Commons:Dados estruturados/Sloan Grant

This page is a translated version of a page Commons:Structured data/Sloan Grant and the translation is 74% complete. Changes to the translation template, respectively the source language can be submitted through Commons:Structured data/Sloan Grant and have to be approved by a translation administrator.

A Fundação Wikimedia solicitou uma subvenção para financiar uma aceleração do projeto de Dados Estruturados no Commons da Fundação Alfred P. Sloan no Outono de 2016. Fomos notificados de que estaríamos recebendo a concessão de $3,015,000 USD em dezembro de 2016; estaremos recebendo esse dinheiro ao longo de três anos.[1] A subvenção propôs um plano de trabalho conforme descrito em Commons:Structured data/Overview.

Esta página fornece respostas básicas sobre a própria concessão e o escopo do projeto. Mais informações sobre o desenvolvimento de software, serão compartilhadas a partir do Portal de dados estruturados em Commons.

Qual é o projeto?

A subvenção financia um projeto construído sobre o trabalho da equipe Wikidata que demonstrou como o Wikibase, o software principal por trás da Wikidata, e os dados estruturados podem ser aplicados ao Commons. Com este dinheiro de concessão adicional, podemos construir uma equipe completa de engenheiros e designers para integrar o software Wikibase no Wikimedia Commons, que permitirá que os metadados estruturados sejam aplicados na mídia dos Comuns, além de projetar o UX para esses novos recursos e facilitar a integração do WMF e ferramentas construídas pela comunidade nesta nova estrutura de software.

Os dados estruturados em Commons devem desbloquear uma série de recursos solicitados há muito tempo para Wikimedia Commons da Wikimedia, permitindo que outras equipes da Fundação atuem em recursos como:

  • Melhor busca e descoberta de mídia com base em metadados de imagens e disponíveis para usuários que não sejam ingleses.
  • Estratégias multilíngües para lidar com descrições e categorias para arquivos de mídia
  • Metadados legíveis por máquina melhorados, facilitando a reutilização e incorporação de conteúdo externamente, incluindo o fornecimento de melhores declarações de direitos autorais e a atribuição de criadores nesse processo.
  • Atualizações para ferramentas e utilitários existentes para ajudar os voluntários da Wikimedia a contribuir, gerenciar e alavancar dados estruturados

We wrote the grant to include staffing for close collaboration with the Commons community to make sure that software features meet existing community workflow needs, while making Commons a more robust platform for other contributor communities. For more information on community engagement, see the section below on community involvement.

Nós também orçamos o tempo para se engajar com o GLAM e outras organizações que se associam regularmente à Wikimedia Community para compartilhar mídia digital. O crescimento do GLAM-Wiki como modelo de parceria de movimento demonstrou várias coisas: a) muitas partes da melhor mídia educacional livre e aberta já foram compartilhadas por organizações patrimoniais e educacionais; b) que compartilhar esse conteúdo no Wikimedia Commons traz maior colaboração, visibilidade pública e escala de impacto para conteúdo digital experiente com curadoria e c) que as necessidades dessas parcerias esticam as ferramentas e as infraestruturas da comunidade Wikimedia, especialmente em Commons.

Ao projetar os recursos dos dados estruturados no Commons para serem prontamente compatíveis com as melhores práticas dentro do GLAM e outras comunidades de parceria, nosso movimento pode oferecer uma plataforma melhor para contribuição e reutilização de parceiros. Além disso, o design com essas audiências em mente ao lado das necessidades de nossa comunidade de voluntários não só melhora a oportunidade de parcerias, mas garante que o esforço mais amplo da comunidade voluntária para coletar e compartilhar mídia educacional e patrimonial será interoperável com outros grandes distribuidores de patrimônio e educação meios de comunicação.

Further information for project can be found at Commons:Structured data/Overview.

Por que buscamos financiamento externo?

Structured Data on Commons has been on the development roadmap for the Wikidata team since 2014. With this grant we can now accelerate this work, building on the changes in the Wikidata/Wikibase software in the last couple years. The Wikidata team demonstrated a very early prototype of structured multimedia data.

Quando o WMF foi abordado pela Fundação Sloan para se candidatar a financiamentos que poderiam melhorar a reutilização geral de nossos conteúdos, propusemos acelerar o trabalho já iniciado no Structured Commons em um período de três anos mais rápido. O financiamento irá cobrir o custo de algum trabalho que já está no plano anual da WMF em 2016-17, fornecer orçamento adicional para o trabalho inicial no projeto e permitir-nos integrar uma gama mais ampla de metas e recursos para o desenvolvimento do Commons em planos anuais para o próximos anos. A equipe de angariação de fundos da WMF geralmente não busca financiamento para projetos fora do plano anual da WMF. No entanto, esta foi uma oportunidade única em que um financiador nos aproximou com o interesse em acelerar o trabalho neste projeto existente.

The Sloan Foundation is a long-time supporter of the Wikimedia Foundation, making very generous contributions in 2008, 2011, and 2014. The Sloan Foundation also helped fund the 2016 WikiCite event, which explored the application of structured data to Wikipedia’s citations. Based in New York, Sloan was founded in 1934 by Alfred P. Sloan Jr., who was then-President and CEO of General Motors. The foundation makes grants primarily for research and education in science, technology, economic performance and the quality of American life. Some staff and community members may know Doron Weber, Sloan’s Vice President of Programs, who has attended WMF meetings in the past, including Wikimania in 2015 and 2016.

Quem está trabalhando no projeto?

