File:Últimas Notícias, Diário de Notícias do Funchal, 6 de maio de 1927 - Image 212789.jpg

Original file(1,320 × 1,413 pixels, file size: 757 KB, MIME type: image/jpeg)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary edit

Description
Português:

Governador civil do Funchal, ordem de que se desse posse ao engenheiro Ernesto Florêncio da Cunha,

“Últimas Notícias”, Diário de Notícias, direção de Francisco Conceição Rodrigues (1885-1943), Funchal, 6 de maio de 1927, p. 1, ilha da Madeira.

Notícias onde também consta a inauguração da ligação T. S. F. da Companhia Marconi entre o continente, África e Brasil.

Ernesto Florêncio da Cunha (1890-1980). Nascido no Funchal no seio de uma família ligada ao Ensino e à vida militar, cursou o liceu do Funchal e seguiu a carreira militar, cursando, simultaneamente a Escola do Exército e o Instituto Superior Técnico, onde se formou em Engenharia Civil. Como capitão de Artilharia e engenheiro, aceitaria a requisição civil da Ditadura Militar para chefiar a repartição técnica da Câmara Municipal do Funchal e, a 6 de maio de 1927, foi nomeado governador civil do Funchal, tomando posse no dia seguinte.
O seu governo foi ensombrado pelo decreto que determinou a entrega do Palácio da Junta Geral e seus anexos à Comissão Diocesana do Funchal e o contrato para a construção do molhe de cais do porto do Funchal com a firma “Fumasil Company Limited”, que se conseguiu anular. Estava em Lisboa em janeiro de 1928, altura em que deve ter apresentado o pedido de demissão, confirmado a 16 de fevereiro desse ano, regressando à carreira militar e desenvolvendo depois a sua atividade à frente do Comando da Artilharia de Costa, em Paço de Arcos e na Escola do Exército, onde chegou a catedrático. Faleceu em Paço de Arcos, onde se fixara havia 52 anos, a 27 de março de 1980.
A Companhia Portuguesa Rádio Marconi, constituída a partir de contrato de concessão celebrado entre o Governo português e a Marconi Wireless Telegraph Company Limited, iniciou o serviço de comunicações radiotelefónicas a 15 dez. 1926, quando entram em funcionamento as estações da Madeira e dos Açores, ligando através de rádio comunicações o triângulo Continente – Açores – Madeira. Alguns meses mais tarde, em maio 1927, seria a vez de fazer comunicar Lisboa com Madrid, Paris e Berlim, o Brasil e colónias portuguesas de Cabo Verde, Angola e Moçambique. Em 1937, estabelecendo ligações diretas com diversas capitais europeias como Londres, Berlim e Paris. Funchal foi então oficialmente ligado depois a 10 dez. 1938, com o ato oficial a ocorrer no gabinete do Ministro das Obras Públicas e Comunicações, o engenheiro Duarte Pacheco (1900-1943).

Date
Source Arquipelagos (consultar ficha)
Author ABM/ARM

Licensing edit

Public domain

The author died in 1927, so this work is in the public domain in its country of origin and other countries and areas where the copyright term is the author's life plus 95 years or fewer.


This work is in the public domain in the United States because it was published (or registered with the U.S. Copyright Office) before January 1, 1929.

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current00:58, 25 September 2023Thumbnail for version as of 00:58, 25 September 20231,320 × 1,413 (757 KB)DarwIn (talk | contribs)Uploaded with Catrapilha 1.1

There are no pages that use this file.

Metadata