File:Audio file of Monjolo Comum.ogg

Audio_file_of_Monjolo_Comum.ogg(Ogg Vorbis sound file, length 1 min 46 s, 75 kbps, file size: 974 KB)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary edit

Description
Português: Versão audível do quadro Monjolo Comum, de Alfredo Norfini. Trabalho realizado em programa de educação na Faculdade Cásper Líbero sob orientação da Profa. Filomena Salemme e do Prof. João Alexandre Peschanski, com apoio do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil e da equipe educativa do Museu Paulista.

O chão é de terra batida. Bem no meio do espaço, centralizado na tela, um grande monjolo de madeira marrom bem escura domina a cena e se apresenta como o núcleo da pintura. O monjolo está com a parte que bate nos grãos elevada. No canto esquerdo da tela, surgindo do infinito, é possível observar a ponta de um moinho, somente a parte que escoa a água para encher o monjolo e fazê-lo funcionar. Nessa calha, apoiada por um grande pedaço de madeira que vai do chão ao objeto, a água corre e escorre até que se encha a extremidade da ferramenta primitiva que se parece com uma cuia. Diferente do restante do solo, ali onde a água espirra, é possível observar algumas plantas variadas crescidas, muito em função da possibilidade de oferta de alguma água naquela região da superfície. À direita do quadro encontramos uma pessoa. Mais especificamente um negro, vestido apenas com uma bermuda de cor clara e um grande chapéu de palha. Ele possui uma grande peneira na mão. Ele pisa num pano branco, onde se acumula uma porção de grãos claros, moídos pelo monjolo e separados pelo trabalhador. O monjolo está sob uma tenda, feita com vigas de madeiras grossas sustentando pedaços de madeira mais finos que se cruzam formando o esqueleto do telhado, coberto com palha. Nas extremidades de onde a sombra da tenda não é capaz de tocar, no fundo da paisagem da pintura, um grande matagal crescendo desorndenadamente completa a cena vista no quadro de Alfredo Norfini, pintor italiano erradicado no Brasil. O mato parece seco, com alguns tons de um verde forte e amarelo. Audiodescrição por Pedro Gavioli

Projeto de educação da Faculdade Cásper Líbero
Date
Source Own work
Author PedroHGavioli

Licensing edit

I, the copyright holder of this work, hereby publish it under the following license:
w:en:Creative Commons
attribution share alike
This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license.
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
  • share alike – If you remix, transform, or build upon the material, you must distribute your contributions under the same or compatible license as the original.

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current22:19, 22 November 20171 min 46 s (974 KB)PedroHGavioli (talk | contribs)User created page with UploadWizard

Transcode status

Update transcode status
Format Bitrate Download Status Encode time
MP3 137 kbps Completed 04:20, 5 December 2017 2.0 s

File usage on other wikis

Metadata