Commons:Critérios para eliminação rápida

This page is a translated version of a page Commons:Criteria for speedy deletion and the translation is 84% complete. Changes to the translation template, respectively the source language can be submitted through Commons:Criteria for speedy deletion and have to be approved by a translation administrator.
Outdated translations are marked like this.

Shortcuts: COM:CSD • COM:SPEEDY

Esta página estabelece as normas para eliminação rápida da wiki Wikimedia Commons, explicando como pedir ou lidar com eliminações rápidas. A página não explica direitos de autor nem questões de licenciamento; para esse tipo de informações consulte Commons:Licenciamento, por favor.

Os critérios para eliminação rápida especificam os únicos casos em que os administradores têm apoio por «consenso geral», para, a seu exclusivo critério, contornarem o processo de discussão das eliminações e eliminarem de imediato ficheiros ou páginas. Isto não significa que os administradores sejam compelidos a eliminá-los, se existirem circunstâncias que permitem uma solução mais simples. Os critérios cobrem apenas os casos especificados nas regras abaixo.

Os administradores devem ter o cuidado de não fazer a eliminação rápida de páginas ou conteúdos multimédia, exceto nos casos mais óbvios. Se uma página já tiver sobrevivido anteriormente a uma discussão de eliminação, ela não deve ser objeto de eliminação rápida, exceto no caso de serem descobertas novas violações dos direitos de autor. Por vezes, os editores criam certas páginas ao longo de várias edições e, por isso, os administradores devem evitar eliminar uma página que parece estar incompleta pouco tempo depois da sua criação. Existe um forte consenso para que os criadores e grandes contribuidores de páginas e ficheiros sejam avisados sobre nomeações para eliminação rápida; se marcar algum conteúdo para eliminação rápida, certifique-se de que notificou o criador desse conteúdo.

Para marcar uma página para eliminação rápida, pode usar {{speedydelete|<motivo para eliminação>}} ou o atalho {{SD|<código do critério, por exemplo G7 para «Pedido de eliminação feito pelo autor ou carregador»; veja a lista>}}.

Motivos gerais

Shortcut
1. Página de teste, criação acidental ou página com conteúdo absurdo ou inválido
A página tem conteúdo redundante que foi usado anteriormente para testes, ou foi criada acidentalmente, ou tem conteúdo incompreensível ou sem sentido. Isto também pode incluir texto inserido em páginas de discussão (sem outro historial) que não ajuda nem se refere à página correspondente.
2. Redirecionamentos quebrados, ou não utilizados e duvidosos
A página é um redirecionamento não utilizado e duvidoso, ou é um redirecionamento para uma página eliminada ou que não existe. Redirecionamentos não utilizados de páginas de discussão que foram criados a partir de uma movimentação de página, e redirecionamentos entre espaços nominais, também podem ser eliminados segundo este critério.
3. Conteúdo com a intenção de vandalizar, ameaçar ou atacar
Conteúdo publicado com a intenção de causar dano ou ameaçar, assediar ou atacar uma outra pessoa ou utilizador. Os utilizadores que cometem estes atos estão sujeitos ao bloqueio temporário ou permanente das suas contas, dependendo da gravidade do conteúdo. O conteúdo colocado com a intenção de criar ou disseminar farsas, embustes e aldrabices também pode ser eliminado ao abrigo deste critério.
4. Recriação de conteúdo previamente eliminado com o consenso da comunidade
A página ou ficheiro é conteúdo que já foi eliminado previamente com o consenso da comunidade. A recriação repetida de tais conteúdos pode levar ao bloqueio da conta do utilizador. O autor ou carregador pode pedir ao administrador responsável pela eliminação para restaurar o ficheiro, ou criar um pedido de restauro.
5. Eliminação temporária para limpeza do historial ou supressão de revisões
Conteúdo eliminado temporariamente para remoção de revisões específicas que contenham vandalismo, ameaças, ataques ou informações pessoais. Conteúdos também podem ser eliminados temporariamente para realizar uma fusão ou divisão de um historial.
6. Manutenção incontroversa
Conteúdos temporariamente eliminados para possibilitar uma movimentação de página ou outras atividades incontroversas de manutenção que requeiram eliminação temporária ou permanente.
7. Pedido de eliminação feito pelo autor ou carregador
Pedido de eliminação do autor original ou carregador de conteúdo recentemente criado (há menos de 7 dias) e não utilizado. Para eliminação de conteúdos mais antigos[1] deve ser criado um pedido de eliminação.
8. Página dependente de conteúdo eliminado ou não existente
A página ou ficheiro depende de conteúdo que foi eliminado ou já não existe, como páginas de discussão órfãs sem conteúdo útil, redirecionamentos para destinos inválidos, subpáginas sem a página mãe, e assim por diante. O critério só se aplica a conteúdo dentro da Wikimedia, e não se aplica a conteúdo externo (ou seja, a fontes apagadas).
9. Operação administrativa
Critério reservado para operações administrativas. A Wikimedia Foundation reserva o direito de fazer eliminações rápidas de conteúdos, de forma temporária ou permanente, em situações excecionais. Nenhum administrador pode eliminar conteúdos citando este critério, a menos que faça parte da equipa da Wikimedia. As eliminações desta natureza não devem ser revertidas sem autorização da Wikimedia Foundation.
10. Ficheiros e páginas criados como anúncios
Aqui só se inclui conteúdo carregado para divulgar bens e serviços, fora do âmbito do projeto. Os ficheiros que ilustram anúncios contemporâneos ou históricos não estão incluídos neste critério.
G11. Blatant text copyright violation
Page contains copyrighted text from webpages or documents without permission.

