File:Santo Antônio das Missões - Foto Gustavo Vara.JPG

Original file(5,472 × 3,648 pixels, file size: 4.63 MB, MIME type: image/jpeg)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary edit

Description
Português: Santo Antônio das Missões, município este que faz parte do território das missões, desmembrado da redução de São Borja, fundada em 1682 no 2° Ciclo Missioneiro. O município tem um território de 1.685 km² e é considerado o maior município em extensão territorial da Região das Missões.

Santo Antônio das Missões guarda em seu território uma magia histórica, desde os primitivos guaranis, o domínio jesuíta, espanhol, português, o gaúcho, invasões estrangeiras, revoluções, a República Rio-grandense, portanto nossa terra foi testemunha e cenário de infindos acontecimentos históricos. Ainda hoje, além de vestígios históricos a cultura do gaúcho, os costumes, as estâncias, criações de gado, fazem parte de nosso cotidiano. “Terreno um pouco desigual, mas sempre dotado de pastagens e bosques... Consideráveis são suas construções; a capela, principalmente é muito grande. Há aqui índios e brancos, dos que atravessaram ultimamente o Uruguai. À noite, põem-se a dançar com as índias, enquanto um deles, toca o violão e canta, segundo o costume...”. Auguste de Saint Hilaire, biólogo Francês em viagem ao Rio Grande do Sul em 1821, passando pelo território que hoje pertence ao município de Santo Antônio das Missões, relatou a “Estância do Itaroquém”. Conhecida antes como Vila Treze de Janeiro, 4° Distrito de São Borja, teve este nome em homenagem à “Moção Plebiscitária de São Borja”, sua terra mãe, teve sua emancipação político e administrativa em 12 de outubro de 1965. O nome Santo Antônio das Missões teve origem, pelo fato de que onde está situada a sede do município havia sido uma sesmaria denominada “Santo Antônio” pertencente aos jesuítas, “Missões” foi acrescento, devido o município se localizar na Região Missioneira. O artesanato em lã e couro destaca-se em nossa terra, ambos são vendidos por todo o Brasil. O slogan do município é “Celeiro da Hospitalidade”, devido a comunidade Santo-Antoniense ser muito hospitaleira. Compõem os pontos turísticos da cidade: Museu Monsenhor Wolski, o qual possui o 2° maior acervo de miniaturas em arte barroca jesuítica de todo o país, Praça da Matriz Antônio Vicente do Nascimento, Santuário de Santo Antônio, Monumento de Santo Antônio no trevo de acesso a cidade, Prédio da Prefeitura Municipal, as Cercas de Pedras, Figueira e o Parque de Exposições Lindolfo Jacques. Destacam-se também as Cercas de Pedras, e a Estância do Itaroquém cenários de acontecimentos históricos e relevantes na história do município de Santo Antônio das Missões. Venha conhecer nossa cultura missioneira, Santo Antônio das Missões te espera.

Dados Gerais

A População Total do Município era de 11.210 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE, ano 2010. Sua Área é de 1.714,24 km² representando 0.6375% do Estado, 0.3042% da Região e 0.0202% de todo o território brasileiro. Seu IDH é de 0.764 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000). Ano de Instalação: 1965 Microrregião: Santo Ângelo Mesorregião: Noroeste Rio-Grandense Altitude da Sede: 213 m Distância à Capital: 513Km Associação:AMM

Endereço da Prefeitura:Av Prefeito José Nunes de Abreu, 6000
Date
Source Own work
Author Gustavovara

Santo Antônio das Missões, município este que faz parte do território das missões, desmembrado da redução de São Borja, fundada em 1682 no 2° Ciclo Missioneiro. O município tem um território de 1.685 km² e é considerado o maior município em extensão territorial da Região das Missões. Santo Antônio das Missões guarda em seu território uma magia histórica, desde os primitivos guaranis, o domínio jesuíta, espanhol, português, o gaúcho, invasões estrangeiras, revoluções, a República Rio-grandense, portanto nossa terra foi testemunha e cenário de infindos acontecimentos históricos. Ainda hoje, além de vestígios históricos a cultura do gaúcho, os costumes, as estâncias, criações de gado, fazem parte de nosso cotidiano. “Terreno um pouco desigual, mas sempre dotado de pastagens e bosques... Consideráveis são suas construções; a capela, principalmente é muito grande. Há aqui índios e brancos, dos que atravessaram ultimamente o Uruguai. À noite, põem-se a dançar com as índias, enquanto um deles, toca o violão e canta, segundo o costume...”. Auguste de Saint Hilaire, biólogo Francês em viagem ao Rio Grande do Sul em 1821, passando pelo território que hoje pertence ao município de Santo Antônio das Missões, relatou a “Estância do Itaroquém”. Conhecida antes como Vila Treze de Janeiro, 4° Distrito de São Borja, teve este nome em homenagem à “Moção Plebiscitária de São Borja”, sua terra mãe, teve sua emancipação político e administrativa em 12 de outubro de 1965. O nome Santo Antônio das Missões teve origem, pelo fato de que onde está situada a sede do município havia sido uma sesmaria denominada “Santo Antônio” pertencente aos jesuítas, “Missões” foi acrescento, devido o município se localizar na Região Missioneira. O artesanato em lã e couro destaca-se em nossa terra, ambos são vendidos por todo o Brasil. O slogan do município é “Celeiro da Hospitalidade”, devido a comunidade Santo-Antoniense ser muito hospitaleira. Compõem os pontos turísticos da cidade: Museu Monsenhor Wolski, o qual possui o 2° maior acervo de miniaturas em arte barroca jesuítica de todo o país, Praça da Matriz Antônio Vicente do Nascimento, Santuário de Santo Antônio, Monumento de Santo Antônio no trevo de acesso a cidade, Prédio da Prefeitura Municipal, as Cercas de Pedras, Figueira e o Parque de Exposições Lindolfo Jacques. Destacam-se também as Cercas de Pedras, e a Estância do Itaroquém cenários de acontecimentos históricos e relevantes na história do município de Santo Antônio das Missões. Venha conhecer nossa cultura missioneira, Santo Antônio das Missões te espera.

Dados Gerais

A População Total do Município era de 11.210 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE, ano 2010. Sua Área é de 1.714,24 km² representando 0.6375% do Estado, 0.3042% da Região e 0.0202% de todo o território brasileiro. Seu IDH é de 0.764 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000). Ano de Instalação: 1965 Microrregião: Santo Ângelo Mesorregião: Noroeste Rio-Grandense Altitude da Sede: 213 m Distância à Capital: 513Km Associação:AMM Endereço da Prefeitura:Av Prefeito José Nunes de Abreu, 6000

Licensing edit

I, the copyright holder of this work, hereby publish it under the following license:
w:en:Creative Commons
attribution share alike
This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
  • share alike – If you remix, transform, or build upon the material, you must distribute your contributions under the same or compatible license as the original.


File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current06:16, 28 May 2014Thumbnail for version as of 06:16, 28 May 20145,472 × 3,648 (4.63 MB)Gustavovara (talk | contribs)User created page with UploadWizard

There are no pages that use this file.

Metadata