File:Audio File of Negro Mãos Cruzados Sobre Bengala.wav

Audio_File_of_Negro_Mãos_Cruzados_Sobre_Bengala.wav(WAV audio file, length 2 min 36 s, 1.41 Mbps overall, file size: 26.18 MB)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary edit

Description
Português: Versão audível do quadro Negro Mãos Cruzados Sobre Bengala, de Adrien Henri Vital van Emelen. Trabalho realizado em programa de educação na Faculdade Cásper Líbero sob orientação de Giovanna Fontenelle e João Alexandre Peschanski, com apoio do Wiki Movimento Brasil e da equipe educativa do Museu Paulista.

O texto da audiodescrição é:

A obra “Negro Mãos Cruzados Sobre Bengala” de Adrien Henri Vital van Emelen, feita no século XX, segue a técnica óleo sobre madeira e possui 24,5cm por 37,2 cm. A obra tem orientação vertical e há uma luz amarelada que compõe a cena. O tópico principal é um idoso negro, que está bem próximo e em destaque, mas somente da barriga para cima. Logo no primeiro plano, está o seu rosto extremamente enrugado e destorcido, mas também contemplativo. As rugas saltam do rosto e há excesso de pele. Ele mantém a cabeça levemente abaixada e voltada à direita do expectador.

O idoso apoia o queixo em uma bengala de madeira. Há apenas parte da mesma bengala, que está quase inteiramente coberta por suas mãos, que estão cruzadas uma sob a outra. O pulso esquerdo do idoso, que está na parte direita da tela em relação ao expectador, está enfaixado com um tecido branco.

Há detalhes nas mãos do idoso, com pinceladas que fazem as mãos mais iluminadas e brancas, assim como acontece com partes do rosto. Os dedos têm peles dobradas marcadas pelos traços do pincel e as unhas são grandes e bem claras, ganhando destaque na pele negra. O idoso tem um cabelo branco, coberto por uma boina em um tom esverdeado, desbotado e pálido. O cabelo se conecta a uma barba branca que cobre o queixo e que foi pintada com traços ágeis e curtos. O nariz não é nítido, pois se mistura com os pelos e a tonalidade marrom da pele se funde com o branco da barba. Esse jogo de luz e sombra causado pela fusão entre marrom e branco está em toda a sua pele. Os olhos do idoso são muito pequenos e escuros, perdendo-se entre as sobras e rugas. O olho direito em relação ao expectador é distorcido e levemente mais abaixado do que o outro olho. A sobrancelha que está na esquerda do expectador é uma linha fina e a da direita não existe na obra.

O idoso veste um casaco, que compõe o segundo plano da obra. É um casaco em tom azulado bastante sóbrio e reto, e cobre o pescoço e vai até os pulsos. O fundo atrás do idoso negro está em terceiro plano. É um fundo em um tom de ocre, mais escuro no canto superior esquerdo e bem mais dourado e iluminado à direita do expectador. No canto inferior esquerdo há uma pequena assinatura do autor da obra, escrita à mão, em letra de forma esticada horizontalmente e pintada no mesmo tom de dourado iluminado do fundo. Audiodescrição por Vanessa Victoria. Projeto de Educação da Faculdade Cásper Líbero.
Date
Source Own work
Author Vanessavcc

Licensing edit

I, the copyright holder of this work, hereby publish it under the following license:
w:en:Creative Commons
attribution share alike
This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license.
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
  • share alike – If you remix, transform, or build upon the material, you must distribute your contributions under the same or compatible license as the original.

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current02:04, 16 October 20182 min 36 s (26.18 MB)Vanessavcc (talk | contribs)User created page with UploadWizard

The following page uses this file:

Transcode status

Update transcode status
Format Bitrate Download Status Encode time
MP3 144 kbps Completed 02:04, 16 October 2018 4.0 s
Ogg Vorbis 0 bps Completed 02:04, 16 October 2018 5.0 s

File usage on other wikis