Específicas para espaços nominais

(Galeria)

1. Galeria sem imagens ou outros ficheiros multimédia
Páginas do espaço nominal principal (Galerias) vazias ou sem conteúdo útil, como páginas que contenham apenas texto, sem imagens nem outros conteúdos multimédia.
3. O utilizador pretendia criar conteúdo enciclopédico
A página destinava-se a ser um artigo enciclopédico. Os artigos e biografias pertencem aos projetos Wikipédia e estão fora do âmbito do projeto Commons.

Categoria

2. Categorias com nomes errados

Categorias com nomes incorretos podem ser eliminadas rapidamente depois de o seu conteúdo ter sido movido para uma categoria com um nome adequado. Se o nome anterior da categoria também for adequado, deve ser criado um redirecionamento. Consulte a categoria antiga deve ser eliminada?

3. Categoria vazia sem utilidade
Se uma categoria está vazia e claramente não tem utilidade, havendo pouca probabilidade de vir a ter um fim, ela pode ser objeto de eliminação rápida. Isto não se aplica se a página for marcada com uma explicação da razão pela qual deve ser mantida, se a eliminação pode ser controversa, se a categoria foi recentemente esvaziada de forma controversa, etc. Pondere redirecionar ou alterar o nome da categoria, em vez de eliminá-la.

Commons

1. Registo ou pedido de eliminação rotineiramente esvaziado ou preenchido de forma inadequada
Isto inclui pedidos de eliminação (DR) corrompidos ou incorretos e que não podem ser corrigidos. Ou pedidos de eliminação redundantes, para páginas elegíveis para eliminação rápida. Isto exige o encerramento formal do pedido de eliminação, com o objetivo de encerrá-lo e permitir que os robôs o removam do registo, ou então a eliminação da página do pedido de eliminação e a remoção da entrada do registo diário. Os registos de eliminações também são rotineiramente esvaziados à medida que as discussões vão sendo fechadas. Quando estão vazios podem ser eliminados imediatamente. Note que isto não se aplica aos arquivos dos pedidos de eliminação, que são separados dos registos de trabalho.

