Open main menu

Commons:Orientações para páginas de discussão

This page is a translated version of a page Commons:Talk page guidelines and the translation is 88% complete. Changes to the translation template, respectively the source language can be submitted through Commons:Talk page guidelines and have to be approved by a translation administrator.

Outdated translations are marked like this.
Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎dansk • ‎français • ‎magyar • ‎polski • ‎português • ‎русский • ‎українська • ‎العربية • ‎فارسی • ‎中文 • ‎日本語 • ‎한국어

Shortcut: COM:TALK

Há dois tipos de páginas de discussão – as páginas de discussão padrão são usadas para debater uma página ou um ficheiro da wiki Commons, ao passo que as páginas de discussão dos utilizadores são usadas para comunicar com outros utilizadores e deixar-lhes mensagens. Todas as páginas têm uma página de discussão associada, exceto as do espaço nominal Especial:. Se ainda não tiver havido discussão sobre uma determinada página, a hiperligação para a respetiva página de discussão estará a vermelho. Ainda assim pode discutir a página - será apenas a primeira pessoa a fazê-lo.

Esta página fornece orientações sobre o uso das páginas de discussão padrão e das páginas de discussão dos utilizadores na wiki Commons.

Contents

Disposição

  • Progressão na vertical: Quando mais abaixo na página estiver a contribuição para a página de discussão, mais tarde ela foi feita.
  • Use a indentação para manter a lógica da conversa: A contribuição do primeiro participante deve estar encostada à margem esquerda, a próxima pessoa inicia a sua participação com um sinal de dois pontos (:), a pessoa seguinte com dois sinas. Então, quando o primeiro participante responde, começa novamente a partir da margem esquerda, e a segunda e terceira pessoas continuam a marcar-se com um e dois sinais de dois pontos, respetivamente. Desta forma, é claro quem está a dizer o quê. Também são amplamente usadas outras formas de indentação.
  • Tópicos de discussão separados: Dê a cada tópico de discussão novo um cabeçalho novo (== Assunto ==). A funcionalidade «Publique um comentário» fá-lo automaticamente quando introduz o assunto. O resumo da edição é automaticamente o mesmo que este cabeçalho. Isto torna cada tópico de discussão numa secção. Isto permite editar individualmente a secção do tópico em questão (ver pt:Ajuda:Secção).
  • Use espaço em branco para discutir assuntos ponto por ponto: Embora a concisão seja sempre desejável numa página de discussão, por vezes, no decorrer de discussões ponto por ponto, é impossível ser-se breve. Nestes casos, use quebras de parágrafos ao terminar a sua discussão de cada um dos pontos. Isto resulta numa publicação muito mais clara, à qual também é mais fácil responder.

Formatação

  • Assine as suas mensagens: Assinar a sua mensagem é uma cortesia que permite que as pessoas identifiquem facilmente quem está a falar; as mensagens que não são assinadas causam confusão. Para assinar e datar uma mensagem, use quatro tiles (~~~~) ou clique o botão da assinatura nas suas ferramentas de edição.
  • Evite o texto wiki: Não use muito texto em itálico, texto a negrito, ou LETRAS MAIÚSCULAS. Esses artifícios parecem GRITOS e contribuem para criar a impressão de estar a ESBRAVEJAR!!!!!
  • Votação: Várias páginas convidam os utilizadores a votar num assunto. Usando as convenções de publicação desta secção, adicione uma lista com marcadores (*) por baixo do tópico relevante e, a negrito ('''), o seu voto. Também pode usar uma das predefinições de votação. Tipicamente o seu voto não terá muito peso a menos que explique o raciocínio subjacente. Certifique-se de que assina a sua mensagem (~~~~), como descrito acima.

Cabeçalhos nas páginas de discussão

Evite usar cabeçalhos para endereçar pessoalmente uma pessoa nas páginas de discussão. Os cabeçalhos devem ser usados para facilitar a discussão, indicando e delimitando cada tópico relacionado com o artigo. Por exemplo, pode criar um cabeçalho cujo título descreve em poucas palavras um problema que considera existir no artigo. Ao fazê-lo, torna fácil endereçar esse problema, procurar um consenso e, eventualmente, resolver o problema ou disputa e melhorar o artigo.

Arquivamento

Arquivar em vez de apagar: Quando o conteúdo de uma página de discussão se tiver tornado extremamente grande ou a discussão do assunto em si tiver chegado ao fim e não se prevê que seja continuada, crie uma página nova e mova o conteúdo para lá. Para mais detalhes, consulte Help:Starting a new page e w:Wikipedia:How to archive a talk page.

