Open main menu
This page is a translated version of a page Commons:Administrators/De-adminship and the translation is 92% complete. Changes to the translation template, respectively the source language can be submitted through Commons:Administrators/De-adminship and have to be approved by a translation administrator.

Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎español • ‎français • ‎português • ‎português do Brasil • ‎日本語

Shortcut: COM:DEADMIN · COM:DESYSOP

Atividade

A coordenação desta parte da norma é tratada na secção Commons:Administrators/Inactivity section.

Tal como na norma de acesso de administrador na Meta-Wiki, os administradores inativos na wiki Commons (incluindo aqueles com privilégios de burocrata, verificador e supervisor) perdem os privilégios. Um «administrador inativo» é aquele que executou menos de 5 ações administrativas na wiki Commons nos últimos 6 meses. Para este fim, uma «ação administrativa» é uma operação executada através das ferramentas de administração e que fica registada como tal, de acordo com a ferramenta adminstats.

Contudo, se um administrador colocar uma mensagem no quadro de avisos dos administradores avisando que estará ausente por um período não superior a 12 meses, e qual a data esperada de regresso, não deve ser tomada nenhuma ação por inatividade até dois meses após essa data.

Processo de revogação de privilégios em resultado de inatividade

  1. Tem de ser colocado, na página de discussão do administrador inativo, um aviso com uma hiperligação para esta norma e uma explicação de que os privilégios podem ser perdidos. Também deve ser enviada uma mensagem por correio eletrónico. Se o administrador tiver indicado através de uma caixa Babel que não compreende inglês, o aviso e a mensagem devem ser feitos numa língua que o administrador compreenda.
  2. Se, no prazo de 30 dias, não for recebida uma resposta do administrador a pedir que os privilégios sejam mantidos, tal como é pedido no aviso, os privilégios serão removidos.
  3. Se o administrador responder ao aviso como é pedido, mas depois não executar cinco ações administrativas num período de seis meses a contar da data da notificação, os privilégios serão removidos sem direito a mais qualquer aviso.

Os administradores que tenham perdido os privilégios de administração por inatividade, mas que esperam tornar a estar ativos, podem voltar a pedir os privilégios pelo processo normal.

Processo de revogação de privilégios em resultado de abusos de poder

No caso raro em que a comunidade considere que um administrador não está a agir de acordo com as normas e está a abusar repetidamente do seu estatuto, pode pedir a revogação dos privilégios de administrador da mesma forma que é pedida a atribuição desses privilégios. Note, por favor, que este processo deve ser usado para falhas graves em que parece existir um consenso para a remoção dos privilégios; para problemas entre indivíduos, use Commons:Administrators' noticeboard/User problems. Os pedidos de revogação dos privilégios de administrador que sejam abertos sem discussão prévia, donde resulte algum consenso, podem ser fechados por um burocrata por serem inadmissíveis. O arquivo de casos anteriores pode fornecer algumas orientações.

Embora o processo não seja uma votação, não se aplica o padrão normal de consenso dos pedidos de privilégios de administrador (RfA, Request for Adminship). Usa-se o «consenso de maioria», pelo qual, qualquer consenso superior a 50% em favor da revogação é suficiente para que os privilégios sejam retirados.

Remoção dos privilégios

Where an admin loses rights under this policy, that should be effected by means of a request to a steward at Meta (local bureaucrats do not have the power, themselves, to remove another user's admin rights). If the admin holds additional advanced rights (bureaucrat, checkuser, oversight), these will also be removed. The ex-admin should be notified by a talk page message.