File:Gruta da Furninha - Peniche - Portugal (50649207678).jpg

Original file(5,184 × 3,456 pixels, file size: 2.47 MB, MIME type: image/jpeg)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary edit

Description

Enquanto abrigo e necrópole revelou a presença pré-histórica de vários humanos, do Homem de Neandertal ao Homo sapiens sapiens (Homem Moderno), por entre outros diversos vestígios: fauna do período quaternário, peixes e mamíferos, utensílios de osso e cerâmica. Enquanto monumento, face visível, no seu contexto geológico, de um longo período de mutações da Terra, mesmo antes da formação dos oceanos, faz parte de um conjunto de formações rochosas únicas em todo o mundo

Tal particularidade é reforçada pela importante descoberta, em sua vizinhança, de forte presença Neandertal. Não muito longe dali, no Vale do Lapedo, foi explorada uma gruta, conhecida como Lagar Velho, com despojos funerários de uma criança, o célebre Menino do Lapedo, que se provou e se comprovou por análise genética, ser um híbrido de Neandertal e de Homem Moderno, o que abre caminho a um novo entendimento da evolução do Homem, visto se supor até então que não teria havido cruzamentos.

Estado Desde a exploração de Nery Delgado e por muitos anos que o local esteve em total abandono, mau grado insistentes apelos feitos às autoridades locais para a necessidade de preservar, musealizar e promover a Furninha enquanto património e enquanto atração cultural e turística. Entretanto, desde agosto de 2017, que foi melhorada tanto a sinalização como a limpeza da gruta.

A observação de várias fotografias tiradas dentro da gruta por geólogos (ver referências e ligações externas) revela a existência de uma fina camada de flora, ao que parece em íntima relação com fungos, com cores intensas, com predominância de zonas verdes, amarelas e avermelhadas, isto é, um ecossistema único: microfauna específica, vermes verdes, minúsculos pardais, etc.

É de admitir que as paredes da Furninha estão cobertas de nutrientes criados pela mistura de infiltrações de águas da chuva, que pingam do respiradouro da abóboda, com as gotículas de água salgada que entram gruta dentro levadas pelo vento em dias de mau tempo.

A Furninha na tradição oral A gruta da Furninha é vulgarmente conhecida como Cova de Dominique por via da tradição oral, como registo da memória colectiva. Deve-se esse nome a um salteador solitário e esquivo que nela se refugiava, um tal Dominique.

Tem ainda registo na lenda, Lenda de um amor de Peniche, na pessoa de de Dona Leonor, filha de um pai abastado que se opunha à paixão que ela tinha pelo jovem D. Rodrigo, de uma família rival. Por isso há quem igualmente designe as arribas circundantes como Passos de Dona Leonor. <a href="https://pt.wikipedia.org/wiki/Furninha" rel="noreferrer nofollow">pt.wikipedia.org/wiki/Furninha</a>
Date
Source Gruta da Furninha - Peniche - Portugal 🇵🇹
Author Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL
Camera location39° 21′ 22.63″ N, 9° 24′ 03.88″ W Kartographer map based on OpenStreetMap.View this and other nearby images on: OpenStreetMapinfo

Licensing edit

w:en:Creative Commons
attribution share alike
This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license.
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
  • share alike – If you remix, transform, or build upon the material, you must distribute your contributions under the same or compatible license as the original.
This image was originally posted to Flickr by Portuguese_eyes at https://flickr.com/photos/21446942@N00/50649207678. It was reviewed on 1 December 2020 by FlickreviewR 2 and was confirmed to be licensed under the terms of the cc-by-sa-2.0.

1 December 2020

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current18:30, 1 December 2020Thumbnail for version as of 18:30, 1 December 20205,184 × 3,456 (2.47 MB)Tm (talk | contribs)Transferred from Flickr via #flickr2commons

There are no pages that use this file.

File usage on other wikis

The following other wikis use this file:

Metadata