Last modified on 8 June 2010, at 18:15

User:Mizunoryu/Sandbox

Esta página reconcilia vários objetos e aspira a responder à pergunta "Posso transferir fotografias/imagens de ...?"

É ✓OK subir:

  • Geralmente, fotos que você mesmo tirou de objetos sem direitos autorais registrados como paisagens, natureza, você mesmo (enquanto você não usar isto como o seu espaço de web privado), gente que deu o seu consentimento para você fotografá-las e para publicar a fotografia.
  • Fotos tiradas por você, scans ou fotocópias feitas por ti de objetos ou desenhos cujos direitos autorais expiraram (normalmente 70 anos depois da morte do autor, mas ver Commons:Licenciamento para uma lista de país-por-país).
  • Meros scans mecânicos ou fotocópias, feitas por alguém mais, de um objeto ou desenho velho o bastante para estar em domínio público (normalmente 70 anos depois da morte do autor, mas ver Commons:Licenciamento para uma lista de país-por-país). Para scans de imagens velhas que possam ter sido realçadas, ver Commons:Quando usar a etiqueta PD-scan.

Outros objetos podem ou não podem ser admissíveis - ver títulos abaixo. Se você quiser ter uma resposta à pergunta "posso transferir fotografias/imagens de ...?", vê a seção em Imagens de Internet.

AnúnciosEdit

Nos Estados Unidos, anúncios publicados em trabalhos coletivos (revistas e jornais) não são cobertos por direitos autorais pelo trabalho coletivo. Ver (

Capas de discosEdit

Capas de álbum (LP, CD, DVD, VHS, e assim por diante) quase sempre carregam desenhos protegidos por direitos autorais, e fotografias delas não podem ser transferidas normalmente ao Commons. O fato que você é o proprietário físico de um álbum não significa que você é autorizado a duplicar o desenho da capa transferindo uma cópia aqui.

AntiguidadesEdit

Alguns países (como a Itália, a Grécia ou o Egito) têm leis que permitem controlar a publicação de imagens de sítios de arqueológicos protegidos ou itens de herança. Essas leis não valem para o Commons como leis segundo a regra geral que os quadros devem ser PD/free no país de origem e nos EU.

ArquiteturaEdit

Arte (cópias de)Edit

Arte 2D (pinturas etc):Edit

Se a obra de arte original permanecer em direitos autorais uma licença do artista é quase sempre necessária. A mera propriedade física de uma obra de arte original como uma pintura não confere a propriedade dos direitos autorais: que permanece com o artista.

Há algumas situações raras onde a licença do artista não pode ser necessária:

  • Certas imagens permanentemente localizadas em um lugar público, em alguns países: Ver Commons:Liberdade de panorama.
  • Grafite: ver Grafite. Observe que os grafites não são o mesmo que muralismo.

Se a obra de arte original for bastante velha para estar em domínio público está OK para transferir um scan ou uma fotocópia (de qualquer fonte) ou uma fotografia que você mesmo tirou. Uma cópia fotográfica fiel de uma obra de arte em 2D de domínio público como uma pintura pode ser sempre carregada ao Commons, mesmo se a fotografia foi tirada por alguém mais e mesmo se a licença de nenhum fotógrafo tenha sido fornecida: verCommons:Quando usar a etiqueta PD-Art.

Arte em 3D (esculturas, etc):Edit

Se a obra de arte original permanecer com direitos autorais uma licença do artista é quase sempre necessária. A mera propriedade física de uma obra de arte original como uma escultura não confere a propriedade dos direitos autorais: que permanece com o artista.

Em alguns países uma obra de arte em 3D que é permanentemente localizada em um lugar público pode ser fotografada e a imagem usada sem a permissão do artista: Ver Commons:Liberdade de panorama.

Se a obra de arte 3D for bastante velha para estar em domínio público, é OK carregar uma fotografia que você mesmo tirou. Se a fotografia foi tirada por alguém mais, você precisa da permissão do fotógrafo, pois a própria fotografia será protegida por direitos autoraisl apesar de que o que ele mostra seja uma obra de arte de domínio pública.

Notas bancáriasEdit

Jogos de tabuleiroEdit

Os jogos de tabuleiro são normalmente de desenho com direitos autorais, e as fotografias que são destinadas para ilustrar o jogo de tabuleiro e/ou a caixa não são normalmente aceitáveis. As fotografias de um jogo em progresso podem ser possivelmente admissíveis contanto que os elementos de direitos autorais sejam acessórios e de minimis à imagem total, mas improvavelmente será o caso se o desenho de caixa ou o tabuleiro inteiro for claramente mostrado. O desenho mostrado não se torna automaticamente acessório simplesmente porque há alguns jogadores na foto junto com o tabuleiro.

Os velhos jogos de tabuleiro como gamão, xadrez e vão são admissíveis a menos que o tabuleiro incorpore algum desenho artístico original. Monopólio é também um caso especial: o tabuleiro do Monopólio 'original' está agora sem direitos autorais - que foi publicado em uma aplicação evidente dos Estados Unidos em 1935: ver w:Image:DarrowPage1.png. Os jogos padrões modernos podem ser mostrados contanto que eles sejam substancialmente idênticos ao desenho ao original. Os jogos com novos elementos de desenho significantes, como Monopólio Júnior, não são permitidos já que os novos elementos de desenho terão direito a novos direitos autorais.

