}}.

Ficheiros não relacionados

  •   Ficheiros sem qualquer relação.
    •   Ficheiros diferentes sobre o mesmo assunto (como uma fotografia de uma vaca carregada para sobrepor-se a outra fotografia de uma vaca).
    •   Ficheiros diferentes relacionados com exatamente o mesmo objeto (por exemplo, uma fotografia diferente do David de Miguel Ângelo).
    • Nota: não sobrescrever um ficheiro para eliminá-lo; siga a política de eliminação.

Mudanças controversas ou contestadas

  As alterações a um ficheiro que provavelmente serão contestadas, devem ser carregadas com outro nome de ficheiro. Guerras de carregamentos (uma forma de guerra de edições na qual os editores carregam repetidamente versões diferentes de um ficheiro numa tentativa de que a versão visível seja a sua) são sempre indesejáveis. Tal como noutras formas de guerra de edições, os utilizadores que se envolvam em guerras de edições podem ter a sua capacidade de edição bloqueada.

Se outro editor considerar que uma alteração não é uma melhoria, (mesmo que o editor que alterou a considere uma melhoria pequena), a alteração pode ser revertida. Quando uma alteração é revertida, a nova imagem deve ser carregada com um nome de ficheiro novo (a menos que o editor que fez a reversão concorde explícita ou implicitamente com a alteração contestada). Isto é verdade mesmo que, do ponto de vista de um dos editores, a alteração seja necessária para evitar infringir direitos de autor: neste caso, se não for possível chegar a um acordo por debate, o ficheiro antigo deve ser nomeado para eliminação.

Quanto mais utilizações conhecidas houver de um ficheiro (através de transclusões em projetos da Wikimedia), maior o cuidado que deve ser exercido para decidir se uma alteração é efetivamente «pequena». Quando mais generalizado for o uso do ficheiro, mais provável é que mesmo alterações pequenas sejam controversas. Quando em dúvida, carregar o ficheiro em separado evita surpresas desagradáveis para os utilizadores do ficheiro existente. Em alguns casos, uma conversa prévia com os carregadores anteriores do ficheiro ou alguém nos locais onde o ficheiro está a ser utilizado pode ajudar a decidir se uma alteração planeada pode ser considerada «pequena».

Alterações que quebram a consistência com outras imagens

  Quando imagens são consistentes entre si, as imagens individuais não devem ser alteradas de forma que as torne inconsistentes com as restantes (por exemplo, a imagem File:Icosahedron flat.svg não devia ter sido sobrescrita com uma versão de cor branca, porque isso quebrou a consistência do conjunto).

  Podem ser feitas alterações de pormenor a todas as imagens, desde que as imagens permaneçam consistentes (por exemplo, a remoção dos círculos à volta dos números na imagem File:Hawaiian Eruption-numbers.svg não constituiu problema, porque foi feita em todas as imagens do conjunto).

Exemplos

Pequenas melhorias

Veja, por exemplo, o historial de versões de

Considera-se uma pequena melhoria de elementos textuais, a correção de erros ortográficos na legendagem de mapas. Em contraste, traduzir toda a legendagem de um mapa, de inglês para alemão, é uma grande alteração e deve ser carregado como um ficheiro separado.

Cortes e remoções de cortes, substanciais

Further information: Commons:Media for cleanup #Unnecessary borders

Se um corte é «substancial» depende em parte da proporção da imagem que está a ser cortada e, em parte, da medida em que o conteúdo que está a ser retirado afeta a composição. O ficheiro File:Miyasaka Hakuryu II - Tigress with Two Cubs - Walters 71909.jpg é uma imagem de uma peça de museu num fundo cinzento; cortá-la muito mais perto do objeto foi considerado um corte mínimo. Por outro lado, a fotografia de Martin Scorsese abaixo foi substancialmente cortada para enquadramento de perto e o resultado foi colocado num ficheiro separado; e a fotografia de uma montanha abaixo, for cortada substancialmente para reenquadrá-la.

Whether a crop is "substantial" depends partly on the proportion of the image cropped, and partly on how much the excluded content affects the composition. For an image of a museum object on a grey background, cropping much closer to the object was considered a minor crop:

On the other hand, the photograph below of Martin Scorsese was substantially cropped for a closeup on his face, and the result was put into a separate file; and the photograph below of a mountain was cropped to substantially recompose it:

Quando cortar uma imagem JPEG, lembre-se sempre de fazer cortes sem perdas de qualidade.

  • Exemplo: Este retrato de 1899 de um jovem com um peixe de Wilhelm von Gloeden foi carregado em 2005 mas depois sobrescrito em 2010 com uma versão completa sem cortes. Embora a intenção fosse restaurar a imagem para uma versão de melhor qualidade, a sobreposição tornou-se altamente controversa porque mudou o contexto, passando-o de uma pose modesta para um nu com possíveis conotações eróticas. Em algumas das transclusões existentes esta alteração era indesejada e causou controvérsia; carregar a imagem de melhor qualidade como um ficheiro separado tê-la-ia evitado.

