File:- 89 - FORTE DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA - XLIV – ELVAS – ALENTEJO – PORTUGAL (4621690869).jpg

Original file(1,000 × 761 pixels, file size: 459 KB, MIME type: image/jpeg)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary

edit
Description

Caros amigos, As fotos de hoje referem-se a uma curta visita ao Forte de Nossa Senhora da Graça, também conhecido por Forte Lippe – actualmente em ruinas -, que visitei, pela primeira vez, em Novembro do ano passado. Para além da sua primordial importância, nos Séc. XVII a XIX, na defesa de Elvas, e quiçá da nacionalidade, ele serviu durante vários anos de presídio militar, e nessa função está associado ao sofrimento de muitos militares, dos três ramos das Forças Armadas, que por via da sua conduta nele cumpriram penas. Prestem atenção a algumas das fotos, que publicarei nas quais se vislumbra, bem, a pequenez das células onde os presos eram encacerados. Além disso, como no forte não havia nenhuma fonte, a água consumida era proveniente de cisternas, alimentadas pelas águas pluviais, e por barris de água que os prisioneiros, como castigo, eram obrigados a transportar da Fonte do Marechal, existente na parte baixa da encosta, a cerca de 1 Km. Para os interessados, fica aqui o link da fonte e sua história e os links respeitante a uma informação histórica mais completa sobre o forte em causa.

Um bom resto de semana.

Um abraço Celestino Manuel

<a href="http://www.aguas.ics.ul.pt/portalegre_fmarechal.html" rel="nofollow">www.aguas.ics.ul.pt/portalegre_fmarechal.html</a> Fonte do Marechal ou Mina do Forte Lippe


http://pt.wikipedia.org/wiki/Forte_de_Nossa_Senhora_da_Gra%C3%A7a Forte de Nossa Senhora da Graça

O Forte de Nossa Senhora da Graça, oficialmente denominado como Forte Conde de Lippe, no Alentejo, localiza-se a cerca de um quilômetro a norte de Elvas, em Portugal. Em posição dominante sobre o chamado Monte da Graça, integrava a defesa da Praça-forte de Elvas, que complementava. História No século XVII, a posição estratégica do monte da Graça, ocupada por tropas espanholas no contexto da Guerra da Restauração da independência, muito caro custou a Portugal durante o cerco a Elvas (1658-1659). Um século mais tarde, durante a Guerra dos Sete Anos (1756-1763), a cidade sofreu novo sítio (1762). Com esse fato em mente, sob o reinado de D. José I (1750-1777), tendo o Marquês de Pombal chamado o Marechal Wilhelm von Schaumburg-Lippe, conde de Lippe para reorganizar o Exército português, determinou-lhe traçar planos para a modernização daquela praça-forte. Os trabalhos do Forte da Graça iniciaram-se em 1763, estendendo-se até ao reinado de Dna. Maria I (1777-1816), que a inaugurou em 1792, com o nome de Forte Conde de Lippe, militar que havia proposto a sua construção e que comandou o Exército português entre 1762 e 1764. O forte resistiu às tropas espanholas durante a chamada Guerra das Laranjas (1801) e, mais tarde, no contexto da Guerra Peninsular, às tropas do general Nicolas Jean de Dieu Soult, que a bombardearam (1811), não chegando a tomá-la. Características A estrutura, de planta quadrangular com cento e cinqüenta metros de lado, é completada por baluartes pentagonais nos vértices. Quatro revelins cobrem as cortinas, a meio das quais de inserem o portão monumental (Porta do Dragão) e três poternas.

....”
Date
Source # 89 # FORTE DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA - XLIV – ELVAS – ALENTEJO – PORTUGAL
Author Celestino Manuel from Vendas Novas, Portugal

Licensing

edit
w:en:Creative Commons
attribution
This file is licensed under the Creative Commons Attribution 2.0 Generic license.
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
This image was originally posted to Flickr by Cmanuel Photography - Um olhar sobre Portugal at https://flickr.com/photos/38517620@N00/4621690869 (archive). It was reviewed on 25 September 2019 by FlickreviewR 2 and was confirmed to be licensed under the terms of the cc-by-2.0.

25 September 2019

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current20:35, 25 September 2019Thumbnail for version as of 20:35, 25 September 20191,000 × 761 (459 KB)Tm (talk | contribs)Transferred from Flickr via #flickr2commons

There are no pages that use this file.

Metadata