Capas de livroEdit

Capas de livro, a menos que sejam muito antigas, normalmente carregam desenhos protegidos por direitos autorais, e as fotografias delas podem não ser transferidas normalmente ao Commons. O fato que você é o proprietário físico de um livro não significa que você é autorizado a duplicar o desenho da capa transferindo uma cópia aqui.

EdifíciosEdit

Fotografias de edifícios são normalmente permitidas se o edifício for bastante velho para ser domínio público (em muitos países, onde o arquiteto morreu há pelo menos 70 anos). Fotografias de edifícios mais recentes podem ser restringidas por causa dos direitos autorais do arquiteto, embora alguns países tenham exceções que permitem que fotografias sejam tiradas de algum elemento que incorpora um lugar público. Ver Commons:Liberdade de panorama.

Capas de CDsEdit

Ver: Capas de álbuns

Personagens de livros e filmesEdit

Ver: Commons: Fan art/pt

RoupaEdit

Imagens ilustrativas de estilos de roupas ou acessórios de roupa é normalmente aceitável. Contudo, cuidado deve ser tomado para não infringir os direitos autorais de qualquer desenho impresso ou tecido que pode aparecer na superfície da roupa. Deste modo, por exemplo você não pode transferir de imagens de camisetas ou gorros que expõem uma caricatura de personagens com direitos autorais: ver Quadrinhos e figuras de ação.

Combinação de cores e fardas de clube esportivos também podem ser protegidas por direitos autorais: ver Trajes esportivos.

BrasõesEdit

Brasões desenhados por alguém mais são protegido por direitos autorais, a menos que você possa provar o contrário. Mesmo que os elementos que compõem os brasões sejam usados durante centenas de anos, cada realização específica pode ter originalidade suficiente para ter proteção de direitos autorais. Por isso, não é possível carregar cópias diretas de tais realizações específicas mesmo que você tenha tido muito esforço para traçar ou desenhar novamente o desenho por si próprio.

Contudo, se você pode estabelecer que a realização específica que você quer usar é bastante velha para não possuir direitos autorais, está bem para transferir. É também OKEY se você puder estabelecer que a realização específica se diferencia de uma velha realização de domínio público só por detalhes imateriais que nelas não são suficientemente criativos para possuir novos direitos autorais.

MoedasEdit

Histórias em quadrinhos e figuras de açãoEdit

Nenhuma fotografia, desenhos, pinturas ou qualquer outra cópia de/trabalho derivado desses são permitidos (enquanto o original não estiver no domínio público). Nenhuma foto é permitida de itens que são derivados de próprias figuras com direitos autorais, como bonecas, figuras de ação, camisetas, bolsas impressas, cinzeiros etc.

Fotografia de concertoEdit

Acredita-se que fotografias que você mesmo tirou em concertos são aceitáveis. Acreditamos que tais fotos não são cobertas pelos direitos autorais dos artistas (ver discussão dessa página em inglês). Sem embargo: de maneira ideal, você deve ser capaz de apresentar uma permissão explícita pelo perfomista para tirar e publicar fotos. Tenha cuidado com fotos de concerto mostrando um desenho do palco artístico: tais fotos não são okey, como elas podem infringir os direitos autorais do desenhista de palco. Fotos de artistas de perto são tudo bem, entretanto.

Para fotografias de concertos encontrados em fan sites ver Páginas de fãs

CapasEdit

Desenhos baseados em fotografiasEdit

Fotografias podem ter direitos. Um desenho feito de uma fotografia com direitos autorais é um trabalho derivado; tal desenho pode ser publicado somente se o proprietário dos direitos autorais da fotografia subjacente tiver dado o seu consentimento expresso. O artista do desenho também tem direitos autorais em todo os aspectos originais ao seu desenho. Se a foto baseada estiver no domínio público, há somente os direitos autorais do artista do desenho para considerar.

Se você quiser transferir um desenho feito por alguém que é baseado em uma foto com direitos autorais, você assim precisa tanto do consentimento do fotógrafo como do artista. Se você você mesmo tiver feito um desenho baseado em uma foto com direitos autorais, você precisa da permissão do fotógrafo antes de transferir do seu desenho aqui.

Os desenhos baseados em várias fotos são trabalhos derivados de todas elas, e a permissão dos autores de todas as fotos com direitos autorais seria necessária.

O mesmo também se aplica a pinturas feitas de fotografias, ou desenhos e pinturas feitas baseado em outros desenhos ou pinturas, e até a desenhos ou pinturas feitas diretamente de uma escultura 3D: todos são trabalhos derivados, e em todos os casos os direitos autorais do original subjacente têm de ser considerados. Isso também se aplica a colagens. Ver também a Arte (cópias de).

ColagensEdit

Gravuras são trabalhos originais e sujeitas a direitos autorais. Se uma gravura for feita de um trabalho preexistente, a gravura é um trabalho derivado. Nesse caso não é somente necessário prestar contas dos direitos autorais do gravurador mas também para o criador do trabalho subjacente. Um gravurador pode adquirir direitos autorais se ele produzir uma gravura original de algo de domínio público. [1] as escolhas feitas por um gravador de onde colocar exatamente as suas linhas gravadas, como ao espaço eles, etc. são suficientes para fazer uma gravura passar o limiar da originalidade. Isto também se aplica a gravuras ou xilogravuras.