Arquivamento manual
  1. Crie a página de arquivo no espaço nominal «discussão» ou «Commons discussão» - normalmente, como subpágina da página de discussão original. Dê-lhe um nome elucidativo. Frequentemente adiciona-se «arquivo» ao nome original, por exemplo Utilizador:Exemplo/Arquivo 1. Se não for óbvio a partir do nome da página, explique na página de arquivo de onde virá o texto que pretende arquivar nela e disponibilize uma hiperligação para lá. Corte o conteúdo relevante da página de origem e insira-o na página nova. Adicione a predefinição {{Talkarchive}} ou a {{Automatic archive navigator}} no início da página.
  2. Substitua o texto da página original por uma hiperligação para o arquivo, ou use uma predefinição como {{Archive box}} no início da página. Em alguns casos, poderá ser adequado resumir («reestruturar») a discussão e disponibilizar uma hiperligação para a versão integral.
Arquivamento automatizado

  • O robô ArchiverBot disponibiliza um serviço de arquivamento automatizado. Encontra instruções para ativá-lo para uma página em mw:Manual:Pywikibot/archivebot.py/setup e w:Help:Archiving a talk page (siga as instruções para «lowercase sigmabot III»). Antes de ativá-lo para qualquer página além da sua página de discussão, garanta primeiro que há consenso sobre o arquivamento automatizado. Encontra uma configuração rápida padronizada para arquivar a sua página de discussão, em User:MiszaBot/usertalksetup.

Boas práticas na comunicação

Para que se pode usar as páginas de discussão?

As páginas de discussão não se destinam a conversas genéricas; as comunicações nas páginas de discussão devem limitar-se à melhoria do artigo associado.

Quando um problema tem uma resposta cuja correção é verificável e relativamente incontroversa, pode usar a página de discussão para facilitar o processo de verificação desses factos (o que, por vezes, inclui resolver disputas sobre a veracidade dos mesmos).

Em geral

 
Para evitar problemas de comunicação, tente manter-se nas secções superiores deste esquema.
  • Presuma boas intenções: Por outras palavras, tente considerar a pessoa do outro lado da discussão um ser pensador e racional, que está a tentar contribuir positivamente para a wiki Commons — a menos que tenha, e só se tiver, prova cabal, sólida e objetiva do contrário. Alguém discordar simplesmente de si não constitui tal prova.
  • Comunique: Ao comunicar numa página de discussão, se alguém pedir mais explicações sobre as suas edições, responda. Não se limite a repetir o que já disse.
  • Seja conciso: Se a sua mensagem contiver mais de 100 palavras e não for uma discussão de detalhe, ponto por ponto, considere encurtá-la. As mensagens longas e divagantes são difíceis de compreender e, por consequência, difíceis de endereçar. Por isso, são frequentemente ignoradas ou mal compreendidas.
  • Mantenha a discussão legível: Não edite nem remova os comentários de outros, se não forem ofensivos, faltas de civismo ou de outra forma violarem as orientações e normas da wiki Commons. De contrário, as edições deste género são de mau tom e tornam as discussões difíceis de seguir. Quando for necessário editar ou remover comentários, explique o que fez, no resumo da edição. Frequentemente, é mais claro riscar um comentário do que editá-lo ou apagá-lo, especialmente se ele for seguido por uma resposta. Use <s>comentário riscado</s> para gerar comentário riscado. Esta orientação não se aplica às discussões na sua página de discussão, mas é boa prática segui-la também lá.

Outras convenções

  • Crie hiperligações à vontade: As hiperligações para artigos são tão úteis nas páginas de discussão como em qualquer sítio, e as hiperligações para páginas não existentes podem ajudar a colocá-las na lista das páginas desejadas.
  • Use a Hora Universal Coordenada (UTC) ao mencionar uma hora, por exemplo, a hora de uma edição ou da movimentação de uma página.
  • Ao discutir o nome de uma página, mencione o nome atual: se a página for movida mais tarde, a página de discussão também será movida, e a partir daí deixa de ser claro o que pretendia dizer. Por exemplo, pode-se pensar que está a sugerir a alteração do nome novo, quando na realidade se referia ao nome antigo.

Disputas

Se está a ter um desacordo ou um problema motivado pelo comportamento de outra pessoa, leia pt:Wikipédia:Como resolver disputas, por favor.

Como evitar o uso abusivo das páginas de discussão

A maioria das pessoas orgulha-se do seu trabalho e do seu ponto de vista. É fácil magoar egos ao editar, mas as páginas de discussão não são o sítio para contra-atacar. São um lugar adequado para confortar ou desfazer danos de egos, mas também e sobretudo, um lugar para forjar acordos que sirvam os interesses dos artigos a que se reportam.

