File:Lapa do Santo - Sepultamento 03 - Croqui de escavacao de sepultamento vetorizado Exposicao 3.jpg

Original file(2,242 × 2,688 pixels, file size: 381 KB, MIME type: image/jpeg)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary

edit
Description
Português: Lapa do Santp - Sepultamento 03 - Croqui de escavação de sepultamento vetorizado da Exposição 3.

Lapa do Santo é um sítio arqueológico localizado na região de Lagoa Santa em Minas Gerais. Apresenta um rico registro da cultura material dos grupos que habitaram o Brasil central durante Holoceno Inicial, Médio e Final. Dezenas de sepultamentos humanos foram encontrados na Lapa do Santo.

O Sepultamento 3 é composto pelos ossos do tronco e da cabeça de um único indivíduo adulto do sexo masculino. Esses ossos incluem os dois coxais, o sacro, as vértebras, as costelas, o esterno, as clavículas, o crânio e a mandíbula. Todos esses ossos, com possível exceção do crânio, estavam perfeitamente articulados em sua posição anatômica. O corpo encontrava-se hiperfletido de maneira que o crânio estava sobre a pélvis e a coluna estava fortemente curvada. Apesar da ausência dos membros, é possível afirmar que o corpo se encontra em decúbito lateral esquerdo. Tanto o crânio como a pélvis estavam muito fragmentados, impedindo sua plena remontagem. Ainda assim, fragmentos representando todas as regiões do crânio e da pélvis foram identificados.

O sepultamento estava praticamente aflorando em superfície e existema a possibilidade de que a ausência dos ossos longos, do pé e da mão poderia ser resultado de processos erosivos. Entretanto, parece pouco provável que processos naturais fossem capazes de selecionar partes anatômicas de forma tão eficaz. Além disso, na medida em que o corpo se encontrava em decúbito lateral esquerdo, a ação da erosão removeria apenas os membros do lado direito e não todos os membros como de fato ocorreu. Por outro lado, parece razoável que a proximidade à superfície seja responsável pela ausência da parte posterior e basal do crânio. Este se encontrava articulado em oclusão com a mandíbula (ou seja, a boca estava fechada). A face estava voltada para baixo, de maneira que a parte posterior do crânio era uma das regiões do esqueleto que estavam localizadas mais acima na cova. Portanto, seria natural que a proximidade à superfície levasse à sua fragmentação e posterior remobilização.

A exumação dos sepultamentos da Lapa do Santo foi feita através de “exposições” consecutivas. Uma exposição é uma unidade de exumação. O conceito de exposição está para o processo de exumação de um sepultamento assim como o conceito de nível está para a escavação de uma quadra. Cada exposição deve evidenciar o maior número possível de ossos sem que seja retirado qualquer osso do sepultamento que não tenha sido registrado na exposição anterior. Quando o maior número possível de ossos é evidenciado, a exposição é terminada e o CES é efetuado. Em seguida, inicia-se uma nova exposição e o processo é repetido. Ou seja, cada exposição de cada sepultamento tem um CES. Alguns sepultamentos podem acabar tendo até 16 exposições, explicitando o quão minucioso é esse procedimento. Existem sepultamentos que levaram 20 dias de trabalho consecutivo para serem exumados. Além dos CESs, são tiradas fotos de cada uma das exposições.
Date
Source Own work
Author Strauss MAE-USP

Licensing

edit
Museu de Arqueologia e Etnologia da USP

CC-BY-SA 4.0
This media is associated to a GLAM partnership between Brazilian Wikimedians and the Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo.
If the photographer name is mentioned, please, cite it. If not, just provide the reference to the museum.

Attribution in English: MAE-USP / name of the photographer when stated
Attribution in Portuguese: MAE-USP / nome do fotógrafo quando atribuído
w:en:Creative Commons
attribution share alike
This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license.
Attribution: MAE-USP / name of the photographer when stated
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
  • share alike – If you remix, transform, or build upon the material, you must distribute your contributions under the same or compatible license as the original.
VRT Wikimedia

This work is free and may be used by anyone for any purpose. If you wish to use this content, you do not need to request permission as long as you follow any licensing requirements mentioned on this page.

The Wikimedia Foundation has received an e-mail confirming that the copyright holder has approved publication under the terms mentioned on this page. This correspondence has been reviewed by a Volunteer Response Team (VRT) member and stored in our permission archive. The correspondence is available to trusted volunteers as ticket #2018092010008495.

If you have questions about the archived correspondence, please use the VRT noticeboard. Ticket link: https://ticket.wikimedia.org/otrs/index.pl?Action=AgentTicketZoom&TicketNumber=2018092010008495
Find other files from the same ticket: SDC query (SPARQL)

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current21:40, 6 October 2018Thumbnail for version as of 21:40, 6 October 20182,242 × 2,688 (381 KB)Strauss MAE-USP (talk | contribs)User created page with UploadWizard

There are no pages that use this file.