Ficheiro

1. Violação aparente de direitos de autor
O conteúdo aparentemente infringe direitos de autor, sem nenhuma demonstração clara de que tenha sido emitido pelo titular dos direitos de autor um licenciamento aceite na wiki Commons, nem de que a obra seja livre. O carregamento repetido de conteúdos cujos direitos de autor estão protegidos pode levar ao bloqueio temporário ou permanente da conta do utilizador que os carrega.
2. Conteúdos de «uso legítimo» (fair use)
Conteúdos carregados ao abrigo do «uso legítimo» (fair use) não são aceites no projeto Wikimedia Commons e devem ser objeto de eliminação rápida.
3. Obras derivadas de conteúdos que não são livres
Obras derivadas baseadas em conteúdos que não têm licenças livres (tais como capturas de ecrã de conteúdos protegidos). Isto não inclui os casos relacionados com a liberdade de panorama.
4. Revisão da licença reprovada
A revisão da licença concluiu que o conteúdo carregado recentemente é baseado numa licença que não é livre, o que não permite o uso comercial e/ou obras derivadas. Ficheiros marcados pelos revisores do OTRS como tendo insuficiência de autorizações, ou ficheiros marcados com "OTRS pendente" há mais de 30 dias, também podem ser objeto de eliminação rápida ao abrigo deste critério.
5. Falta de informação essencial
Faltam no ficheiro informações essenciais, como uma licença, uma autorização ou a fonte. Ao conteúdo deste género será dado um período de graça de sete dias (após a marcação) antes de ser eliminado.
6. Lavagem de licenças
Conteúdo carregado através de lavagem de licenças constitui uma violação de direitos de autor. Os utilizadores que façam carregamentos utilizando estas técnicas estão sujeitos a terem as contas bloqueadas temporariamente ou permanentemente.
7. O ficheiro está vazio, corrompido ou tem um formato não permitido
As páginas de ficheiro vazias estão sujeitas a eliminação rápida, a menos que estejam a ser usadas como redirecionamentos. O mesmo é válido para ficheiros que estejam corrompidos ou sejam inválidos quando vistos na resolução completa, ou que tenham um formato não permitido.
8. Duplicado exato ou redução
O ficheiro é uma cópia exata ou um duplicado de menores dimensões de um ficheiro existente mais antigo. A regra geralmente aceite é a de eliminar o ficheiro duplicado mais recente, mas pode não ser sempre assim, como acontece quando se compara um ficheiro carregado por um utilizador com outro carregado por um robô. Note que, para ficheiros muito grandes, pode ser aceitável manter uma versão de qualidade inferior por questões de acessibilidade.
9. Dados incorporados
O ficheiro contém dados adicionais incorporados, na forma de um arquivo protegido por palavra-passe.
10. Fotografias pessoais por utilizadores que não contribuem
Aqui incluem-se autofotografias (selfies) de qualidade média ou baixa e outras imagens pessoais de utilizadores que não têm contribuições globais construtivas.

Predefinição

1. Predefinição duplicada
Uma predefinição criada recentemente que duplica uma predefinição existente mais antiga.
2. Predefinição não utilizada
As predefinições não utilizadas (exceto as predefinições do projeto e de manutenção que são substituídas), são passíveis de eliminação rápida.

Utilizador

1. Eliminação pedida por um utilizador, de algo no seu próprio espaço de utilizador
Eliminação, pedida por um utilizador, da sua página de utilizador ou de uma subpágina desta. As páginas de utilizador esvaziadas pelo próprio também podem ser eliminadas ao abrigo deste critério.
2. Página de um utilizador não existente
Página no espaço de utilizador de um utilizador não existente. Podem ser criados (e protegidos) redirecionamentos dos nomes de utilizador antigos de contas cujo nome foi alterado.
3. Uso indevido das páginas de utilizador
Usos indevidos das páginas de utilizador. Nestes incluem-se páginas de utilizador que contenham apenas publicidade ou conteúdo promocional, ou aquelas criadas com a intenção de assédio ou ataque. Páginas com conteúdo sem sentido também podem ser eliminadas ao abrigo deste critério.

Notas

  1. Conteúdos carregados há mais de 7 dias podem ser utilizados por sites externos e não aparecer em Especial:Utilização global do ficheiro.

See also