We are currently in the process of assembling a team to work on the project. Initially, the Wikimedia Foundation GLAM-Wiki strategist, Alex Stinson ( User:Astinson (WMF)), in consultation with WMF and Wikidata teams, will be leading community communications and relations as the team grows. Eventually that community communications and engagement role will be filled by a Community Liaison at the Wikimedia Foundation, hired as part of the grant.

Na candidatura à Fundação Sloan, estimamos até sete (um no WMDE e seis no WMF) novas posições preenchidas através do financiamento da subvenção. Estes novos funcionários, distribuídos em tarefas de engajamento comunitário, desenvolvimento, design e gerenciamento de produtos e projetos, trabalharão ao lado do pessoal que preencha os papéis existentes tanto na WMF quanto na equipe da Wikidata do WMDE, que terá uma parcela de seu tempo pago através da concessão. Ainda estamos finalizando detalhes sobre a composição desta equipe, mas nossa posição de maior prioridade é um Gerente de Programa que ajudará a coordenar e facilitar o projeto em todas as equipes e organizações.

Também estaremos usando os primeiros meses do período de concessão para criar um conjunto mais preciso de marcos e objetivos dentro da linha de tempo estimada prevista para a concessão. Além disso, como parte da concessão, a Sloan Foundation selecionou um grupo consultivo técnico externo de três pessoas que ajudará a rever e assessorar os planos técnicos para o projeto.

Por que o GLAM-Wiki é um dos principais componentes desse projeto?

Os wikis do movimento Wikimedia oferecem um importante portal de material educacional e patrimonial, com a Wikipedia freqüentemente atuando como uma primeira parada para o público ao aprender e pesquisar. Cada vez mais as organizações de patrimônio estão compartilhando sua mídia digital através de plataformas de software abertas e vinculadas, que associam atentamente metadados a objetos digitais e, em seguida, alimentando-os em agregadores sem fins lucrativos, como DPLA e Europeana, para ajudar o público a encontrar essas coleções. GLAMs querem a visibilidade e o conhecimento contextual que os projetos da Wikipédia e do Commons podem trazer para suas coleções, mas muitas vezes nossas plataformas não atendem suas necessidades.

Mesmo quando as organizações GLAM, as organizações STEM e outros participantes do material educacional e patrimonial não têm capacidade para hospedar ou fornecer utilitários para reutilização em suas próprias plataformas digitais, eles não estão escolhendo consistentemente o Wikimedia Commons como um site para fazer o upload de seu conteúdo. Em vez disso, essas organizações escolhem plataformas como o Flickr ou plataformas digitais controladas por fornecedores comerciais. Em parte, isso é porque o Commons não fornece os tipos de estruturas de dados robustas e APIs necessárias para monitorar as mudanças nos dados, para que as instituições possam se beneficiar das melhorias de nossa comunidade com esses dados.

O Commons estruturado expande os Commons com recursos que são fundamentais para o patrimônio cultural e o software de compartilhamento de mídia, mas o faz com foco na abertura e colaboração que tornam nossos projetos, como o Wikidata, amplamente úteis para as comunidades GLAM. Ao consultar organizações de patrimônio cultural, especialmente aqueles que têm sido parceiros fortes conosco no passado ou queremos nos associar mais como Europeana e DPLA, podemos garantir que o Structured Commons se torne uma plataforma melhor para incentivar a colaboração de parceiros no futuro e Cresce nosso impacto no conhecimento público.

Para obter mais informações sobre como GLAMs trabalham com Commons e conteúdo digitalizado, veja o portal no Outreach

Como a comunidade dos Comuns e outras comunidades estão envolvidas?

Like the development of Wikidata, the software features for Structured Commons can only create impact when the team deeply collaborates with the Commons community. After all, the large, multilingual, and collaborative community which curates Common’s media is what makes it a valuable platform for our projects and the broader public. We will be using the mw:Technical Collaboration Guideline and working closely with the Wikidata team to make sure that we apply the community engagement and participation strategies that has made their work so successful.

Nós criamos o financiamento e o cronograma para este projeto para permitir consultas e pesquisas regulares com a comunidade dos Comuns. Queremos garantir que as mudanças desse projeto técnico habilitem e permitam os processos comunitários comuns da Comunidade, incentivem novos processos comunitários que aumentam o compartilhamento no Commons e capacitam mais voluntários de mais idiomas e projetos da Wikimedia para contribuir com o Commons.

Planejaremos as comunicações usando os seguintes canais de comunicação:

  • Feature changes created by the project team will be designed and implemented in close collaboration with the community. We suggest watching the talk page at Commons talk:Structured_data for notification about conversations.
  • Regular updates will be issued using the community newsletter list: which you can enroll in on Meta
  • The development process will be readily visible on Phabricator, and we invite participation on:

À medida que a equipe do projeto é preenchida, atualizaremos esses canais sobre como a equipe fornecerá mais atualizações e comunicações. Esses canais podem mudar se acharmos que precisamos de outras estratégias de comunicação. Estaremos atualizando regularmente a Community Village Pump e as listas de discussão da comunidade à medida que alcançarmos vários marcos de desenvolvimento, e quando estivermos prontos para a entrada da comunidade.

Como o aplicativo de concessão parece?

We submitted the following:

Not included in these documents because of sensitive/incomplete information:

  • Granular budget, because it includes salary information
  • A detailed draft for a 3-year staffing plan, submitted alongside the architecture plan and questions response, because it is still under revision pending the assembly of the team

Notas

  1. Adiamos anunciar o Grant até o dia 9 de janeiro de 2017, para permitir a temporada de férias ocupada.