Commons:Âmbito do projeto/Páginas, galerias e categorias

This page is a translated version of a page Commons:Project scope/Pages, galleries and categories and the translation is 100% complete. Changes to the translation template, respectively the source language can be submitted through Commons:Project scope/Pages, galleries and categories and have to be approved by a translation administrator.

Shortcut: COM:PSP

This page is considered an official policy on Wikimedia Commons.

It has wide acceptance among editors and is considered a standard that everyone must follow. Except for minor edits (such as fixing typos, or bringing information up to date), please make use of the discussion page to propose changes to this policy.

Páginas, galerias e categorias gerais

Nota técnica: esta secção aplica-se a todo o conteúdo da wiki Commons, exceto aquele que se encontra nos espaços nominais «File:» (Ficheiro) e «User:» (Utilizador).

A função das páginas, galerias e categorias é apoiar os objetivos da wiki Commons. Qualquer página, galeria ou categoria que não preencha essa função está desenquadrada do âmbito deste projeto. As galerias e categorias que não contenham ficheiros multimédia são geralmente consideradas fora do âmbito, a menos que exista uma razão particular para mantê-las (por exemplo, um redirecionamento útil).

Conteúdo permitido nas páginas, galerias e categorias

Os conteúdos permitidos incluem:

  • Coleções classificadas de imagens ou outros ficheiros, úteis do ponto de vista educativo, em conjunto com pequenos textos explicativos.
  • Textos relacionados com projetos da wiki Commons, ajuda, normas, orientações, licenciamento, informações sobre direitos de autor, ou outros semelhantes. Todos esses textos têm de ser disponibilizados com as licenças Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 da Creative Commons e Licença de Documentação Livre GNU.
  • Páginas operacionais, tais como predefinições e outras semelhantes, incluindo listagens de programas relacionados com a operação da wiki Commons.

Conteúdo não permitido nas páginas, galerias e categorias

Os conteúdos não permitidos incluem:

Páginas, galerias e categorias de utilizadores

Nota técnica: esta secção aplica-se às páginas do espaço nominal «User:», isto é, páginas com um nome que começa por «User:» e às categorias de utilizadores.

Conteúdo permitido nas páginas, galerias e categorias de utilizadores

As páginas de utilizador estão normalmente reservadas para perfis pessoais e informação relativa às contribuições dos utilizadores na wiki Commons. Todos os textos têm de ser disponibilizados com as licenças Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 da Creative Commons e Licença de Documentação Livre GNU.

São permitidas galerias ou categorias pessoais, desde que os ficheiros individuais se enquadrem no nosso âmbito, como descrito anteriormente. O âmbito do projecto inclui algumas imagens que não são úteis do ponto de vista educativo, incluindo, por exemplo, uma fotografia do utilizador da wiki Commons.

Páginas de comandos e dos temas, como Special:Mypage/common.js são permitidas. Consulte também uma orientação oficial sobre galerias, predefinições e categorias específicas do utilizador (COM:USER).

Conteúdo não permitido nas páginas, galerias e categorias de utilizadores

Os conteúdos não permitidos incluem:

  • Conteúdos educativos vedados.
  • Coleções privadas de imagens ou outros ficheiros, sem valor educativo.
  • Conteúdo que não contribui para o objetivos da wiki Commons, incluindo publicidade, a criação excessiva de hiperligações para domínios externos, e tudo o que seja criado ou colocado com o fim aparente de vandalizar ou atacar. A auto-promoção óbvia é proibida, mas é permitido aos utilizadores regulares da wiki Commons alguma flexibilidade e são normalmente permitidas algumas hiperligações para páginas relevantes externas.