File:Santuário do Senhor dos Caminhos - Rãs - Portugal (35910990340).jpg

Original file(3,888 × 2,592 pixels, file size: 1.8 MB, MIME type: image/jpeg)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary edit

Description

O santuário localiza-se a pouco mais de um quilómetro da povoação de Rãs, pertencendo à freguesia de Romãs a que se acede pela estrada nacional nº. 229 que liga as vilas de Sátão e Aguiar da Beira, tendo como coordenadas 40º 46’ 16;55 N e 7º 38’ 44:42 O. A festividade é celebrada em data móvel, ocorrendo no oitavo Domingo depois da Páscoa, coincidindo com o Domingo da Santíssima Trindade.

A origem da devoção ao Senhor dos Caminhos está ligada ao culto da Senhora da Lapa.

Com efeito, desde o Sec. XVI que o culto à Senhora da Lapa se foi intensificando, acorrendo ao mesmo peregrinos provenientes dos mais diversos locais do país.

Muitos deles chegavam ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa percorrendo os caminhos que ladeavam as margens do rio Vouga, passando amiudadamente por este local onde aproveitavam para descansar e recuperar as forças necessárias para chegarem ao seu destino.

Com os peregrinos circulavam muitas vezes almocreves que se dirigiam às diversas aldeias abastecendo-as com bens objecto do seu comércio.

Terá sido com o contributo destes, depositado num pequeno nicho, que se deu início à construção de uma pequena capela em honra do Senhor dos Caminhos, para que Deus os guiasse sempre por bons caminhos para atingirem o seu destino e os livrasse dos perigos que os espreitavam durante o seu percurso, nomeadamente de assaltantes ou encontros menos amistosos.

Só no início do Sec XX, por volta de 1909 foi edificada a actual capela, tendo a anterior sido dedicada a Nossa Senhora dos Verdes, protectora dos campos agrícolas e do gado doméstico.

A capela é grandiosa, destacando-se pela sua visibilidade a sua imponente torre sineira, de secção quadrangular de quatro janelas, encimada por um coruchéu piramidal com arestas abatidas.

Para além das duas capelas, destaca-se um majestoso conjunto de quinze colunas em granito, com cerca de sete metros de altura, que terão sido edificadas para dar suporte a uma cobertura que viria a constituir um espaço de apoio aos peregrinos. Consta que as traves de suporte à cobertura terão sido roubadas, impedindo assim a sua conclusão.

Todas as construções, coreto, mesas, bancos e muros circundantes, são em granito proveniente da região.

Com o decorrer dos anos o entusiasmo dos peregrinos e devotos foi aumentando, começando muitos a chegar de véspera, situação que passou a dar origem ao arraial que levou a que ao santuário afluíssem também pessoas mais interessadas na festa pagã do que na religiosa, verificando-se frequentes desacatos na noite de sábado para domingo.

Tal situação levou a que, em 1937, o bispo de Viseu suspendesse as festividades.

Descontentes com a decisão, as populações ainda ensaiaram uma celebração sem padre, mas em 1942 com a Concordata o bispo interditou de vez a festa.

Só em 1952, com a atribuição da freguesia a um novo pároco, se retomou a festividade em honra do Senhor dos Caminhos, inicialmente no Domingo de Lázaro e mais tarde novamente no Domingo da Santíssima Trindade.

O templo é visitado por inúmeros devotos, essencialmente da zona centro do país, sendo visíveis no seu interior muitos ex-votos de emigrantes e de combatentes da guerra colonial. <a href="https://pt.wikipedia.org/wiki/Santu%C3%A1rio_do_Senhor_dos_Caminhos" rel="nofollow">pt.wikipedia.org/wiki/Santu%C3%A1rio_do_Senhor_dos_Caminhos</a>
Date
Source Santuário do Senhor dos Caminhos - Rãs - Portugal
Author Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL
Camera location40° 46′ 16.95″ N, 7° 38′ 45.32″ W Kartographer map based on OpenStreetMap.View this and other nearby images on: OpenStreetMapinfo

Licensing edit

w:en:Creative Commons
attribution share alike
This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license.
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
  • share alike – If you remix, transform, or build upon the material, you must distribute your contributions under the same or compatible license as the original.
This image was originally posted to Flickr by Portuguese_eyes at https://flickr.com/photos/21446942@N00/35910990340. It was reviewed on 8 May 2019 by FlickreviewR 2 and was confirmed to be licensed under the terms of the cc-by-sa-2.0.

8 May 2019

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current02:08, 8 May 2019Thumbnail for version as of 02:08, 8 May 20193,888 × 2,592 (1.8 MB)Tm (talk | contribs)Transferred from Flickr via #flickr2commons

There are no pages that use this file.

File usage on other wikis

The following other wikis use this file:

Metadata