Link title Actor Martin Mendonça


Actor Martim Mendonça

Natural de Portimão, nasceu no dia 19 de Abril de 1990. Sonhou ser piloto de aviões, advogado e mais tarde Jornalista, mas a voz do Teatro falou mais alto e com apenas 15 anos, deixou família e amigos no Algarve, e rumou a Lisboa para dar início ao seu sonho: ser actor! Formado pela Escola Profissional de Teatro de Cascais (EPTC) foi leccionado pelo prestigiado encenador nacional, Carlos Avilez, e pelo actor João Vasco que lhe proporcionaram o contacto com personagens como Hamlet de William Shakespear, Lemos e Parvo de Gil Vicente, Simplício de Alice Vieira, entre muitas outras.

Para este jovem actor em inicio de carreira, o teatro é um mundo cruel, competitivo e duro, onde só os fortes vencem e o fracos perdem, "é uma luta constante e competitiva, não só com os outros, mas fundamentalmente, connosco", de tal forma, que não usa o seu nome pessoal, mas sim o seu nome artístico, justificando-se: "gosto muito do meu nome pessoal, e que afinal é a minha identidade, mas nós actores, somos matéria para ser usada, somos uma espécie de barro para ser moldada dando vida a outros seres, e por isso decidi adoptar o nome artístico de Martim Mendonça, como actor, e profissional. Isto deixa as pessoas um pouco chocadas, mas afinal era o que se fazia antigamente, e mesmo hoje em dia, ainda se faz com algumas figuras publicas...Não sao manias, nem taras, é uma opção que tomei para resguardar a minha vida pessoal da profissional"

Estreia-se profissionalmente no dia 13 de Fevereiro de 2009, no teatro de Revista à Portuguesa, levado à cena pela Companhia do Teatro do Boa Esperança. "Cresci a ver Revista, cresci a ver teatro no Boa Esperança, cresci a ver o Carlos Pacheco a representar, lembro-me de achar hilariante e sonhar um dia poder estar neste palco, que para mim representa o meu primeiro impulso para o mundo do espectáculo. Por isso é, para mim, um início de carreira muito especial."


O Jovem actor é ambicioso e não o esconde. Revela que os seus objectivos vão muito mais além e segundo o próprio "parar é morrer, deixar de sonhar morrer é" por isso pretende lutar muito, e sempre, mas atingir o maior numero de sonhos que tem.