Algumas coisas a manter em mente

  • Se alguém discordar de si, isto não significa necessariamente que: (1) a pessoa o odeie; (2) a pessoa o considere estúpido; (3) a pessoa seja estúpida; etc. Quando as pessoas expressam opiniões que não têm consequências práticas para o artigo, o melhor é deixá-las estar.
  • Poderá não ser necessário discutir. Antes de iniciar uma discussão, considere: é realmente necessário debater este assunto? Será adequado justificar no resumo da minha edição e esperar que outros a discutam se quiserem?
  • Se uma discussão não for essencial para o artigo, pode sempre passá-la para o correio eletrónico ou para a sua página de discussão.

Mais algumas dicas sobre o debate civilizado

  • Deixe sempre claro o ponto que está a endereçar, especialmente nas respostas.
    • Citar as palavras dos outros é bom, mas descrever como as interpretou é melhor. Antes de afirmar que alguém está errado, reconheça que pode tê-lo interpretado mal.
  • Não etiquete nem ataque pessoalmente as pessoas nem as edições dessas pessoas.
    • Termos como «racista», «sexista» ou até «mal escrito» tornam as pessoas defensivas. Isso torna difícil discutir artigos de forma produtiva.

Outros conselhos

Esboço para acordos e compromissos, por Kingturtle:

  • Faça com que os outros se sintam bem-vindos (mesmo os que participam há muito tempo; mesmo aqueles de quem não gosta).
  • Crie e mantenha um ambiente de amizade.
  • Dê a outra face (o que inclui afastar-se de possíveis guerras de edições).
  • Elogie, especialmente aqueles que não conhece (a maioria das pessoas gosta de saber que a sua presença é desejada e apreciada).
  • Perdoe.

Páginas de discussão dos utilizadores

Posso fazer o que quiser na minha página de discussão?

A maioria dos utilizadores trata a sua página de discussão como uma página de discussão normal e arquiva o conteúdo periodicamente para uma subpágina pessoal — ou quando a página se torna demasiado grande, ou em períodos regulares, ou quando tiram férias da wiki. Outros eliminam os comentários à medida que lhes respondem (mas esta prática já não é recomendada — é preferível arquivar). Existem formas padronizadas de configurar de forma fácil e rápida o arquivamento automatizado (ver acima).

Eliminar mensagens pessoais sem lhes responder (assumindo que fosse apropriado ou bem educado ter respondido) será provavelmente interpretado como uma ação hostil. No passado, este tipo de comportamento foi considerado pouco civilizado, e isto pode tornar-se um problema para a resolução de querelas.

Não tente redirecionar a sua página de discussão para uma página de discussão noutro projeto da Wikimedia. Os redirecionamentos deste tipo não funcionam, são uma inconveniência para as outras pessoas para conveniência do próprio, removem da wiki discussões relacionadas com a wiki Commons e causam problemas com as predefinições de mensagens que só estão disponíveis na wiki Commons. Se não visita regularmente a wiki Commons, pode editar as preferências para ativar a notificação por correio eletrónico de mensagens novas na página de discussão (vá a Preferences e procure a secção «Email options»; veja também Help:Email notification). Redirecionar a sua página de discussão para outra página aqui na wiki Commons (quer como piada, quer com intenção ofensiva, quer para mandar os outros embora) pode ser considerado uma hostilização.

Pode decorar as suas páginas pessoais como quiser, mas mantenha em mente que a sua página de discussão tem a importante função de permitir que os outros editores comuniquem consigo. As pessoas ficarão aborrecidas se não puderem usá-la para esse fim.

Como manter uma conversa a dois legível

Se tiver um diálogo em que as mensagens são colocadas alternadamente em duas páginas de discussão, o texto resultante pode ser difícil de seguir. Descrevemos a seguir dois sistemas de tornar legível aquilo que, de outra forma, seriam comentários dispersos:

  • Copie o texto a que está a responder da sua página de discussão para a página de discussão da outra pessoa. Coloque a sua resposta imediatamente abaixo, mas indente a resposta de forma a destacá-la (tal como numa página de discussão normal).

OU:

  • Coloque um aviso na sua página de discussão a dizer que responderá na mesma a menos que seja pedido o contrário. Faça isto nas conversas iniciadas pelas outras pessoas.
  • Coloque a página de discussão da outra pessoa na sua lista de páginas vigiadas e diga-lhe que pode responder lá. Faça isto nas conversas iniciadas por si.

Ver também