Versões não editadas

Imagens secundárias

  • Exemplo: File:Neapolitan Fisherboy.jpg é uma imagem de uma escultura, e contém no historial do ficheiro uma imagem da placa identificativa da escultura.
  • Exemplo: File:William Shatner Star Trek.JPG é uma foto publicitária de William Shatner como James Kirk do programa de televisão O Caminho das Estrelas, e a imagem mais antiga do historial do ficheiro é usada para verificar o seu estatuto de domínio público.

Ficheiros com dados atualizados

Exemplos:

Mudanças controversas ou contestadas

Versões permanentes

Ligar ficheiros

Atribuição

Certifique-se de que faz a atribuição adequada ao autor original, e de aplicar uma licença compatível com o ficheiro original. Para ligar os ficheiros, pode usar {{Derived from}} (derivado de) e {{Derivative versions}} (versões derivadas). Estão disponíveis predefinições mais específicas para obras derivadas, incluindo {{Image extracted}} (imagem extraída), {{Retouched picture}} (imagem retocada) e {{AttribSVG}} (atribuição de um SVG).

Usar o campo «other versions» da predefinição Information

A predefinição {{Information}} (informação) tem um parâmetro |other versions (outras versões) que pode ser usado para ligar versões diferentes de um ficheiro. Pode:

Hiperligações para conteúdos variáveis

Quando quer fornecer ou usar noutros projetos uma hiperligação estável para qualquer imagem que se espera que venha a ser repetidamente atualizada, pode fazê-lo de várias formas:

  • Marcar a página da imagem com a predefinição {{Current}} (corrente) (ver #Files with current data). As novas versões do ficheiro vão sendo carregadas com o mesmo nome e vão-se sobrepondo às anteriores, substituindo-as. As hiperligações de entrada a partir de outros projetos não são alteradas. A principal desvantagem é que uma versão antiga não pode ser diretamente hiperligada, se necessário.
  • Criar na wiki Commons uma página de redirecionamento de ficheiro com um nome de ficheiro definitivo e usar nos outros projetos hiperligações para este nome de ficheiro definitivo. As novas versões do ficheiro vão sendo carregadas com nomes diferentes, não se sobrepondo nem substituindo as anteriores. O redirecionamento é alterado para cada nova versão do ficheiro carregada. As hiperligações de entrada a partir dos outros projetos não precisam de ser alteradas. Isto significa alterar uma só hiperligação em vez de muitas. As versões individuais estão disponíveis no seu nome individual. Exemplo: hiperligação para File:Africa borders redirect na Wikipédia, e na wiki Commons ter File:Africa borders redirect a apontar para File:Africa borders 2011, File:Africa borders 2012, etc., conforme necessário. Note que o efeito de sobrescrita ou mudança pode ser ligeiramente atrasado pela atualização da cache ou pode falhar se forem introduzidos defeitos na área de redirecionamento do software.
  • Combinar os dois métodos. Tal como no primeiro método, ter uma página marcada com {{Current}} onde as novas versões do ficheiro vão sendo carregadas sempre com o mesmo nome e vão-se sobrepondo às anteriores, substituindo-as. Adicionalmente, e tal como no segundo método, as novas versões do ficheiro também vão sendo carregadas (e ligadas entre si) uma segunda vez com nomes diferentes, não se sobrepondo nem substituindo as anteriores. Isto significa que, tal como no segundo método, a versão corrente está disponível com dois nomes de ficheiro: aquele em que é atualizada com novas versões, e aquele individual que nunca mudará, mas desta vez não estão envolvidos redirecionamentos e portanto a solução é mais imune a atrasos da cache e defeitos introduzidos por atualizações do software.

Aviso: ao usar uma destas soluções, certifique-se de que é claro para os utilizadores do ficheiro que o conteúdo pode mudar, e tente verificar as utilizações do ficheiro antes de sobrescrevê-lo ou atualizar o redirecionamento.

Notas

  1. Um ficheiro pode ser sobrescrito por qualquer utilizador com uma conta criada há mais de 4 dias contados a partir da data de criação da página de descrição do ficheiro, usando a hiperligação Carregar uma nova versão deste ficheiro abaixo do historial do ficheiro; ou usando Especial:Carregar ficheiro. A página «Especial:Carregar ficheiro» fornece duas mensagens de aviso quando se sobrescreve um ficheiro existente: MediaWiki:UploadFormPreviewOverwriteError e MediaWiki:Fileexists (ver também Bugzilla:39344). O Assistente de envio de ficheiros não permite sobrescrever ficheiros.

Ver também

Ajuda

Maneiras de obter ajuda
 


Outras normas e orientações