File:MinC entrega primeiro Mapeamento de Terreiros do DF (41930514322).jpg

Original file(5,442 × 3,628 pixels, file size: 4.97 MB, MIME type: image/jpeg)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary edit

Description

Em uma grande festa, que reuniu pais e mães de santos e praticantes de umbanda e candomblé, o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Cultural Palmares (FCP), lançou nesta quinta-feira (3), em Brasília, o 1º Mapeamento dos Terreiros do Distrito Federal, que constatou a existência de cerca de 330 terreiros na capital do País.

Com música e ritual de lavagem (purificação), o mapeamento dos terreiros no Distrito Federal foi celebrado por centenas de pessoas no Museu de República. Resultado de uma articulação do MinC e da Palmares com parlamentares, o levantamento, desenvolvido em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), atende a uma reivindicação antiga das entidades religiosas e da própria Fundação Palmares.

O presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira, destacou que o mapeamento é uma grande vitória do povo de terreiro. "Hoje é um dia festa, de entrega. Efetivamente, nós sabemos quantos somos e onde estamos. Ocupamos um espaço que vai permitir a criação de diversas políticas nas áreas de saúde, cultura, educação, segurança pública e até mesmo na regularização fundiária desses terreiros. Cada vez mais precisamos fortalecer esses espaços, que é um lugar da paz, do sagrado", afirmou.

Oliveira destacou o apoio do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, à realização do mapeamento e às religiões de matriz africana em geral. Adiantou que a intenção da Palmares é levar esse projeto-piloto para todo o País, buscando apoio e parcerias com governos estaduais e parlamentares.

O ministro Sérgio Sá Leitão, que cumpre agenda oficial no exterior, foi representado no evento por sua chefe de gabinete, Cláudia Pedrozo. Ela enfatizou que o mapeamento do DF é um importante passo rumo à documentação da cultura afro-brasileira. "O MinC aposta que, quanto maior for a visibilidade da cultura afro-brasileira, mais perfeita será a preservação da nossa história. O levantamento feito em todo o DF amplia o reconhecimento e a valorização da cultura local e nacional", defendeu.

Em nome do ministro da Cultura, Cláudia Pedrozo afirmou ainda que o MinC entende que os terreiros têm um alto impacto social, na medida em que, por meio de suas práticas, promovem a difusão das tradições religiosas afro-brasileiras e a migração de conhecimento para outras gerações.

Coordenador da pesquisa, o professor Rafael Sanzio, da Universidade de Brasília (UnB), afirmou que o mapeamento dos terreiros é uma ferramenta importante porque traz à luz um Brasil invisível secularmente, e que não aceita mais não ser visível. "O levantamento mostra os terreiros de matriz africana no Distrito Federal, que é um território de todos os brasileiros. Por sua complexidade e diversidade, o mapeamento é a cara do Brasil. A expectativa é que o trabalho traga boas referências para o desenvolvimento de políticas públicas. Esse mapa estava há cinco séculos esperando para ser feito", declarou.

3.5.2018

Fotos: Clara Angeleas/MinC
Date
Source MinC entrega primeiro Mapeamento de Terreiros do DF
Author Ministério da Cultura

Licensing edit

w:en:Creative Commons
attribution
This file is licensed under the Creative Commons Attribution 2.0 Generic license.
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
This image was originally posted to Flickr by CulturaGovBr at https://flickr.com/photos/47979536@N05/41930514322 (archive). It was reviewed on 10 May 2018 by FlickreviewR 2 and was confirmed to be licensed under the terms of the cc-by-2.0.

10 May 2018

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current04:23, 10 May 2018Thumbnail for version as of 04:23, 10 May 20185,442 × 3,628 (4.97 MB)Sturm (talk | contribs)Transferred from Flickr via #flickr2commons

There are no pages that use this file.

Metadata