File:Mercado Municipal de Olhão - Portugal (51848004539).jpg

Original file(5,130 × 3,420 pixels, file size: 9.73 MB, MIME type: image/jpeg)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary edit

Description

O primeiro Mercado de Olhão remonta a 1866. Era apenas um telheiro, assente em vinte e seis colunas de alvenaria, com 26m de comprimento e 11,50m de largura. O projeto foi adjudicado ao oficial de pedreiro João Baptista Pepe, natural de Olhão, que se responsabilizou a terminar a obra a 31 de julho de 1866. A sua localização era sensivelmente próxima dos atuais edifícios. Em 1912, deu-se início à construção dos novos edifícios para os mercados do peixe e da hortaliça, obra que seria inaugurada passados quatro anos, em 1916.

MercadosDepois de deliberado em reunião de Câmara, que a venda do peixe e da hortaliça deveria ser feita lado a lado, deu-se início à obra no amplo largo que demarca a Barreta do Levante, em plena Avenida 5 de Outubro. Roubando espaço à Ria, a consolidação das edificações foi efetuada de forma particular e curiosa, na medida em que cada uma delas está apoiada em oitenta e oito estacas ligadas entre si por arcos de alvenaria de tijolo. Têm planta rectangular de um só piso, com cobertura homogénea de quatro águas e quatro torreões envidraçados de forma cilíndrica com cúpulas metálicas. Estes elementos arquitetónicos anulam em absoluto a redução das praças de Olhão a dois vulgares paralelepípedos, dando-lhes um aspeto monumental. A sua importância não está só na arquitetura e no centro de comércio que são, mas constituem também um pólo atrativo dos passeios das gentes de Olhão e visitantes, revelando uma intensa atividade tanto diurna como noturna.

É também neste largo que as procissões atingem a maior solenidade, fazendo aqui a sua paragem para lançarem as bênçãos à frota pesqueira.

Foram alvo de obras de requalificação que termiram em 1998, durante as quais foram colocados os painéis de azulejos da autoria do pintor António Costa Pinheiro.

Único em toda a região algarvia é o mercado que se faz ao ar livre, aos sábados de manhã, junto aos mercados do peixe e da hortaliça, onde agricultores e produtores do concelho de Olhão, e dos concelhos limítrofes, expõem e vendem os seus produtos, proporcionando a quem os visita uma mistura inigualável de tons e cheiros.

<a href="https://www2.cm-olhao.pt/pt/municipio/espacos-municipais/mercados-municipais" rel="noreferrer nofollow">www2.cm-olhao.pt/pt/municipio/espacos-municipais/mercados...</a>
Date
Source Mercado Municipal de Olhão - Portugal 🇵🇹
Author Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL
Camera location37° 01′ 25.43″ N, 7° 50′ 24.58″ W Kartographer map based on OpenStreetMap.View this and other nearby images on: OpenStreetMapinfo

Licensing edit

w:en:Creative Commons
attribution share alike
This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license.
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
  • share alike – If you remix, transform, or build upon the material, you must distribute your contributions under the same or compatible license as the original.
This image was originally posted to Flickr by Portuguese_eyes at https://flickr.com/photos/21446942@N00/51848004539. It was reviewed on 6 February 2022 by FlickreviewR 2 and was confirmed to be licensed under the terms of the cc-by-sa-2.0.

6 February 2022

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current00:26, 6 February 2022Thumbnail for version as of 00:26, 6 February 20225,130 × 3,420 (9.73 MB)Tm (talk | contribs)Transferred from Flickr via #flickr2commons

The following page uses this file:

Metadata