Commons:Âmbito do projeto/Ponto de vista neutro

This page is a translated version of a page Commons:Project scope/Neutral point of view and the translation is 86% complete. Changes to the translation template, respectively the source language can be submitted through Commons:Project scope/Neutral point of view and have to be approved by a translation administrator.
Outdated translations are marked like this.

Shortcut: COM:NPOV

Ficheiros multimédia

A wiki Commons não é a Wikipédia e os ficheiros carregados aqui não têm de seguir os princípios da imparcialidade e da proibição de pesquisa inédita adotados por muitas Wikipédias. A wiki Commons serve, entre outras coisas, de repositório comum de ficheiros multimédia para todos os projetos da Wikimedia e demarca-se das regras impostas localmente em cada um desses projetos.

Não compete à wiki Commons intervir em disputas sobre o conteúdo dos ficheiros nem forçar os projetos locais a usarem uma versão específica de um ficheiro em detrimento de outra. Desde que um ficheiro se enquadre no nosso âmbito e possa ser legalmente alojado pela wiki Commons, disponibilizamos-lo. Compete às comunidades locais de cada projeto decidir se devem usar o ficheiro e em que condições o devem usar.

As imagens com particular significado nacional, político ou religioso, incluindo bandeiras, insígnias e mapas, podem gerar discussões apaixonadas, mas a wiki Commons não é o local apropriado para decidir qual de entre várias versões é a versão correta ou oficial. Se tem a forte convicção de que um determinado mapa, insígnia, bandeira ou outro ficheiro existente está de alguma forma «errado», tente persuadir a comunidade da sua wiki local a utilizar a versão que prefere. Os exemplos de disputas sobre o conteúdo de ficheiros, inadequadas na wiki Commons, incluem:

  • Mapas: «O autor está a tentar forçar um ponto de vista nacionalista, político, ou religioso, colocando a fronteira do país no local errado», «as cidades foram identificadas com um nome que não é o oficial ou está na língua errada», «o mapa mostra um estado que não é legalmente reconhecido».
  • Bandeiras e insígnias: «Essa não é a versão oficial», «as cores não são as aprovadas oficialmente», «esse desenho é utilizado por um grupo terrorista».
  • Fotografias: «Isto é propaganda».

Disputas deste género sobre o conteúdo dos ficheiros são inadequadas mesmo quando exprimidas (como acontece normalmente) em termos absolutos: «essa bandeira não existe»; «essa fronteira está errada»; «esse país não existe».

Se um autor cometeu um erro factual claro, que não está em disputa, um ficheiro que não esteja a ser usado pode não ser considerado útil para fins educativos e eliminado nesta base. Um ficheiro que esteja a ser usado de boa-fé noutro projeto da Wikimedia é, em virtude desse facto, considerado útil para fins educativos e não pode ser eliminado na base de estar, seja de que forma for, «errado». Sempre que possível, é preferível corrigir esses ficheiros do que eliminá-los da wiki Commons. Quando um alegado erro gera acesa discussão, a imagem deve ser mantida e a disputa resolvida localmente em cada wiki.

Texto

Pelas razões expostas acima, pode nem sempre ser possível manter «neutros» os nomes dos ficheiros e os textos descritivos. No entanto, sempre que possível deve ser procurada a neutralidade na descrição e em nenhum caso podem os nomes dos ficheiros ou os textos descritivos constituir vandalismo, ataque, ou uma provocação deliberada.

Ver também